Comparativo de guitarras interessante

    Autor Mensagem
    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 14/fev/18 21:38


    Nesse vídeo aqui um cara faz um comparativo entre duas Stratos 1973. Uma comum (com a ponte tremolo) e outra "Hard Tail"
    https://www.youtube.com/watch?v=vlUzQ6LEiek
    Deixem suas impressões.
    Abçs

    MatheusMX
    Veterano
    # 14/fev/18 21:51
    · votar


    Já tinha visto esse video.
    É interessante, porém a comparação tem suas ressalvas, já que são guitarras com componentes distintos e, mesmo que tivessem o mesmo tipo de ponte, poderiam soar diferente.

    Delson
    Veterano
    # 15/fev/18 10:31
    · votar


    Muito interessante. Apesar de não me adaptar bem com as Strats, curto muito o timbre. Sempre achei que as Stratocasters hardtail fossem uma "evolução" das Telecasters.

    Sempre achei o timbre do Robert Cray o máximo, depois fui descobrir o motivo (ou um dos motivos) e lá estava ele empunhando uma hardtail.

    Canal bacana. Gostei desse vídeo: (apesar de não achar as Les Paul Custom a oitava maravilha do mundo, e apesar daquele captador do braço não ser beeeeem um P-90)



    rsf
    Veterano
    # 15/fev/18 12:32
    · votar


    Pelo que depreendi o motivo do vídeo não é comparar timbres, até porque obviamente são timbres diferentes. Para mim, abstraindo a questão do timbre, acho que o tremolo soa mais encorpado, com definição maior das frequências, com mais profundidade. Mas, obviamente, isso é uma impressão pessoal, não uma afirmação. Um teste interessante seria eventual diferença quanto ao sustain..Acho que, pelo menos em teoria, o hardtail deve ter mais...procede, bertola?

    MMI
    Veterano
    # 15/fev/18 20:49
    · votar


    Não sou strateiro... De toda forma, strato que mexe comigo é a SSS, tremolo etc. A boa e velha stratocaster, tradicional. Não sou bom com este tipo de guitarra, não é minha pegada, o tremolo na verdade uso pouco. Mas nunca achei uma strato que me encantasse e fosse hard tail. Nem que fosse para travar a ponte, eu fico com o tremolo.

    Les Strato
    Veterano
    # 15/fev/18 21:20
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    O canal desse cara ai é sensacional, basicamente é 50% experimentos malucos pra testar varias das ''misticas'' teorias guitarristicas e outros 50% de equipamentos vintages (em especial Marshall's).

    Lembro de ter visto um esses tempos que ele usou 2 tabuas de madeiras diferentes pra montar uma guitarra e testar a diferença timbristica, bem louco.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # 15/fev/18 22:38
    · votar


    Assisti muito dessas comparações, principalmente quando pensei sobre a influencia do bloco da ponte em uma strato. Mas esses testes sempre me deixam cético, porque quando você compara uma guitarra não mudou apenas o bloco ou se tem tremolo, mudou braço, cordas, captadores, as vezes dia de gravação.
    Mesmo em uma guitarra que tem bloco x e põe Y as cordas mudam e no final ficam varias variáveis sem controle.

    entamoeba
    Membro Novato
    # 16/fev/18 09:45
    · votar


    A diferença de volume entre as duas prejudicou o vídeo.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # 16/fev/18 10:28
    · votar


    Vou marcar aqui para assistir em casa...

    Delson
    Veterano
    # 16/fev/18 16:40
    · votar


    entamoeba
    A diferença de volume entre as duas prejudicou o vídeo.

    Creio que não seja prejuízo para o vídeo. Acho que a diferença de volume é uma das características das guitarras.

    Singles
    Membro Novato
    # 17/fev/18 09:04
    · votar


    Eu acredito demais nessas diferenças de timbre, acho q uma fixaçao da ponte hardtail soa bem diferente de uma hardtail pra um tremolo vintage (6-5 parafusos), um tremolo vintage soa bem diferente de um tremolo moderno (2 parafusos), e um tremolo moderno soa bem diferente de uma ponte flutuante.. acho q o q pega mais eh a questao do sustain e a reverberaçao entre as cordas nos acordes.. eu tenho uma strato com ponte vintage e se mecher na altura de um ou dois parafusos eu juro q escuto diferença rsrs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 17/fev/18 09:40
    · votar


    Delson
    Creio que não seja prejuízo para o vídeo. Acho que a diferença de volume é uma das características das guitarras.

    Exatamente. A guitarra "hard tail" tem uma resposta de graves maior e uma sustentação um pouco maior também...
    Tenho construído Stratos (e teles) dos 2 tipos por anos, utilizando várias madeiras distintas e captadores idem. De forma geral as sem tremolo apresentam um timbre distinto das com tremolo, de forma geral mais "fechado" (se é que posso usar esse termo).
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comparativo de guitarras interessante