Alder = Compensado

Autor Mensagem
JucaSG
Veterano
# fev/04


Naum sei mto de madera (soh sei q a melhor q tem é mogno) Todo mundo diz que a linha Special da Epiphone eh ruim pois eh feita de compensado, entrei no site e vi q ela eh feita emAlder, daí gostaria de saber c Alder eh a mesma coisa que Compensado

SODAPOP
Veterano
# fev/04
· votar


Não, alder é uma boa madeira. Mas até parece que eles da Epiphone vão falar que é compensado né?

SODAPOP
Veterano
# fev/04
· votar


Olha o que eu achei pra voçê

A Fender utilizava e ainda continua utilizando o Maple como principal madeira para a construção do braço. Esta é a parte mais crítica na construção de uma guitarra, pois o braço sofre toda a tensão exercida pelas cordas e o Maple parece ser ideal por sua excelente estabilidade e ótima densidade. A mesma madeira costumava ser utilizada na escala sendo algumas vezes substituída Rosewood ou pelo Jacarandá da Bahia. Hoje dificilmente encontramos o Jacarandá da Bahia na construção de guitarras, pois desde 1969 o governo brasileiro proibiu a exportação desta madeira como medida de preservação do meio ambiente. No corpo da Fender normalmente são encontradas as madeiras americanas Alder ou Ash. O Alder tem como característica sonora um som mais aveludado com grave bastante profundo . O Ash é uma das madeiras mais pesadas com médio-agudo bem definido e aberto.


A Fender usa Alder. É uma ótima madeira.

Gui
Veterano
# fev/04
· votar


JucaSG
eh compensado sim...mas deve ser toda sobra d alder q eles tem eles fazem compensado...e ai dizem q eh alder pq eh a madeira q mais tem no compensado...

SODAPOP
Veterano
# fev/04
· votar


Hã? Agora eu to confuso

SODAPOP
Veterano
# fev/04
· votar


Gui
Não kra, eu pesquisei muito na internet e vi que alder NÃO é compensado.

SODAPOP
Veterano
# fev/04
· votar


E o Alder tem um sutain muito grande.

Tomcat
Veterano
# fev/04
· votar


Alder não é compensado NÃO!!! A epíphone q coloca um pouquinho de alder no meio de seu braço para falar q é de alder hehe, e complementa o resto com xapas de conpensado.

Alder é uma excelente madeira encontrada nos USA, é dela q é feita as fenders!

ALDER:
Cresce em Washington , Oregon e Norte da Califórnia. Utilizada também para substituir Birch e Cherry.

ASH:
Cresce nos Estados do Atlântico Sul e no Vale do Mississipi. Curiosidade: é muito utilizada para fabricação de tacos de baseball.

BASSWOOD:
Também conhecido como Lindenwood, Limewood. Cresce na Europa e na região dos Grandes Lagos.

Se vc quizer saber mais sobre as madeiras clique nesse site:

http://www.playtech.com.br/materias/materia.asp?codarea=1&materia=1

Informa mto sobre as masi diversas madeiras, 0K!!!

SODAPOP
Veterano
# fev/04
· votar


Vou resumir o que é o Alder.
Alder
Localização: EUA.
Característica:Tem um som aveludado com um grave bastante profundo.
Vantagens: Tem um sustain muito grande e é fácil de ser moldada.

Fencer
Veterano
# fev/04
· votar


Vocês não estão entendendo uma coisa... COMPENSADO não é nome de madeira. O COMPENSADO é uma colagem de várias chapas de madeira mais fina a fim de construir uma tábua espessa... Logo o COMPENSADO pode ser feito por chapas de Alder, de Mogno, de Jacarandá ou de qualquer outra madeira que vocês queiram.

O que diferencia o COMPENSADO é essa colagem de pedaços mais finos. Ele não é um bloco sólido e único de madeira.

SODAPOP
Veterano
# fev/04
· votar


Fencer
Vc tem razão.

Tomcat
Veterano
# fev/04
· votar


Fencer
"Logo o COMPENSADO pode ser feito por chapas de Alder, de Mogno, de Jacarandá ou de qualquer outra madeira que vocês queiram."

Putz!
Agora tu viajo lega hein véi!
Vc nunca viu compensado não?
Vai em qualquer obra e pergunta pros pedrero o q é compensado, ou vai num Luthier e pergunta, pq isso q vc disse não tem nada a ver!

Fencer
Veterano
# fev/04 · Editado por: Fencer
· votar


Agora, se a próxima pergunta que ocorrer para vocês é se existem compensados de melhor ou de pior qualidade, devido a madeira da qual ele é feito, aí eu já não tenho tanta certeza. Acho que o que torna o compensado um material inadequado para instrumentos é justamente o fato de ele não ser um bloco sólido... não sei se a madeira das chapas vai fazer alguma diferença. O que vocês acham?

Fencer
Veterano
# fev/04
· votar


Tomcat

Façamos diferente... quem sabe tu vai na floresta e acha uma árvore de compensado? :)

Fencer
Veterano
# fev/04
· votar


Tomcat

Cara... vai por mim. COMPENSADO são várias chapas de madeira coladas umas nas outras. Essa madeira tem que vir de algum lugar, que com certeza é uma árvore.

SODAPOP
Veterano
# fev/04
· votar


Fencer
Cara... vai por mim. COMPENSADO são várias chapas de madeira coladas umas nas outras. Essa madeira tem que vir de algum lugar, que com certeza é uma árvore.

Vc tem razão, eu concordo. Eu tinha uma Strinberg de compensado e ela era um monte de madeira colada uma na outra.

Tomcat
Veterano
# fev/04
· votar


Fencer
Lógico q não bixo!
O compensado é feito de farelo de madeira!
Ah véi, se tu quer continuar achando q ta certo, vai lá.

Obs: Em nenhum momento t disse q vinha de arvore.

Tomcat
Veterano
# fev/04
· votar


SODAPOP
MAs compensado é isso mesmo, xapas de madeira.(feitas de farelo de madeira.)

Fencer
Veterano
# fev/04
· votar


Tomcat

Cara... o COMPENSADO são chapas de madeira. O que é feito com farelo de madeira (serragem) colada e prensada é o AGLOMERADO. Ele é outro material, bem mais pesado até do que o COMPENSADO. A gente já andou falando sobre isso em um outro post aí... tinha até um link para um site explicando esses processos.

Tomcat
Veterano
# fev/04
· votar


Fencer
"Cara... o COMPENSADO são chapas de madeira. O que é feito com farelo de madeira (serragem) colada e prensada é o AGLOMERADO."

Isso mesmo!
E eu falei o q?
aff...

Tomcat
Veterano
# fev/04
· votar


Ah velho,
eu não sou marcinero, oK!
Mas eu sempre pegava compensado em obras pra fazer miniRamp pra andar de Skate, então eu sei muito bem o q é!

Fencer
Veterano
# fev/04 · Editado por: Fencer
· votar


Tomcat

Tá bom, cara. Ninguém vai brigar por causa disso.

Fernando
Veterano
# fev/04
· votar


É como o Fencer disse. Denomina-se Compensado várias chapas coladas, pode ser de qualquer madeira. Então pq é uma bosta? Pq a madeira não é MACIÇA, saca? =D

JucaSG
Veterano
# fev/04
· votar


Vlw resolveram minhas duvidas, outra pergunta, a special eh compensado ou bloco unico?

JucaSG
Veterano
# fev/04
· votar


e a g400?

janick
Veterano
# fev/04
· votar


Fencer
ninguem seria tapado ao ponto de prensar alder p faze compensado . . . pensa ne . . .

GuitarHouse
Veterano
# fev/04
· votar


ALDER COMPENSADO?
eh uma das melhores q tem.
:)

minha guita eh d alder..

Fireman
Veterano
# fev/04
· votar


janick

O compensado de alder eh feito com as SOBRAS do bloco q foi pra a guitarra, quem devia pensar um pouco era tuh...

Tomcat

o fencer tem razão, se pode fazer compensado c/ qualquer madeira...

joaozitorossi
Veterano
# fev/04
· votar


Vou explicar o q eh compensado!!! Eh madeira "moida" misturada com cola na forma de chapa...Bom..ao menos foi isso q meu tio me disse..hehe

meiomundo
Veterano
# fev/04
· votar


Fencer
Acho que o que torna o compensado um material inadequado para instrumentos é justamente o fato de ele não ser um bloco sólido
Eu acho que é isso mesmo. Por serem pequenas lâminas coladas, a própria cola acaba por minimizar as qualidades da madeira, nivelando por baixo.
Mas é plenamente possível que o compensado da Epiphone seja feito de alder.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alder = Compensado