Autor |
Mensagem |
Euclidessn Veterano |
# jun/17
Olá pessoal..
Entrei em uma banda, e existem diversas musicas que eles tocam que eu estou tirando. Porém são músicas que eu nunca toquei ou até nunca ouvi.
Tirar não é o problema, mas tenho dificuldade de lembrar a hora de fazer certa virada, a hora de certa parte da base, a hora de uma pausa e depois volta um trecho la do início, etc...
Ouvi dizer que existe uma forma de escrever simplificadamente com sinais (creio) a sequência da música de forma a dar uma orientação durante a execução da música.
Alguém pode dar uma dica sobre isso?
|
krixzy Veterano |
# jun/17
· votar
Algo do tipo:
Part 1: C- G- D 2x
Parte 2: F-A-B 4x
Solo
Part 1: C-G- D 2x
Part 2: F-A-B 4x
Final: G-C-G-D 1x
|
JJJ Veterano
|
# jun/17 · Editado por: JJJ
· votar
Existem algumas formas de "escrever" música. Só a letra com as cifras em cima, tablaturas, partituras parciais ou completas... Mas, na minha opinião, pra tocar de forma mais "descontraída", o melhor mesmo é você conhecer a música... ensaie bastante que ela acaba "entrando" na cabeça.
|
Ismah Veterano |
# jun/17
· votar
Tocar com base na melodia, e contar compassos são duas formas, mas ouvir a música, e não decorar a sequência de notas, é a melhor coisa.
|
LeandroP Moderador |
# jun/17
· votar
Eu sigo o mesmo exemplo que o krixzy postou.
Aliás, eu costumo escrever e jogar fora em pouco tempo. Isso porque só o fato de eu escrever acaba fixando na memória.
|
makumbator Moderador
|
# jun/17 · Editado por: makumbator
· votar
Euclidessn
Dividir a música em partes é uma boa maneira de decorar (e também é uma maneira prática para transcrever e ensaiar). Tem discos inteiros que eu toco de memória do começo ao fim justamente por ter transcrito, estudado e memorizado cada música em partes há anos. Pra mim ajuda bastante.
|
Pleonasmo Membro Novato |
# jun/17
· votar
Quanto tempo vocês levam para decorar uma música?
|
JJJ Veterano
|
# jun/17 · Editado por: JJJ
· votar
Pleonasmo
Isso varia. Mas quanto mais você conhece a música, mais rápido é memorizar uma parte. Se você está pegando uma música que nunca ouviu antes, é bem mais complicado, porque tem que decorar a música e a sua parte.
Além disso, uma música mais simples é mais fácil de decorar do que uma mais complexa.
|
Ismah Veterano |
# jun/17
· votar
Pleonasmo
Cachorro louco - TNT - 15min Crazy train - Ozzy Osbourne - 8 meses e contando
|
Insufferable Bear Membro |
# jun/17
· votar
Pleonasmo Crazy train - 15min Quartuor pour la fin du temps: VI. "Danse de la fureur, pour les sept trompettes" - 4 meses
Você precisa aprender sobre formas, dependendo do estilo a coisa pode ser bem simples, tipo no rock, aí é questão de aprender uns 5 riffs e tocar um ABABA.
|
Buja Veterano |
# jun/17
· votar
Pleonasmo Quanto tempo vocês levam para decorar uma música?
Qualquer musica do RHCP: 30 min. Sustain of swing: 11 anos e só sei os licks até o primeiro solo.
|
Ningen Veterano |
# jun/17
· votar
Buja
Qualquer musica do RHCP: 30 min.
Até Road Trippin'? kkkkkk
|
Ismah Veterano |
# jun/17
· votar
Insufferable Bear
Pago pra ver essa tocada... Se for pra fazer acordes, aí é outro papo, mas o Randy Rhoads não tocou uma música duas vezes igual rsrs
|
sandroandrade Membro Novato |
# jun/17
· votar
Às vezes chega um repertório com 30, 40 músicas pra tirar e ensaiar daqui a 2 dias. O que faço? Tiro todas, faço pequenas anotações sobre a intro de algumas, marco e dou atenção especial às que começam com guitarra fazendo a voz principal na intro e fico escutando elas o dia todo com um fone no cel mesmo que eu esteja dirigindo ou sei lá... na fila no banco. Sempre dá certo! A memória segura os detalhes rápido.
|
Buja Veterano |
# jun/17
· votar
Ningen Até Road Trippin'? kkkkkk
Da pra tocar de olho fechado de tras pra frente em 10 min rsrs. Exagerando claro, mas de boa, peguei ela em 1 dia. Nunca vi nada do rhcp complicado demais.
|
Ismah Veterano |
# jun/17
· votar
Porque tu toca guitarra rsrs
Mas de ouvido, achar aquelas notas ligadas é um porre!
|
LeandroP Moderador |
# jun/17
· votar
Tem que praticar igual esse cara:
https://www.youtube.com/watch?v=18hhUcqX3P8
|