Guitarra chia se não estiver com volume no máximo

    Autor Mensagem
    Guitarrista006
    Membro Novato
    # jun/19 · Editado por: Guitarrista006


    Tenho uma strato Memphis Mg32 e ela chia bastante, até no clean, e no drive da caixa (que é o único que tenho, pois n tenho pedal nem pedaleira) chia D+++++, e minha mãe reclama mt do barulho, e a caixa é bem alta com drive e se eu aumento um pouquinho já fica alto, aí penso em abaixar o volume na guitarra, mas quando eu abaixo a caixa chia até mais, mas com tom mais grave, e o som fica mt ruim, como se estivesse com o cabo mal colocado, mal sai o som da guitarra, mas quando boto no máximo o som sai normal. No clean é assim tbm, mas com drive fica bem nítido.
    Por que isso acontece? Tem como resolver?

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    Guitarrista006
    Cara, isso é "normal", na verdade é por conta da baixa qualidade dos potenciômetros que tem na sua guitarra
    Pra resolver precisa trocar o potenciômetro de volume

    LeandroP
    Moderador
    # jun/19
    · votar


    Guitarrista006

    Verifique na arte de trás da sua guitarra, aonde ficam as molas da ponte, se tem um fio soldado em alguma parte metálica do mecanismo.

    Este fio é o responsável pelo aterramento do circuito da guitarra. Se ele estiver solto ou com solda mal feita, pode não estar cumprindo devidamente a sua função.

    Ele transfere o aterramento do circuíto pra ponte, que por sua vez transfere para as cordas e finalmente transfere pra você. Veja se muda alguma coisa quando você está com as mãos nas cordas e quando você tira as mãos das cordas. Se muda alguma coisa, é sinal de que este aterramento está funcionando, e o ruído deve ter outra origem.

    Como se trata de uma guitarra strato, os captadores são do tipo single coil (uma única bobina), e este tipo de captador emite um ruído característico. Com o captador do tipo humbucker (de duas bobinas) isso é minimizado bastante, senão anulado. Isso porque as bobinas do captador humbucker são posicionadas de maneira invertida, o que matematicamente anula o ruído característico dos captadores de uma única bobina. Um bom truque pra quem toca com singles é mistura na chave seletora, o single da ponte ou do braço com o single do meio.

    Outra fonte de ruído é a própria rede elétrica. Em geral as casas não possuem o terceiro fio (do terceiro pino da tomada) que é responsável pelo aterramento. O que se faz no Brasil é usar o neutro da rede como aterramento (o que eu acho um absurdo).

    Várias fontes podem ser causadora de ruído, senão um conjunto delas. Esta é uma guitarra barata. Não que seja um instrumento ruim, porém, não é feito com o esmero, com o capricho necessário pras coisas funcionarem bem. Em geral a parte elétrica é feita com componentes de baixa qualidade (potenciômetros, fios, jack, etc). Por isso é fundamental levar a guitarra a um luthier pra fazer uma regulagem geral no instrumento.

    Alguns ruídos podem ser tolerados, outros são realmente irritantes. Procure cercar aonde está o erro pra não perder tempo e gastar dinheiro atoa. Se puder, pegue emprestado uma guitarra de alguém e teste no seu amplificador. Faça o mesmo com a sua guitarra em outro amplificador, preferencialmente fora da sua casa, em outra rede elétrica. Deste modo você pode ir eliminando os fatores. Cabos de baixa qualidade ou cabos rompidos, mal enrolados, podem também causar ruídos. ASsim como pedais, fontes, etc... É um desafio!

    Boa sorte!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra chia se não estiver com volume no máximo