Na procura do timbre strateiro perfeito, peço a ajuda de vocês

Autor Mensagem
Sgt. Eddie
Veterano
# ago/10


Antes de tudo, vejam esse vídeo:


Esse vídeo me levou ao céu e depois ao chão. Ao céu porque o Phil X é muito foda, e ao chão porque o timbre é de partir o coração de tão bom, e muito difícil de alcançar.

Meu setup é uma Fender Stratocaster Standard 22 japonesa, de 1989, com capts. Fender Vintage Noiseless. Tenho uma pedaleira Boss ME70, e pretendo comprar em breve um Ibanez Tubescreamer TS808.

Hoje eu vendi meu amplificador, o Condor GX35R, para comprar o 276 do AcedoAudio. Já estou combinando com eles o detalhe do projeto. Tudo isso para chegar nesse timbre incrível.

Hoje de manhã eu estive tocando no meu amp, antes de enviar. Bateu uma pena de vender, o bichinho fala muito, tem um timbre muito bom pra um transistorizado, mas não chega perto desse timbre que procuro.

Então, pergunto a vocês: um amplificador valvulado vai me dar esse timbre característico de Fender? Porque o decalque no headstock eu já tenho, só falta um amplificador decente para fazer jus ao nome.

Abraços!

Konrad
Veterano
# ago/10 · Editado por: Konrad
· votar


Sgt. Eddie

Sinceramente, esse timbre ai é lindo, mas nem é tão difícil assim não!

Paciência e tweaking..... hahahaha

Com um valvuladinho, single coils e boa vontade... chega-se lá...

Van_Lorien
Veterano
# ago/10
· votar


Sgt. Eddie
Cara, no caso desse vídeo, acho que o principal fator timbre é a guitarra que é uma '54 com captadores vintage, madeira bem seca, trastes vintage, etc. Tá certo que o amplificador influencia horrores, mas nesse caso acho que ele tá até dando uma "amortecida" no timbre, não sei explicar.

Sinceramente, não sei se esses Noiseless dão o verdadeiro timbre de strato, não sei mesmo. Uma boa dica é cortar um pouco os médios na equalização e acentuar a presença e os agudos, pra dar um brilho a mais, deixa um estalado bem "strat like". O TS é interessante pra se usar em solinhos e coisas que exijam um tempero a mais porque ele colore bastante o timbre com médios, uma das mágicas do TS.

Se não me engano esse 276 é single ended com EL34 no power né? A EL34 (assim como as válvulas inglessas), tende a puxar mais pros médios agudos. Quando vê, seria mais interessante usar uma 6L6 por possuir uma resposta mais flat.

Ah, vi teu tópico bem na hora que eu tava brincando de tentar tocar Little Wing aqui.

Sgt. Eddie
Veterano
# ago/10 · Editado por: Sgt. Eddie
· votar


Konrad
Eu tenho medo de que meus Vintage Noiseless me impeçam de conseguir esse timbre. Tem uma áurea que os envolve que diz que eles não tem um timbre de single-coil de verdade.

Outro vídeo para você entender o que eu quero, com um timbre melhor ainda:



Ouve a parte do solo de Another Brick. Deixa no chão o David Gilmour, na minha opinião. É um timbre tão agressivo, e ao mesmo tempo tão definido.

Não sei como alguém prefere uma guitarra com 2 humbuckers com alto ganho e embolando todo o som, tocando power chords ao invés de ter um timbre lindo desses.

Você disse que era fácil conseguir. Você acha que com o Acedo eu consigo esse timbre tão lindo?

Muito obrigado pela ajuda!

Sgt. Eddie
Veterano
# ago/10
· votar


Van_Lorien
Até os trastes influenciam nisso? Troquei os meus por Extra Jumbo da Dunlop. O luthier falou que eles tavam muito baixos, que a guitarra tava quase fretless, disse que a tocabilidade melhoria se eu trocasse, e realmente melhorou.

O que seria o Presence? Minha pedaleira não tem ele, o amp que eu tinha não tem nem o Acedo que vou comprar tem. Mas de fato, já vi alguns amps e pedais com esse knob.

Quanto ao amp, ele tem só 6W. Até onde eu sei, uma 6L6 é uma válvula para amps bem mais potentes, correto?

Van_Lorien
Veterano
# ago/10 · Editado por: Van_Lorien
· votar


Sgt. Eddie

Você acha que com o Acedo eu consigo esse timbre tão lindo?

Acho que aí já não é mais o departamento do Paulo Acedo, ele vai fazer um bom amplificador, com certeza, agora, pro timbre sair totalmente "stratty", vai depender bastante da guitarra, acho que até mais do que da característica do amplificador (minha opinião), até porque, uma strato soa desse jeito que tu quer tanto num Fender Tweed ou Blackface quanto em um Vox AC, sendo que são amplificadores com válvulas e características diferentes.


Até os trastes influenciam nisso?

Os mais puristas dizem que sim e eu acredito nisso, na minha opnião, transtes vintage (baixos e estreitos) mudam um pouco o timbre, deixando mais estalado.

O que seria o Presence?

É um controle de medios agudos basicamente, mexe na presença (meio óbvio :P) do instrumento em meio ao mix, vagamente explicando.

Quanto ao amp, ele tem só 6W. Até onde eu sei, uma 6L6 é uma válvula para amps bem mais potentes, correto?

Não necessariamente, 6L6 pode funcionar tanto em um single ended quanto em um push pull, se não me engano, fornecendo aproximadamente 6w (sozinha) e 50w (par), respectivamente.

buddy guy
Veterano
# ago/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Sgt. Eddie

Não deu para ver o video pois a net está embaçada agora,depois vejo. Mas essa de timbre stateiro é de deixar todo cara que é chonado por strato,de cabelo em pé.Persigo o timbre Robert Cray.Ao meu ver é aquilo que é strateira.Mas é piça de alcançar.A começar pelo ampli(martchless),caro pra diabo.E a tão sonhada fender americana.Sem contar a pegada NINJA do Cray,que aí,não dá pra copiar.Foda isso !!

Sgt. Eddie
Veterano
# ago/10
· votar


Van_Lorien
As únicas coisas que me preocupam quanto a minha guitarra é a madeira e a captação. A captação por ser Vintage Noiseless, e a madeira, porque provavelmente é basswood, embora o site de um cara muito conhecedor de guitarras japonesas tenha dito que são feitas de alder.

Não sei até onde essas duas coisas influenciam no timbre, no demais, eu amo muito ela. Tem um braço lindo de escala de maple, o verniz dele faz a tocabilidade ser perfeita, atrito zero entre as cordas e o braço...

Aqui umas fotos dela:

http://img140.imageshack.us/img140/8145/dsc04890q.jpg
http://img262.imageshack.us/img262/4730/dsc04897w.jpg
http://img262.imageshack.us/img262/9651/dsc04894k.jpg
http://img521.imageshack.us/img521/1386/dsc04893g.jpg

Dudu Filho
Veterano
# ago/10
· votar


Sgt. Eddie, já escutou o solo de Another Brick versão ao vivo do Pulse [versão DVD] ou então até da turne do The Wall 1980?? Não deixo esse cara pra trás, mas o timbre do Gilmour é lindo também!

E a guitarra é linda! Timbre matador também! hehe

Van_Lorien
Veterano
# ago/10
· votar


Sgt. Eddie
Linda guitarra! Que tremolo é esse dela? Parece uma AM 2 point só que com micro-afinação. Interessante esse "abaixa cordas" dela. Essa tua strat parece ser bem "moderninha". :P

Falando em strats testas pelo Phil X, tem uma que tá me servindo de inspiração pro meu projeto de guitarra (que será feito aos poucos na minha atual e depois troco braço e corpo). Essa aqui:



AB-JDR-94HI
Veterano
# ago/10
· votar


Dudu Filho
timbres do gilmor são anormais...
tbm o cara é cheio de frescura com isso... tanto que usa 3 equalizer

pscb
Veterano
# ago/10
· votar


Sgt. Eddie
para comprar o 276 do AcedoAudio. Já estou combinando com eles o detalhe do projeto. Tudo isso para chegar nesse timbre incrível.

O meu 276 deve chegar mês que vem.

Seguindo conselhos de vários membros do fórum, pedi com falante de 12 polegadas. Para completar, válvulas EL84 e JJtesla, acabamento tweed.

Com qual configuração será o teu?

Dudu Filho
Veterano
# ago/10
· votar


AB-JDR-94HI, essa história de 3 equalizer, 2 Tube Driver etc e tal começou mais ou menos a partir do The Wall. No Momentary, 1987, se não me engano foi que ele adquiriu o hack de efeitos... Ai foi desmantelo... Mas nos anos 70 ele não usava nada demais. O que ele tinha no começo dos anos 70 era o Fuzz Face, o Binson Echorec, Vox Wah Wah e pronto, juntamente com os cabeçotes Hiwatt e WEM cabinets. Um bom exemplo disso é o solo de Time, do Dark Side of the Moon... Só Fuzz Face e Echorec. Aquele timbre é MATADOR, ninguem nunca tirou um timbre daquele, na minha opnião.

Sgt. Eddie
Veterano
# ago/10
· votar


Van_Lorien
As únicas coisas que eu sei sobre essa ponte é o que tá escrito nela, Kahler Made in USA. Vou explicar a história dessa guitarra: comprei-a por 1500 (ainda hoje não acredito no preço). Quem me vendeu era parente do dono, que era colecionador de guitarras, e recebia comissão por vendê-las a um preço aceitável.

Resumindo, o cara tinha muitas guitarras boas a venda por bons preços, como edições especiais mexicanas, um Fender Jazz Bass. Tenho certeza absoluta que essa guitarra é uma Fender de verdade, pois consultei amigos experientes antes de comprar, já fucei ela toda por dentro, ela tem aquelas curvas íngrimes que apenas as Fenders tem (quem já tocou numa Tagima, Condor e já tocou numa Fender vai saber do que eu tô falando).

Mas enfim, peguei a guitarra em ótimo estado de conservação, tirando algumas lascas na escala, que dão um quê de especial. Esses dias fiquei muito empolgado quando vi duas manchas na 7ª casa, aquelas manchas de dedo bem vintage, sabe? E o melhor é que eu sei que elas não tavam lá antes de eu comprar, hehehe.

Esse cara parecia gostar de um blues mesmo, pelo que eu vi das guitarras dele. Todas tinham captação Noiseless. Para você ver minha nóia, eu até conferi com meu luthier com potênciometros as amperagens desses captadores, e comparei com as specs da Fender. Tudo original.

Já comparei o interior dela com algumas do eBay e é tudo igual também. Tenho total confiança nela. Só me resta as dúvidas quanto a madeira.

Essa guitarra, original, vem com captação japonesa, ponte Kahler com o logo da Fender, e com locking nut a partir de 1989.

Quanto a ponte, acho que o dono antigo trocou, porque essa ponte tem o logo da Kahler, e é feita no U.S.A. Não parece algo que viria de fábrica. O locking nut pode tanto ser original ou não, porém, acredito que ele trocou também.

Essa é a história da guitarrinha. Scarlet é o nome dela, hehehe.

AB-JDR-94HI
Veterano
# ago/10
· votar


Dudu Filho
putz num é a toa que tu toca PF... enciclopédia do gilmor... xD
boa cara....

Dudu Filho
Veterano
# ago/10
· votar


AB-JDR-94HI
rsrsrs

É verdade, tudo que voce precisar do Floyd, eu to aqui.. ehehehe

Sgt. Eddie
Veterano
# ago/10
· votar


Costa 85
Muito parecida com a sua. Eu já planejava 1x12 mesmo, acabamento tweed, e válvulas JJ/Tesla também. Mas estou pensando em por reverb de mola, loop de efeitos e ver com ele a inclusão de mais knobs de tom.

Os knobs que vem com ele são Ganho, Volume Master e Agudos. Eu quero que venham Ganho, Volume Master, Agudo, Médio e Grave.

Eu sou purista, não gosto muito do timbre do David Gilmour. Acho digital demais (alguns de vocês devem estar se contorcendo agora). De qualquer forma, gosto muito de Pink Floyd, depois da fase do Syd Barrett. Para mim, o timbre perfeito é esse dos vídeos, como vocês cansaram de ouvir. Se o Phil X tiver um pedal de compressão entre o amp e a guitarra já é muito.

Muito obrigado aos que me ajudaram até agora. Esse tópico vai ser útil para muitos blueseiros além de mim, heheh.

Grande abraço!

Dudu Filho
Veterano
# ago/10
· votar


Sgt. Eddie
É. Cada um com seu gosto... hehehe

Mas com certeza o carinha lá ta com uma compressor sim... Dá para perceber, faz uma diferença legal no som... hehe

pscb
Veterano
# ago/10
· votar


Sgt. Eddie
Mas estou pensando em por reverb de mola, loop de efeitos e ver com ele a inclusão de mais knobs de tom.

Nesse caso, o Acedo faz o 288, de 15w.

Como ele não faz reverb pro 276, decidi encomendar um Electro-Harmonix Holy Grail. A diferença de preço pro 288 não valeria a pena apenas pelo reverb e o pedal virá da França a bom preço.

Sgt. Eddie
Veterano
# ago/10
· votar


Van_Lorien
Cara, até nisso eu sou purista. Para mim, strato tem que ser sunburst, com escala em maple. As únicas variações que eu gosto são branca ou preta com escala clara, ou então sunburst com escala escura.

Outras cores, como preta com escala escura, ou branca com escala escura, pra mim já tiram um pouco da mágica das Strats. Muitos de vocês vão discordar, hehehe, com muita razão, é apenas gosto pessoal mesmo. Porque no fim das contas, desde que sigam o projeto original, são Stratos de qualquer forma.

buddy guy
Veterano
# ago/10
· votar


Sgt. Eddie
Antes de tudo, vejam esse vídeo:


Hááá,agora deu pra ver.Esse cara é foda,manda muito !!! Sem contar que aí é só equipo foda.Onde vai se arranjar uma fender 54 daquelas?

Van_Lorien
Veterano
# ago/10
· votar


Sgt. Eddie
Mas qualquer uma dessas cores que tu citou são puristas, as dos anos 50 com escala em maple e de boa parte dos anos 60 com escala em rosewood e escudo mint green até a CBS comprar a Fender.

Quanto aos teus purismos, tua guitarra então não tá muito purista: ponte diferente, abaixador de cordas também, captadores noiseless, potenciômetros de 500k (suponho eu), etc, hahahahaha, brincadeira.

Sgt. Eddie
Veterano
# ago/10
· votar


Costa 85
Entendi. Quanto deu o seu amplificador no fim das contas? E quantos aos knobs dele, você acha suficientes apenas esses três?

Abraços!

Sgt. Eddie
Veterano
# ago/10
· votar


Van_Lorien
Tá certíssimo, ela tá toda moderninha mesmo, hehehe, mas a primeira Fender a gente nunca esquece. Um dia eu ainda compro uma 54 reissue, ou se engenharia der dinheiro, uma Pré-CBS de verdade, hehehe!

AB-JDR-94HI
Veterano
# ago/10
· votar


putz falando em timbre... o Blues Saraceno é foda...

pscb
Veterano
# ago/10
· votar


Sgt. Eddie

Entendi. Quanto deu o seu amplificador no fim das contas? E quantos aos knobs dele, você acha suficientes apenas esses três?

Ficou em R$1230,00, parcelado em duas vezes.

Sobre os knobs, eu não vejo necessidade de graves, médios e agudos. Pensando bem, a idéia de volume, ganho e agudo é a mesma idéia dum pedal tipo o Boss SD-1, então me parece interessante para um valvulado de 6w que é só plugar e tocar.

O 288 tem esses atrativos de maior equalização, reverb e loop. O problema é que eu vou usar para tocar em casa, então não vejo sentido em pagar uns R$900,00 a mais para ter tudo isso e ainda correr o risco de não poder aumentar muito o volume, já que gosto de tocar em horários em que os vizinhos dormem.

jigo__
Veterano
# ago/10
· votar


rapaiz na boa, se eu ou alguem toca little wing desse jeito um monte de nego xinga td, não curti o timbre nem um pouco...


qto aos amp's do acedo vai na fé strato e valvulado não tem nd melhor no mundo, talvez não fique do "jeito q vc quer" mas vai ficar mto bom de um jeito diferente, vc vai gostar fica sussa...


ahh não se assuste assim q chegar o amp vc vai sentir diferença dele pro SS, mas é niormal duas semanas e ja era!!

abçs

Sgt. Eddie
Veterano
# ago/10
· votar


jigo__
Por que você não gostou do timbre? O que seria o timbre perfeito para você?

Não entendi sua última frase. A intenção é fazer diferença. Acho que faltou um 'não' ali, né?

Abraços!

jigo__
Veterano
# ago/10
· votar


Sgt. Eddie
ahh kra axei o timbre do primeiro video mto "duro" não sei se seria essa a palavra, timbre perfeito pra mim seria qq strato com um plexi no talo!! hauahauahua (se bem q não sou tão purista, prefiro uma strao com um JB na ponte, um single vintage no meio e algum noiseles no braço tipo um do eric clapton, ou noiseles hot da fender msm)

vc vai sentir diferença (pelo menos eu senti) o amp SS não responde tão bem as palhetadas, batendo forte ou fraco é td a msma coisa, a gente acostuma a tocar mais leve pra sai td certinho, no valvulado não rola, se vc tocar "fraco" vai sair fraco o som, se vc bater forte vai sair quente hehe, então no começo (como com qq equipo) vc vai sentir diferenças, mais vc supera, valvulado é outro mundo...

Ahh não gostei da unha do kra pintada de preto tb ahauahuahauahau

SteveRayMorse
Veterano
# ago/10
· votar


Sgt. Eddie

Mais "purista" que esse amp do acedo (276) só os amps clássicos mesmos hehe!!!...vai de boa que tenho certeza que é tiro certo!

Curti muito o timbre dos vídeos, mas pra mim não é melhor que de um SRV ou Hendrix nem fud....!

Esses daqui já acho mais legal (pro meu gosto e é minha opinião apenas)





Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Na procura do timbre strateiro perfeito, peço a ajuda de vocês