Autor |
Mensagem |
makumbator Moderador
|
# jun/17 · Editado por: makumbator
A Arobas music lançou nessa semana a nova versão do Guitar Pro, agora na versão 7. Confiram no link abaixo as novidades (em inglês ou francês):
https://www.guitar-pro.com/en/index.php?pg=buy-guitar-pro
O valor para novas licenças é de U$ 75, e o preço especial de upgrade para usuários de qualquer versão anterior (1 a 6) é de U$ 30. Mas esse desconto especial é só até o início de julho. Depois haverá um reajuste no upgrade.
Como sempre, é permitido instalar em 3 computadores diferentes.
Aqui os requisitos da nova versão:
Windows 7 SP1 / 8 / 10 (32 ou 64 bits) É preciso ter poder de administrador no computador de instalação Dual-core CPU - RAM 4 Gb no mínimo Espaço mínimo em disco: 2 Gb Resolução mínima de tela 960 x 720 pixels
Mac OS X Yosemite 10.10 ou mais recente (32 ou 64 bits) Dual-core CPU - RAM 4 Gb no mínimo Espaço mínimo em disco: 2 Gb Resolução mínima de tela: 960 x 720 pixels
Demo disponível.
|
Ningen Veterano |
# jun/17
· votar
makumbator
Por um momento achei que fosse o Guitar Rig rsrs
Nossa, só eu acho que o Guitar Pro poderia suportar vsti's?
|
rhoadsvsvai Veterano |
# jun/17
· votar
Nossa, só eu acho que o Guitar Pro poderia suportar vsti's? exatamente isso q eu esperava de uma nova versão, eu usei tanto o guitar pro 5, e depois usei tanto o 6 que hoje em dia eu já comprei a licença e uso o original, mas sinceramente não me senti empolgado em fazer o upgrade, ninguem vai usar os RSE pra uma coisa séria, a falta da integração com vst é um grande passo pra traz.
|
makumbator Moderador
|
# jun/17
· votar
rhoadsvsvai
Eu sou usuário desde a versão 5 (e tenho comprado upgrades para o 6 e agora fiz o para o 7). Também acho que o suporte a instrumentos virtuais externos é importante. Desde a época em que a Arobas tinha um contato mais direto com os usuários (através de um site de relacionamento entre empresa e consumidor) que muita gente pede isso, então é algo que eles estão bem cientes desde o lançamento do 6.
Mas há a questão do time ser realmente pequeno, e não sei se eles temem os bugs inevitáveis que viriam com essa possibilidade, e talvez se preocupem em não conseguir dar o suporte necessário.
|
thiago stteffen Veterano |
# jun/17
· votar
eu acho as versoes mais antigas mais faceis de usar, o gp5 por exemplo. Abrs.
|
Pleonasmo Membro Novato |
# jun/17
· votar
E aí? alguma diferença significativa para valer a pena comprar?
Olhei no site o whats new e nada me chamou muito a atenção.
|
rhoadsvsvai Veterano |
# jun/17
· votar
thiago stteffen eu acho as versoes mais antigas mais faceis de usar, o gp5 por exemplo. Abrs. só pq a bateria é na tablatura, fala a verdade hehehehhehe eu aprendi a escrever e ler partitura de bateria porque o 6 me forçou haushusa
Pleonasmo pelo q vi só interface e uma especie de amplitube embutido no RSE.
|
Ismah Veterano |
# jun/17
· votar
Poxa... Mas que vem de novo aí?
|
makumbator Moderador
|
# jun/17
· votar
Ismah Poxa... Mas que vem de novo aí?
Melhorias na interface (eu gostei bastante) e a possibilidade de conectar o instrumento direto no Guitar Pro e usar os efeitos embutidos no sinal ao vivo (uma espécie de amplitube dentro do RSE, como bem definiu o rhoadsvsvai). Há também novo instrumentos no banco de sons do programa, mais possibilidades de formatos para exportar entre outras coisas menores.
|
Ismah Veterano |
# jun/17
· votar
Não aguentei e comprei ele hehehe
Tá 90% igual, mas a interface um pouco mais amigável. Me pareceu que há suporte a temas.
|
renatocaster Moderador
|
# jun/17
· votar
Sdds do Power Tab editor!
|
Insufferable Bear Membro |
# jun/17
· votar
Eu usava o guitar pro 5 só pra aprender música mas guitar pro não serve pra outra coisa que não é guitarra e baixo, o 6 melhorou bastante pra escrever pra outros instrumentos mas nunca valeu o preço. Enquanto isso uso musescore pra compor e lilypond pra ter partituras bonitas.
|
makumbator Moderador
|
# jun/17 · Editado por: makumbator
· votar
Insufferable Bear
Pra ter partitura bonita eu acho que grande parte depende das fontes musicais usadas (e as do Guitar Pro são bem feias). No Sibelius eu praticamente só uso as fontes Norfolk e no Dorico as Bravura (a Norfolk é na verdade oriunda da Bravura). Acho essas duas fontes as mais bonitas e legíveis no mercado. Fica realmente bonito.
http://blog.steinberg.net/2013/05/introducing-bravura-music-font/
https://www.nycmusicservices.com/musicresources/
Não sei se o Musescore e LilyPond aceitam fontes de terceiros (e no novo padrão SMuFL), mas se aceitar você pode baixar a Bravura de graça no site oficial e testar pra ver se você gosta:
http://www.smufl.org/fonts/
|
Ismah Veterano |
# jun/17
· votar
Poxa makumba, eu curti pra caramba uma fonte meio que imitando uma manuscrita de pena, que existe no GP7, não sei se nos outros há também essa fonte - nunca tentei mudar.
|
makumbator Moderador
|
# jun/17
· votar
Ismah
É, são aquelas fontes que imitam a escrita à mão. É mesmo legal, mas não muito ideal pra leitura a primeira vista. Elas aparecem mais em material editado de jazz (as edições modernas de real books sempre usam essas fontes justamente para remeter aos fake books originais ilegais e muitas vezes manuscritos).
Em geral todos os programas de escrita musical tem pelo menos uma opção de fonte dessa categoria.
|
# jun/17
· votar
makumbator No lilypond é possível: http://lilypondblog.org/2014/01/smufl-fonts-in-lilypond/ Mas eu curto ele porque te dá um resultado aceitável sem ter que mexer em nada. A fonte padrão já é boa o bastante para o que eu preciso.
O musescore deve ter suporte pra fontes livres, mas isso eu ainda não tentei.
|
Ismah Veterano |
# jun/17
· votar
makumbator
Porque FAKE books?
|
# jun/17
· votar
Ismah A fake book is a collection of musical lead sheets intended to help a performer quickly learn and perform new songs. Each song in a fake book contains the melody line, basic chords and sometimes lyrics – the minimal information needed by a musician or small group to make an impromptu, extemporized arrangement of a song, or "fake it". - https://en.wikipedia.org/wiki/Fake_book
|
Daniel Sathierf Veterano |
# jun/17
· votar
GP5 > ALL
|
Del-Rei Veterano |
# jun/17 · Editado por: Del-Rei
· votar
makumbator Legal, os caras continuam investindo mesmo no programa...
Particularmente, continuei usando até a versão 5. Na minha opinião, a 3ª versão foi a melhor. Mais prática, leve e direta de todas. Acho que a maior parte da galera aqui nem conheceu a versão 3, rs.
Quando começou a incluir os trecos tipo RSE comecei a achar meio chato e pesado demais... Até porque o RSE nunca foi "real" mesmo. Eu achava uma espécie de Midi melhorado, que só ficava mais pesado.
A versão 6 já me irritou e abandonei de vez. E era foda porque a maior parte dos arquivos já não eram mais lidos pelo 3 ou no 4. No Mac passei a usar o TuxGuitar pra carregar os arquivos e tem me atendido bem. Na verdade, depois que minha banda parou de tocar covers, nem peguei mais o Guitar Pro, rs.
Óbvio que minha opinião não importa muito pra Arobas. Mas acho que eles quiseram agregar mais usuários quando resolveram expandir as funcionalidades do Guitar Pro, mas ao mesmo tempo perderam vários usuários antigos, que só queriam mesmo carregar os arquivos.
Se tivesse alguma versão simplificada, somente para carregar arquivos, possivelmente eu teria.
rhoadsvsvai só pq a bateria é na tablatura, fala a verdade hehehehhehe
Isso meu deixou meio puto na época, rsrs. Eu fiquei meses fuçando, achando que pudesse mudar isso através de alguma configuração no programa, mas não rolou....
Foi aí que migrei pro TuxGuitar, rs.
Daniel Sathierf
GP3 >>>>>>>>> all
Um aceno de longe!!!
|
fontes_rio Veterano |
# dez/18
· votar
Prezados, tirem-me uma dúvida, por favor. Eu estou usando o Guitar Pro 7 pela primeira vez. Baixei o arquivo gratuito pelo primeiro mês, para experimentá-lo. Pensei que haveria um banco de dados com diversas músicas, partituras e tablaturas, mas não encontrei nada disso. Alguém pode dar uma luz de como isso funciona? Obrigado.
|
Del-Rei Veterano |
# dez/18
· votar
fontes_rio Cara... O próprio site do Cifra Club tem opções de Guitar Pro na maioria das cifras. Antigamente tinha um site ótimo chamado mysongbook.com mas já foi pro saco faz tempo.
Sempre que eu preciso de alguma música específica, eu vou no google e digito o nome da música + "guitar pro"... Se não achar assim, possivelmente não vai ter, rs.
Um aceno de longe!!!
|
Del-Rei Veterano |
# dez/18
· votar
Tava vendo aqui. Fui no site... Cara, é quase 1GB o tamanho desse último Guitar Pro... Estou baixando o trial pra testar, mas na boa, pra mim esse programa perdeu o sentido. Eu gostava quando era bem leve e simples.
Um aceno de longe!!!
|
Ismah Veterano |
# jan/19
· votar
Ele está no padrão de um programa com fins de entretenimento... E hoje tem fins de ser uma ferramenta de estudo também.
|