Quack e Twang - Qual o segredo do som estalado?

Autor Mensagem
HortaRates
Membro
# jan/18 · Editado por: HortaRates


Fala galera das stratos/teles,

Ultimamente tenho me interessado muito pelo som característico dessas guitarras, principalmente pelo "quack" das stratos. Pesquisei aqui e em outro fóruns, e consegui valiosas dicas para conseguir o máximo de "quack" da guitarra:
- Usar a chave de seleção dos captadores nas posições 2 e 4;
- Usar os captadores bem longe das cordas, quase encostados no escudo;
- Usar captadores de baixa saída;
- Usar o captador do meio significativamente mais baixo que os captadores do braço e da ponte;

Segui essas dicas (menos a de usar captadores de baixa saída, visto que os pu da minha strato são cerâmicos e não tenho condições de trocar) e realmente percebi um aumento no belo estalado da guitarra.

Queria discutir agora o quesito equalização, que acredito influenciar ainda mais que a regulagem no "quack" da guitarra.
Fuçando pelas simulações de amplificador da minha pedaleira (uma Zoom G3x), achei uma simulação que entrega um quack absurdo, surpreendente, maravilhoso: A simulação "Fender Vibrolux". Não sei a qual amp real esta simulação se refere, mas sei que consegui o "quack" que estava na minha cabeça através dela.
O problema é que eu não consegui reproduzir este som usando pedais.
Fucei um equalizador de 6 bandas, utilizei compressor, um overdrive de leve, mexi nos knobs do meu à exaustão... Mas não consegui fazer a guitarra estalar tanto no meu querido valvulado quanto na simulação da pedaleira.

Então queria saber: O que vocês usam, em termos de equalização, para que a guitarra fique com um belo estalado?

A referência que eu tenho na minha cabeça pra um belo som estalado é esta (principalmente após os 0:58)
https://www.youtube.com/watch?v=ZzoexXN0qIU

Valeu!

Buja
Veterano
# jan/18
· votar


Falta uma dica fundamental ai: a manha dos palheta e dos dedos.

É serio mano. Quack sai em qualquer setup do jeito que voce pos ai.
Lutei muito tempo pra arrumar um timbre estalado da minha strato e um twang da tele. E acho que enfim consegui.

Descobri no final que o problema tava na minha tecnica.
Pra tirar timbre estalado de strato, voce tem que estalar as cordas.
Eu batia fraco.
É igual tentar tirar slap de baixo alisando as cordas.
Pode ser o setup mais absurdo do mundo que nao sai slap alisando cabelo de mulher. Tem que dar "tapa" mermo.

Na strato funciona igual. Tem que tocar estalando, querendo bater nas cordas (com equilibrio claro). É o jeito funky de tocar. Frusciante é master nisso. Toca querendo tocar. De resto é o que voce fez mesmo.

Nesse video mesmo que voce postou, garanto que o cara tava batendo a palheta com um pouco mais de vontade. O setup em timbragem deve ta parecido com o seu.

Gabezorx
Membro Novato
# jan/18
· votar


E esse twang?


HortaRates
Membro
# jan/18
· votar


Buja
Muito obrigado pela resposta!

A questão é que eu já eliminei os fatores "pegada" e "guitarra" : Com a mesma guitarra e a mesma pegada eu consigo um belo estalado utilizando a simulação na Zoom G3, e não consigo um estalado tão bom assim utilizando amp + pedais ou outra simulação na pedaleira.

Daí que eu tirei que o "problema" é a equalização. Poxa, o que é uma simulação de amp na pedaleira além de uma equalização bem feita + drive? Acredito que eu consiga resultados semelhantes à simulação da pedaleira acertando a equalização do conjunto pedais + amp. A questão é... onde na equalização devo mexer pra conseguir mais "quacks"?

Buja
Veterano
# jan/18
· votar


HortaRates
Agora entendi o que quer dizer.

Voce ja consegue esse timbre na pedaleira, mas nos pedais nem tanto.

Pergunta idiota a minha ne...mas ja tentou ver cada parametro do timbre do fender vibrolux, e colocar nos pedais e no amp?
Em teoria, tem que sair parecido.

MatheusMX
Veterano
# jan/18
· votar


HortaRates
Daí que eu tirei que o "problema" é a equalização.
Experimente equalizações mais mid scoop.
Comece colocando o mid no zero, e agudos e graves no máximo, e tente ir ajustando.

Ismah
Veterano
# jan/18
· votar


HortaRates

Tudo testado?

Jabijirous
Veterano
# jan/18
· votar


HortaRates
Segui essas dicas (menos a de usar captadores de baixa saída, visto que os pu da minha strato são cerâmicos e não tenho condições de trocar) e realmente percebi um aumento no belo estalado da guitarra.

Acho que tá aí a tua resposta!! Se trocar por alnico vai melhorar!!! 6 pinos de alnico v no ML está saindo por R$30. Acho que vale experimentar

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706605071-im-alnico-v-para-cap tadores-kit-com-6-pecas-_JM

Depois leia este artigo
http://guitarra99.blogspot.com.br/2010/05/como-modificar-um-captador-s ingle-coil.html

Ismah
Veterano
# jan/18
· votar


Será que baixa saída se refere a impedância ou sinal?

Ramsay
Veterano
# jan/18 · Editado por: Ramsay
· votar


Ismah
A baixa saída se refere a voltagem do sinal em milivolts AC.

Buja
Veterano
# jan/18
· votar


Ismah
Boa pergunta.

Não sei falar sobre impedancia ou sinal, mas eu chamo captador de alta saida como aquele que tem um som mais agudo, estridente, que se consegue harmonicos artificiais com mais facilidade, e normalmente tem um timbre bem sem personalidade.

Um de baixa saida nao da pra fazer isso, mas tem geralmente um timbre diferenciado. Nao tem muito sustain tambem nao. A nota morre rapido.

O pior captador do planeta é o humbucker generico chines de baixa saida, porque alem de nao ter nenhuma das features do de alta saida, tambem nao tem o timbre diferenciado de um de baixa saida de qualidade, e costumam ter um som bem xoxo. É uma tristeza. E o pior de todos que ja vi, foi um humbucker generico chines de baixa saida, xoxo e ainda por cima chiava!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/18 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


HortaRates
https://www.youtube.com/watch?v=h0ffIJ7ZO4U
https://www.youtube.com/watch?v=qMpp8IFL64E

Buja
Veterano
# jan/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É lindo demais esse timbre né!

O dia que eu tirei esse da minha partscaster deu vontade de chorar.
Pena que nao toco nem 10% disso. Mas o timbre saiu!!!!!

The Man Who Sold The World
Veterano
# jan/18
· votar


HortaRates
- Usar a chave de seleção dos captadores nas posições 2 e 4;
só eu acho isso um dos maiores mitos da historia da guitarra?
eu tenho uma stratocaster que tem um timbre estalado com a chave na posição do captador do braço...
se fosse assim, o stevie ray vaughan não teria aquele timbre, sendo que a guitarra dele tinha chave de 3 posições, nem o jimi hendrix, nem o knopfler
só pra deixar minha contribuição no grupo do twang hahaha


Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/18
· votar


Buja
Basta uma boa Strato e um valvulado...
No caso, um Fender Twin Reverb... Que acho que foi o que ele usou nessa gravação...
Abç

MatheusMX
Veterano
# jan/18
· votar


The Man Who Sold The World
só eu acho isso um dos maiores mitos da historia da guitarra?
eu tenho uma stratocaster que tem um timbre estalado com a chave na posição do captador do braço...
se fosse assim, o stevie ray vaughan não teria aquele timbre, sendo que a guitarra dele tinha chave de 3 posições, nem o jimi hendrix, nem o knopfler


Estalado é uma coisa, mas o quack, é nas posições 2 e 4 sim!
E quanto às primeiras strato, que tinham chave de 3 posições, era possível utilizar as posições intermediárias com elas também, posicionando a chave entre as posições ou fazendo "gambiarras". Hendrix, SRV, e Knopfler usavam sim as posições intermediárias, e muito!

Buja
Veterano
# jan/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Basta uma boa Strato e um valvulado..

Isos é certo que sai.
Mas quem nao tem nao precisa desanimar. Uma strato bem reguladinha, uma simulacao de qualquer fender de qualquer pedaleira, um amp decente, e tocar certo, sai estalado tambem.

Buja
Veterano
# jan/18
· votar


Alem disso, twang e quack sao coisas diferentes.
Twang nao se consegue nas posicoes 2 e 4.
Na minha opiniao, so se consegue na ponte, com captador de baixa saida, e tocando perto da ponte ainda.

A tecnica faz parte de pelo menos 50% do timbre, e muita gente ignora.
Por isos que o MK conseguia aquele timbre até em les paul.
Um bom amp, uma pitadinha de chorus, e muito dedo.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jan/18
· votar


HortaRates

"simulação "Fender Vibrolux". Não sei a qual amp real esta simulação se refere, mas sei que consegui o "quack" que estava na minha cabeça através dela."

Fender Vibroverb 1963

Jabijirous
Veterano
# jan/18
· votar


HortaRates

Captadores que eu mesmo fiz. Tentei chegar ao máximo do som estalado da strato.

O corpo da guitarra é Kiri com top de Imbuia e braço em mogno com escala em caviúna.
Gravei usando um simulador de ampli, já que não tenho ampli.
Como não toco guitarra desde a última jam, peço desculpas pela guitarra mal tocada hehehe

O áudio está na ordem dos captadores começando com o da ponte. O sexto timbre é do captador da ponte + braço.

http://michaelmachado.com.br/audio/Captadores%201.mp3

Aqui vai um trecho do som da música Black somente com o captador do braço.

http://michaelmachado.com.br/audio/Black.mp3

Achei um áudio antigo, quando as cordas estavam novas hehehehe Diferença absurda de timbre. Esse áudio é a guitarra plugada direto na interface sem nada plugado, o puro som dos captadores.

http://michaelmachado.com.br/audio/6%20posições.mp3

Lelo Mig
Membro
# jan/18 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Estalado é caracteristica tradicional de Fender Strato ou Tele, de preferência ligadas a um valvulado também da Fender.

A "pegada" forte e "puxada", seja de palheta ou com os dedos é determinante para acentuar o estalado tradicional.

Twang, pra mim, é marca de refresco artificial e Quack marca de salgadinho.

Abraço!

Buja
Veterano
# jan/18
· votar


Twang, pra mim, é marca de refresco artificial e Quack marca de salgadinho.

kkkkkkk

NeoRamza
Veterano
# jan/18
· votar


Eu não gosto desse som de quack, e justamente tentando evita-lo na minha strato eu descobri duas coisas que influenciam nisso.

- Troquei as cordas 0.09 por 0.10 e o quack diminuiu.
- Coloquei mais molas e tirei a ponte da condição flutuante para ficar apertada contra a madeira, e o quack diminuiu ainda mais.

Buja
Veterano
# jan/18
· votar


Gente doido pra achar o quack...gente doido pra tirar o quack.

The Man Who Sold The World
Veterano
# jan/18
· votar


Buja
Gente doido pra achar o quack...gente doido pra tirar o quack.
acho zuado tbm, principalmente na posição 2 e 4 da chave, fica parecendo sample dos álbuns do jimi hendrix, muito exagerado
mas como falaram ai em cima, eu tiro esse som numa fender americana, e é em todos os captadores, não posso opinar sobre outras guitarras, inclusive não sei se é por causa dos captadores, ponte, braço, corpo etc... a minha guitarra ja veio assim

MatheusMX
Veterano
# jan/18
· votar


Tenho uma Fender AVRI 62 aqui que dá uns quacks bons, mas nada comparado à strato que montei e coloquei uns Van Zandt.
Um dia eu peguei essa guitarra e tirei uns sons dela que parecia uma galinha cacarejando... kkkk, fiquei rindo sozinho.

Buja
Veterano
# jan/18
· votar


MatheusMX
tirei uns sons dela que parecia uma galinha cacarejando

Isso nao seria chicken pickin?

Aos 0:30s


MatheusMX
Veterano
# jan/18
· votar


Buja
Chicken picking é a técnica neh, mas foi bem por aí mesmo... só que a minha ficou mais fiel, kkkk. Um dia posto aqui.

HortaRates
Membro
# jan/18
· votar


Obrigado à todos pelas respostas! Só agora no fds que terei tempo de pegar a guitarra e tocar com vontade. Agora de noite toquei um pouco e deu pra testar algumas dicas:
- Uma equalização midscoop ajuda bastante em ressaltar os quacks;
- No amp a dinâmica é (como se espera) bem maior, então a força da pegada conta bem mais... Enquanto na pedaleira usar um compressor ajuda, no amp, atrapalha;

No mais, vou tentando aqui refinar a equalização e colocar cordas novas, o que com certeza deve ajudar.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Basta uma boa Strato e um valvulado...
No caso, um Fender Twin Reverb

Buja
Alem disso, twang e quack sao coisas diferentes.
Twang nao se consegue nas posicoes 2 e 4.
Na minha opiniao, so se consegue na ponte, com captador de baixa saida, e tocando perto da ponte ainda.



Caras, aqui, eu vejo uma oportunidade grande para um bom pedal ... " twang and quack " ... controles:
1 - Chave para tipo do captador da guitarra (H / S)
2 - Chave para modelo da guitar (strat/tele/lp/sg/xplorer ...)
3 - Pot de Ganho
4 - Pot de Vol
5 - chave para escolher twang ou quack
6 - ??? mais algum controle ???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quack e Twang - Qual o segredo do som estalado?