Leve dificuldade de cantar sem tocar junto com a guitarra/violão

    Autor Mensagem
    jnninho1
    Membro Novato
    # set/20


    pessoal, percebi ao longo dos anos gravando minhas coisas aqui em casa, que eu desafino bem mais facil quando vou gravar ouvindo o instrumental, sem tocar nada, só eu e o microfone..
    quando to tocando com a guitarra ou violao, eu canto muito melhor e erro menos.. alguem ai sofre com isso tbm?

    lrelia
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Uma vez perguntei ao meu professor de canto sobre isso. Ele disse que é tudo uma questão de auto confiança.

    Quando estamos tocando e cantando nos sentimos mais confiantes e também prestamos um pouco menos atenção na voz (O que deveria ser ruim, mas ao mesmo tempo deixa nosso subconsciente controlar o timbre e afinação)

    Quando estamos apenas cantando, prestamos MUITA atenção no timbre e tom de voz, o que as vezes é uma armadilha, soamos menos natural e mais inseguros.

    A dica que ele me deu é SEMPRE que eu pudesse cantar sem rítimo ou acompanhamento eu fizesse isso. Seja no banho, no carro, sozinho no quarto. Isso da uma confiança e deixa o controle da voz mais pro subconsciente enquanto cantamos, aí podemos colocar atenção mais consciente nas articulações ao invés de afinação e timbre.

    Abraços!!

    jnninho1
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    lrelia
    faz total sentido msm, valeuu pela dica, vou começar a fazer isso

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # set/20
    · votar


    Essa é uma questão muito interessante e mesmo eu não sendo cantor e não tendo nenhuma aptidão para cantar, sinto que tocar violão ajuda a manter um pouco mais no tom... acredito que tenha algo a ver com ouvido relativo, mas sinceramente não entendo a razão, espero que outros colegas possam contribuir com essa questão.

    Normalmente a dificuldade das pessoas é em tocar enquanto canta, mas nesse caso é cantar sem tocar.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # out/20
    · votar


    Beto Guitar Player
    Normalmente a dificuldade das pessoas é em tocar enquanto canta, mas nesse caso é cantar sem tocar.
    exato, geralmente é ao contrário, achei interessante
    pode ser alguma questão relacionada a ansiedade também.
    Compartilhando aqui uma experiencia: eu nunca fui cantor, no máximo backvocals, mas de vez em quando faço um video ou outro cantando. Ai uma banda me chamou pra fazer teste, só vocal, sem guitarra. Meu sentimento foi de não saber o que fazer com as mãos. Eu não queria parecer o tio do prézinho fazendo gesto nas musiquinhas, mas também não queria cantar igual uma estátua. Esse conflito ficou um pouco na minha cabeça.

    O que eu fiz que me ajudou foi gravar alguns videos cantando, sozinho mesmo, com o celular, pra eu me assistir. Me senti um pouco ridículo no começo, mas deu um pouco mais de confiança, ajudou.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Leve dificuldade de cantar sem tocar junto com a guitarra/violão