Autor |
Mensagem |
Paludo756 Membro Novato |
# jul/18
Introdução
Muitos tem dúvidas sobre o porque de existirem tantas afinações diferentes da padrão (E A D G B E), as motivações podem ser diferentes, vamos as principais delas:
Primeiramente não existe regra. Uma banda ou artista não usa a afinação escolhida apenas um único motivo, então vou tentar colocar aqui os principais motivos pelos quais bandas e/ou artistas utilizam suas afinações.
1º Grande Motivo: PESO. Não necessariamente abusam do peso, mas a guitarra com a afinação mais baixa tende a soar mais grave. Por exemplo a banda Slayer, grande parte de suas músicas são em meio tom abaixo, ao vivo, todas. A banda Judas Priest é outra que ao vivo utiliza todas as suas músicas um tom abaixo. Yngwie Malmsteen é um exemplo que sempre utilizou meio tom abaixo para trazer mais peso e "engordar" o som, Eddie Van Halen o mesmo. Já outros guitarristas baixavam ainda mais a afinação para um som ainda mais pesado, por exemplo Michael Romeo do Symphony X sempre usou a guitarra um tom abaixo, por buscar ainda mais peso nas composições da sua banda, o mesmo com Sepultura, Death, entre tantas.
2º Grande Motivo: Adequar-se a voz do vocalista. Por exemplo, Guns 'n Roses, como Axel Rose era barítono, sua voz se encaixava melhor em meio tom abaixo, seus agudos são todos falsete, Angels Cry do Angra foi gravado com esta afinação também, as músicas eram muito altas (tom da música muito alto) para o vocalista Andre Matos, o mesmo acontece no Black Sabbath com a entrada de Ronnie James Dio, baixar meio tom ajuda o vocalista à chegar no tom da música. Isto ocorre principalmente com bandas onde o vocalista teve sua voz prejudicada por exagerar no Drive, por exemplo, o Metallica passou a usar esta afinação do disco Load, para que a voz do James ficasse mais confortável, o mesmo ocorre no Megadeth, no album Youtanasia você começa a ouvir canções utilizando esta afinação para a voz do Mustaine ficar mais confortável. Muitas destas bandas atualmente estão inclusive utilizando a afinação em Um tom abaixo ao vivo, Metallica e Megadeth utilizam atualmente ao vivo na maioria de suas músicas. A banda Helloween passou a utilizar meio tom abaixo com o vocalista Andi Deris, hoje já executa as músicas ao vivo um tom abaixo também.
3° Grande Motivo: Cordas leves. Não sei se todos aqui sabem, mas muitos guitarristas rápidos alcançam tal velocidade com a ajuda de cordas muito moles, que facilitam os ligados, bends, tapping, entre outras técnicas. No Iron Maiden temos como exemplo Dave Murray, cordas 008, o mesmo com K.K.Downing no Judas Priest. Um caso específico aconteceu no Master Of Reality do Black Sabbath, Tony Iommi buscou usar cordas leves, porém não para velocidade, e sim para conforto da sua mão direita, a qual usava as próteses, a escolha de afinar um tom e meio abaixo foi porque a diferença de uma menor relativa causava muita semelhança entre as músicas que originalmente eram tocadas na afinação padrão. Com o passar do tempo, alguns guitarristas, entre eles os já citados Malsteen e Eddie Van Halen, perceberam que as cordas 0.08 eram finas demais e não tinham sustein, então passaram a utilizar cordas não tãããão leves, as 0.09, porém, para que continuassem bem leves, baixam meio tom, logo ganham mais peso, mais sustein e não perdem a levesa nas cordas. Michael Romeo em um tom abaixo usa 010 híbrida com 009.
4º Grande Motivo: Fica melhor para determinada música. Já se deparou com algum álbum onde apenas uma música tem uma afinação diferente? Eu já reparei em muitas. This Is Love do Pantera, a única no album em meio tom abaixo. No Train of Through do Dream Theater apenas a Stream Of Counciusness também, no Reddemer of Souls do Judas Priest apenas a Battle Cry, e por ai vai (rimou rsrs). As vezes a escolha da afinação se dá por conta da música se encaixar melhor, simples assim, também no Pantera, algumas músicas eram em Drop, outras não, o mesmo se repete para muitas bandas. As vezes artistas decidem também utilizar um album inteiro com uma afinação diferente, melhor exemplo disso: Children of Bodom, seu album de estréia foi em 1 tom e meio abaixo, segue com albuns em um tom abaixo, depois gravou álbuns com afinações Drop D e Drop C.
Para afinações mais baixas as cordas variam de 010 até 013 mais comumente. Por exemplo, Slipknot, Drop B, ou seja, Um tom e meio abaixo Dropado, utiliza cordas 011.
|
# jul/18
· votar
Afinações e Bandas de Metal que as utilizam ou utilizaram:
E standard (E A D G B E) Metallica Black Sabbath Slayer Megadeth Iron Maiden Anthrax Exodus Emperor Mayhem 1349 Ensiferum Gorgoroth Nokturnal Mortum Ragnarok Celtic Frost Naglfar Opeth Dimmu Borgir DragonForce Immortal Sodom Bruce Dickinson Dream Theater Municipal Waste Obituary Buried Dreams Quo Vadis Ne Obliviscaris Dissection Intestine Baalism Psyopus Cynic Moonsorrow Mors Principium Est Borknagar Biomechanical Judas Priest
Eb Tuning (Eb Ab Db Gb Bb Eb) Metallica Saint Vitus Candlemass Pentagram Blind Guardian Helloween Slayer Nevermore Cannibal Corpse Cattle Decapitation Iced Earth The Haunted Katatonia Black Sabbath Morbid Angel Gamma Ray Demons and Wizards Hammerfall Evile Testament Dark Tranquillity Nightingale Keep Of Kalessin Deicide Agalloch Galneryus Cormorant Megadeth RATT Judas Priest Malmsteen Pantera
|
# jul/18
· votar
Drop D Tuning (D A D G B E) Psycroptic Metallica Opeth Judas Priest Vital Remains Avenged Sevenfold Lamb of God Primal Fear Jorn Shaman Pantera
Drop C# (C# G# C# F# A# D#) Psycroptic Nevermore Metallica Odious Mortem Martyr As Eden Burns Avended Sevenfold
D Tuning (D G C F A D)
Death Necrophagist Symphony X Gojira Mastodon Pantera Decapitated Children of Bodom Vader Exodus The Haunted In Flames Aborted Cradle Of Filth Behemoth Atheist Kathaarsys Nightwish Gorgoroth Immortal Gorod Anata Carcariass Quo Vadis The Red Chord Anaal Nathrakh Dream Theater Disillusion Napalm Death Obituary Insomnium Wintersun Buried Dreams Testament Firewind I Inferi Omnium Gatherum Decrepit Birth Paradise Lost Mors Principium Est Kalmah Suffocation Kreator
|
Gabezorx Membro Novato |
# jul/18
· votar
Paludo756 Interessantíssimo! Vale como curiosidade.
Tu quem fez essa compilação?
Recentemente vi uma entrevista do Jerry Cantrell do AiC onde ele disse que sempre usou Eb e Drop Db simplesmente porque ele gosta do som e não por nenhum outro motivo, muito menos por causa do vocalista que conseguia cantar em qualquer tonalidade.
|
# jul/18
· votar
C# Tuning (C# F# B E G# C#) Down Black Sabbath Lykathea Aflame My Dying Bride Reverend Bizarre Pantera Decapitated Behemoth Cannibal Corpse Venom Akercocke Machine Head Between The Buried and Me Dark Tranquillity Gorguts Vader Kalmah Orange Goblin Suffocation
Drop C Tuning (C G C F A D)] Rammstein Waking the Cadaver Job for a Cowboy Children of Bodom Metallica The Faceless Machine Head Disillusion Arsis The Black Dahlia Murder DÅÅTH Trepalium System of a Down Primal Fear Wintersun
C Tuning (C F A# D# G C)] In Flames Gorguts Into Eternity Electric Wizard Cathedral Arch Enemy The Black Dahlia Murder Cradle Of Filth Katatonia Chthonic Immolation Dethklok The Absence Anaal Nathrakh Dream Theater High on Fire Sleep Casketgarden Vehemence Dying Fetus Paradise Lost Abigail Williams Akercocke Swallow the Sun Septicflesh Into Eternity Suffocation Disgorge Kyuss While Heaven Wept In Flames Kyuss Corrosion of Conformity Queens of the Stone Age Hatebreed Biohazard Kittie Fight Halford Ill Niño
|
BrotherCrow Membro Novato |
# jul/18
· votar
Legal, só acho importante frisar que não são só as bandas de metal que usam afinações alternativas. É muito comum no folk, além de ser praticamente padrão usar afinações abertas entre os blueseiros que tocam slide (eu mesmo tenho alguma prática com open D e open G). Caso interessante é o da Joni Mitchell, que desenvolveu várias afinações alternativas porque teve pólio quando era criança e ficou com as articulações dos dedos comprometidas. E ouvindo os discos, o talento dela como violonista é incrível.
|
# jul/18
· votar
Drop B Tuning (B F# B E G# C#) Machine Head Slayer Origin Slipknot
Drop Bb (Bb F Bb Eb G C) Job For A Cowboy In Flames Arch Enemy Novembers Doom The Acacia Strain
B Standard - 6 strings (B E A D F# B) At the Gates Carcass Type O Negative Cryptopsy Exhumed Pelican Cathedral Arch Enemy Aborted Amon Amarth Soilwork The Absence Vehemence Edge Of Sanity Bloodbath Arcturus Paradise Lost Cephalic Carnage Warning The Monolith Deathcult Augury
B standard - 7 strings (B E A D G B E) Fear Factory Dream Theater Lacuna Coil Metallica Megadeth Aeon Emperor Spawn of Possession Aghora Scar Symmetry Hypocrisy Satariel DragonForce Raintime Biomechanical Negura Bunget
Drop A - 6 strings(A E A D F# B) Nile Job For A Cowboy The Acacia Strain Augury Slipknot
Drop A - 7 strings (A E A D G B E) Suicide Silence Thy Art Is Murder The Red Shore Blotted Science Whitechapel
Bb/A# 7-String Tuning(A# D# G# C# F# A# D#) Meshuggah Sonata Arctnica Nevermore Cannibal Corpse Slayer Behemoth Morbid Angel Vile Aghora Outworld Galneryus
A standard - 6 strings(A D G C E A) Bloodbath Demilich Dream Theater
A standard - 7 strings (A D G C F A D) Fear Factory Divine Heresy Beneath The Massacre
Drop G# - 6 strings(G# D# G# C# F A#) The Acacia Strain
Ab Standard - 7 strings (Ab Db Gb B E Ab Db) Mirrorthrone Weeping Birth
G standard - 6 strings(G C F A# D G) Mortician
Open C - 6 strings (C G C G C E) The Devin Townsend Band Strapping Young Lad
Open C - 7 strings (G C G C G C E) The Devin Townsend Band Strapping Young Lad
F# Standard - 8 string (F# B E A D G B E) Divine Heresy Anchorhead DragonForce
F standard - 6 strings {Tuned down, not up}(F A# D# G# C F) Burzum
F standard - 8 strings (F Bb Eb Ab Db Gb Bb Eb) Meshuggah
Misto: Ion Dissonance - 7 strings in G# C# F# C F A D#. Mithras - 7 strings in A# D# G# C# F A# D#. Outworld - 8 strings in Bb Eb Ab Db Gb Eb Ab Isis - 6 strings in B F# B E G B Old Man Gloom - 6 strings in B F# B E G B All Shall Perish - 7 strings in B F# B E G# C# F#
|
Pleonasmo Membro Novato |
# jul/18
· votar
Muito interessante. Eu particularmente gosto de Open D e G pelo blues acústico.
|
# jul/18
· votar
BrotherCrow
Boa, outros estilos usam demais também. Cara, se tu souber artistas que a utilizam, aumenta a lista. O que me levou a fazer esse tópico é que nunca encontrei nada relacionado a bandas que utilizam certas afinações. Minha banda trocou de vocalista, e tivemos que descer pra Ré standart, não sabia que encontrar bandas que utilizam esta afinação na internet seria algo tão difícil '-'
|
Gabezorx Membro Novato |
# jul/18
· votar
Tesseract: Ab F Bb Eb F Bb Eb Northlane: F C F Bb Eb G C
|
Buja Veterano |
# jul/18
· votar
Lembrando, tambem, como ja disseram ai em cima, outros estilos tambem usam afinações diferenciadas.
Estou aprendendo country por conta propria, e a primeira coisa que se nota são as guitarras em Drop D, a grande maioria das vezes. Ha afinações abertas tambem, Como Open D e principalmente o Open G, mas já vi musicas até com afinações bizarras, que nem sei dar nome, só pra facilitar a execução, e dar uma sonoridade unica.
|
sandroguiraldo Veterano |
# jul/18
· votar
Eu tive uma experiência de tocar por cerca de 6 meses numa formação de banda que foi preciso abaixar meio tom da afinação padrão, devido a ficar mais confortável pra vocalista.
Foi interessante; o som ficou mais gordo e um pouco mais pesado, porém depois que trocamos de vocalista voltamos a afinação padrão.
|
BrotherCrow Membro Novato |
# jul/18
· votar
sandroguiraldo Hendrix tocava meio tom abaixo direto. E acho que tinha mais a ver com timbre do que facilitar o vocal, no caso dele.
|
makumbator Moderador
|
# jul/18
· votar
sandroguiraldo Eu tive uma experiência de tocar por cerca de 6 meses numa formação de banda que foi preciso abaixar meio tom da afinação padrão
Eu mantenho direto um dos meus baixos com trastes em afinação meio tom abaixo e outro em afinação padrão. Quando preciso tocar músicas de bandas que fazem meio tom abaixo (que é a afinação mais comum fora a padrão) fica bem fácil.
|
# jan/19
· votar
makumbator
Exato! E geralmente é assim, quando é meio tom abaixo, no baixo geralmente não tem como tocar na afinação padrão. Quando é um tom abaixo tem a opção de Drop. Também já vi recursos para quem tem baixo de 5 ou 6 cordas, quando a guitarra é Drop C afinam a quinta corda em Dó, e tem os baixistas que caçam as notas na afinação padrão mesmo, com a guitarra tocando em várias afinações. A exemplos: John Myung, Felipe Andreoli, Luis Mariutti...
|
Buja Veterano |
# jan/19
· votar
F standard - 6 strings {Tuned down, not up}(F A# D# G# C F) Burzum
O.o
|
victorhugorleite Membro Novato |
# jan/19 · Editado por: victorhugorleite
· votar
Nada mais louco do que o Sonic Youth.
Vide http://www.sonicyouth.com/mustang/tab/tuning.html
No disco Kill Your Idols...
KILL YR IDOLS: G G D D D# D# BROTHER JAMES: G G D D D# D# EARLY AMERICAN: G G D D D# D#
No Daydream Nation...
TEENAGE RIOT: G A B D E G (Thruston) / G G D D G G (Lee) SILVER ROCKET: A C C G G# C / A A E E A A THE SPRAWL: C C E B G D / G G D D G G 'CROSS THE BREEZE: C C E B G D / E E E E F# F# ERIC'S TRIP: B B x x F# F# / E B E E A B TOTAL TRASH: G G D D D# D# / G G D D G G HEY JONI: G A B D E G / E B E E A B CANDLE: A C C G G# C /A A E E A A RAIN KING: D# D# A A E E / E B E E A A KISSABILITY: A C C G G# C / E B E E A B THE WONDER: G G D D D# D# / G G C# D G G HYPERSTATION: G G D D D# D# / G G C# D G G ELIMINATOR JR: G G D D D# D# / G G D D G G
Todos os discos tem umas afinações assim... Haja guitarra!
|
Buja Veterano |
# jan/19
· votar
victorhugorleite
Me pergunto o que levaria alguem a afinar a corda de baixo apenas meio tom acima.
|
victorhugorleite Membro Novato |
# jan/19
· votar
Buja
Eu sei: DROGAS.
Amo Sonic Youth, mas nunca entendi isso...
|
Ismah Veterano |
# jan/19 · Editado por: Ismah
· votar
Eu talvez trocaria o nome "peso" por "timbre. Em diversas situações é essa a questão, para TODOS os instrumentos mecânicos, e alguns eletro-mecânicos. Noto sensível aumento de sustain, usando a guitarra em diferentes afinações. Assim como da composição harmônica da nota.
Acredito que a afinação padrão, não era tão padrão assim, pelo menos até os anos 80. Muitas bandas dos 60, usaram afinações diferentes por motivos diversos, e não citados. Possivelmente porque a maioria estava com raíz no blues. Nos anos 70 é que variaram menos, e que ficou mais num padrão conhecido, Talvez, porque tenha vindo mais raízes no violão erudito.
Outros ramos, são o folk, viking, medieval e renascentista, que todos usam afinações de determinadas épocas. Porque usaram, recai em todos, e no mesmo quesito anterior: timbre. Ainda podemos extrapolar para temperamentos diversos. E que nas 6 cordas, pode depender do método de afinação usado, como do cálculo para posicionar os trastes.
Do que posso falar, é que já testei algumas, abertas, com 6, com 4, blá blá blá, e para determinadas coisas funciona muito bem. Algumas soam datadas, porque ia de acordo com as tendências da época - e recaímos no mesmo caso do temperamento.
|