Guitarra recém adquirida - Problemas de fábrica?

    Autor Mensagem
    Moulderick
    Veterano
    # abr/11


    Olá!

    Recentemente comecei a aprender a tocar guitarra e comprei uma Condor RX-20s. Estou com algumas dúvidas quanto ao funcionamento normal dela:

    1. As cordas soltas ficam afinadas, mas quando aperto qualquer casa ela sai desafinada. Umas casas mais outras menos. A guitarra é nova, o braço não está torcido, apenas com uma leve concavidade (muito sutil mesmo). Os trastes também etão no mesmo nível.

    É problema de afinação de oitava ou será que erraram na hora de calcular a distância dos trastes? Pesquisei aqui no fórum sobre a condor rx-20s e parece que ela não é muito boa (mas agora é tarde), então, fico achando que poderiam ter errado até na hora de contar o número de trastes.

    2. Quando palheto com mais força (tipo umas batidas de punk rock) as cordas ficam batendo no braço. Isso é normal?


    Agradeço qualquer ajuda.

    Valeu!

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Will Bejar
    · votar


    Moulderick
    Cara, o melhor a fazer é levar a guitarra ao luthier para uma regulagem completa. Aliás, isso deve ser feito sempre que se compra uma guitarra nova!!! Abç

    Moulderick
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Will Bejar

    Então deve ser só questão de regular mesmo? Valeu!

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Moulderick
    A Condor é uma marca de renome no mercado. Creio que não faria a colocação dos trastes de qualquer jeito!!! hehehe... O meu aluno tem uma RX20s, eu achei uma guitarrinha bem legal!!! Tive que regulá-la, claro!!! rs...

    Respondendo a sua pergunta, sim, deve ser só regulagem mesmo!!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Moulderick: 1. As cordas soltas ficam afinadas, mas quando aperto qualquer casa ela sai desafinada. Umas casas mais outras menos. A guitarra é nova, o braço não está torcido, apenas com uma leve concavidade (muito sutil mesmo). Os trastes também etão no mesmo nível.

    Isso pode ser pestana muito alta. Isso faz com que você, instintivamente, aperte mais as cordas no braço para tocar as notas, fazendo-as esticar além da conta e, deste modo, as notas saem desafinadas.

    O ideal é levar a guitarra num luthier pra trocar a pestana por uma peça de osso, regular o tensor, as oitavas e verificar o nivelamento dos trastes. Uns R$50 paga este serviço.

    paulinho pc
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Moulderick

    Bom dia amigo.
    Vamos por partes:

    1. As cordas soltas ficam afinadas, mas quando aperto qualquer casa ela sai desafinada. Umas casas mais outras menos. A guitarra é nova, o braço não está torcido, apenas com uma leve concavidade (muito sutil mesmo). Os trastes também etão no mesmo nível.

    Sua guitarra deve estar com as cordas não muito bem colocadas nas tarrachas. Isso faz com que as cordas não segurem a afinação,ainda mais quando tocadas e pressionadas. Se realmente o braço da sua guitarra apresenta essa concavidade,ela é mais do que suficiente para a afinação jamais ficar perfeita.

    2. Quando palheto com mais força (tipo umas batidas de punk rock) as cordas ficam batendo no braço. Isso é normal?

    Aqui duas coisas:
    1 - melhore a sua técnica...a sua pegada. Não há a necessidade de descer o braço na guitarra,mesmo que as vezes a gente se empolgue. Tocar com firmeza é diferente de tocar com braçadas vindo lá de cima e surrando as cordas.
    2 - As suas cordas devem estar baixas. Isso uma regulada nos carrinhos resolve.

    Mas faça o seguinte...leve a sua guitarra em um luthier assim como todos estão te dizendo. Será a coisa certa a se fazer...e nunca...jamais...de forma alguma tente regular a sua guitarra sem de fato entender sobre o que está fazendo,principalmente nos carrinhos.
    Abs e boa sorte!

    Moulderick
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Vou seguir a dica geral e levar a um luthier! Valeu galera!

    Will Bejar
    Pois é, eu também gostei da minha condor. Achei ela bonita e muito bem bem acabada e também gostei do som. Fiquei bem satisfeito em comprá-la. Depois, pesquisando, é que fiquei com uma pulga atrás da orelha. Mas já vi que a regulagem em luthier é para todas as guitarras.

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Will Bejar
    · votar


    Moulderick
    Eu achei essa guitarra bem legalzinha!!! O som dela com as peças originais não é um som chulé... deixa a desejar um pouco nos pots e nas posições 2 e 4, mas na ponte e braço achei bem legal!!! Pra iniciantes é uma boa escolha!!!

    Leva no luthier, cara... vc vai ver, ela volta outra guitarra!!! hehehehe

    Moulderick
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    paulinho pc
    1 - melhore a sua técnica...a sua pegada. Não há a necessidade de descer o braço na guitarra,mesmo que as vezes a gente se empolgue. Tocar com firmeza é diferente de tocar com braçadas vindo lá de cima e surrando as cordas.

    Definitivamente minha técnica tem que melhorada! Hehe, vou tentar tocar sem violência. Valeu!!

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Luthier nela!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra recém adquirida - Problemas de fábrica?