James Hetfield usando captadores Jackson?

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    Vandreh
    Membro Novato
    # ago/17


    Vejam o making of da música "Hardwired" e reparem na marca dos 3:55. James está com sua famosa Jackson "Kill Bon Jovi". Ela não está com os EMG que ele utiliza praticamente em todas as guitarras de trabalho desde 1987. Parece que ele colocou captadores passivos Jackson nela!

    https://www.youtube.com/watch?v=sFkXt_TB-QA

    -Saved
    Membro Novato
    # ago/17 · Editado por: -Saved
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    Vandreh
    Membro Novato
    # ago/17 · Editado por: Vandreh
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    -Saved
    As guitarras antigas dele costumavam ter adesivos com coisas assim escritas...

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/17
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    Ele costuma usar os EMGs ao vivo, no estúdio só Deus sabe o que foi usado hehehe

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/17
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    Cara....é o James Hetfield!

    Ele usa o que pagarem prá ele usar!

    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/17
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    Vandreh

    Vejam o making of da música "Hardwired" e reparem na marca dos 3:55. James está com sua famosa Jackson "Kill Bon Jovi". Ela não está com os EMG que ele utiliza praticamente em todas as guitarras de trabalho desde 1987. Parece que ele colocou captadores passivos Jackson nela!

    https://www.youtube.com/watch?v=sFkXt_TB-QA


    A Kill Bon Jovi, vem da época do Master of Puppets, nesse período ele não usava EMG, então ele deve ter mantido os captadores originais na guitarra, James recusou ser endorse da Jackson. Os EMG so entraram em jogo no Garage days Re revisted
    Já o Kirk começou usar EMG em 1984 na Jackson RR1t

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # ago/17
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    Lelo Mig

    Cara....é o James Hetfield! Ele usa o que pagarem prá ele usar!


    Eu já diria: é o James Hetfield! Ele usa o que ele quiser! :)

    Vandreh
    Membro Novato
    # ago/17 · Editado por: Vandreh
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    Fábio Santiago

    Pois é, EMG vieram só na época do Garage, mas as fotos antigas da guitarra, por volta de 85-86, mostram ela com captadores que não são Jackson. Dá pra ver que não são os Seymour Duncan Invader das outras mais velhas; tem gente que especula que sejam SD Allan Holdsworth, por conta dos polos. Depois de 87 pode-se ver fotos dela com os EMG.
    Provavelmente deu uma onda nostalgia nele e daí quis voltar ao estado original dela. Nos últimos anos parece que ele entrou numa onda mais "cap passivo", ele fala disso ao descrever o que ele tentou fazer com o HET SET: dar uma pegada passiva aos EMG 81/60 e talz...

    Rafael Tune
    Veterano
    # ago/17
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    é triste ver o pessoal chocado por um músico usar os captadores 'stock'

    Vandreh
    Membro Novato
    # ago/17
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    Rafael Tune
    É bem isso mesmo. Na verdade, não fiquei chocado, mas como entendo o que você disse, que é triste ver gente chocada por um músico usar stock, é que resolvi postar essa observação. Alguns fetiches e ilusões encrustados na cultura da guitarra são muito fortes e bobos, infundados, baseados simplesmente em efeito placebo - é algo que ultrapassa a realidade de que, sim, nós sabemos, existem captadores ruins e bons.

    Vickey
    Membro Novato
    # ago/17
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    James pode tudo

    Pleonasmo
    Membro Novato
    # ago/17
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    Vandreh
    efeito placebo

    Isso resume bem o mundo guitarristico.

    al.costa
    Membro Novato
    # set/17
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    Captadores ativos e/ou de alto ganho são melhor opção para utilização ao vivo pois são mais fáceis de trabalhar e de chegar no timbre desejado de maneira mais prática, sem contar que evita muitos problemas de microfonia, realimentação e interferência com eles.

    Mas numa situação estúdio, captadores passivos e de baixo ganho ressaltarão muito mais o timbre original e único da guitarra... Pode ser que seja o caso!

    Rachmaninoff
    Veterano
    # set/17 · Editado por: Rachmaninoff
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    Vandreh
    Parece que ele colocou captadores passivos Jackson nela!


    Bandas grandes, quando estão em estúdio, experimentam tudo que podem conseguir. Tudo, mas TUDO MESMO. Isto acontece por dois motivos principais:

    1) o desejo da banda e do produtor que gravar com o melhor possível; e

    2) o tédio de gravar sempre com o mesmo equipamento de sempre (sim, eles vivem em outro mundo).

    Por causa destes dois motivos, quando vão entrar no estúdio, os caras começam a catar guitarras, amps e pedais de tudo que é tipo, para fazer experimentos. Geralmente o equipamento nem é o mesmo para todas as músicas: setups diferentes são usados em algumas (ou todas as) músicas. Lembro de ter visto duas entrevistas de dois guitarristas diferentes, acho que uma era do John Petrucci e a outra era do Eddie Van Halen, onde eles comentavam sobre a fase de pré-produção de um álbum. Ambos disseram a mesma coisa: se divertiam mais fuçando e testando equipamentos do que fazendo as gravações em si. É como uma criança que entra numa loja de brinquedos.

    E como eles saem testando tudo o que encontram pela frente, às vezes acontecem de usarem equipamento que nós, pobres mortais, consideramos um completo lixo. Existem várias histórias que demonstram isso, como a guitarra "Arm the Homeless" do Tom Morello (que ele gravou o álbum de maior sucesso do Rage Against the Machine), que foi uma guitarra feita com má-vontade por um luthier ruim, e a frankenstrat do Eddie Van Halen, que ele mesmo montou e só tinha 1 captador porque ele não sabia como montar um circuito, e mal sabia fazer uma solda.

    Mas a história que eu mais ri foi a do Keith Richards, lá nos anos 1960, quando gravou hits como "Jumpin' Jack Flash" e "Satisfaction". Ao contrário do que parece ouvindo os riffs, aquilo não é guitarra, é violão. A história é que o Keith, quando viajava de van com os Rolling Stones, queria gravar uns riffs que ele ia compondo à noite. Mas nas espeluncas onde eles dormiam, ele não podia fazer barulho tarde da noite, senão ele apanhava dos outros hóspedes. Então ele tocava baixinho seu violão barato e gravava tudo em fita cassete num gravador portátil Philips, que ele tinha que colocar a sensibilidade do microfone no máximo pra poder conseguir gravar algo audível. E isso deixava o violão distorcido, parecendo um pedal fuzz... e ele se acostumou tanto com aquele som que usou a técnica no estúdio, que é o que você ouve nas gravações daquela época: o timbre é um violão barato em um gravador cassete atolado de ganho, amplificado com uma gambiarra. Acredite ou não, assim foi gravada esta introdução:



    E o Hetfield? Bem, aquela Jackson já deve ter sido bastante mexida, talvez várias vezes na mesma sessão de gravação, e o que ele gravou com ela talvez nem tenha entrado na mixagem final... acho que nem ele mesmo sabe, só o produtor!

    Lelo Mig
    Membro
    # set/17
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    Rachmaninoff

    Sua colocação é muito boa, muito pertinente.

    Quando escrevi lá em cima, e quase ninguém entendeu, "ele usa o que pagarem pra ele usar"... foi neste sentido, de que são profissionais, vivem de e para a musica 24 hs por dia. Podem usar o que quiserem, fazer inumeras experiências....

    ... Existe, entre muitos guitarristas forumeiros, um apego a fidelidade e ao purismo que é totalmente desnecessário.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # set/17
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    Rachmaninoff
    Li outra estoria sobre essa musica. Ele tinha colocado os amplificadores no máximo e não conseguia o som que queria, então o produtor da época foi em uma loja perto do estúdio e trouxe um pedal que ele não lembrava o nome mas segundo ele "era o primeiro da Gibson"(imagino que seja o maestro fuzz). então ele conseguiu gravar do jeito que imaginava.
    Mas vai saber se ele não confundiu ou misturou a estoria, 120 anos bebendo álcool isopropílico, vai saber.

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