Autor |
Mensagem |
DeadSuspect Membro Novato |
# mar/17
Tudo bem ppl?
Já deparam-se alguma vez em acordes que por vezes ao serem tocados ao longo da escala ficarem "fora de tom"?
Uma nota ou outra desafinada em relação acorde tocado?
Então vejam este video onde venho partilhar um segredo de como afinar uma guitarra "corretamente" usando um método diferente mas eficaz de modo a rectificar estas inconveniências.
https://www.youtube.com/watch?v=NfMS6kPzB1Y
|
Buja Veterano |
# mar/17
· votar
DeadSuspect Afinar com harmonicos. Essa nao é nova. Eu sempre afinei o baixo assim. Guitarras as vezes.
|
DeadSuspect Membro Novato |
# mar/17
· votar
ola Buja! Não é de afinar os harmónicos... até pelo contrário, afinar somente com os harmónicos (ex: harmónico do 5º fret da 6ª corda com o harmónico do 7º fret da 5ª corda) podem resultar num erro...
provavelmente uma discrepância de alguns cents entre as duas cordas...da mesma maneira que não é aconselhável afinares a guitarra de acordo com um acorde, porque vai resultar novamente em erro devido ao equal temperament da guitarra...
|
Ramsay Veterano |
# mar/17
· votar
DeadSuspect Esse português do vídeo tá falando em que língua, Chinês??? Confesso que não entendo nada do que ele fala. E por não entender, eu não me manifesto sobre o suposto método.
|
daimon blackfire Membro Novato |
# mar/17
· votar
Afino mais ou menos assim, só q uso como referência a corda de baixo e não só a primeira. Consegui entender muito bem o vídeo, n entendi o comentário.
|
Del-Rei Veterano |
# mar/17 · Editado por: Del-Rei
· votar
Interessante.... interessante....
Quando li o título do tópico achei que fosse sobre esse vídeo aqui (Honestamente, meus ouvidos não foram capazes de reconhecer absolutamente nenhuma diferença):
Um aceno de longe!!!
|
makumbator Moderador
|
# mar/17 · Editado por: makumbator
· votar
Ramsay Confesso que não entendo nada do que ele fala.
Caramba. Eu entendo tudo que ele fala. Não tive dificuldade alguma.
DeadSuspect
Essa coisa de afinar apenas uma corda com afinador é como se faz em orquestra desde sempre (na família do violino afina-se o lá e depois se passa para as demais cordas pelo intervalo mesmo. No caso específico do contrabaixo acústico a gente pede o sol solto dos violinos e usamos ele como referência para as demais cordas).
A diferença no seu caso é misturar os harmônicos com cordas soltas. Não deixa de ser uma opção boa (desde que as cordas estejam boas, obviamente, pois cordas velhas produzem falsos harmônicos).
O problema é que no fundo é impossível ter um instrumento de trastes retos perfeitamente afinado ao longo de todo o braço e em todas as cordas. É uma luta inglória.
|
DeadSuspect Membro Novato |
# mar/17
· votar
Verdade meu amigo! a razão que fiz o video foi mesmo para divulgar em português este método e ajudar o people a entender que não é possivel "afinar perfeitamente" a guitarra.
Mas sim como disseste e bem "É uma luta inglória". Quanto ao meu sotaque, peço perdão é sotaque micaelense de s.miguel/açores (portugal) :P lol Muito obrigado pelos comentários.
|
makumbator Moderador
|
# mar/17
· votar
DeadSuspect Quanto ao meu sotaque, peço perdão é sotaque micaelense de s.miguel/açores (portugal) :P lol Muito obrigado pelos comentários.
Não há motivo para pedir desculpas pelo sotaque (cada local tem sua maneira de falar, e na verdade eu gosto muito de escutar outros sotaques em português). Aliás, não tive o menor problema em entender tudo o que você disse.
Parabéns pelo vídeo!
|
acabaramosnicks Membro Novato |
# mar/17
· votar
Não assisti o vídeo porque estou no trabalho.
Cara, normalmente eu afino assim:
- Vou afinando comparando o som do quinto traste com a corda de baixo solta (normal).
- Depois nas mesmas cordas comparo o som do sétimo trastre da de cima com o segundo da de baixo. O motivo disso é ter mais que uma referência de som para as mesmas cordas.
- Faço estes dois processos com todas as cordas
Depois de feito isso:
- Comparo o harmônico da 5a casa com o da 7a casa, corda por corda, e faço ajustes finos meio que "despretensiosamente" com a perfeição, apenas tentando fazer o negócio soar bem e parecido.
Como a entonação nunca será perfeita em todas as casas de todas as cordas em isntrumentos de trastes retos, como citado por outros aí em cima, então eu finalizo com o último passo, que pra mim é o mais eficaz para se ter uma boa afinação na prática, mas que só é possível se o instrumento estiver mais ou menos bem afinado anteriormente:
- Faço um acorde de Lá maior com pestana na quinta casa. Primeiro bato o acorde cheio, depois toco corda por corda prestando bastante atenção pra ver se está soando bem. Caso algo esteja um pouco fora, eu faço um ajuste fino. Sempre sem a pretenção de soar perfeito, apenas coerente e bom de escutar. Bato o acorde cheio de novo, toco corda por corda de novo, e pronto.
|
Insufferable Bear Membro |
# mar/17
· votar
Qual é a lógica desse método, em detalhes? Você pode ter corrigido as E da guitarra, mas qual a garantia que as outras notas vão estar ok? Vou ficar com o método do afinador mesmo, até porque minha guitarra é fretless.
A única coisa que eu sei de fato é que se você quer guitarra com boa entonação você precisa não usar ponte flutuante.
Ramsay Como tu não sabe o que é o português de Portugal?
|
Lelo Mig Membro
|
# mar/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar
DeadSuspect
Amigo gostei do video, de sua apresentação e tudo mais... no entanto, algumas dúvidas ficam no ar.
Diferente da geração de vocês, sou de um tempo onde não existiam ainda os afinadores eletrônicos.
Por padrão usávamos diapasões; de forquilha ou de sopro. Diapasões em Lá 440 hz, eram os mais comuns. Esta nota é o Lá da 5a corda soando solta. A partir dela, e usando-a como referência, afinávamos o resto usando um método bastante similar ao que você demonstrou.
O que poderia haver de diferente em afinar à partir da 1a pelos Mis, ou à partir da 5a em Lá, ou à partir de qualquer ponto inicial de referência em qualquer corda?
Posso concordar que entre um instrumento à partir de X e outro à partir de Y, haja diferença (ainda que dificilmente perceptível ao ouvido). Mas, dentro da própria afinação, não vejo uma explicação física para o Mi ser mais correto que o Lá, ou Ré, ou qualquer outra nota.
Abraço!
Obs: Apenas por curiosidade, muitas vezes usávamos, na falta de um diapasão ou instrumento referência, o tom de linha a Cia Telefônica, que aqui no Brasil é 425 Hz.... algo entre um Ab e um A.
|
Ismah Veterano |
# mar/17
· votar
Eu já fui mais bitolado com afinação... Concluí que a única coisa que de fato " resolver " é afinar sempre tracionando a corda, e nunca soltando ela, por questão dos pontos de atrito, elasticidade e blá blá blá
|
MauricioBahia Moderador |
# mar/17 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Lelo Mig: Obs: Apenas por curiosidade, muitas vezes usávamos, na falta de um diapasão ou instrumento referência, o tom de linha a Cia Telefônica, que aqui no Brasil é 425 Hz.... algo entre um Ab e um A.
Isso. Meus amigos achavam que eu tava maluco quando eu pegava o telefone, colocava apoiado num dos ombros e começava a afinar! kkk
DeadSuspect
Interessante o vídeo. É bom lembrar (é obvio) que muitas vezes ao logo da afinação a tensão do braço acaba alterando a finação da "corda inicial", seja ela qual for. Então é bom verificar duas vezes a afinação.
Abs!
|
Ismah Veterano |
# mar/17
· votar
MauricioBahia
Lembrou-me de mais um trunfo!!! Esse pra mim já é automático, o que não me mostrou relevância na hora.
As D'Addario sei que tem o "tension chart", que é uma tabela com a força-peso de cada corda...
Com base nisso, para diminuir os problemas de variação do braço, se afina em ordem decrescente de intensidade de força.
Encordoamentos standart, costuma ser
009~042 -> D -> A -> G -> E -> e -> B 010~046 -> A -> D -> E -> G -> e -> B
Mas existem variações em função do material da corda, comprimento de escala e outros... Bom verificar isso nas embalagens, geralmente vem referido...
|
DeadSuspect Membro Novato |
# mar/17
· votar
leloLelo Mig
Muito obrigado pelo comentário. Sim por diapasão também dá certo e sim percebi que também dá afinando com o lá. E por acaso foi a minha experiência, simplesmente no meu caso consegui obter resultados melhores no que diz respeito à relação dos tons produzidos de corda para corda se utilizar o mi como referencia.
Reparei que quando utilizei o método de usar a corda lá como referencia, havia uma grande discrepância quando fui para afinar a 2ª corda a contar de baixo (si) no 10º fret (de modo a que o lá produzido naquela corda e naquele fret coincida com o lá referencia). Se bem que provavelmente ao ajustar o saddle também poderia rectificar a situação mas no meu caso e no que diz respeito ao feedback que obtive ao partilhar este método reparei que os resultados foram melhores.
Muito obrigado e grande abraço!
|
Luis A. Membro Novato |
# mar/17
· votar
DeadSuspect
Ah côrisque malamanhade..... ja toquei com muitos amigos seus, e gosto muito desta terrinha!! Tmb afino usando apenas o Lá.....
Parabéns pelo video, abraço!!
|
DeadSuspect Membro Novato |
# mar/17
· votar
Luis A.
vai bem? ai já? quais foram? obrigado pelo comentário e grande abraço p'ra ti também! ;)
|
Luis A. Membro Novato |
# mar/17
· votar
DeadSuspect
Estou no Brasil, mas ja toquei muito com o João Freitas, Pedro Andrade, Dino, o pessoal do Lulumonde, e muitos outros músicos de PDL.... Aprendi muito aí!! é um local com muitos bons instrumentistas, e de estilos bastante diversificados! Basta lembrarmos q o Nuno Bettencourt veio desta região (Terceira)....
|
DeadSuspect Membro Novato |
# mar/17
· votar
Luis A. ah ok boa! :D tá tudo a correr bem aí? yah nuno bettencourt é meu guitarrista preferido! ;)
|
Luis A. Membro Novato |
# mar/17
· votar
DeadSuspect
Está correndo bem sim, obrigado. O Nuno é um guitarrista espetacular como todos sabem, mas tmb curto muito aquela pegada do Luís (irmão mais velho do Nuno)...
|