Autor |
Mensagem |
LeBron James Membro Novato |
# fev/19
kkkkk bem audacioso esse titulo, né? Mas vamos por partes...
Já fazem 10 anos que eu "toco" guitarra. Desses 10 anos devo ter estudado, entre teoria e técnica, no máximo 2 anos. A essa altura é claro que a ficha caiu: não adianta nada aprender técnica, ou musicas como Technical Difficulties do Paul Gilbert se, eu não ENTENDER a musica, o que está acontecendo.
Sei que vez ou outra apareço por aqui em algum tópico de dúvida, mas quero compartilhar minha percepção sobre o que descobri depois desse tempo todo.
O "segredo" é bem simples: APRENDER as escalas maiores em todas as 12 tonalidades. Mas é aprender mesmo: saber na ponta da língua quantos sustenidos tem um E maior ou quantos bemóis tem um Ab. Parece besteira mas isso é importantíssimo para não se perder em enamonias!!
Um video muito bom sobre isso:
Outra coisa muito importante a se ter em mente são os famosos intervalos. A forma correta de se estudar esse assunto é bem simples, basta ter em mente o seguinte raciocínio: TUDO COMEÇA A PARTIR DA ESCALA DE DÓ.
Veja, quando apendemos modos gregos vemos que a relação entre os intervalos muda a partir da nota que usamos como tônica. Se estudarmos os modos a partir de C, tudo fica mais claro:
JÔNICO: C D E F G A B
LÍDIO: C D E F# G A B
MIXOLÍDIO: C D E F G A Bb
Esses são os modos maiores, certo? Percebeu como fica evidente as notas características dos modos? Então posso generalizar isso para qualquer escala maior (é aí que entra o estudo da formação de escalas com sustenidos e escalas com bemóis, do primeiro vídeo). Veja, se voce encontrar um solo em que aparece o F#, de que escala estamos falando? G maior. E se nesse mesmo solo aparecer, mais a frente, um C#? Teríamos um G lídio OU D maior. Percebeu a razão de eu ter dito para aprender todas as escalas maiores? Os modos levam naturalmente a uma escala maior. Com o estudo da pra fazer essas contas de cabeça, rapidamente, e solar bem.
Antes de finalizar o post vamos retomar a formação de escalas. Se analisarmos o modo eólio em relação ao jônio vemos que os intervalos são de terça, sexta e sétima MENORES (b3, b6, 7) assim:
JÔNICO C D E F G A B
EÓLIO C D Eb F G Ab Bb
Agora temos o modo eólio como referencia para os demais modos menores:
EÓLIO C D Eb F G Ab Bb
DÓRICO C D Eb F G A Bb
FRÍGIO C Db Eb F G Ab Bb
LÓCRIO - costumo pensar que ele tem como base o frígio... C Db Eb F Gb Ab Bb
E para finalizar, devemos estudar ao longo do braço, sem decorar shapes, mas pensando em notas. Tem que saber todas as notas do braço, aí mais um segredinho: tocar a escala nas TRÊS direções possíveis: vertical, horizontal e DIAGONAL. Com isso podemos aplicar tercinas, sextinas pra deixar mais interessante o estudo.
**** Pessoal, esse tópico não tem a pretensão de ser uma verdade absoluta nesses assuntos, minha intenção é apenas compartilhar o que venho aprendendo ao longo dos meses em que voltei a estudar guitarra.
|
lamas92 Membro Novato |
# fev/19 · Editado por: lamas92
· votar
Excelente!
(Estou Feliz! Só faltam 9 anos e 364 dias pra eu começar a ter esperanças de entender o que vc escreveu aí em cima!!!)
:P
|
Ismah Veterano |
# fev/19
· votar
Se tem funcionado, ótimo... Mas talvez por ter uma visão mais tradicional do troço, me pareceu uma sopa de letrinhas. Ainda assim, isso é a base para qualquer instrumento...
|
killeryoda Membro |
# fev/19
· votar
na minha opnião o segredo é: aprender partitura aprender teoria aprender todas as notas no braço da guitarra
|
MarcSnowguitar Membro Novato |
# fev/19 · Editado por: MarcSnowguitar
· votar
Cara todo mundo acha que Modos gregos vai resolver o sentido da vida. Aí decora o modos e não sabe o que fazer com eles. Mesmo esquema da Penta, decora os shapes mas não sabe o que fazer. Decora 5 licks de repetição, e toca em cima de qualquer base e fala que é improviso. Enquanto deixar de raciocinar para usar o decorado, nao rola.
|
LeandroP Moderador |
# fev/19
· votar
Acorde para os acordes
|
brenovsky Membro Novato |
# fev/19
· votar
Vou wardar esse tópico aqui para ler com mais calma amanhã... A essa hora da noite eu não entendi foi é nada kkkk.
|
Ordinaire Membro Novato |
# fev/19
· votar
Sem dúvidas, aprender as escolas dá uma liberdade enorme na guitarra, para mim isso foi o divisor de aguas e olha que eu só aprendi as escalas maiores/relativas menores das notas não sustenidas... Mesmo assim, não adianta tanta coisa assim se o seu ouvido for obsoleto igual o meu kkkkkk. Eu acho que o grande segredo de qualquer instrumento é o ouvido, aprender técnica e teoria é muito mais fácil que domar o ouvido, pelo menos para mim!
|
LeandroP Moderador |
# fev/19
· votar
Quando você tem o conhecimento teórico/harmônico, a coisa fica diferente, e seu ouvido passa a funcionar bem melhor. Se você aprende a teoria, fica mais fácil "domar" o seu ouvido. Não se trata de um privilégio orgânico.
|
Ismah Veterano |
# fev/19
· votar
MarcSnowguitar
Ajudou muito pra mim tocar sempre os intervalos, isso me forçou a "acordar pros acordes", e saber onde estão cada um deles. O CAGED, e alguma coisa de acordes incompletos, que tirei da música regional foi fundamental.
|
MarcSnowguitar Membro Novato |
# fev/19
· votar
Ismah Sim. Na verdade: Conhecer a Escala Maior, intervalos e contagem é o fundamental
|
Gabriel.40 Membro Novato |
# fev/19
· votar
Opa mais tarde volto pra aprender. Valeu
|
fernando tecladista Veterano |
# fev/19
· votar
Um video muito bom sobre isso:
pra quem faz teclas, aula séria, aula de piano isso é feijão com arroz se começa a ver isso isso logo, depois que passou no máximo um ano ou dois vendo a parte teórica sobre notas, duração, escrita...
|