Na busca do timbre strateiro perfeito - Pt. 2

Autor Mensagem
Will-GuitarPlayer
Membro Novato
# set/19 · Editado por: Will-GuitarPlayer


Olá, senhores :)
A muito tempo o Sgt. Eddie criou um tópico sobre os timbres de strato teoricamente "perfeitos" e como obtê-los. Pois bem...venho aqui hoje, pra continuarmos a discussão sobre o que é o "Timbre de Strato perfeito", se me permitem.

Assistam a isso e me digam: Há algo mais lindo, definido, pesado e cortante?


(desculpem as definições de timbre expressas em meras palavras haha)

Pelo menos pra mim, não há outro timbre tão característico de strato quanto este, e aqui chegamos ao ponto.

Qual seria a "fórmula" pra atingir um timbre parecido?
Possuo uma Fender American Special HSS com texas special, um Marshall Class 5 (head) e uma Zoom G1on.

Ps.: Antes que digam que sou um iniciante "criando tópico pra copiar timbre", acompanho o fórum a muito tempo e, apesar de não tocar lá essas coisas, sou aficionado por timbres e equipamentos e por isso acho que este tópico pode ser útil: Sempre que nos propomos a "caçar" algo, acumulamos uma bela bagagem de conhecimento no processo.

Então...que SET (realista) escolheriam para ter um timbre próximo ?
O que influencia definitivamente?
Quais outros timbres são tão ou até melhores, na sua opinião? (de preferência com vídeo)

MatheusMX
Veterano
# set/19 · Editado por: MatheusMX
· votar


Cara, depois de muito tempo experimentando tudo que é strato, captador, amplificador, pedal, tipos de madeira, cordas e etc, eu consegui acertar nos timbres que gosto, que vão nessa linha do que vc postou, algo com influência de SRV, John Mayer...

Não vou criar regra, mas pra mim o que funciona muito bem é o seguinte:
-Strato com single coils em alnico 2 ou 5, fio formvar, 'mid scooped', de baixa saída, corpo em alder ou ash, braço com escala em rosewood. Tenho preferência por tudo no padrão vintage. Além disso, a regulagem da guitarra também é importante.
Como eu disse, isso não é uma regra. Já tive Fenders strato com essas especificações de tudo quanto é série, custom shops, signatures, reissue... umas foram nitidamente melhores que outras, mesmo tendo especificações bem parecidas.
-Quanto ao amp, dou preferência aos Fender blackface (princeton reverb, deluxe reverb, pro reverb, twin reverb).
-Em relação aos pedais, os Tube Screamer (TS808, TS9) casam muito bem. Um EQ também pode dar uma ajuda.

Pra mim é isso aí.

BrotherCrow
Membro Novato
# set/19
· votar


Will-GuitarPlayer
Possuo uma Fender American Special HSS com texas special, um Marshall Class 5 (head) e uma Zoom G1on.
O que você tem aí é mais que suficiente. Esse timbre do vídeo é sensacional, mas ao mesmo tempo é muito simples. É uma coisa básica feita do jeito certo. Já tive um Class 5, mas era a versão combo segunda geração (a que começou a ter atenuador). Acho que com uma Fender no Class 5 dá pra chegar em algo bem próximo disso. Talvez não na mesma qualidade, mas com a mesma característica.

Buja
Veterano
# set/19
· votar


Timbre é complicado. Fiquei bons tempos procurando o timbre de strato na minha strato. E nao saia nem a pal.

Um certo dia qualquer, (acho que contei isos por aqui ja), fui numa lojinha qualquer tambem, e no fundo da loja acho duas coisas que me surpreenderam muito: um guitarrista metido a luthier colcando decals em guitarras baratas, e uma guitarra menphis na fila para o processo de fenderização.
Desconsiderando isso, que rendeu um potico já, algo me deixou estupefato, e respondeu a questão de ouro: onde está o timbre do strato?

A conversa nesse rumo estava em eu dizer que nao concordava com esse negocio de fenderizar guitarra pra venda, e que timbre de guitarra barata era facilmente desmarcarado por um nao-leigo.
Dai o cara me pega um amp 15w qualquer, faz um 'mid scooped', coloca na posicao 4, poe um graozinho, um farelinho mesmo de drive, e faz o solo da sultains of swing. O timbrão apareceu na hora!

Putzzzz ce ta zuando com minha cara. Isso é uma mephis com capts fender?
Naoo, nao pode. Ja sei: é uma fender genuina com logo memphis!
Mais improvavel ainda. É corpo fender com braço de menphis?
Quem faria isso?

O segredo: o cara estava ESTALANDO as cordas. Como que puxando elas pra fora do braço, ao inves de so subir e descer.
Cada vez que a corda sapecava no traste, saia um lindo timbre de strato estalando.

Fui pra casa, e passei os 30 dias seguintes treinando isso exaustivamente.
E pronto. Minha strato tem timbre de strato que nunca tinha saido.
E ela é toda stock, nada tem de fender nela. Nem meu amp pode ser chamado de amp. Mas até no fone de ouvido ela estala.
Depois que aprendi a tecnica no dedo, ficou dificil tocar musica macia, sem estalar as cordas. Tava feito o estrago. Estava virando strateiro.

Descobri que hoje, antes de mais nada, antes de mexer equipo, trocar cap, comprar pedal, dar 3 pulinhso, rezar pai nosso: tem que ver se eu mesmo estou estalando a strato direito! Sem isso, nao tem BB-preamp que salve.

LeandroP
Moderador
# set/19
· votar


Hank Marvin

LeandroP
Moderador
# set/19
· votar



https://www.youtube.com/watch?v=_rR0trsOUaY

JJJ
Veterano
# set/19
· votar


Modéstia a parte, eu acho que consegui um timbrezinho clean bem legal aqui:



MatheusMX
Veterano
# set/19
· votar


Buja
Sei bem do que vc está falando.
Isso aí ressalta o timbre de uma strato, tendo em vista serem guitarras extremamente favoráveis à dinâmica.
A forma como se toca, seja com dedos ou palheta, é bem mais pronunciada quando se faz esses 'micro-slaps'. Algo que acho que também ajuda um pouquinho é uma afinação um pouco mais baixa, tipo meio tom.
Mas mesmo assim eu não acredito que isso aí salve uma strato ruim.
Claro que o SRV faria sair o som dele, fosse de uma Rocky, fosse da Number One. Mas aposto que conseguiríamos ouvir uma diferença nítida entre as duas.

Sub_Zero
Veterano
# set/19 · Editado por: Sub_Zero
· votar





Seguem duas vertentes de timbre de strato que acho "matadoras". O tradicional fender/amp fender e um fender/mashall fuzz/ hendrix sons...

Drinho
Veterano
# set/19
· votar


Então...que SET (realista) escolheriam para ter um timbre próximo ?
O que influencia definitivamente?
Quais outros timbres são tão ou até melhores, na sua opinião? (de preferência com vídeo)


O SRV jamais imaginaria que após sua morte a fender custom shop faria uma cópia da sua guitarra para vender por milhares de dolares para alguém.

Para ele era apenas a sua guitarra, a que havia disponível na época para ser usada e ele acabou se apegando.

O MMI tem uma fender de época que tem particularidades que eu pelo menos não ouvi em outras guitarras, ela tem um médio grave violento que não é comum nas stratos, mas ele também tem uma strato da dunamiz que deve custar não sei quantas mil vezes menos que já entrega um bom som de strato, no nível de qualidade do video que você colocou por exemplo.

Então no que concerne a setup realista é sim completamente possível e tem um milhão de formas de você fazer.

Curly
Veterano
# set/19
· votar


Para quem puder gastar um pouco mais...



Drinho
Veterano
# set/19
· votar



Então...que SET (realista) escolheriam para ter um timbre próximo ?


Realista? Eu provavelmente compraria uma fender 62 japão usada com alder e rosewood (talvez nem mexeria na captação), qualquer valvulado com um som limpo decente com potencia adequada pra chegar no teto antes do crunch e qualquer overdrive que tenha o ts como referência, não precisa nem ser o original....


Ainda da pra economizar nessa guitarra, exagerei....

Sub_Zero
Veterano
# set/19
· votar


Drinho

Eu tenho 2 stratos dunamiz aqui, uma estilo anos 50 e outra anos 60, tenho fender tb...não tenho acesso à fenders antigas ou custom shop, mas das outras que toquei nenhuma soa no padrão das dunamiz.

MatheusMX
Veterano
# set/19
· votar


Esse é o tipo de som que curto numa strato:


Drinho
Veterano
# set/19
· votar


Sub_Zero

as dunamiz são bem legais....

tem que ser uma fender bem enjoada para andar junto

Drinho
Veterano
# set/19
· votar




Isso é uma referência de como deve ser uma fender mas infelizmente não existe fender com esse som por menos de 3 mil dolares....

Lelo Mig
Membro
# set/19
· votar


JJJ

Tu tá a cara do The Edge....

T-Rodman
Veterano
# set/19
· votar


acho que não é só eu, mas muita gente tá achando que as Fender Mexicanas hoje em dia tem som mais de strato do que as atuais americanas, que evoluíram, mas deixaram de ter o som mais vintage de strato
uma comparação
https://youtu.be/wMdYvOKfVYc?t=282
- eu tenho essa Fender MIM vermelha igualzinha do video - e realmente ela me parece mais strato do que minha MIA HSS Deluxe 2009 - apesar de achar mais legal de tocar a MIA.

Hoje em dia com as MIM vintage modified então, elas parecem ter ido mais pra esse lado 'vintage' do que as Elite MIA.

amplexos

T.

JJJ
Veterano
# set/19
· votar


Lelo Mig

kkkkk
é o gorro...

BrotherCrow
Membro Novato
# set/19
· votar


O timbre de strato que eu pessoalmente gosto com o gear que tenho em casa é:
-guitarra strato (lógico);
-amp mais pro estilo britânico (eu uso Vox, mas com Marshall dá certo);
-fuzz;
-um pouco de reverb;
-baixa o volume pro fuzz limpar...
... e pronto.

MatheusMX
Veterano
# set/19
· votar


T-Rodman
acho que não é só eu, mas muita gente tá achando que as Fender Mexicanas hoje em dia tem som mais de strato do que as atuais americanas, que evoluíram, mas deixaram de ter o som mais vintage de strato

Faz sentido.
Eu não curto muito essas stratos mais modernas.
Suhr, por exemplo, não vejo graça.

Singles
Membro Novato
# set/19
· votar


T-Rodman
Acontece q a captaçao das fender american standard agora eh com os caps Fat50, q sao otimos captadores mais tem uma acentuaçao de graves em comparaçao com os caps tradicionais q sempre foram usados.. sao otimos pra blues e tal.. mas perde um pouco em medios pra aqueles lances estilo rhcp, hendrix etc.. eh questão de gosto

T-Rodman
Veterano
# set/19 · Editado por: T-Rodman
· votar


Singles
não era só isso não que comentam. até a ponte de 6 parafusos da MIM seria mais 'vintage' do que a atual ponte de 2 pinos das MIA.

BTW, eu curto que a MIA tenha esse lado mais 'vintage' justamente porque eu deixo ela lá do jeito que está enquanto eu curto captadores Lace, captadores noiseless, captadores mais novos, pontes de 2 pinos, carrinhos inteiriços de aço, tarraxas com travas, nut de grafite (ou roller nut), etc., rs.

MatheusMX
Veterano
# set/19
· votar


Na verdade esses Fat50 são inspirados nos captadores da década de 50, com um pouquinho mais de graves.
Não sou muito fã deles, mas ainda são compatíveis com a sonoridade mais vintage. Já os noiseless em geral, lace sensor, texas special, fogem bastante das características vintage.
Eu não gosto muito dos captadores da Fender que não sejam os hand wound das Custom Shop. De linha, os que considero melhores são os Big Dipper que vem nas John Mayer e os 69. Mas geralmente dou preferência a outros fabricantes, como Lollar, Van Zandt...

Rodcrist
Veterano
# set/19
· votar


Caras, que tópico legal!

Um detalhe importante pra um som bacana de strato é o volume. Isso tem sido quase uma regra pra mim, e tem funcionado com valvulados e com modelação direto em linha.

Nos melhores timbres de strato que eu já tirei, o volume estava razoavelmente alto.

Delson
Veterano
# set/19
· votar


Pra mim, foi esse aqui:
https://www.instagram.com/p/Bv15Xs_hUbZ/?utm_source=ig_web_copy_link

Tem tudo o que eu não gosto em uma Stratocaster (escala escura e hardtail), mas QUE timbre, meusa migos!

Buja
Veterano
# set/19
· votar


Delson

Realmente gosto é gosto. A guitarra parece mesmo ter timbre. Mas eu nao curti tanto assim. Principalmente o cap da ponte. Talvez seja a gravação meio estourada. So ao vivo pra sentir.

Mas gosto que strato que estala, mas como posso dizer, estala mais macia, nao aspera. Escala clara? Nao sei. Quando minha strato tinha escala clara, e troquei pela escala escura, eu simplesmente AMEI a guitarra. Teve outra vibe, muito mais gostosa e doce de ouvir.

MatheusMX
Veterano
# set/19
· votar


Buja
Escala clara? Nao sei. Quando minha strato tinha escala clara, e troquei pela escala escura, eu simplesmente AMEI a guitarra. Teve outra vibe, muito mais gostosa e doce de ouvir.

Todas as minhas stratos tem escala em rosewood.
Já tentei as de maple, mas não adianta. Tem muito ataque no som. Não é minha vibe.

T-Rodman
Veterano
# set/19
· votar


MatheusMX
ataque?
ébano? já tentou com ébano?
eu curto maple, mas tb, to pegando o gosto pelo rosewood ultimamente.
(pelo menos nos EUA já liberaram novamente o rosewood)
nunca testei pau ferro, sou curioso por essa madeira

MatheusMX
Veterano
# set/19 · Editado por: MatheusMX
· votar


T-Rodman
Nunca toquei numa strato com escala em ébano. Mas tenho meus receios por ser muito densa.
As melhores que toquei foram com indian rosewood e brazilian rosewood (jacarandá da bahia).
Quanto ao pau ferro, é usada na signature do SRV. Eu não gosto dessa guitarra. Mas além disso ela usa Texas Special, que também não gosto, aí não sei dizer o quanto a escala influenciou nisso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Na busca do timbre strateiro perfeito - Pt. 2