singinglife Membro Novato |
# ago/18 · Editado por: singinglife
· votar
macaco veio Mas estudar contraponto assim de cara! Eu vi contraponto no estudo de composição. Como estudar contraponto sem dominar os intervalos? Acho meio dificil mas tudo faz parte.
Eu também acho. Pra estudar contraponto tem que ter uma base mínima de harmonia e percepção e não tem como estudar esses dois um sem o outro. E história? Para se entender música de verdade também não dá pra eliminar esse assunto. O fato é que o pessoal acaba estudando por métodos simplificados e ficam buracos, aí um dia, vem uma dúvida que parece boba, mas na verdade é um fundamento lá de trás. Como você mesmo disse, está tudo interligado. É o que aconteceu com essa pergunta.
o pessoal inventa muitos termos que na minha época não tinha, progressão harmonica hoje chamam de "levada" , ostinato chamam de Riff e mesmo campo harmonico não tinha esse nome, personalidade das notas é completamente novo pra mim então não sei o que realmente significa.
eheheh, boa. Ainda se estuda contraponto em alguns cursos. Eu mesma estudei canto lírico, não tenho muito tempo de formada, e tive uma carga horária bem pesada por 4 anos de estudo em composição e análise de contraponto (séc. XVI e XVIII), condução de vozes, harmonia e forma, sem contar percepção; alguns criticam pq é bem puxado para o tipo de curso mas ainda é realidade. Sobre "personalidade das notas", também não sei o que é mas estou supondo que ele está querendo se referir às relações entre as notas - tensões, consonâncias, dissonâncias, resolução de sensível, resolução de nona, etc., isso é assunto base de condução de vozes/contraponto. E com relação aos graus da melodia, a gente já descobriu, é o solfejo mesmo.
|