Pra tocar Guitarra e cantar junto.

    Autor Mensagem
    Diego23
    Membro Novato
    # ago/19


    Para eu começar a fazer shows de blues tocando guitarra e cantando junto, o que é recomendável quanto ao amplificador?

    Existe a possibilidade de eu usar apenas um amplificador ou uma caixa de som para a guitarra e a voz?

    Qual é melhor, um amplificador " Marshal " por exemplo, e eu posso usar ele pra cantar junto?

    Ou uma caixa de som?

    Estou pesquisando e decidindo ainda o que vou comprar.

    Obrigado!

    Diego23
    Membro Novato
    # ago/19
    · votar


    Queria saber se posso tocar guitarra no amplificador e usar ele pra canto junto com a guitarra também, em apresentações por exemplo, shows, etc!?

    Eu estava pesquisando e vi que alguns amplificadores de guitarra tem 15w 10w de potência por exemplo.

    Porque encontrei amplificadores de guitarra com 15w por exemplo, custando 600, 700 reais, e as caixas de som por 500 reais com 250w 15 polegadas?

    Estou tentando entender melhor pra comprar os equipamentos galera.

    Vlw

    Diego23
    Membro Novato
    # ago/19 · Editado por: Diego23
    · votar


    Acho que a pergunta é a seguinte: O que preciso pra fazer apresentações de Blues, usando a guitarra e a voz (cantar)? Posso usar apenas 1 amplificador para guitarra e cantar, ou também só 1 caixa de som? Ou preciso de quais equipamentos? Vlw

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/19 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Diego23
    Regra de ouro: 1 instrumento, 1 amplificador.
    Arrume outro amp.
    Compre para sua guitarra:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-926623617-violo-amplificador-c ubo-tagima-black-fox-50w-rms-guitarra-_JM?quantity=1#position=24&type= item&tracking_id=01a79783-89e6-49a0-8905-a7bf0a708099
    Compre para a voz:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1281606514-caixa-multiuso-ll-t rx15-bluetooth-usbfm-120w-rms-_JM?quantity=1&variation=40963519162#pos ition=35&type=item&tracking_id=789cf7ea-1948-4874-9323-f0db99558efc

    tito lemos
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Esse amp é bacana Bertola? Eu ando numa duvida desgraçada sobre amps também.

    K2_Loureiro
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Cara, se o Bertola falou pode ir que é sucesso. Eu iria :D

    Diego23
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Blz Bertola, mas eu precisaria usar alguma outro equipamento para usar as 2 caixas? Por exemplo, mesa de som..? Para mixar por exemplo o som da voz e o da guitarra nas duas caixas?

    Ou é tranquilo eu fazer shows com o som da guitarra saindo de uma amplificador, e o da voz, em outra! É de boa fazer shows assim?

    Me ajuda aí, nunca fiz isso.

    Vlw

    tito lemos
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Os dois amps já são pra não misturar os dois sons.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/19
    · votar


    tito lemos
    K2_Loureiro
    Cara, ele é razoável apenas.
    Em épocas de "vacas magras"...
    Diego23
    Cara, você vai ligar a guitarra em um e o mic em outro, simples assim...
    Abçs

    Ismah
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Contrariando a sabedoria popular...

    Depende do que se espera, por exemplo o Roland Cube Street BK permitiria usar voz e guitarra no mesmo equipamento. A versão EX, oferece além de tudo, mais uma entrada balanceada para microfone, e um som stereo.
    Esta linha inteira, é desenhada para shows de rua ao que entendo. Logo, podem ser a solução. Só não é exatamente algo barato.

    Dependendo do setup, uma JBL PartyBox 200 ou 300, pode resolver também. Ambas tem uma entrada para microfone, e uma para guitarra. Nesse caso, não tenho certeza se há simulação para a guitarra, mas isso é "resolvível" com várias coisas.
    Essa, tem bateria interna e aguentou 10 hs na carga "de fábrica". Meu assessorado comprou, para fazer pequenos shows de voz e violão, onde não tem nada de equipamento.

    Diego23
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Valeu pela ajuda galera! Paz e amor sempre!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Ismah
    Roland Cube Street BK
    Custa mais que os dois amps que recomendei juntos mais a guitarra do rapaz...
    Abç

    Diego23
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Galera, estes cubos, já vem com alguns botões de equalizações neles, certo? Eu precisaria comprar aqueles pedais para fazer apresentações, ou consigo levar de início só com a guitarra e o cubo? Vlw

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Diego23
    Cara... Ter guitarra e pedais (ou pedaleira), tudo regulado, limpo e organizado é OBRIGAÇÃO de quem quer tocar.
    Pelas perguntas que você faz dá pra ver que você não sabe quase nada e não tem experiência alguma. E mesmo assim você quer "fazer shows"?
    Minha impressão é que você está "pulando etapas" e/ou "colocando o carro à frente dos bois"...

    ejames
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Cara, não querendo ser chato não, mas olhando seu tópico anterior onde você pareceu bem indeciso até sobre qual lado seguir, vendo suas dúvidas bem rasas sobre amps de guitarra, talvez você esteja apressado demais e pulando etapas necessárias.

    O blues apesar de ser fácil de "enganar" ali só tocando um shuffle básico e fazendo uma letra canastrona, é na verdade um estilo com muitas particularidades e acima de tudo uma história muito rica. Possui trocentas variações, cada uma com uma pegada diferente em aspectos harmônicos e rítmicos. Pode parecer fácil olhando de fora, mas fazer blues de verdade é muito mais complexo do que parece.

    Mesmo fora do blues, tocar na noite tem exigências e responsabilidades puxadas. É o seu nome em jogo, muitas vezes lidando com locais com estrutura precária para música. Óbvio que tem um começo para tudo e ninguém nasce sabendo, mas eu acho legal você primeiro focar em estudar, treinar, ganhar segurança no seu instrumento e no seu direcionamento musical antes de pensar em sair comprando equipamentos para fazer shows.

    Diego23
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Entendi galera, é porque eu sempre toquei violão mesmo e nunca fiz shows!
    De guitarra, realmente não entendo todos esses detalhes, por esse lado, violão é mais simples!

    Estou pesquisando na internet, youtube, etc, e perguntando algumas coisas aqui. Agora já estou entendendo um pouco melhor graças as pesquisas e a ajuda aqui no fórum. Vlw galera!

    Diego23
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Minhas perguntas são assim porque não entendo mesmo de como usar a guitarra pra apresentações etc, então não conheço algum amigo que toca guitarra tbm, por isso aproveito pra perguntar aqui no fórum mesmo hahah. Vlw galera!

    Diego23
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    To ligado mano, tenho muito o que aprender pra tocar um bom blues ainda, não quero fazer apresentações tocando igual um bobo " enganando " no blues. Quero fazer um som legal mesmo! Bom pra ouvir, original, e com técnica e emoção. Hahuauaauh flw vlw.

    Diego23
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Mas ja percebi que vou ter que entender e treinar um pouco mais de guitarra e juntar um pouco mais de dinheiro pra comprar tudo o que é necessário pra isso. Pois ia fazer show com violão, oque ia ficar mais em conta tbm!

    Delson
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Dá pra fazer blues tocando palmas e cantando. O povo fazia isso colhendo algodão.

    Guitarra e amplificador dá conta do recado sim. Liga o microfone no som da casa (a não ser que você queira tocar na rua) e seja feliz.

    Mas, antes disso tudo, estude.

    Diego23
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Valeu!!!!!!

    Diego23
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Valeu!!!!!!

    Ismah
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Custa mais que os dois amps que recomendei juntos mais a guitarra do rapaz...

    Sim, eu sei. Só não posso indicar algo que eu não uso, ou que conhecidamente tem problema. Apontei o mundo ideal. Se ele pode ir até lá, é o que eu espero na sequência.
    O item em questão, se paga... Se quiser, pode ir a pé fazer o show, seja no meio de um lugar deserto ou num bar...

    Diego23
    De guitarra, realmente não entendo todos esses detalhes, por esse lado, violão é mais simples!

    Não necessariamente. Em termos de custo, as coisas se equivalem, se realmente quer "fazer um som legal mesmo! Bom pra ouvir, original, e com técnica e emoção."...
    Complexidade, é difícil dizer, pois são muitas variáveis... MAS, em geral depende onde se quer chegar...

    Guitarra, tem parte do timbre vindo do instrumento, mas uma parte do amplificador e caixa. Isso se chama processamento.

    Tanto de guitarra, como de violão e voz, temos em geral uma referência sonora, com o som bem processado. Costumo dizer que se fugir disso, que as pessoas estão acostumadas, parece que soa amador.
    E é natural o que vem acontecendo, hoje se consome muito mais gravações, do que música ao vivo.

    Na gravação, por motivo técnico (limites do formato de mídia e coisas assim), ou por fatores estético-comerciais, se precisa isso.
    Dá pra fazer diferente? Dar, até dá. Quem vai pagar por isso?

    Entramos então, no segundo ponto. O projeto pode ser legal, mas dali para as pessoas pagarem pra ver, é um caminho longo.
    Dentro da banda que trabalho, existe um projeto chamado Stones Blues, que explora algo inserido na cultura pop (Rolling Stones), de um jeito diferenciado do que normalmente se vê.
    Além de tocar sons do começo da carreira (fase blues) dos Stones, eles tocam as clássicas da fase rock, em versão blues eletro-acústico. O que por mero acaso, coincidiu com o lançamento de um novo disco blues, por parte dos Stones, e que abriu portas pra eles.

    Isso é mais fácil do que tentar "fazer um som legal mesmo! Bom pra ouvir, original, e com técnica e emoção". Sem querer te frustrar, mas talvez te dando um choque de realidade, precisa mais que isso para me convencer a parar e ouvir teu blues...
    Pegue como exemplo disso, com Caju e Castanha.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Ismah
    Acho que você está muito "focado" no meio profissional e esqueceu que 99% das pessoas NÃO são profissionais, não tem grana e vão tocar em "muquifos" ou locais sem nenhuma infra-estrutura.
    Mesmo alguém como eu, com décadas de experiência (inclusive de palco - sem falsa modéstia), sei muito bem em que ambiente eu vivo e toco (RJ), e com que infra posso contar no mais das vezes e não exijo mais do que posso dar à mim mesmo para fazer um som no mínimo razoável para minha banda.
    Quando eu indico algo, sei exatamente o que estou indicando, e para quem estou indicando. O público do FCC e mais especificamente o Diego23 é bem diferente do que com quem você trabalha. São iniciantes e inexperientes.
    Abç

    Diego23
    Membro Novato
    # set/19 · Editado por: Diego23
    · votar


    Fala galera, estamos todos juntos nessa! Todos querendo nos divertir e expressar um pouco por meio da arte! Eu tenho uma afinidade com o blues, e com a música também, não sou o melhor cantor e nem o melhor guitarrista, mas me esforço pra fazer algo bom, já recebi elogios e críticas, o que pra mim não diferenciou muito, pois tento focar no que eu quero fazer, no meu próprio jeito, e aprendendo e melhorando com o tempo e experiência! Mas algumas pessoas gostam de ouvir minha música Ismah, então quando eu gravar algo, volto aqui pra te mostrar, pode ser que você goste do som.

    Valeu pelas dicas a todos os amigos aqui do fórum cifra club.

    Diego Caetano

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Tem que botar parâmetros aí. É tocar na rua, no bar, no metrô? Quer gastar quanto? Vai ter mais gente acompanhando? Vai soltar uma backing track no mesmo amp?
    Pô, se tiver alguma coisa gravada manda aí, sempre curto ouvir um blues.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Diego23
    Gaste o menos possível para exercer com um mínimo de qualidade a sua expressividade artística. Depois, que o "barco estiver andando" aí você investe mais em equipos mais profissionais.
    Quanto à sua música, grave e envie para ouvirmos.
    Abç

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Pelo que eu entendi, você já toca violão, né? Tem algum motivo pra você querer passar pra guitarra? Dá tranquilamente pra fazer um bom blues no violão (se você for tocar sozinho, até faz mais sentido).

    Sobre equipamento, eu vejo todo tipo de coisa. Tem músico de rua tocando sem amplificação nenhuma. Tem muita gente usando os Roland Cube. Tem um cara que eu sempre vejo no metrô usando um amplificador pequeno pra guitarra, mas cantando e tocando gaita de boca sem microfone.

    Uma dupla de blues acústico de conhecidos meus sempre tocava em restaurantes na minha cidade. Nunca levavam amp: cada um tinha o seu preamp (no caso eles usavam TC Voicelive, se não me engano) e ia direto pra mesa. Deviam ter amp em casa, mas nunca vi usarem. Então, só quando você souber o que vai fazer vai saber de que equipamento vai precisar.

    Ismah
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Respeito sua opinião e visão, só não partilho dela. Dei a solução para o que ele buscava, ele quem sabe agora se pode arcar com ela ou não.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/19 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Ismah
    Discordância é normal e saudável.
    Apenas considere o "toque"... 90% (ou mais) dos que frequentam aqui, não são (e nunca serão) profissionais como você, 90% aqui não tem grana para comprar um Roland Cube (mesmo eu não tenho...), nem vão tocar em casas com P.A profissional.
    De qualquer forma, é bom conhecer esses equipos e suas possibilidades. Nisso, sua experiência é muito bem vinda.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra tocar Guitarra e cantar junto.