Apartamento/Estudos E gravações Digital ou valvulado?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


Não sei o que está acontecendo, mas headroom não aumenta dessa forma.
Estou crente que tens essa impressão de maior volume, pela curva de resposta ir mais para o médio-agudo, como nos Vox...

Pode ser que tenhas uma guitarra de baixíssimo ganho ou impedâncias absurdamente discrepantes no out da guitarra e in do amp, que o pedal atua como buffer...

A conta não bate, pois não interessa de onde vem o sinal, o ponto de distorção não muda. Não dá para fazer a válvula ir além...

Fale tudo que tu uso, quanto mais detalhes melhor.

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/16
· votar


Acho que o dallman se equivocou com a questão do boost. Se eu ligo meu Shine Boost no AC4 ele cruncha em qualquer volume!

Mas eu diria que a 0,1 watt, ele é bom pra tocar em casa sem ninguém reclamar; a 1 watt, é legal pra quando a patroa tira as crianças de casa; e a 4 watts incomoda os vizinhos, mas dá conta de um ensaio com batera desde que você esteja usando um falante de 12 e não faça muita questão de som limpo.

Claro que tudo varia do costume de cada um. Se a tua mulher gosta de barulho, dá pra ligar no talo em casa. Se teu baterista é um cavalo, nenhum amp de 4 watts dá conta.

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/16
· votar


Pra ilustrar a questão do AC4, aqui tem um som que eu gravei alternando o boost ligado e desligado:
https://soundcloud.com/brothercrow/gretsch-g5129-vox-ac4tv-top-tone-sh ine-boost
E aqui um som limpo com delay:
https://soundcloud.com/brothercrow/teste-malagoli-custom-59-e-custom-i i-clean

CarlosOli878
Membro Novato
# dez/16
· votar


Caramba, essa questão de amp valvulado é bem complexa, a analise não é tão simples quanto pensei.

Por curiosidade... O que te leva a querer um valvulado?
Ismah
Sendo bem sincero? Porque basicamente todo mundo fala que é melhor que SS, que você se diverte mais tocando, consegue extrair timbres melhores e eu teria condições no momento de comprar um (Não com preços exorbitantes), Nunca toquei em um valvulado (sério). 80% do tempo minha guitarra ficava em Drop C ou Drop B quando eu tocava, achei o som dos tiny terror bem atrativo.
Mas como foi dito a mim, concordei, melhor ter primeiro uma digital mesmo, usar os simuladores e logicamente depois dar uma estudada sobre esses valvulados que pelo que eu vi aqui você tem que analisar bem antes de comprar, não simplesmente ouvir o som na hora.

Iversonfr
Veterano
# dez/16
· votar


BrotherCrow
Acho que o dallman se equivocou com a questão do boost. Se eu ligo meu Shine Boost no AC4 ele cruncha em qualquer volume!

Realmente é algo que tem muita variável para generalizar do jeito que ele fez. Seu ampli não tem loop, então ao usar um boost vc aumenta o sinal no input e distorce o pré, não o power. Então a chance de distorcer facilmente o pré em vários volumes é alta. No caso dele, ele baixa o volume para aliviar o pré e sobe novamente com um boost. Crunchar ou não depende muito do ampli e do pedal, o que ele disse não tem como ser levado a sério de maneira geral. Quer aumentar bastante o volume é boost no loop pra já aumentar direto o power que distorce mais dificilmente, assim vc não aumenta sinal no pré que distorce muito mais fácil.

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


CarlosOli878
basicamente todo mundo fala que é melhor que SS

Isso é algo subjetivo... Na prática mesmo, já vi bons resultados das duas formas. Eu tenho um valvulado, e gosto tanto deles que tornei a manutenção eles parte de meu trabalho. Tenho também um SS, o Vox Pathfinder 10 cheio de modificações, e estranhe ou não, ambos eu tiro o um timbre de agrado.

que você se diverte mais tocando, consegue extrair timbres melhores

A partir do momento que tu precisa de timbre exato para se divertir, acho que estás no ramo errado, pois a ideia do amp é amplificar o que tu toca... Claro, com o timbre que tu mais gosta, o tocar adquire uma experiência ainda melhor... Mas não é via de regra...

achei o som dos tiny terror bem atrativo

Isso sempre será uma questão pessoal, e subjetiva.

dar uma estudada sobre esses valvulados que pelo que eu vi aqui você tem que analisar bem antes de comprar, não simplesmente ouvir o som na hora

E é! Tenha em mente que é um investimento alto, comprar porque fulano disse, pode fazer tu encostar o equipo num canto logo logo, pois ele soa horrível a teus ouvidos...

Iversonfr
Crunchar ou não depende muito do ampli e do pedal

Obviamente, depende de algumas coisas, mas o ponto de saturação é fixo, então não depende do amp ou pedal, todos vai acontecer a mesma coisa, um exige apenas um nível menor que o outro.

henriquelhrf2
Veterano
# dez/16
· votar


ogner
Desistiu do cabeçote?
Esses Malagoli 54 equivalem ao Seymour SSL-1, nao?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/16
· votar


CarlosOli878

Seria legal ir num estúdio tocar com amplificadores valvulados, para conhecer melhor. Eu fiz isso e gostei da brincadeira, é um estúdio que você pode escolher o amplificador e a guitarra, sem custo adicional. Peguei uma strato mexica e um Vox AC30 e toquei por uma hora. Fiz com soldano e orange também.

ogner
Veterano
# dez/16
· votar


Ismah
A velho, acho q depende sim. O proprio Acedo tem uma linha agora, nao toquei ainda, q diz só entrega clean... Pode fazer o diabo na entrada q sai som clean....o fenderzao véio tb sao dureza de crunchar... Uai..

ogner
Veterano
# dez/16
· votar


henriquelhrf2

Desistiu do cabeçote?
Esses Malagoli 54 equivalem ao Seymour SSL-1, nao?

O cabečote e medio longo prazo, e ainda existe a possibilidade de eu montar um gabinete e arrancar o head do combo no acedo 290..hehehe...consigo tirar de boa ele...talvez eu faça uma head pra encaixa-lo. Mas se aparecer um head bacana com prečo bom...as vezes...

Nao eles sao copia dos 54CS fender mesmo! muito bons!! Bizarro como essa sx ta com som legal. Fico ate triste de as vezes ecolhe-la pra tocar ao invez de umas fenders q tenho...hehehehe

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


ogner
acho q depende sim

Não, tu estás confundindo as coisas...

O ponto de saturação é o mesmo, então tanto faz eu dar ganho com um booster ou aumentar o ganho no knob. PORÉM, tu estás falando de onde é o ponto de saturação: se ele for alto, isto é, tem-se um circuito de alto head room, precisará injetar um sinal de amplitude. Se ele for baixo, precisará apenas palhetar mais forte.

Meu 100B eu te garanto que não cruncha, e tu pode dar o ganho que quiser na entrada... Tanto que sonoramente ele fica com mais "som de guitarra", se eu faço um link entre os canais...

boblau
Veterano
# dez/16
· votar


ogner

A velho, acho q depende sim.


Depende e muito.

boblau
Veterano
# dez/16
· votar


Ismah

tu estás falando de onde é o ponto de saturação: se ele for alto, isto é, tem-se um circuito de alto head room, precisará injetar um sinal de amplitude. Se ele for baixo, precisará apenas palhetar mais forte.

Não

Meu 100B eu te garanto que não cruncha, e tu pode dar o ganho que quiser na entrada...

Satura sim.

Ismah

para quem quer dar opinião em tudo, vc me deixou no vácuo, sem respostas, no outro tópico.

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


boblau

para quem quer dar opinião em tudo, vc me deixou no vácuo, sem respostas, no outro tópico

Bem disse, onde quero. E naquele tópico eu não quis, não faria mais sentido. Da mesma forma que não vale a pena discutir que o 100B satura, é óbvio que há um limite, e esse limite não é absurdo. Mesmo com ganho próximo ao máximo (onde ele cruncha) é infinitamente mais difícil de se conseguir isso nele, do que num Marshall JCM2000, que basta 10% do ganho aberto...

boblau
ogner

Conta de um modo bem chulo.

12AX7 dá 100dB de ganho (1000 vezes o sinal de entrada), se aplicados 250V de placa, isso coloca o valor máximo aplicável na entrada em 250mV. Esse é o ponto de saturação.

Se eu adicionar uma resistor entre input e o cátodo, vou aumentar a impedância de entrada, e com isso diminuir o sinal que vai pro cátodo.

Supondo que diminua 3dB (duas vezes) o sinal que entra, terei de aplicar 500mV na entrada para obter o ponto de saturação...

Pré-amp opera em classe A, então o bias tem papel fundamental na parada... Etc etc etc etc...

Basicamente é isso...

boblau
Veterano
# dez/16
· votar


Ismah
que num Marshall JCM2000, que basta 10% do ganho aberto...

Não no canal clean. Vc já tocou em um?

E esta sua fórmula apresentada a mim e ao ogner, me fez lembrar meu professor de física na oitava série.... V= r i né? Eletricidade básica 1 - a lei de Ohm. O livro era azul.

Me poupe

Bem disse, onde quero. E naquele tópico eu não quis, não faria mais sentido.

A vá..... a discussão estava ficando interessante.... rsrsrsrs. Fuja não....

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/16 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


dallman

Poe o amp em 40% (ambos volume e gain), e coloca antes um clean boost com volume no máximo... depois tira o pedal, e tenta chegar no mesmo volume usando apenas o amp... qual diferença fica aí?

Acho que você teve esta impressão por conta da diferenca de equalização que a adição do pedal acrescentou. Não é facil mesmo perceber algumas mudanças no som, as vezes só com equipamento de laboratorio que se percebe de forma nitida. Por exemplo, quando eu estava montando um amplificador, o som me pareceu bem limpo, mas analisando num osciloscopio percebi a distorção. A mesma coisa com compressor, escutando o som eu pelo menos não consigo perceber de forma facil se esta acionado ou não. No entanto num laboratorio é facil perceber a alteração do sinal.
Eu acho que a mudança depende do circuito, cada projeto tem filtros e polarização diferentes, a guitarra usada e os pedais podem alterar de forma diferente.

dallman
Membro Novato
# dez/16
· votar


Luiz_RibeiroSP

Verdade

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


boblau
Não no canal clean. Vc já tocou em um?

Tu duvidar tanto de mim só pode ser por eu ser novo...
Toquei horas e horas já num, ligado a uma Marshall 1960A.

a fórmula apresentada a mim e ao ogner, me fez lembrar meu professor de física na oitava série.... V= r i né? Eletricidade básica 1 - a lei de Ohm. O livro era azul.

Sim, mas a lei de Ohm só relaciona 4 grandezas: potência, resistência, tensão e corrente...

Ali quase nada tem a ver com a lei de Ohm. Sem falar que na época do Ohm, ninguém pensava em amplificação, e som elétrico... Por exemplo, quanto mais alta a Zin, mais graves se perdem. Logo, o modelo que propus é horrível...

Mas não cabe a mim ensinar elétrica aqui...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Apartamento/Estudos E gravações Digital ou valvulado?