Sugestões de customização/restauração de guitarra

    Autor Mensagem
    DCMBalthazar
    Membro Novato
    # jul/17


    Olá pessoal.

    Encontrei na casa do meu irmão uma guitarra que estava encostada a muito tempo.

    Trata-se de uma Rocky by Condor. Sei que é uma guitarra simples, de entrada e tal. No entanto, ela tem um valor sentimental para nós e decidimos restaurá-la.

    Ei-la: Foto

    Levamos ela em um amigo nosso que é luthier e segundo a avaliação dele, é possível restaurá-la sem maiores problemas, pois não possui nenhuma avaria que inviabilizaria o projeto.

    Depois de extensa conversa, decidimos que podemos além de restaurar, fazer algumas melhorias e a primeira melhoria seria a troca dos captadores.

    Foram indicados os captadores Malagoli, porém, como sou inexperiente no assunto, fiquei com vontade de saber a opinião de outros músicos sobre esses captadores, antes de investir uma razoável quantia de dinheiro neles.

    A ideia é ter uma guitarra versátil, que atinja bom nível de distorção e tenha a opção de ter um timbre mais tradicional de uma strato.

    A restauração, até o momento, compreende: troca dos captadores, correção da inclinação do braço, restauração das partes cromadas (ponte, trastes, tarraxas), troca do jack, dos potenciômetros.

    Ainda estamos decidindo pela repintura do corpo, mas isso veremos se dá pra fazer, caso não apareçam imprevistos.

    Pra resumir, o que vocês podem me dizer dos captadores Malagoli e se tem alguma outra sugestão que possa melhorar o som dessa guitarra?

    Grato desde já.

    Les Strato
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    DCMBalthazar

    Poxa cara, super legal o projeto de vocês, boa sorte com a empreitada.

    Primeiramente, minha primeira guitarra foi uma dessas ai, porem já vinha como condor mesmo (modelo RX 10, é a mesma coisa que essa), e curiosamente, a minha tambem está em processo de ''customização''.

    A condor sempre fez bons instrumentos, o unico problema dessa guitarra em si é que as ferragens e a captação são bem ruinzinhas (pra baratear o instrumento), mas o madeiramento dessas guitarras são bons, permitindo um som de strato bem convincente com os devidos mods.

    O que eu fiz na minha até agora:

    - Substitui a ponte original que estava com todos parafusos enferrujados (quase impossivel de ajustar altura e oitavas) por uma de melhor qualidade com bloco de aço grande. Senti uma boa melhora no sustain e o som deu uma encorpada tambem, recomendo.

    - Coloquei um jogo de single coils de alnico, que consegui com um conhecido por 140$ o trio, não sei qual é marca, muito menos modelo, só comprei na época por estarem baratos e soarem melhor que os ceramicos originais dela, o som não é nenhuma maravilha, mas melhorou em relação aos anteriores. Se der na telha, pretendo colocar uns malagolis que certamente soam melhores que os atuais (foram medida provisória).

    - Vou em breve substituir a chave seletora que está dando problema e com isso quero aproveitar pra refazer a parte elétrica dela toda, acredito que valha a pena a fim de evitar problemas elétricos a longo prazo.

    - O braço até entao não me deu problemas graves, porém os trastes já estão ficando gastos e o nut está nos ultimos dias de glória, estou decidindo entre trocar o braço original dela por um de maple 22 casas (acho muito bonito em stratos), ou mandar realizar uma troca de trastes e instalar um nut de osso da graphtec.

    No mais, gastei até o momento mais do que a guitarra vale, mas pelo valor sentimental acho que compensa sim, pois o instrumento ainda me traz boas lembranças, portanto não pretendo me desfzer dele.

    sendo mais especifico sobre suas dúvidas:

    restauração das partes cromadas (ponte, trastes, tarraxas)

    Recomendo a troca da ponte por uma de melhor qualidade, como citado acima, trastes só trocaria em caso de necessidade mesmo. As tarraxas dela são relativamente boas, não trocaria também se não fosse nessessário, até porque o problema de desafinar normalmente não é ali.

    Ainda estamos decidindo pela repintura do corpo, mas isso veremos se dá pra fazer

    Deixaria isso pro final, mas pela cor da sua strato, acredito que um escudo ''tortoise shell'' cairia bem com essa cor, ficaria bem apresentável para uma strato.

    o que vocês podem me dizer dos captadores Malagoli e se tem alguma outra sugestão que possa melhorar o som dessa guitarra?

    São excelentes, pelo preço que se paga por eles aqui, valem muito a pena.

    ideia é ter uma guitarra versátil, que atinja bom nível de distorção e tenha a opção de ter um timbre mais tradicional de uma strato.

    Recomendo então a configuração Humbucker em formato de single na ponte + single alnico (meio) + single alnico (braço), fica muito bom e versátil, até porque aquele timbre blueseiro da strato mora no single do braço (na minha humilde opinião).

    Abraço

    DCMBalthazar
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Olá Les Strato,

    Obrigado pela resposta!!!


    - Substitui a ponte original que estava com todos parafusos enferrujados (quase impossivel de ajustar altura e oitavas) por uma de melhor qualidade com bloco de aço grande. Senti uma boa melhora no sustain e o som deu uma encorpada tambem, recomendo.

    Poderia me indicar essa ponte que você usou, onde comprou, modelo específico? Eu gostei da ideia, visto que a ponte da nossa também está com parafusos bastante oxidados.

    Deixaria isso pro final, mas pela cor da sua strato, acredito que um escudo ''tortoise shell'' cairia bem com essa cor, ficaria bem apresentável para uma strato.

    Exato, a ideia é deixar pro final, se sobrar dinheiro, se não aparecer nada no meio do caminho que realmente me obrigue a gastar mais dinheiro. Sei que quando falamos de restaurar qualquer coisa que seja, imprevistos sempre acontecem rs. :)

    Recomendo então a configuração Humbucker em formato de single na ponte + single alnico (meio) + single alnico (braço), fica muito bom e versátil, até porque aquele timbre blueseiro da strato mora no single do braço (na minha humilde opinião).

    Então, na ponte dela já há espaço para um humbucker, me foi recomendado esse aqui: Captador

    O que você acha?

    Abraços!

    Les Strato
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    DCMBalthazar

    Poderia me indicar essa ponte que você usou, onde comprou, modelo específico

    Comprei em uma loja de instrumentos musicais, acredito que a ponte era de uma stringberg, mas como estava inteira, tinha os 6 furos e as mesmas medidas, serviu perfeitamente.

    podes achar uma usada na internet, como essa

    o Bloco Grande voce pode comprar separado, basta medir as dimensões do atual e comprar um com medidas equivalente, recomendo os em aço ou bronze da GFS (da pra achar por uns 150$), veja esse tópico http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/309583/

    Quanto ao Humbucker, esse HH777 é bem bom, se pretende tocar uns sons distorcidos com ele, é uma boa escolha.

    DCMBalthazar
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Muito obrigado pelas indicações!

    Já comprei os captadores, agora é aguardar o prazo de entrega. Eu achei longo (15 dias úteis), no entanto, por se tratar de algo feito artesanalmente, é compreensível.

    Estou bastante ansioso pelos resultados. Assim que ela ficar pronta, eu volto aqui pra contar como ficou.

    Abraço.

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Po bicho, tem um tópico gigante, todo sobre captadores...

    Drinho
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    DCMBalthazar

    Pra resumir, o que vocês podem me dizer dos captadores Malagoli e se tem alguma outra sugestão que possa melhorar o som dessa guitarra?


    acho que a malagoli faz bons captadores....

    mas antes da marca você precisa definir o estilo de captador ........

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: Paul.Gilbert
    · votar


    DCMBalthazar

    Boa tarde, parabéns pelo projeto.

    Gostaria de te dar uma dica sobre customização de guitarras baratas. Eu não acho viável usar peças que em geral custam muito mais que o valor da guitarra, caso contrário, torna-se muito mais interessante adquirir um instrumento melhor e então, customizá-lo.

    Alguns caps de baixo custo e que soam bem são os Hot Texas da Malagoli, testei recentemente. Se você gosta de caps. cerâmicos, eles são bem legais.

    O Hardware em geral, o da GFS indicado pelo amigo é de ótima qualidade, mas voltando ao custo/benefício, indicaria uma boa pesquisada no AliExpress. Andei adquirindo tarraxas e pontes de lá, inclusive com o High Mass Block e são bem legais para estes projetos.

    Usaria no seu caso:

    Caps e elétrica Malagoli, eles vendem pots US made, bons, chaves alpha, boas também, dá para aproveitar o frete.

    Tarraxas 6L com trava e ponte big block do AliExpress. Lá também encontra-se escudos e outras coisinhas, como fios vintage(cloth wire) e fitas de cobre para blindagem.

    Caso a modificação não resulte muito bem, todas essas peças poderão ser reutilizadas em uma Strato de melhor qualidade... Pensa nisso.

    PS: Não deixa essa pestaninha de plástico aí, é possível achar uma de osso por cerca de 10-20$. Não me lembro dessa condor, mas usualmente Stratos têm pestanas de 42.96mm(43').

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sugestões de customização/restauração de guitarra