duvida sobre improviso na música

    Autor Mensagem
    kinhoBram
    Veterano
    # nov/18


    digamos que eu vá improvisar na hora do solo, e digamos que eu saiba exatamente o tanto de compassos que deve durar o solo. porem ai no calor da emoção ao fazer meu improviso eu nunca volto na hora certinho para base.
    já fui criticado por alguns caras em bandas.
    eu queria saber o que voces fazem ou recomendam para fazer o solo durar o tempo certo e voltar para a base no tempo certo, especialmente se voce for o único guitarrista.

    ejames
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Não ficou claro se o seu problema é a contagem de compassos ou a comunicação com a banda. O primeiro se resolve com metrônomo, o segundo com ensaio.

    eu nunca volto na hora certinho para base
    A coisa é que não existe "certo", existe o que a banda combina - seja previamente ou seja de improviso, através de percepção.

    já fui criticado por alguns caras em bandas.
    Tem que haver comunicação. Seja verbal, visual ou até a mais importante delas - musical. Pode ser um berro, um olhar, pode ser seguindo a convenção da música, etc; mas a tendência é que com o tempo e experiência vocês saibam se comunicar musicalmente sem nem precisar se olhar.

    entamoeba
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    kinhoBram
    Gosto desse exemplo aqui:

    https://youtu.be/Ij99dud8-0A?t=194

    Note como o solo continua por cima do refrão. Pode ser uma alternativa para você.

    erick6cordas
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Como é a harmonia do solo?

    Quando se trata de improviso, o improvisador é quem dá o ritmo das coisas na hora do solo, você tem que ser muito claro na hora de entregar o solo. Talvez seja mais interessantes vocês combinarem de você entregar o solo e vez de contar compassos.
    Se a harmonia do improviso for um blues de 12 compassos por exemplo, não é interessante você contar compassos e sim quantas vezes você faz a forma inteira no seu improviso!
    Se for uma harmonia curta e repetitiva onde a forma inteira são só 4 acordes que repetem ad infinito, é melhor você entregar o solo como eu falei, ou combinar de a banda fazer a cada 4 ou 8 ou 12 compassos(ou quando a harmonia começa a repetir) uma virada de batera, uma convenção, ou algo assim pra facilitar a contagem de todos

    Agora pra ficar mais preciso nas formas dos solos é ideal que você pratique bastante sozinho, primeiro com a base, depois só você e o metronomo!

    kinhoBram
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    erick6cordas o que seria eu entregar o solo?

    JJJ
    Veterano
    # nov/18 · Editado por: JJJ
    · votar


    A menos que o solo tenha trocentos compassos (o que eu sugiro fortemente evitar...) é mais ou menos intuitiva a coisa.

    O solo tem que "contar uma história": começa dando as caras, vai envolvendo, chega num clímax e faz um desfecho. Tem uma lógica nos bons solos, não é um amontoado de notas e licks chutados numa escala bonitinha.

    Assim, aos poucos, acaba sendo natural o encaixe do solo no tempo da base. Se, com o tempo, a coisa não encaixa de jeito nenhum, pode ser que o tempo que se pensou pro solo (a quantidade de compassos) seja insuficiente ou exagerada. Daí é mexer na estrutura, até a coisa encaixar.

    kinhoBram
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    estou me referindo a um improviso, um improviso nem sempre tem essa consistencia de um solo pensado antes

    Singles
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    O pessoal deve ta reclamando q vc ta roubando os holofotes hehehe manera um pouco e ta de boa

    kinhoBram
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    é mais ou menos isso

    kinhoBram
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    eu queria dar o mínimo de margem possível para ser criticado, entendem?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvida sobre improviso na música