Iconic stratocaster: o que há de especial?

    Autor Mensagem
    Silspiders
    Membro Novato
    # dez/19


    Eu li pouco sobre essa marca. Quem conhece ou tem um exemplar, o que há de tão especial para custar até mais do que uma fender?

    MatheusMX
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    Nunca tinha ouvido falar.
    Parecem boas guitarras, com componentes do nível das Fender Custom Shop.
    Algo semelhante à Nash, SVL, Fraser, Rittenhouse e várias outras marcas que seguem essa linha de stratocasters vintage com componentes de alta qualidade.

    MatheusMX
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    Sobre o preço, é bem subjetivo.
    De um lado vc tem as Fender Custom Shop com todo o peso da marca e a liquidez, com valores de mercado de 20, 30mil.
    De outro vc tem essas marcas na faixa dos 10, 15mil, oferecendo produtos equivalentes, às vezes com um acabamento mais simples, ou até mesmo superior.
    De modo geral, tirando uma ou outra dessas marcas, à exemplo da Nash que já é mais conceituada no mercado, eu prefiro esticar mais um pouquinho e pegar uma Fender CS.
    Lembrando que para nós que estamos no Brasil há uma opção interessantíssima nesse segmento que é a Dunamiz, com um produto diferenciado e preço mais interessante.

    Silspiders
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Só não entendo qual a necessidade de pagar por uma marca que imita outra consolidada, sendo que eu posso conversar com um bom luthier para fabricar uma com peças da mais alta qualidade, com o acabamento que eu desejar e pagar ⅓ desse valor aí.

    MatheusMX
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    Silspiders
    Pois é.
    Foi mais ou menos com essa ideia que montei eu mesmo 3 stratocaster com tudo que há de melhor, e hoje estão entre as minhas preferidas no meio das CS, por uma fração do valor.

    Silspiders
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Daora!! Eu estou montando uma. O corpo estilo Ibanez de roxinho com topo de louro faia. O corpo está lindo. As ferragens serão douradas... Vai demorar um pouco para ficar pronta, porque quero um braço que transite entre o claro do maple e o escuro do rose woody, de peça única.

    Sabe dizer que madeira é a desse braço?



    MatheusMX
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    Silspiders
    Bacana! É bem interessante montar a própria guitarra, testar combinações, etc. Aprendi muito com isso.

    quero um braço que transite entre o claro do maple e o escuro do rose woody, de peça única.

    Sabe dizer que madeira é a desse braço?


    Acredito que seja roasted Maple.

    FagundesRaphael
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Lembrando que para nós que estamos no Brasil há uma opção interessantíssima nesse segmento que é a Dunamiz, com um produto diferenciado e preço mais interessante.
    Pergunta sincera: a dunamiz chega a nível de CS? Valeu

    MatheusMX
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    FagundesRaphael
    Com certeza. Eles trabalham com madeiras selecionadas e ainda possuem alguns diferenciais como brazilian rosewood (jacarandá da bahia) na escala, coisa que nunca mais encontraremos numa CS nova, além da possibilidade de escolher o shape do braço e o acabamento, entre alguns outros detalhes customizáveis.
    Em termos de hardware estão no mesmo nível.
    Acho o relic deles mais bem feito que maioria das Fenders CS. Se bem que nos últimos anos a Fender tem feito alguns relics maravilhosos.

    FagundesRaphael
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    MatheusMX
    Obrigado mano

    Sub_Zero
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    FagundesRaphael
    Pergunta sincera: a dunamiz chega a nível de CS? Valeu

    Não tenho fender CS, mas tenho uma Strato AVRI 65 e três Dunamiz (2 stratos e 1 telecaster) e te digo que todas são melhores que minha fender.

    JJJ
    Veterano
    # dez/19 · Editado por: JJJ
    · votar


    A guitarra X é melhor que a Fender?
    A guitarra Y é melhor que a Gibson?

    Gente... na boa... guitarra é só um pau com cordas. QUALQUER fábrica atual minimamente equipada consegue fazer - se quiser - uma SENHORA guitarra. É só uma questão de custo/benefício, se vale a pena, se a marca vende, etc...

    Dito isso...
    FENDER STRATOCASTER, com todas as letras, é Fender.
    GIBSON LES PAUL, com todas as letras, é Gibson.

    Pode-se fazer melhor? Claro. Até eu, em casa, se dinheiro não fosse um fator limitador, montaria uma melhor. Mas não seria Fender, nem Gibson, seria a minha guitarra.

    MatheusMX
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    Sub_Zero
    Não tenho fender CS, mas tenho uma Strato AVRI 65 e três Dunamiz (2 stratos e 1 telecaster) e te digo que todas são melhores que minha fender.

    Já tive AVRI também, mas realmente a diferença delas para uma Dunamiz ou CS é bem evidente.
    Claro que existem algumas CS mais fracas, principalmente aquelas mais antigas ou fora do padrão vintage. As melhores que tive e já toquei foram as edições limitadas das NAMM mais recentes e algumas Wildwood 10.
    Quais são suas stratos da Dunamiz? Encomendei uma recentemente. Capaz de uma das suas ser a referência da minha, haha.

    Sub_Zero
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    MatheusMX
    A primeira eu comprei em 2015, uma "strato 55" sunburt, depois dela já vi algumas que seguiram o mesmo padrão. A segunda eu comprei ano passado, uma "strato 62" Fiesta Red com escudo creme, tem até um vídeo do Edu tocando com ela e usando cap da ponte e reverb.
    Não estou conseguindo colocar os links do instagram aqui, ficaria mais fácil de mostrar rsrs

    MatheusMX
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    Sub_Zero
    Bacana! Sei qual é a Fiesta Red, bem faded. Ficou show!
    A que usei como referência é uma surf green over sunburst.

    lamas92
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Ter o logo Gibson ou Fender no braço traduzem no inconsciente alheio que aquele músico teve algum sucesso em sua profissão (ou está no caminho certo). São marcas tradicionais, reconhecidas e com bom mercado.

    Por outro lado, Music Maker, SGT, Klingen, Dunamiz e outros produzem produtos refinados, de extrema qualidade e que em nada devem a esses tradicionais fabricantes... massssssss com alguma dificuldade a mais para revenda, pois a procura é menor.

    Pensando como ativo financeiro, iria de Fender/Gibson.
    Pensando no som e tocabilidade, apostaria em marcas nacionais.
    Lulu, por exemplo, gostou tanto que já encomendou 3 guitarras Klingen e só toca com elas nessa turnê e ytocou com elas inclusive no RIR. Essas guitarras usam aço inox, buchas para todos os parafusos e por aí vai, um tremendo trabalho com muito esmero e os melhores materiais (sendo vendidas mais barato do que Fender). Por que não?

    FagundesRaphael
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Show de bola gente! Vlw

    HortaRates
    Membro
    # dez/19 · Editado por: HortaRates
    · votar


    Eu acho que uma das coisas que a é difícil pra gente entender aqui no Brasil é o custo da mão de obra.
    Na maioria dos países em desenvolvimento a mão de obra é muito barato, enquanto o custo de matéria prima é caro. Nós EUA a situação é o inverso.
    Veja bem, uma Gibson LP Standard custa 3x mais que a Studio, mas não porque usa materiais 3x melhores. A matéria prima é bem parecida. O que muda é que a Standard precisa de muito mais intervenção humana do que a Studio.
    O mesmo vale pra guitarras CS. Nas guitarras gringas, quanto mais trabalho manual e "artesanal" tem, mais caro vai ser. Mesmo se as specs forem a mesmas.
    Um captador gringo top custa US$100. Isso é mais ou menos o preço 3h de trabalho de um profissional qualificado. Aqui no Brasil paga uma semana.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    HortaRates
    lei de oferta e demanda + real não vale nada + falta de qualificação e confiança na mão de obra

    HortaRates
    Membro
    # dez/19 · Editado por: HortaRates
    · votar


    acabaramosnicks
    A questão é que, como todo país em desenvolvimento, o Brasil é (relativamente) pobre e possui uma cultura de salários baixos.
    Não acredito que oferta e demanda, falta de qualificação e confiança na mão de obra sejam fatores tão decisivos quanto esta questão, visto que mesmo em mercados extremamente aquecidos e com profissionais muito qualificados (como o mercado de TI no Sudeste), os salários são uma piada perto do que se paga em qualquer país desenvolvido.

    Silspiders
    Membro Novato
    # dez/19 · Editado por: Silspiders
    · votar


    É... Neste caso, produtos como esses, caríssimos, tornam-se mais artigo de luxo, que provê status, do que uma vantagem técnica, propriamente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iconic stratocaster: o que há de especial?