Dó de usar guitarra ou equipo novo, alguem tem?

Autor Mensagem
vitor_jp
Membro Novato
# abr/17


seguinte galera, tenho guitarras das mais baratas até as mais caras, mas nao me desfiz de nenhuma guitarra barata que possuo...

como passo mais tempo treinando do que pegar as musicas q sei tocar, acabo sempre usando as guitarras "veias" e "baratas" pois sao guitarras q nao limpo apos tocar, nao temho nenhum pouco de cuidado, deixo pegando poeira eo suor das maos, etc...

jas as guitarras top q eu tenho, a cada 5 minutos eo to limpando, e na hora de guardar na case eh mais detalhes pra ver se nao ficou nenhuma sobra de marcas e sujeira...

alguem passa o mesmo problema que eu?

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/17
· votar


Cara, eu penso mais ou menos assim:
Se o equip é ruim, tente se livrar dele pra pegar um melhor. Se é bom, cuide dele e use-o à vontade.
Guitarra não é de cristal, sujar, pegar poeira, enferrujar cordas é normal... da mesma maneira que não vejo motivo pra esquentar demais a cabeça com isso, também vejo que faz muito sentido conservar o instrumento pq ele é bom e vc gosta dele, tem que limpar quando tá sujo, tem que lavar as mãos antes de tocar, tem que passar um paninho nas cordas depois de tocar, tem que guardar em um local adequado, etc... mas sem muita frescura também, o bagulho tá lá pra usar

vitor_jp
Membro Novato
# abr/17
· votar


acabaramosnicks
nao q a guitarra seje ruim, eu gosto delas tambem, mas o valor de revenda aqui é muito ruim nao compensando passar pra frrente...
outro coisa tambem é que da preguiça de tirar e guardar na case, e na epoca de calor a umidade aqui é muito alto 70%...
por isso acabo deixando uma mais barata direto no suporte e as outras fica mais pra usar na folga...

Lelo Mig
Membro
# abr/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


vitor_jp

"jas as guitarras top q eu tenho, a cada 5 minutos eo to limpando, e na hora de guardar na case eh mais detalhes pra ver se nao ficou nenhuma sobra de marcas e sujeira..."

Não que isso seja pejorativo ou diminuidor, mas acontece porque você é "músico de quarto".

Se um dia você encarar estrada direto e shows nos lugares mais estranhos do planeta, bares das 22 as 04 da manhã, de quinta a domingo, e etc... vai ver que essa "mania" acaba rapidinho.

Toquei em cada lugar meu amigo... que você nem imagina! O que você mais quer, é jogar a guitarra dentro do case e se mandar o mais rápido possível.

DoisUm
Membro Novato
# abr/17
· votar


Instrumentos são feitos pra servir ao músico. Se o sujeito fica com medo de usar, pra que ter? Pra admirar na parede?

Fernando de almeida
Veterano
# abr/17
· votar


vitor_jp
Dó de usar guitarra ou equipo novo, alguem tem?
Dó não ... Agora medo de arranhar ou dar problema sim ...

as guitarras top q eu tenho, a cada 5 minutos eo to limpando, e na hora de guardar na case eh mais detalhes pra ver se nao ficou nenhuma sobra de marcas e sujeira...
Isso mostra o devido cuidado ... Mas não pode deixar de usar ... TEM QUE USAR ...

vitor_jp
Membro Novato
# abr/17
· votar


Lelo Mig
é verdade, parece que nao passou a lua de mel ainda kkkk

Fernando de almeida
é isso mesmo, nao dó de usar mas acabar aranhando ou zuando...
mas talvez se der umas riscadas talvez passe essa neura...
mas eu sempre uso, soh q no final de semana...

sandroguiraldo
Veterano
# abr/17
· votar


Acho que o que o Lelo disse é bem verdade mesmo... tenho amigos músicos de quarto que só falta se masturbarem pros seus instrumentos.
Eu cuido das minhas coisas, mas sem exageros, faço o básico pra ela funcionar bem e tocar confortavelmente.

Lelo Mig
Membro
# abr/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


sandroguiraldo

É claro que eu cuido/cuidava... dava um trato, deixava tudo tinindo.

Mas, na ralação da estrada/noite? Nem à pau!! As vezes terminava uma noitada com a guitarra "ensebada", só passava uma flanela nas cordas e jogava no case...

Só ia limpar quando tivesse um sossego, na segurança e conforto de minha casa.

Luis A.
Membro Novato
# abr/17
· votar


Eu tenho uma guitarra barata e uma cara pra cada situação...
Do jeito q as coisas andam não dá pra sair carregando guitarra cara pra qualquer buteco....

Entretanto a minha guitarra barata, levando em consideração o padrão de qualidade atual, seria uma guitarra TOP nos anos 80 e inicio dos 90....

O importante é q a guitarra barata cumpra sua função, pra isto basta escolher bem na hora da compra e mantê-la bem regulada.... afinal a maioria dos músicos brasileiros se viram (e muito bem) com equipamentos que em outros países seriam coisa de iniciante...

LeandroP
Moderador
# abr/17
· votar


Não tenho dó rsrs

Tenho cuidado, como tenho com qualquer instrumento ou acessório, independente do seu valor.

Mas dó eu não tenho! Eu tenho dó de mim depois de tocar 2 / 3 horas seguidas com 5kg pendurado no pescoço.

Buja
Veterano
# abr/17
· votar


Nao tenho vontade de ver meus equipos novinhos limpinhos e brilhando.
Gostaria de ver eles se desgastarem rapido, relicarem rapidinho, isso sim hehehe

bezerrabru
Veterano
# abr/17
· votar


Porra, eu sou o contrário.
Eu compro um equipamento novo e só quero usar ele, principalmente em ensaios/shows que dê pra levar.

Tipo hoje, tinha ensaio e decidi trazer duas guitarras. A última que eu comprei e uma que eu não uso faz tempo. Trouxe com a desculpa de "se estourar uma corda e eu não quiser trocar", mas a real? A real é que eu vou me obrigar a usar a mais antiga e, caso queira um timbre diferente, pego a guitarra nova...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# abr/17 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Pensei que só eu tinha isso.
Na fender eu tenho dó de ver os trastes com marcas de uso, tenho ela desde 2012 0_0.
Quando tinha comprado ela tocava todo sabado, comprei um rolo de algodão pra limpar ela e não riscar ou ficar toda amarela por causa de flanela. Mas depois cansei do trabalho que dava tirar ela e fui tocando cada vez menos. Agora ela passa até 6 meses dentro do case, case dentro da caixa de papelão que ela veio e atras do guarda roupa e com colchão enrolado em cima e mais umas paradas pra esconder. Tenho medo de ser roubado e fiz um alarme só pra monitorar ela caso alguém mexa na caixa.
Toco geralmente com outras guitarras baratas, uma condor rx-30 que fica em cima do pedestal e procuro deixar limpa sempre, pra tocar por ai levava ela e limpava as cordas e o corpo antes de por no case.
Pedal não ponho pra ralar mais, por isso fiz alguns só pra poder tocar por ai e deixar os BOSS em casa. Depois fiquei sem banda ai ficam aqui parados também.

NeoRamza
Veterano
# abr/17
· votar


Quando eu usava Ibanez eu vivia com um paninho. Agora que tô com Strato e Les Paul eu quero mais é que fiquem todas relicadas.

Ismah
Veterano
# abr/17 · Editado por: Ismah
· votar


As mulheres que me perdoem, mas uma frase plenamente machista faz todo sentido:

Guitarra é como mulher, feita pra levar pau!
Enquanto encostadas no canto, todas são iguais, mas na hora H que se separam as boas e as ruins...

Continuando meu pensamento trash:

A strato numa manutenção perdi um parafuso do jack plate, tinha um restinho de uma fita crepe industrial dando sopa e meti nela... Tá assim até hoje, uns 3 anos depois, e achei que ficou característica dela...
A LP deu problema na chave, abri sem dó e cortei a chave fora com um cortador de unhas! Estou considerando instalar só um killswitch, usar um volume para cada lado da chave, o que daria para fazer um tremolo e oscilar entre dois níveis de ganho. Simples e ótimo.

Esse é o lance, tocar mais, e alisar menos o instrumento.

Amago
Membro Novato
# abr/17
· votar


Não tenho Dó, nem maior, e nem menor rsrsr...Não resisti ao trocadilho

JoeCruzGuitar
Veterano
# abr/17
· votar


Tenho e muito.

Alguns instrumentos são apenas para colecionar, gosto de tirar de vez em quando do case, com muito cuidado, pra trocar cordas, tocar um pouco, limpar e guardar.

Com amps, comprei fligth case que eh para proteger ao máximo, mesmo que seja da poeira.

Não concordo com essa de que comprou tem que usar e bla bla bla, trabalho suado pra ter, favo o que quero com os meus.

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/17
· votar


tirar de vez em quando do case, com muito cuidado, pra trocar cordas, tocar um pouco, limpar e guardar

Na boa, isso não faz sentido nenhum pra mim. Quando eu compro alguma coisa, ela tem que ter alguma utilidade, mesmo que a utlidade seja ficar de enfeite na parede (valor estético). Se vai ficar numa caixinha, numa gaveta, ou coisa parecida, eu me livro logo do bagulho. Isso serve pra quase tudo na minha vida.

Com amps, comprei fligth case que eh para proteger ao máximo, mesmo que seja da poeira.

Isso sim faz sentido. Tem que proteger, cuidar, dar valor. Mesmo que seja barato, é o que vc tem, tem que dar valor! Eu, particularmente, acho um exagero flight case, mas cada um tem o cuidado que acha que precisa ter. Eu mesmo poderia guardar minhas guitas na bag ou deixar no pedestal mesmo pq só toco em casa, mas fiz questão de comprar case pras guitas, pro baixo e pros pedais, só o amp que ficou de fora.

Lelo Mig
Membro
# abr/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


acabaramosnicks

"Eu, particularmente, acho um exagero flight case..."

Também achava, até perder um violão Ovation, estraçalhado no porta malas, numa colisão em que um cara entrou na traseira de meu carro.

Ovation

raphael.rui
Veterano
# abr/17
· votar


eu nao tenho pena nao, cuido o suficiente pra nao quebrar e ficar em condições ideais de tocabilidade (mantenho sempre regulada, trastes limpos, cordas novas etc). mas nao tenho essa coisa de ficar limpando toda hora, ou deixar impecavel pra guardar no case etc, guardo do jeito que tiver, e as vezes nem guardo, so deixo encostada no canto msm.

fernando tecladista
Veterano
# abr/17
· votar


eu tenho umas relíquias aqui, de teclado como por exemplo um DX7, um 01/w.. gostava de levar pra tocar...
da forma que o mundo tá doido, ultimamente não levo mais esses nem pagando

sobrevivente
Veterano
# abr/17
· votar


Quando acabo de comprar algo zero bala eu tenho um certo "cuidado exagerado" sim, mas isso vai passando com o tempo, conforme vou utilizando no dia a dia.

Buja
Veterano
# abr/17
· votar


Eu gostaria de um case pra 2 guitas, mas so pq acho bonito.
Porem pra mim nao tem tanta necessidade nao. As guitas faziam aniversario dentro do quarto. um bag bom já é suficiente.
No mais gosto de ver elas é do lado de fora mesmo, num suporte no canto do quarto ou da sala.
Gosto da sensacao de chegar do trabalho, abrir a porta de casa, e me deparar com a guita la empézinha me esperando.
Pra mim é a mesma sensação quem gosta de cachorro e ele te receber abanando o rabo felizao. É a mesma coisa kkkkk;.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# abr/17
· votar


O loco, que nóia mais doida...

Cada um faz o que quiser com seu dinheiro, se quiser meter uma Masterbuilt numa caixa-forte e largar ela lá pra sempre, azares...

Mas comigo num tem essa não, se eu comprei é pra usar. Claro que cuidando pra não detonar, e nem levando o equipo mais top pra tudo quanto é buraco, até porque normalmente nem tem necessidade.

Mas acho um baita desperdício largar instrumento parado. Os meus baixos, que seguem mais ou menos parados há algum tempo, só não vendo porque tenho preguiça de correr atrás.

Desapega mocidade... Ficar tocando em casa de Condor por medo de usar Fender é coisa de maluco...

Buja
Veterano
# abr/17
· votar


Felipe Stathopoulos
Desapega mocidade... Ficar tocando em casa de Condor por medo de usar Fender é coisa de maluco...

Tambem acho, ainda mais em casa. É pra tocar com o seu melhor equipo mesmo.

Na rua concordo, po...eu nao saio de casa com uma fender num bag pegando onibus. Ta louco. Leva a phoenix mesmo porque se te levarem, a fender ta em casa rsrs. E depois é so comprar outra phoenix no olx.

Mas esses medos existem com muita gente e em outros tipos de coisa.
Eu por exemplo ja sou assim com roupa.
Compro um calça jeans agora e so uso no ano que vem, numa ocasiao boa e tal. Nao saio comprando lewi's pra tomar acai ali na esquina nao.
Tenho maior do. E tenis entao? Se for branco, vixe....pra eu usar so se for num dia bem ensoladarado, indo pra um lugar bem limpo.
Da onde ja se viu botar um nike branquinho pra ir na festinha do interior?
Sou maior frouxo com essas coisas kkkk.

Quando lavo o carro, passo cera e tudo, fico evitando qualquer sujeirinha do asfalto. Nao passo o pneu no esgoto, fico no maior medo de raspar o pneu no meio-fio. Boto jornal no assoalho, passo espuma magica nos bancos. Quando ele ta sujo, nao to nem ai kkkkk

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# abr/17
· votar


Não deixo de tocar a fender por medo. É porque não tenho vontade de tocar. Mesmo a condor ta parada.
A verdade é que não tenho tocado muito. Quando eu era moleque e tocava com meus amigos de bairro e com minha banda, tinha o sonho de ter uma fender. Agora que tenho uma fender meu sonho é ter amigos de bairro e banda pra tocar.

rodsom
Veterano
# abr/17
· votar


como diz o ditado, temos que amar as pessoas e usar as coisas, e nao o contrario.

Sub_Zero
Veterano
# abr/17
· votar


Eu tenho receio é de deixar cair a guitarra ou de estragar algo.
Tenho 3 stratos que considero muito boas, quando estou apenas treinando algo, costumo pegar aquela que tem a "pegada mais difícil" (mais dura de tocar, traste mais baixo, corda mais alta, etc) porque eu sei que quando for tocar nas outras isso tende a me facilitar.
Trabalhei duro pra comprar meus equips, o que mais quero é usar e abusar, tocar todo dia neles, se for possível. Lógico, que tomando cuidado pra não quebrar algo.

rhoadsvsvai
Veterano
# abr/17
· votar


depende do valor das coisas....
se você tem uma prs de 30 mil conto, vc tem que cuidar qnem uma joia, pq de fato é uma joia, o negocio é ter uma guitarra "descartável" reserva pra tocar nos lugares perigosos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dó de usar guitarra ou equipo novo, alguem tem?