Arto Linday - Técnica

    Autor Mensagem
    Lucas F
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: Lucas F


    O que vocês poderiam me dizer sobre a técnica do Arto Lindsay? Estou querendo escrever uma partitura ao estilo dele, mas não consigo perceber muito coisas como os pedais e efeitos que ele usa. Alguém poderia dar uma direção. Penso principalmente nessa música:



    O que vocês indicariam para se conseguir esse tipo de sonoridade?
    Também serve indicação de outros guitarristas que façam algo parecido.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Lucas F

    Não existe exatamente uma "partitura" para este estilo. Essa técnica, conhecida também como barulho, é normalmente melhor executada por pohas lokas.

    Aprenda direto com o mestre, veja ele tocando e você entenderá a técnica dele: (à partir de 1:05) (to zoando mais eu gosto dele...rs)



    Insufferable Bear
    Membro
    # jan/17
    · votar


    Esse cara aí é da improvisação e do noise, nem tem efeitos nessa música que tu botou, então sei lá, não faz sentido partitura, a menos que seja um improviso controlado, mas aí geralmente são só instruções...

    Gabriel Medeiros
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    que poha é essa?

    Neirocker
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Lucas F

    Não conhecia esse guitarrista, mas pelo jeito esse improviso se trata de música aleatória, veja esse vídeo de John Cage:
    https://www.youtube.com/watch?v=JTEFKFiXSx4
    Por John Cage utilizar muitos barulhos e o que chamam de operações improváveis muitos nem consideram música, apenas barulho.

    Lucas F
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Esse cara aí é da improvisação e do noise, nem tem efeitos nessa música que tu botou, então sei lá, não faz sentido partitura, a menos que seja um improviso controlado, mas aí geralmente são só instruções...

    Sim, eu sei, mas não quero escrever uma partitura de uma música dele. Quero usar esse tipo de timbre numa música minha. Sobre os efeitos eu ouço dois timbres diferentes na música: um que parece ter uma distorção e outro que parece ser o som mais limpo.
    Você acha que ele não usa nem um pedal de distorção? Ou será que ele faz essas mudanças de timbre só na mão mesmo?

    Lucas F
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Neirocker

    Achei interessante o John Cage, mas acho que o Arto Lindsay não faz música aleatória não. Nessa música do Caetano e no vídeo que o Lelo Mig postou está tudo muito certinho, a guitarra acompanha direitinho o que a voz faz.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Lucas F

    "Você acha que ele não usa nem um pedal de distorção? Ou será que ele faz essas mudanças de timbre só na mão mesmo?"

    Cara, o Arto é um artista envolvido com o experimentalismo, e com performance artística.

    Ele usa a guitarra como instrumento para se expressar, mas não é o que costumamos chamar de "guitarrista", no sentido mais formal da palavra.

    O que quero dizer, é que a análise de seu equipamento e sua forma de tocar, não pode ser analisada com os olhos de guitarrista convencional que procura setboard do ídolo na internet.

    A guitarra do Arto, muitas vezes nem afinada está.

    Ele usa, preferencialmente, uma Danelectro Dano Pro, as vezes de 6 outras de 12 cordas, que é uma guitarra de som bastante "apimentado" metálico e brilhante.

    Usa um monte de pedais, fuzzes, overdrives, wahs, e mais um monte de tranqueiras. Amplis, na maioria das vezes vejo ele com Fenders valvulados...(Super Champ, Concert, Princeton, etc.)

    A base do equipo é esta. O resto é "tirar o som", chegar no timbre.....não há um pedal ou uma pegada que dê este timbre.

    É um combinado de fatores...inclusive aleatórios, porque nem ele repete o som duas vezes...kkk

    Lucas F
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Lelo Mig

    Obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Arto Linday - Técnica