Finalmente desvendei o segredo da guitarra

    Autor Mensagem
    LeBron James
    Membro Novato
    # fev/19


    kkkkk bem audacioso esse titulo, né? Mas vamos por partes...

    Já fazem 10 anos que eu "toco" guitarra. Desses 10 anos devo ter estudado, entre teoria e técnica, no máximo 2 anos. A essa altura é claro que a ficha caiu: não adianta nada aprender técnica, ou musicas como Technical Difficulties do Paul Gilbert se, eu não ENTENDER a musica, o que está acontecendo.

    Sei que vez ou outra apareço por aqui em algum tópico de dúvida, mas quero compartilhar minha percepção sobre o que descobri depois desse tempo todo.

    O "segredo" é bem simples: APRENDER as escalas maiores em todas as 12 tonalidades. Mas é aprender mesmo: saber na ponta da língua quantos sustenidos tem um E maior ou quantos bemóis tem um Ab. Parece besteira mas isso é importantíssimo para não se perder em enamonias!!

    Um video muito bom sobre isso:

    Outra coisa muito importante a se ter em mente são os famosos intervalos. A forma correta de se estudar esse assunto é bem simples, basta ter em mente o seguinte raciocínio: TUDO COMEÇA A PARTIR DA ESCALA DE DÓ.

    Veja, quando apendemos modos gregos vemos que a relação entre os intervalos muda a partir da nota que usamos como tônica. Se estudarmos os modos a partir de C, tudo fica mais claro:

    JÔNICO:
    C D E F G A B

    LÍDIO:
    C D E F# G A B

    MIXOLÍDIO:
    C D E F G A Bb

    Esses são os modos maiores, certo? Percebeu como fica evidente as notas características dos modos? Então posso generalizar isso para qualquer escala maior (é aí que entra o estudo da formação de escalas com sustenidos e escalas com bemóis, do primeiro vídeo). Veja, se voce encontrar um solo em que aparece o F#, de que escala estamos falando? G maior. E se nesse mesmo solo aparecer, mais a frente, um C#? Teríamos um G lídio OU D maior. Percebeu a razão de eu ter dito para aprender todas as escalas maiores? Os modos levam naturalmente a uma escala maior. Com o estudo da pra fazer essas contas de cabeça, rapidamente, e solar bem.

    Antes de finalizar o post vamos retomar a formação de escalas. Se analisarmos o modo eólio em relação ao jônio vemos que os intervalos são de terça, sexta e sétima MENORES (b3, b6, 7) assim:

    JÔNICO
    C D E F G A B

    EÓLIO
    C D Eb F G Ab Bb

    Agora temos o modo eólio como referencia para os demais modos menores:

    EÓLIO
    C D Eb F G Ab Bb

    DÓRICO
    C D Eb F G A Bb

    FRÍGIO
    C Db Eb F G Ab Bb

    LÓCRIO - costumo pensar que ele tem como base o frígio...
    C Db Eb F Gb Ab Bb

    E para finalizar, devemos estudar ao longo do braço, sem decorar shapes, mas pensando em notas. Tem que saber todas as notas do braço, aí mais um segredinho: tocar a escala nas TRÊS direções possíveis: vertical, horizontal e DIAGONAL. Com isso podemos aplicar tercinas, sextinas pra deixar mais interessante o estudo.

    ****
    Pessoal, esse tópico não tem a pretensão de ser uma verdade absoluta nesses assuntos, minha intenção é apenas compartilhar o que venho aprendendo ao longo dos meses em que voltei a estudar guitarra.

    lamas92
    Membro Novato
    # fev/19 · Editado por: lamas92
    · votar


    Excelente!

    (Estou Feliz! Só faltam 9 anos e 364 dias pra eu começar a ter esperanças de entender o que vc escreveu aí em cima!!!)

    :P

    Ismah
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Se tem funcionado, ótimo... Mas talvez por ter uma visão mais tradicional do troço, me pareceu uma sopa de letrinhas. Ainda assim, isso é a base para qualquer instrumento...

    killeryoda
    Membro
    # fev/19
    · votar


    na minha opnião o segredo é:
    aprender partitura
    aprender teoria
    aprender todas as notas no braço da guitarra

    MarcSnowguitar
    Membro Novato
    # fev/19 · Editado por: MarcSnowguitar
    · votar


    Cara todo mundo acha que Modos gregos vai resolver o sentido da vida.
    Aí decora o modos e não sabe o que fazer com eles.
    Mesmo esquema da Penta, decora os shapes mas não sabe o que fazer.
    Decora 5 licks de repetição, e toca em cima de qualquer base e fala que é improviso.
    Enquanto deixar de raciocinar para usar o decorado, nao rola.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/19
    · votar


    Acorde para os acordes

    brenovsky
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Vou wardar esse tópico aqui para ler com mais calma amanhã... A essa hora da noite eu não entendi foi é nada kkkk.

    Ordinaire
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Sem dúvidas, aprender as escolas dá uma liberdade enorme na guitarra, para mim isso foi o divisor de aguas e olha que eu só aprendi as escalas maiores/relativas menores das notas não sustenidas... Mesmo assim, não adianta tanta coisa assim se o seu ouvido for obsoleto igual o meu kkkkkk. Eu acho que o grande segredo de qualquer instrumento é o ouvido, aprender técnica e teoria é muito mais fácil que domar o ouvido, pelo menos para mim!

    LeandroP
    Moderador
    # fev/19
    · votar


    Quando você tem o conhecimento teórico/harmônico, a coisa fica diferente, e seu ouvido passa a funcionar bem melhor. Se você aprende a teoria, fica mais fácil "domar" o seu ouvido. Não se trata de um privilégio orgânico.

    Ismah
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    MarcSnowguitar

    Ajudou muito pra mim tocar sempre os intervalos, isso me forçou a "acordar pros acordes", e saber onde estão cada um deles. O CAGED, e alguma coisa de acordes incompletos, que tirei da música regional foi fundamental.

    MarcSnowguitar
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Ismah
    Sim. Na verdade:
    Conhecer a Escala Maior, intervalos e contagem é o fundamental

    Gabriel.40
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Opa mais tarde volto pra aprender. Valeu

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Um video muito bom sobre isso:

    pra quem faz teclas, aula séria, aula de piano
    isso é feijão com arroz
    se começa a ver isso isso logo, depois que passou no máximo um ano ou dois vendo a parte teórica sobre notas, duração, escrita...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Finalmente desvendei o segredo da guitarra