Autor |
Mensagem |
CarlosOli878 Membro Novato |
# nov/16
Amigos, resumidamente: Tenho um dinheiro pra gastar em uma guitarra, a melhor opção foi um modelo fabricado pelo Luthier Cleder Peruzzo (Não sei se posso citar nome, caso não, editarei). No caso eu moro em Maceió-AL, ele me propôs o seguinte, 6 meses para fabricar a guitarra e eu pagaria com 6 depositos de 967,00, totalizando 5800,00 ao terminar a guitarra seria enviada. Porém, a unica "Garantia" que eu teria se iria receber a guitarra/prazo cumprido segundo ele seriam apenas emails trocados sobre o serviço. O que acham? Não coloco em questão a honestidade dele, muito menos o trabalho (que por sinal é ABSURDO), mas estou com bastante receio da possibilidade de investir esse valor que pra mim é alto e nao receber a guitarra, ou levar muito mais que o previsto para receber. Alguma experiencia no caso? Obrigado.
|
thiago stteffen Veterano |
# nov/16
· votar
Independentemente da reputação do profissional, é importante todos os pontos serem celebrados em contrato. É uma proteção tanto pra você quanto para o luthier.
|
CarlosOli878 Membro Novato |
# nov/16
· votar
Penso da mesma forma, inclusive comentei isso e a resposta foi "Como eu te falei, email é documento. o que for combinado por lá, deverá ser comprido por ambas as partes. Vc pode se informar melhor pra ver que eu estou certo. Eu não tenho outro tipo de contrato, até pq como eu já disse, o email é o contrato. Agora, estamos apenas conversando, quando for fechar eu mando um email completo, com as infos e demais observações... Agora, sair, ir atraz de cartorio, firmar assinatura, ter esses custos pra ter um contrato de gaveta, é coisa do passado cara... kkkkk... e tambem, se for pra fazer, não é impossivel, mas vai ter custo pra vc fazer esse tipo de coisa..."""
|
Buja Veterano |
# nov/16
· votar
CarlosOli878 Pergunte a ele se nao aceita algum metodo de pagamento que nao o deposito a vista. Sei la, mercadopago, pagseguro. Alguma forma de pagamento onde voce pode estornar a compra caso o contrato nao possa ser cumprido.
Nao digo isso duvidando do luthier, que sei que é mega profissional, mas cara...o futuro de ninguem a gente sabe....nem o seu nem o dele....e se Deus nos livre e guarde, mas um de voces bate as botas la nos 90% do projeto?
Se for ele, voce fica sem a guita e sem a grana. Se for voce, ele fica com uma guitarra encomendada incompleta que dificilmente vai vender pra alguem (por seu custom) e sem a grana total do projeto.
O melhor jeito no meio ver é contrato + metodo que pagamento que so libera a grana no final.
|
Buja Veterano |
# nov/16 · Editado por: Buja
· votar
CarlosOli878 E na boa. Concordo com ele em partes. Contrato de gaveta é coisa do passado. Mas....entretanto...porem....email nao é documento. Email é um papel como qualquer outro e pode ser perdido, alterado, hackeado como qualquer coisa (nao por voces, mas email nao é meio seguro de se firmar judicialmente um objeto).
Pode ser tudo feito via email e whatsapp? Pode. Mas pgto tem que se ter no minimo uma seguranca a mais. Que tal agendamento de transferencia? Voce faz seus depositos mes a mes, porem, agendado para debitar daqui a 6 meses? Ja é alguma coisa.
Edit: afinal de contas, se algo nao sair como planejado, tem como estornar deposito? E se algo nao sair como voce quer, voce vai pegar um voo pra la pra resolver algo? Entao, pagamento pelo menos com alguma seguranca basica.
MINHA OPINIAO.
|
CarlosOli878 Membro Novato |
# nov/16
· votar
A parte do dinheiro eu entendo que ele realmente precise pra ir construindo o projeto etc. E que seria inviável pra parte dele isso de "Só liberar a grana no final", entende? Acho que o jeito mesmo seria fazer um contrato, mas como eu nao moro em Sp nem tenho ninguem la, ficaria meio complicado. Estou pensando em confiar no luthier e também que Deus livre ele de morrer, né, guardar os comprovantes de deposito, as conversas/email de "Contrato" e pronto.
|
CarlosOli878 Membro Novato |
# nov/16
· votar
Buja Realmente, concordo com você. Acho que eu teria que pensar em alguma opção de pagamento.
|
CarlosOli878 Membro Novato |
# nov/16
· votar
Buja Não entendi muito bem como funciona essa transferência programada, poderia dar uma explicada?
|
Iversonfr Veterano |
# nov/16
· votar
CarlosOli878
Eu tentaria negociar em pagar ao menos 30% apenas na conclusão dos serviços. Você paga os primeiros até pra ajudar a cobrir os gastos de material, mas quita somente com o término da guitarra. Aí ele mostra a guita concluída, vc paga o restante e ele envia.
Agendar pagamento não tem cabimento algum como garantia, pois você pode cancelar a qualquer momento, além do que se não tiver saldo em conta na data da transferência o dinheiro não vai obviamente, não é garantia nenhuma. Ele só teria garantia do recebimento se fosse por duplicata, mas acho que não é o caso.
Não conheço pessoalmente o trabalho do luthier em questão, mas a minha primeira guita que fiz de luthier, quitei ela em algumas poucas parcelas, e o resultado foi um prazo estourado de 10 meses além do limite. Não recomendo jamais pagar tudo sem serviço terminado independente da história do profissional, vai que justo na sua da m&$@@.
|
renatocaster Moderador
|
# nov/16
· votar
CarlosOli878
Luthier Cleder Peruzzo (Não sei se posso citar nome, caso não, editarei). No caso eu moro em Maceió-AL, ele me propôs o seguinte, 6 meses para fabricar a guitarra e eu pagaria com 6 depositos de 967,00, totalizando 5800,00 ao terminar a guitarra seria enviada. Porém, a unica "Garantia" que eu teria se iria receber a guitarra/prazo cumprido segundo ele seriam apenas emails trocados sobre o serviço.
Falando da minha experiência com o Peruzzo: Já fiz guitarra com ele, isso foi há cinco anos atrás. E foi exatamente dessa forma, trocando e-mails, ele ia trabalhando, mostrando fotos com o progresso da construção da guitarra, e nisso eu ia depositando as parcelas...E ocorreu tudo na mais perfeita ordem.
O prazo de fabricação para a guitarra ficar pronta foi respeitado, e a única coisa que fez atrasar um pouco a entrega não foi por culpa dele, e sim pelo fabricante do case, já que ele tinha uma parceria com esse fabricante de case. Inclusive, fiquei sabendo tempos depois que ele encerrou a parceria com este cara justamente pq ele não cumpria os prazos, e isso tava atrapalhando a entrega dos instrumentos.
Em resumo: Pessoa corretíssima, 100% confiável. Recomendo tranquilamente. Não estou fazendo propaganda nem nada, apenas recomendo.
|
thiago stteffen Veterano |
# nov/16
· votar
Bom, vc pediu a opinião.. Se acha que é melhor um email impresso que um contrato válido e formal, ok :)
|
CarlosOli878 Membro Novato |
# nov/16
· votar
O depoimento do Renato e a conversa com Cleder + 10 anos de experiência sem reclamações de clientes, pelo menos nao achei me deixaram mais tranquilo quanto a isso. Obrigado a todos.
|
rhoadsvsvai Veterano |
# nov/16 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar
CarlosOli878 Não sou formado ainda, mas do ponto de vista jurídico, esse é meu entendimento:
Primeiro vamos esclarecer que hoje se entende que email é sim prova em juízo, que vai servir de contrato e só vai ser contestado se tiver laudo pericial etc.
O problema é que caso vocês se desentendam e acabem se processando, é muito menos difícil pra ele contestar a veracidade dos emails do que contestar um contrato "de gaveta".
Um contrato registrado com firma em cartório comprovaria de forma mais segura que houve negocio jurídico e deixaria claras e indiscutiveis as obrigações de ambas as partes de maneira mais segura. desta forma o mero atraso injustificado dele em relação ao prazo do contrato já lhe garantiria perdas e danos, assim como se vc atrasar o pagamento ele não é obrigado a arcar com a parte dele.
alem disso outro ponto que tenho que deixar claro, é que se a guitarra chegar com algum dano de entrega, independente da culpa dos correios, o problema é do vendedor, você não é obrigado a aceitar coisa diversa, e a transação só se conclui com a "tradição" que é quando você recebe o produto, ou seja. Até você receber exatamente o que você encomendou o contrato esta valendo.
|
Ismah Veterano |
# nov/16
· votar
CarlosOli878 Acho que o jeito mesmo seria fazer um contrato, mas como eu nao moro em Sp nem tenho ninguem la, ficaria meio complicado.
Não tenho certeza, mas até onde me consta o Peruzzo não é de SP, é do RS, mais precisamente da cidade de Caxias do Sul.
|
krixzy Veterano |
# nov/16 · Editado por: krixzy
· votar
CarlosOli878 Eu tentaria um acordo, 50% do valor pra começar a construção, e 50% somente na entrega, assim motiva ele a terminar dentro do prazo, e caso ocorra algum imprevisto e o prazo seja estendido de mais, você pede reembolso dos 50%, ai você não vai pagar 100% do valor e ficar meses de preocupação como costuma acontecer com esse tipo de serviço.
Também sou de Maceió/AL ^^
|
CarlosOli878 Membro Novato |
# nov/16
· votar
Infelizmente eu nao teria o dinheiro para fazer 50% 50%. até optaria por essa opção se tivesse, mas o que me atraiu foi o fato de pagar em 6x até ficar pronta, entende? Tipo um "consorcio" e o preço cobrado foi bastante "Justo" (injusto também, pois esse tipo de trabalho deveria ser mt mais valorizado aqui, como é la fora, ter algo custom fora custa os olhos da cara). Cobrou 6x de 815,00 em uma guitarra linda, com tudo to bom e do melhor, achei muito bom. Acho que esse fim de mês irei fechar com ele, por email mesmo, confiar no profissional, no trabalho dele e torcer pra que tudo dê certo.
|
renatocaster Moderador
|
# nov/16
· votar
Ismah
o Peruzzo não é de SP, é do RS, mais precisamente da cidade de Caxias do Sul.
Sim, quando comprei a guitarra ele era de Caxias do Sul. A não ser que ele tenha movido suas atividades para SP.
|
harlero rock Membro Novato |
# nov/16
· votar
minha experiencia nao tem nada a ver com esse luthier, nem conheço. mas encomendei num outro renomado, ele usou meu $ para terminar a anterior e a minha ficou parada por 8 meses, o pau torou, recebi cedro, paguei mogno, trastes e ponte fora. gastei mais mil para refazer.
se eu soubesse, financiava em 12x ate uma de marca.
pense bem, ou guarde mais $ e faça perto de casa.
como disse, nao estou falando desse que voce esta tratando, mas eu nao faço mais isso.
a experiencia aplica a prova antes do aprendizado.
|
Lelo Mig Membro
|
# nov/16
· votar
renatocaster
"A não ser que ele tenha movido suas atividades para SP."
Acho que não... pelo menos no site continua o telefone de Caxias.
|
CarlosOli878 Membro Novato |
# nov/16
· votar
Sim, viajei, caxias do sul mesmo. Com esses 5 mil acho que eu não encontraria guitarra melhor. Mas porra, depois dessa to com muito medo.
|
CarlosOli878 Membro Novato |
# nov/16
· votar
Aqui onde moro Maceió-AL infelizmente não achei luthier de qualidade como a que eu quero. Não gostei muito dos trabalhos do "melhor" daqui.
|
Calime Veterano |
# nov/16 · Editado por: Calime
· votar
CarlosOli878
Posso opinar. Já fiz com o Valter Bergamo. Moro no ES e ele é de PR; com boas indicações, fui de boa...parcelei em 4x +entrada...nao lembro os valores. Ele me passou um contrato que assinei, guardei uma cópia e scaneei pra enviar de volta pro mesmo. No mais, foi tudo dentro dos conformes. A guitarra é excepcional e está comigo desde então(qse 5 anos já).
Em Alagoas, não sei, mas conheço um de Aracaju e outro da Bahia que são mto bem falados. Muito provavelmente em Pernambuco tbm tenha luthier responsa, mas não sei te dizer...de repente cabe uma pesquisa na net...se precisar de alguma indicação, entre em contato.
|
CarlosOli878 Membro Novato |
# nov/16
· votar
Calime Poderia me explicar como foi esse contrato? Ele enviou assinado, etc? Como foi?
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# nov/16
· votar
CarlosOli878 Luthier que recomendo: http://smartyn.com/ Abç
|
CarlosOli878 Membro Novato |
# nov/16
· votar
Mauricio Luiz Bertola Obrigado pela indicação. Não deixei bem colocado a guitarra que pretendo pegar com Peruzzo, seria um 7 cordas. (Geralmente uso afinações bem baixas e 90% do tempo estou tocando musicas "Estranhas", o que me chamou atenção foi o fato dele ser "Especialista" nesse tipo de guitarra, pra sons mais pesados, grande parte do trabalho dele é voltada pra isso. Irei fechar hoje, seja o que Deus quiser. De qualquer forma irei guardar todos os emails, comprovantes de deposito, etc etc.
|
renatocaster Moderador
|
# nov/16
· votar
CarlosOli878
Cara, se vc se sente inseguro com relação à negociação com o Peruzzo apenas via e-mail, então proponha a ele para colocar os termos da negociação em um contrato. Eu tenho quase certeza que ele não vai criar nenhuma resistência com relação à isso.
Tenta conversar com ele melhor sobre isso, o cara é gente boa e desencanado, eu duvido muito que ele vá criar algum caso.
|
Calime Veterano |
# nov/16 · Editado por: Calime
· votar
CarlosOli878 Poderia me explicar como foi esse contrato? Ele enviou assinado, etc? Como foi?
Sim. Nesse contrato constava o descritivo do projeto, como: componentes, modelo, madeiras, etc. Constavam tbm prazos para cada etapa da construção, bem como valores e datas das parcelas a serem pagas. Daí tinha campos para nossas assinaturas. E sim, ele enviou assinado. Basicamente foi isso.
|
Calime Veterano |
# nov/16 · Editado por: Calime
· votar
CarlosOli878 Irei fechar hoje, seja o que Deus quiser.
Mano, pare por aí...faça as coisas com calma, converse bem, acerte todos os detalhes, valores e prazos pertinentes antes. O Peruzzo parece ser sim um kra confiável, não lembro de ter visto algo que desabone o trampo dele, mas mesmo assim, não se afobe.
|
CarlosOli878 Membro Novato |
# nov/16
· votar
Irei fazer isso, muito obrigado! Qualquer avanço eu coloco aqui. Abraço!
|
Buja Veterano |
# nov/16
· votar
CarlosOli878 Boa sorte. Pode ser que tudo de certo.
|