Pino que segura correia quebrou

Autor Mensagem
johnslash.
Veterano
# nov/16 · Editado por: johnslash.


Eai galera, pouco tempo comprei uma les Paul da Shelter das antigas, e mexendo aqui e acolá nela, notei q o pino q segura a correia tava meio solto. Fui tentar apertar e de repente ele caiu. Resultado: o parafuso quebrou DENTRO da guitarra! Já tentei colar com super Bonder e não rolou. No momento tô pensando em soldar o pino na guitara. O que acham?? Alguém tem sugestão ou ja pssou por isso? Não queria levar ao Luthier... Valeuuuu

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/16
· votar


eu furaria o próprio parafuso com uma broca, depois encheria de durepoxi com super bonder pra segurar o novo parafuso

aposto que te dirão pra não fazer isso, mas é o que eu faria

LeandroP
Moderador
# nov/16
· votar


johnslash.

Solda não segura. Vai quebrar novamente, e na solda.

O ideal é fazer como sugeriu o acabaramosnicks. Pegue uma broca com o diâmetro muito próximo ao diâmetro do parafuso e fure o parafuso que está preso no corpo da guitarra. Feito isso, limpe o furo e aplique uma mistura de cola-branca com madeira em pó (encontra fácil em qualquer serraria/marcenaria). Espere secar e fure novamente para colocar o novo parafuso. Este processo todo, com folga, gasta meio-dia pra fazer.

Iversonfr
Veterano
# nov/16
· votar


johnslash.

Ele está inteiro dentro ou ficou alguma pontinha pra fora? Se ficou pra fora por menos que seja, dá pra tentar arrancar com um alicate de ponta, para então fazer o que o LeandroP sugeriu. Se você está pensando em soldar, imagino que tenha alguma ponta aparente.

johnslash.
Veterano
# nov/16
· votar


Putz tenho q trocar esse nomezinho de anos atrás hababahaja
acabaramosnick LeandroP Iversonfr
Ele tá na madeira, sem nada para fora da guitarra, ta certinho na altura da madeira.
Obrigado pelas respostas, eu tava indo soldar já hahaha mas acho que vou fazer isso mesmo.
Só mais uma pergunta de um amador no assunto, quando eu furar, o outro parafuso não vai adentrar mais fundo na guitarra e assim de repente ocasionar em algum problema? Ou ele irá ser furado como se fosse uma madeira? Hahahah

KalukaGuitar
Membro Novato
# nov/16
· votar


johnslash.

Solda é muito recomendado para ferro, aluminio e derivados kkkk
Madeira é fria.
Eu tentei soldar a porta do meu guarda-roupa (fugindo um pouco do assunto) e ficou o serviço mais porco que um ser humano poderia fazer hahaha, gambiarra padrão huebr

Mano, escuta os conselhos acima, melhor coisa que tu faz kkkkk

alexandrecoppo
Veterano
# nov/16
· votar


KalukaGuitar
Velho como assim tu tentou soldar madeira?

rsf
Veterano
# nov/16 · Editado por: rsf
· votar


johnslash.

mas a ideia da solda não é de todo ruim, se for para soldar a "cabeça" de um parafuso na parte quebrada. Feito isso, é só utilizar uma chave de fenda para retirar o parafuso "quebrado". Depois é sol coocar um parafuso novo. Se vc tem a possibilidade de soldar, acho que é mais fácil fazer isso do que o lance da furadeira.

LeandroP
Moderador
# nov/16
· votar


KalukaGuitar
Solda é muito recomendado para ferro, aluminio e derivados kkkk
Madeira é fria.


Solda pra madeira é cola rsrsrs
Já pedi pra um garoto que me ajudava no trabalho pra ele buscar no almoxarifado um pacote de eletrodo pra soldar madeira... e ele foi rsrsrs

johnslash.

Cara, você vai furar o parafuso. Seria fazer um furo no parafuso. Por isso se você utilizar uma broca com o diâmetro do parafuso, você acaba com ele. E a ideia é essa.

Utilize broca de "aço rápido" pra este fim. Depois de furar, faça uma mistura homogênea de cola branca ou cola de madeira com serragem de madeira (quanto mais fina a serragem, melhor!) e aplique esta mistura no furo.

Espere secar por umas 6 ou 8 horas pra depois colocar um parafuso.

É simples o procedimento, mas você deve ter atenção em alguns detalhes.

Na hora de furar, posicione furadeira na mesma direção do parafuso, no mesmo sentido. A ideia é acabar com o parafuso preso e não com o corpo da guitarra. Tome cuidado com o cabelo também. Como a furadeira é uma ferramenta rotativa, é perigoso prender o cabelo, caso o tenha comprido.

Se não souber fazer, peça pra um adulto, seguindo as orientações que estão no tópico.

Nada de solda. A solda ocorre pelo aquecimento das duas partes. O parafuso é muito fino. Quando ele aquecer ao ponto de soldar, já derreteu todo e ainda pode incendiar a sua guitarra. É sério!

rsf
Veterano
# nov/16 · Editado por: rsf
· votar


LeandroP

Nada de solda. A solda ocorre pelo aquecimento das duas partes. O parafuso é muito fino. Quando ele aquecer ao ponto de soldar, já derreteu todo e ainda pode incendiar a sua guitarra. É sério!

nao é para tanto, leandro.. um pingo de solda é suficiente. E pelo que entendi, nao será ele a fazer isso. O pingo de solda seria apenas para recolocar a cabeça do parafuso que quebrou, para poder retirar da guitarra o parafuso quebrado sem danificar a madeira e, posteriormente, colocar um novo. Mas enfim..Obviamente que isso deve ser feito por quem sabe soldar e que tenha o cuidado necessario para nao danificar a guitarra.

Outra alternativa, acho que seria tentar fazer uma fenda no parafuso quebrado e retirá-lo.


Essa de "desmanchar" o parafuso com uma furadeira acho até mais pergigoso para a guitarra. é um escorregada e o buraco vira uma cratera. sei lá..

Lelo Mig
Membro
# nov/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


johnslash.

Faça o que a galera falou (furar o parafuso com uma broca menor) mas NÃO cole outro parafuso dentro!

Para fazer o furo no parafuso é necessário uma furadeira de mesa, fixa com broca para ferro NOVA... na mão ou com broca cega vai fazer merda.

Com este furo interno no parafuso você consegue remove-lo com uma chave Allen ou similar, desparafusando-o.

Aí você coloca um parafuso novo com diâmetro levemente maior.

Para fazer direito é preciso capricho, alguma experiência e ferramentas ideais, senão vai fazer "meia boca"; se for o caso, melhor tirar o escorpião do bolso e deixar na mão de quem manja dos paranauê.

LeandroP
Moderador
# nov/16 · Editado por: LeandroP
· votar


rsf

Então, cara, só que este pingo de solda não resiste ao torque quando girar o parafuso. Vai soldar e quebrar em seguida. Solda nem pensar nesse caso.

A fenda seria uma ótima alternativa se tivesse pelo menos uns 3mm do parafuso pra fora. Mesmo assim, como fazer a fenda? Com uma serra? Teria que ser uma serra bem fina.

A alternativa mais simples é a furadeira mesmo. Basta prender o corpo da guitarra numa base e furar. Mas se não souber furar, tem algum receio, faça um teste antes com uma peça de prova, uma tábua com um parafuso na mesma situação.

Lelo Mig

Dá pra fazer numa boa com uma furadeira manual ou uma dremel. A ressalva é de quem trabalha com ferramentas rotativas tem que ter cuidado, firmeza ao segurar a ferramenta, a peça estar fixada de alguma forma, e acima de tudo ter paciência.

Iversonfr
Veterano
# nov/16
· votar


johnslash.

Tentar furar o parafuso com broca eu também acho arriscado, se escorregar já era. Pode tentar fazer uma fenda com alguma ponta bem fina de uma micro retífica, qualquer desgaste fino que consiga já pode ser o suficiente pra conseguir retirar o parafuso, aí é só colocar outro na mesma rosca do furo, nem precisa preencher.

LeandroP
Moderador
# nov/16
· votar


Iversonfr
fenda com alguma ponta bem fina de uma micro retífica

E uma micro retífica não pode escorregar também?

Iversonfr
Veterano
# nov/16 · Editado por: Iversonfr
· votar


LeandroP

Usar uma micro retifica com uma ponta bem fina só pra marcar a cabeça do parafuso acho bem mais seguro que tentar furar um parafuso inteiro, e ainda salva a rosca sem precisar preencher depois, é só colocar um novo. Além de ter bem mais controle com uma micro retifica do que uma furadeira, não precisa nem colocar pressão só pra marcar o parafuso, ainda mais se tiver por exemplo uma ponta diamantada DESSA ou DESSA. Se está faceando, ele só precisa de uma volta, depois qualquer alicate da conta de agarrar para desrosquear o resto.

KalukaGuitar
Membro Novato
# nov/16
· votar


alexandrecoppo
LeandroP

A solda não foi "bem" na madeira. Eu não entendo nada de guarda roupas, mas eu sei que tem uma peça de ferro colada na porta e outro dentro do guarda roupa. Tentei juntar essas duas peças kkkkkkk.

Só sei que o meu amigo montador resolveu em menos de 5 minutos com os furadeira kkkkkk. Outra coisa, super bonder também não funcionou kkkkk

Ramsay
Veterano
# nov/16 · Editado por: Ramsay
· votar


johnslash.
Compra um novo parafuso, faz um novo furo num local imediatamente acima de onde o parafuso quebrou e aparafusa.

Quando um parafuso quebra na madeira, as chances de retirar são de 0%.
E a colagem é inútil, pq não vai resistir ao peso.

Quanto a soldagem, não é aconselhável, porque devido a alta temperatura queimaria a madeira e poderia prejudicar o som da guitarra.

Mas, entenda que nada é impossível. Se vc quiser soldar, então faça-o

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


johnslash.
Compra um novo parafuso, faz um novo furo num local imediatamente acima de onde o parafuso quebrou e aparafusa.

Quando um parafuso quebra na madeira, as chances de retirar são de 0%.
E a colagem é inútil, pq não vai resistir ao peso.


É isso aí! Não tem outra solução além dessa.

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


Eu pessoalmente não creio que alguém consiga fazer esse furo, pois a madeira é absurdamente mais macia que o parafuso, além de não se saber exatamente o ângulo que o parafuso está.
Mesmo numa furadeira de bancada é uma tarefa hercúlea, pois a guitarra tem formas curvas.

Aí é dois palitos para sair merda... A solda não é má ideia, mas não é melhor ideia. Realmente ela pode aquecer e carbonizar o entorno do parafuso, deixando um furo enorme de carvão, que não segura parafuso. Isso pode ocorrer com a furadeira também, pois o metal é duro, e aquece ao ser furado, não tanto quanto com a solda, mas aquece por mais tempo.

Eu passaria crepe em volta de onde está o parafuso, e limaria. Então faria um furo ao lado ou próximo, para colocar o novo pino/roldana.

E claro, sem dúvidas, verificaria diariamente se está bem preso, pois nenhum parafuso apertado quebraria dessa forma, se não estivesse solto.

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


KalukaGuitar

Para que tu tá passando vergonha no fórum a fora. Está prestes a entrar para os seres mitológicos, como o Slashfoda, e mais um que era bem humilde, amigo rico do LeandroP, que só fez aulas práticas...

LeandroP
Moderador
# nov/16
· votar


Iversonfr

Entendi, cara. Mas nenhuma dessas pontas diamantadas dá pra fazer uma fenda na face quebrada do parafuso. Você até consegue retificar, facear o parafuso, mas uma fenda não dá pra fazer com essas pontas. Ainda mais sabendo que não tem nada do parafuso pra fora do corpo, as chances da mini retífica escapar e riscar o corpo da guitarra são imensas.

Ismah

Com a furadeira o parafuso não vai aquecer. A não ser que você utilize uma broca cega, uma broca que não é própria ora furar aço, ou se a furadeira estiver girando no sentido oposto ao corte da broca.

A madeira evidentemente é mais mole que o aço, por outro lado, o aço de que é feito este parafuso também não é tão duro assim. Só que ao furar, não é como furar a madeira, em que a broca aprofunda como se tivesse furando uma manteiga. O processo de furação é um pouco mais lento e você pode acompanhar com facilidade o sentido do parafuso. Não é um bicho de 7 cabeças. Já a solda é impossível. Você pode até conseguir soldar a cabeça do parafuso no lugar (trabalho de ninja), mas na hora de dar o torque com a chave de fenda ela vai quebrar. Daí o trabalho de ninja (a solda) vai pro tatame, pra lona.

Eu cansei de fazer este tipo de serviço em casa, pros amigos. Falo por experiência mesmo, sem querer ser pedante ou algo do tipo.

Acho que quem pode dar uma excelente dica é o JJJ, que adora mexer, desmontar, montar guitarras, além do Bertola e do Kiki, que são luthiers.

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


Com a furadeira o parafuso não vai aquecer.

Vai sim... Dependendo a madeira, mais ou menos. Cerne de cedro, pinho, carvalho, pau-ferro, já cheguei a carbonizar a volta do furo, mesmo usando brocas novas.

Mas vamos ficar de pé no chão, o cara tem ferramental? Duvido mesmo que tenha uma furadeira de bancada que caiba o corpo da guitarra debaixo.

Eu creio no lance da solda, mas a tentativa é livre.

LeandroP
Moderador
# nov/16
· votar


Ismah

Eu consigo furar sem aquecer e sem ter que refrigerar. Depende, como eu disse, da afiação da broca. E não precisa de uma furadeira de bancada. Uma furadeira manual ou uma mini retífica com uma broca serve.

Agora eu quero aprender como soldar o parafuso. Que tipo de solda você imagina?

Da próxima vez que eu fizer este serviço vou filmar pra galera ver que algo muito simples.

Lelo Mig
Membro
# nov/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

Dá pra furar o parafuso sim... já fiz isso inúmeras vezes. Quem trabalha direto com ferramentas, têm hobbie de marcenária, mecânica, luthiers e etc. também... é "coisa muito comum" em bancada.

Mas é preciso ferramenta boa, furadeira com controle de velocidade é bastante indicado, broca nova e correta e habilidade.

É fácil prá quem manja......Uma tentação à cagada para quem não manja!

LeandroP
Moderador
# nov/16 · Editado por: LeandroP
· votar


Lelo Mig

Exatamente!

Pra não dar cagada, e se o cara curte este tipo de coisa do "faça você mesmo", mas tem algum receio, que é natural, eu recomendo que se faça antes um teste em algo que possa ser destruído sem prejuízo. Por exemplo, pegar um pedaço de madeira semelhante, um parafuso com o mesmo diâmetro e quebrar ele de forma que fique como o que está preso na guitarra. Fure o parafuso e veja o resultado.

Uma dica pra furar é manter a furadeira reta, 90° em relação ao plano que está furando. Bater com um punção (uma ponta metálica de aço duro) no centro do parafuso pra broca girar na marca onde bateu o punção, assim a broca não fica escorregando. Perfure um pouco e sempre puxe a broca pro cavaco sair do furo, e depois aprofunde a broca novamente, repetindo o processo até o fim. Se não deixar o cavaco sair, ele entope a broca durante o processo de furação e aí quebra a broca dentro do furo. Nesse trágico caso não tem como furar a broca com outra broca, e o metal ficará "pra sempre" dentro da madeira.

alexandrecoppo
Veterano
# nov/16
· votar


LeandroP
Que tipo de solda você imagina?
Pro caso dele acho que seria a MIG que não esquenta mas o custo não valeria a pena. Acho melhor ele passar um esmalte da cor da guitarra dele na ponta do parafuso que ficou e colocar outra roldana em outro lugar.

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


LeandroP

Na verdade me expressei mal, quis dizer que acredito no que tu diz sobre a solda possivelmente não aguentar.

LeandroP
Moderador
# nov/16
· votar


alexandrecoppo

Nenhuma solda aguenta o torque nesse caso. Pode ser o melhor soldador do mundo, um ourives. Não tem jeito rsrs

KalukaGuitar
Membro Novato
# nov/16
· votar


Ismah

Quero conhecer esses seres mitológicos kkkkkk... devem ser tão doidos quanto eu

MauricioBahia
Moderador
# nov/16 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Fazendo um furo no parafuso quebrado com a furadeira e usar esse método com uma parafusadeira será que funciona? O vídeo é bem legal, por sinal. Bom, eu sei que furar o parafuso da certo SIM, com uma broca afiada e firmeza nas mãos, mas remover... Olha só LeandroP



Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pino que segura correia quebrou