Troca de captadores: virou modinha?

Autor Mensagem
HortaRates
Membro
# jun/17


Fala pessoal,

Gostaria de promover uma discussão saudável sobre essa onda de troca de captadores que vem acontecendo nos últimos anos, acho que, principalmente, por conta da popularização dos captadores Malagoli.

Longe de querer diminuir o trabalho do Érico e da marca Malagoli. Na minha opinião ele oferece um produto excelente a um preço muito justo. O que eu queria discutir é essa moda de trocar captadores. Participo de muitos grupos no Facebook sobre guitarras, e até aqui no fórum vejo uma situação que se repete muito: Alguém acaba de comprar uma guitarra e já chega perguntando: "Quero tocar isso e aquilo quais captadores coloco?".

Eu acho que quando comecei a tocar eu era mais assim, acreditava que o segredo do timbre estava em apenas um componente, e trocar [insira aqui: captador, pedal, ponte, cordas, amplificador, alto-falante] resolveria todos os meus problemas e eu atingiria finalmente o timbre dos sonhos. Ganhando mais maturidade com o instrumento, fui percebendo que o timbre final é uma mistura de muitos fatores, sendo que o mais importante é o fator humano. Dá pra tirar timbres muito parecidos ligando uma guitarra de 300 reais de uma de 3000 no mesmo setup, se você souber o que tá fazendo.

Mas o que eu vejo é diferente. Vejo pessoas que tem instrumentos que às vezes nem têm captadores tão ruins, e ou já querem trocar de primeira, ou trocam e já chegam falando: "Nossa minha guitarra virou outra, mudou o timbre da água pro vinho", ou algo do tipo. Acho que essa onda de troca de captadores tem um fator psicológico muito maior que qualquer outra coisa. E aí, qual a opinião de vocês?

ejames
Membro Novato
# jun/17
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Acho que isso sempre existiu a partir da popularização da internet, que fez com que fôssemos expostos a uma grande variedade de diferentes marcas, produtos, etc. Basta ver os tópicos antigos aqui mesmo no fórum, isso já ocorria muito antes da Malagoli ou qualquer outra marca.

Mas não adianta, guitarrista é uma raça chata mesmo...

Delson
Veterano
# jun/17
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ejames
guitarrista é uma raça chata mesmo...
Falou tudo, kkk

HortaRates
Eu creio que a busca do timbre que "está na sua cabeça" é o que vale.
Talvez você goste do braço de uma guitarra, mas gostaria de ouvir como ela se comportaria com outros caps. Exemplo: Jimmy Page, com sua LP 1959 (ou 1960, não se sabe ao certo) "Number one", que teve seus captadores trocados algumas vezes, assim como a instalação de potenciômetros com push-pull.
Isso, querendo ou não, influencia o moleque de 16 anos que gosta do Page e quer que a sua Shelter Nashville tenha pelo menos alguma coisa parecida com a guitarra do 'Sr. Página".
O que eu quis dizer com isso tudo é: Se o artista famosão pode, por quê não eu?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/17
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HortaRates
A questão tem à ver com a oferta de instrumentos, mormente os de baixo custo, bem como o salto qualitativo dado pelos fabricantes nacionais nos últimos anos.
Abç

Buja
Veterano
# jun/17
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Que virou modinha virou. Que é inutil, nao.

Eu somente precisei de trocar uma unica vez, e mesmo assim nao troquei porque vendi ela antes.

Eu sempre achei que muito mais do timbre acontece depois que o sinal sai da guitarra.
Acho valido trocar os capts quando o cara ta com um cap chinesin vagabundo e que um sustain forte pra high gain (set ativo) ou quando o cara sabe exatamente o som dos p90 e nao ta conseguindo isso com seus humbuckers, ou quando o cara tem um single na ponte da strato e ta louco com um humbucker. Blz.

Mas fora isso, o simplesmente pegar uma guita de 500 contos e meter um seymour duncan la esperando conseguir o timbre do stevie vai? Vai é jogar dinheiro fora.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/17
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HortaRates

Acho que esta em alta por alguns fatores:
-Baixo custo do produto, antes as opções era dimazio, Seymour duncan,etc.
-Consumismo, acham que trocando o captador sera certo que terá algo muito melhor.
-criação de lendas magicas, como sempre existiu. o cara compra um(insira aqui qualquer coisa), coloca no meio do equipo, e tenta contar vantagem para justificar o gasto que teve. Ai cria-se o mito, só colocar ai um captador, só colocar um pedal valvulado, só blindar, só trocar o pot, etc,etc...

pedropohren
Membro Novato
# jun/17
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Luiz_RibeiroSP
Vc esqueceu de citar um fator muito importante:

HortaRates
Acho que essa onda de troca de captadores tem um fator psicológico muito maior que qualquer outra coisa.

...que é isso aí em cima. Mas eu nem definiria tanto como psicológico, mais como sentimental.

O cara compra uma guita de 500, 600 contos, que pode sim ser muito boa, mas por alguma razão (o ídolo usa/quer deixar a guita melhor porque acha que vai mudar o timbre da água pro vinho/é a primeira guita e tem valor sentimental, então ele prefere modificar ela do que comprar uma nova) quer trocar os caps.

Mas normalmente, quando a razão é esse "fetiche musical" de se ter aquele captador foda e caro, os caras não vão de Malagoli. Amargam meses e até anos esperando, guardando dinheiro da mesada ou do estágio pra comprar AQUELE cap de marca fodona (Citando como exemplo o Whole Lotta Humbucker, da Seymour, feito à imagem dos caps do Page, já que foi um dos citados acima) pra agregar mais valor ao seu instrumento. Eu acho que quem vai de Malagoli, é pq já desenvolveu alguma maturidade nos ouvidos e sabe que preço não tem timbre.

Talvez isso não se aplique a todos os equipamentos que vão com uma guita necessariamente, mas, como o tópico era sobre caps...

Honestamente, eu acho que nunca caí nessa onda porque tive sorte, ou porque nunca precisei. Ou os dois... Minha (única) guita foi feita por mim, e já nasceu com um set completo de Fender Samarium Cobalt Noiseless (descontinuados, raríssimos hoje em dia, e de um som extremamente versátil e muito bom) sob o escudo.

Luis A.
Membro Novato
# jun/17
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HortaRates

Cara, desde a década de 90 quando eu comecei a tocar a galera ja falava em caps Seymour Duncan, pontes Gotoh, etc... acontece q produtos de qualidade eram menos acessíveis que hoje...

Vale lembrar também q antes havia muito menos informações disponíveis, e muita gente nem sabia q existiam diferenças de qualidades dos componentes....
E mesmo hoje,acredito que muita gente nao tem conhecimento na pratica de como alguns componentes podem alterar uma guitarra....

Eu msm já substituí caps gibson por uns com menor saída, pois estavam mais de acordo com o som q eu buscava, a diferença foi enorme, agora obtenho muito mais brilho nas notas e estou muito satisfeito....

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/17
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pedropohren
Fator psicológico entra quando falei "criação de lendas magicas ", um efeito placebo. E sempre teve isso, agora pode ser de captador. Eu pensei em trocar também mas porque não gosto muito do som e como os preços estão bons me veio a ideia, e para ter uma experiencia de troca de captador, coisa que nunca fiz.
Mas depois pensei bem, trocar pra tocar em casa....deixa pra lá :(

Ismah
Veterano
# jun/17
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ejames
ocorria muito antes da Malagoli ou qualquer outra marca

Malagoli é da década de 70/80... Tenho um captador de violão daquele tempo pra provar! hehehehe

HortaRates

Então, isso não é uma coisa incomum lá na gringolândia. Qualquer guitarra mediana em diante, já tende a ser personalizada a gosto do freguês, antes de sair da loja... Isso inclui pick ups, elétrica, nut, cordas e regulagem!

A parte boa: sons mais personalizados e individualismo! Isso é legal cara! Tem aos milhares, que soam parecido com fulano e ciclano... Mas que soa com identidade, ninguém...!

Há uma certa "gourmetização" também! Por exemplo, vejo muita vende de Tagima Strato comprada por 900 pila, vendida por 1k5, apenas porque tem captador X ou Y... E as vezes o captador, nem é o mesmo barato D'AQUELA "erva Tailandesa, em potes de barro fechada com cera"...

harlero rock
Membro Novato
# jun/17
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tive uma epoca que so podia ter um violao cheio de silver tape, so sonhava.

eu gosto de personalizar as coisas, pintei minha moto, troquei escape, guidao, gastei mal gasto, ja gastei bem gasto, pedalboard ta sempre mudando,

na real, eu acho que eu quero tocar todas as guitas, tocar todos os amps, todos os pedais, pilotar em todas as estradas, é minha curtição, não é moda, pelo menos pra mim.

Fábio Santiago
Veterano
# jun/17
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Pra mim isso é markenting das industrias, quando a Gibson surgiu e a Fender, não tinha essa coisa de troca de captadores, as pessoas eram felizes com o que tinham na guitarra, depois que a Seymour Duncan Dimarzio e outras surgiram, propagandas em revistas de guitarra, endorses famosos, entrevistas do endorses falando das maravilhas dos captadores, quem lê acaba ficando com a pulga atrás da orelha, poxa será que realmente trocando o captador irei tocar como Slash, Malmsteen, Petrucci, etc?

Hoje em dia, como está mais explicito esse mercado do que ha 15 anos atrás, acabou virando moda, tipo: é lei comprar uma guitarra e trocar os captadores, exceto se ela já vier com captadores como Seymour, ou Dimarzio, ou Gibson ou Fender,

Até EMG 81 o pessoal faz isso, conheci um cara que comprou uma guitarra com EMG 81 85, trocou no mesmo dia os mesmos por um par de cabrera rock pro & alnico, e achava que a Guitarra ficou melhor do que antes, mas na verdade é preconceito por ativo, nem questão de ser melhor ou pior, porque com certeza formou uma opinião pre meditada de que ativo e ruim, e passivo é bom, sem ao menos testar a longo prazo

krixzy
Veterano
# jun/17
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HortaRates
Troca de captadores é muito válida nessas guitarras de médio a baixo custo, pois os caps que vem geralmente são bem genéricos, e uma troca faz sim uma diferença considerável no timbre, desde que saiba escolher os caps certos pra chegar no timbre que procura.

Todo o equipamento, desde a palheta até o alto falante tem influencia no som final, mas é preciso também saber tirar proveito disso, caso contrário, nem mesmo com o equipamento da melhor qualidade você vai conseguir tirar o máximo que ele tem a oferecer.

JJJ
Veterano
# jun/17 · Editado por: JJJ
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Eu fiquei pensando aqui... e cheguei à conclusão que, das minhas guitarras "compradas", eu troquei captador em todas! kkkkkkkk

(edit: na verdade, as 3 primeiras, muitas décadas atrás, não troquei - não sabia ainda e/ou não tinha acesso...)

Fora outras partes.

Mas qual o mal nisso? Você vai testando esse ou aquele, até achar o "par" que casa melhor. Não é trocar por trocar... é trocar até acertar...

Antes que alguém pense que o óbvio seria "a guitarra casar melhor com o que vem nela, oras!", não é assim... Talvez numa guitarra ultra-top seja (não tenho nenhuma, infelizmente...), mas em guitarras "normais", mesmo as boazinhas, é possível conseguir um timbre mais "bacana" (à gosto do freguês, se preferirem) com algumas trocas de partes.

Ramsay
Veterano
# jun/17
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Troca de captadores é muito válida nessas guitarras de médio a baixo custo, pois os caps que vem geralmente são bem genéricos, e uma troca faz sim uma diferença considerável no timbre, desde que saiba escolher os caps certos pra chegar no timbre que procura.

Todo o equipamento, desde a palheta até o alto falante tem influencia no som final, mas é preciso também saber tirar proveito disso, caso contrário, nem mesmo com o equipamento da melhor qualidade você vai conseguir tirar o máximo que ele tem a oferecer.

krixzy
É por aí mesmo, vc falou quase tudo certo, só exagerou na "diferença considerável no timbre" que é exagerada.
Se uma guitarra for muito vagabunda, pode-se por o melhor captador do mundo que o som dela não vai melhorar em nada.

Já se for uma guitarra de qualidade mediana, o som vai melhorar de 10 a 15 % e se for uma guitarra de ponta o som vai melhorar nos mesmos 10 a 15% ou talvez um pouco mais, simplesmente porque é essa a parcela máxima que os captadores tem no som, em todo o conjunto que forma uma guitarra.

Luis A.
Membro Novato
# jun/17
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Fábio Santiago

Cara, quando Gibson e Fender foram lançadas, haviam poucas ou quase nenhuma opção para se customizar, como você queria que fosse comum a galera mudar peças? Msm assim naquela época ainda tinha muita gente que fazia suas alterações....

John Lennon, por exemplo colocou Bigsby em sua Rickenbacker 325, pintou-a de preto, e mudou os Knobs e a ligação elétrica antes dos Beatles serem famosos, em sua Les Paul Jr. ele acrescentou um cap Charlie Christian, na Cassino, retirou a pintura e trocou as tarraxas...

Jeff Beck colocou Humbucker sem capa em sua Les Paul 54, e fez outras modificações no modelo q ficou conhecido como oxblood... Pra não falar na Telegib que foi um presente do Seymour....

Jimmy Page tmb usava humbucker sem capa, raspou o braço da guitarra pra ficar no formato desejado, alem de outras alterações...

A strato do Gilmour, na minha opinião pode ser considerada uma partcaster.....

Com certeza trocar caps ativos EMG por passivos altera o som, se é pra melhor ou pior, já é uma questão pessoal...

Eu troquei caps de 14k por uns de 8k.... e é lógico que mudou o som.... Não se trata apenas se os caps originais são de qualidade ou não, as características deles tmb influem muito....

Tiltmode77
Veterano
# jun/17
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Eu ainda prefiro ter várias guitarras do que pegar um e ir modificando, dentre as que eu tenho uma se destaca bastante uma Strat Giannini 77, xodó da casa, perto de outras imensamente mais caras, continua boa, e tem um timbre bem específico.
A troca de captadores em si só é útil quando você busca um timbre tal. Eu por exemplo vivo estudando um jeito de ter uma tele com mais Twang além dos noseless vintage que uso, botei pots de 1mb e capacitor cherry á óleo. Ta animal, mas se eu puder ter mais Twang eu quero.
Como foi descrito no tema do post, essa galera que compra uma guitarra e já quer trocar geralmente ouve que "Ah a guitarra é boa, mas tem que trocar os caps" ou " a madeira é boa, troca o restante". Os caps geralmente mudam pro alnico, mas esquecem que os cerâmicos são maravilhosos também ! Esse lance de timbre é legal você ter vários e não só um em uma guita.

krixzy
Veterano
# jun/17
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Ramsay
Se uma guitarra for muito vagabunda, pode-se por o melhor captador do mundo que o som dela não vai melhorar em nada.

Já se for uma guitarra de qualidade mediana, o som vai melhorar de 10 a 15 % e se for uma guitarra de ponta o som vai melhorar nos mesmos 10 a 15% ou talvez um pouco mais, simplesmente porque é essa a parcela máxima que os captadores tem no som, em todo o conjunto que forma uma guitarra.



Entendo, se refere a qualidade, mas eu me referi a influencia no som.


Independente de ser uma guitarra boa ou ruim, vai haver alterações notáveis, se vai melhorar ou não depende muito da escolha certa, captador não é um equipamento universal que fica bom em qualquer instrumento.

JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/17
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Acho que não tenho nada com o dinheiro de outra pessoa.

Cada um gasta no que quer, se quer testar captadores que vá em frente.

Ramsay
Veterano
# jun/17 · Editado por: Ramsay
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krixzy
Houve uma época em que eu comprava primeiro o captador recém-lançado, de ponta, e, depois uma guitarra relativamente barata tipo de uns 800 Reais para colocar o captador, acreditando que o som ia mudar da água pro vinho.

Mas, a verdade dos fatos é que isso nunca aconteceu, porque os captadores de ponta que testei em guitarras baratas nunca mostraram nenhum acréscimo na qualidade sonora.

Já em guitarras baratas, mas, de média qualidade, tipo as SX, as Vintage, etc, com a troca de captadores realmente houve uma melhoria no som, mas, não considerável, e sim relativa a qualidade de construção da guitarra.

Fábio Santiago
Veterano
# jun/17 · Editado por: Fábio Santiago
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Luis A.
Cara, quando Gibson e Fender foram lançadas, haviam poucas ou quase nenhuma opção para se customizar, como você queria que fosse comum a galera mudar peças? Msm assim naquela época ainda tinha muita gente que fazia suas alterações....

John Lennon, por exemplo colocou Bigsby em sua Rickenbacker 325, pintou-a de preto, e mudou os Knobs e a ligação elétrica antes dos Beatles serem famosos, em sua Les Paul Jr. ele acrescentou um cap Charlie Christian, na Cassino, retirou a pintura e trocou as tarraxas...

Jeff Beck colocou Humbucker sem capa em sua Les Paul 54, e fez outras modificações no modelo q ficou conhecido como oxblood... Pra não falar na Telegib que foi um presente do Seymour....

Jimmy Page tmb usava humbucker sem capa, raspou o braço da guitarra pra ficar no formato desejado, alem de outras alterações...

A strato do Gilmour, na minha opinião pode ser considerada uma partcaster.....

Com certeza trocar caps ativos EMG por passivos altera o som, se é pra melhor ou pior, já é uma questão pessoal...

Eu troquei caps de 14k por uns de 8k.... e é lógico que mudou o som.... Não se trata apenas se os caps originais são de qualidade ou não, as características deles tmb influem muito....


Cara vc não entendeu minha linha de raciocínio, não me refiro que ninguém pode customizar, me refiro que a galera esta tão fissurada em trocar os captadores e está esquecendo do que realmente importa, que é tocar, Todos esses artistas que vc citou vão tocar do mesmo jeito mesmo numa tonante, a pegada e a tecnica de cada um que determina quem são eles e não, a customização.

As industrias viram que chama a atenção da molecada fazer você acreditar que trocando os captadores você terá o timbre do seu guitarrista favorito, e vende tanto, que as guitarras do Vai são um exemplo de como a Ibanez Faturou muito ao comercializar uma guitarra do vai a Jem pra galera que queria tocar como ele.

Na minha ótica o amplificador e pedais vão alterar muito mais o timbre do que uma troca de captadores e guitarra.

So recomendo, quando vc ja tiver um amp que ja correspondo o timbre que você quer tocar, e pedais adequados pra musica que você vai tocar, e seus captadores não tem a característica que vc busca, mais ganho menos ganho mais estilo Paf, mais moderno tipo emg, ai sim.

Mas em quanto o pessoal ainda não tem um amp de responsa ou pedais, e acha que a guitarra com Captador x vai soar como Slash, nem recomendo.

Luis A.
Membro Novato
# jun/17
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Fábio Santiago

Agora você se explicou melhor, aí sim! tmb concordo com essa linha de raciocínio....

Drinho
Veterano
# jun/17 · Editado por: Drinho
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Se o sujeito não tem pelo menos 10 anos tocando sistematicamente e ouvindo sistematicamente eu asseguro que ele não terá a menor noção do que é necessário para dominar a arte do som de guitarra.....

Portanto todas as compras serão unica e exclusivamente motivo de realizar uma fantasia sem cabimento....

Lelo Mig
Membro
# jun/17
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Só acho que tem fulano que mal consegue fazer uma pestana, customizando guitarras, discutindo captação, madeira, pontes e etc, com a propriedade de um Carl Sagan falando sobre astrofísica.

Não há mal, erro, modinha alguma trocar o que quer que seja desde que o músico tenha conhecimento para identificar suas necessidades e supri-las ou fazer experiências com fundamento.

De resto é o mesmo que não dirigir e trocar a suspensão do carro parado na garagem.

harlero rock
Membro Novato
# jun/17
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Lelo Mig

"... desde que o músico tenha conhecimento para identificar suas necessidades e supri-las ou fazer experiências com fundamento."

e a curiosidade? iniciativa? inovação? obter experiencia depois do feito?

Ismah
Veterano
# jun/17
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Acredite em mim... Trocando captador tu pode aprender manejo do ferro de solda e estanho, mas não a timbrar ou tocar bem...

renatocaster
Moderador
# jun/17
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Podem trocar de captador à vontade, pois é uma troca que faz uma diferença significativa no timbre. Ao contrário daquelas baboseiras de madeira A ou B que alguns insistem em afirmar.

Postei e corri...

pedropohren
Membro Novato
# jun/17 · Editado por: pedropohren
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renatocaster

Isso já foi extensamente discutido aqui no fórum. De minha (curta) experiência com luthieria, madeira NÃO influencia no timbre em si. Mas influencia MUITO na QUALIDADE do som que se obtém. (Clareza nas frequências, sustain natural, e por aí vai...)

Mas, de fato, os maiores responsáveis pelo timbre base de um instrumento (timbre real, antes de passar pela amplificação/modulação/mix/master) são os captadores.

(P.S.: Tá pedindo pro Bertola descer aqui e te dar uns cascudos, hein, vey? kkkkkkkkkkk)

Ismah
Veterano
# jun/17
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influencia MUITO na QUALIDADE do som que se obtém

Então influencia no timbre...

Tá pedindo pro Bertola descer aqui e te dar uns cascudos, hein, vey?

Eu respeito MUITO o Bertola, além de um bom luthier, é uma pessoa incrível, por responder pela enésima vez alguma coisa que em 20segundos de pesquisa se obtém a resposta, algumas vezes respondendo coisas da sua alçada acadêmica como sociólogo ou historiador, e em troca de nada...!
Mas esse assunto é mais das engenharias, do que dos luthiers - aliás eles são mais artesãos que cientistas ao meu ver!
Todavia, quem tem poder de dar uns cascudos é o Renato, já que ele é moderador. hehehe Mas na real é que tu caiu na ironia dele, em português moderno, tu acaba de ser trollado...

Lelo Mig
Membro
# jun/17 · Editado por: Lelo Mig
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harlero rock


e a curiosidade? iniciativa? inovação? obter experiencia depois do feito?


Cara, acredite, algumas experiências são totalmente desnecessárias quando não se sabe o que está fazendo.

Sujeito sabe as possibilidades timbrais dos caps atuais? Sabe timbrar o amp? Usa os pots de tonalidade da guitarra?

Como disse sou a favor total de mudanças, experiências e inovações.

Só não me conformo, principalmente numa época com tanta informação, o pessoal fazer as coisas sem entender o básico de como funcionam.

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