"Contrato" guitarra de luthier a distancia + prazo

Autor Mensagem
Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# nov/16
· votar


Fica a dica: consulte SEMPRE seu advogado. Um contratinho bem-feitinho de 5 parágrafos pode te economizar uma boa grana e muita dor de cabeça.

PS: se o cara é sério, qual o problema dele em imprimir um contrato em 2 vias, assinar, reconhecer firma na localidade dele (vai gastar o que, uns R$ 20,00, se tanto?) e mandar a via dele assinada e com firma reconhecida antes de vc pagar?

vintagentleman
Veterano
# nov/16
· votar


rhoadsvsvai

O problema é que caso vocês se desentendam e acabem se processando, é muito menos difícil pra ele contestar a veracidade dos emails do que contestar um contrato "de gaveta".

Um contrato registrado com firma em cartório comprovaria de forma mais segura que houve negocio jurídico e deixaria claras e indiscutiveis as obrigações de ambas as partes de maneira mais segura. desta forma o mero atraso injustificado dele em relação ao prazo do contrato já lhe garantiria perdas e danos, assim como se vc atrasar o pagamento ele não é obrigado a arcar com a parte dele.


Não necessariamente. Se esse luthier for estabelecido a ponto de ter uma empresinha, ou CNPJ, ele se qualificaria como fornecedor e esse contrato seria regido pelo Código de Defesa do Consumidor. Assim, não haveria diferença entre contrato por escrito ou por e-mail, porque haveria inversão do ônus da prova em favor do consumidor, que também faria jus a interpretação mais benéfica dos termos acordados.
Bastaria o cliente ora consumidor apresentar os e-mails referentes aos termos do negócio e os comprovantes referentes às quantias pagas.
Contrato escrito, registrado em cartório é totalmente dispensável no âmbito do Direito Consumerista. Porém ainda é adequado nas relações entre particulares.

vintagentleman
Veterano
# nov/16
· votar


Felipe Stathopoulos

Olha a postagem aí de cima. Esse contrato é informal e seguro. Advogado custa caro, fazer um contrato com cláusulas negociadas também.

Nada disso é necessário.

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/16
· votar


Se esse luthier for estabelecido a ponto de ter uma empresinha, ou CNPJ, ele se qualificaria como fornecedor e esse contrato seria regido pelo Código de Defesa do Consumidor.
"se"
Existem dois institutos de compra e venda, o do código civil que é entre iguais e o do cdc.
O caso me parece mais uma compra e venda de natureza civil que consumerista, e se assim o juiz entender não haveria os benefícios do código de defesa do consumidor, como a inversão do ônus da prova. Mas caso ele realmente tenha Cnpj etc como você falou, ficaria mais facil a aplicação do cdc.

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


CarlosOli878

não conheço este luthier nem as guitarras dele.

Pelo que li na conversa que vc colou aqui, ele não se nega a fazer um contrato, porém os custos deste contrato devem ser arcados por vc. Isso mostra que ele não tem problemas em cumprir as tuas regras, somente custam e vc é quem está exigindo.

Como já dito aqui, email (desde que devidamente respondido) serve sim de documento em caso de uma briga judicial. Para vc ter um certo "conforto", deixe claro por email ou pelo contrato (qual vc optar) que o domicílio para discussão jurídica caso houver, o foro eleito, será o da sua cidade. Senão esta demanda judicial vai para Caxias do Sul, o que vai te custar uma grana bem maior.

De resto, é confiar para que tudo dê certo. Vc está comprando um instrumento musical, não um problema.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# nov/16
· votar


vintagentleman

Brother, não sei se vc tb é da área jurídica, pelo seu vocabulário parece que sim.

Na boa, vai por mim: mesmo no Direito do Consumidor (detesto esse termo "consumerista", ô coisa feia do inferno) um contratinho bem escrito faz toda a diferença.

E essa estória de "inversão do onus probandi" ai ai ai... Quantos e quantos processos já não ganhei (ou perdi) por causa disso...

Quem é esperto e não quer ter dor de cabeça faz contrato.

O resto corre o risco de se lascar...

vintagentleman
Veterano
# nov/16
· votar


Felipe Stathopoulos

Para fazer um serviço que preste, o advogado vai custar o mesmo preço da guitarra.
Faz 20 anos que ouço falar da proletarização da Advocacia, da proliferação dos cursos de Direito, da venda de serviços jurídicos por valores irrisórios.
Sabe o que eu percebo?
Que são pouquíssimos os profissionais aptos a prestar serviços de qualidade (uma fração dos que conseguem aprovação na Ordem) e que esses cobram invariavelmente bem.
É dizer que existem Advogados, advogados e "advogados".
Sou mais o Renatocaster: indicação de que o sistema do tal Luthier é sem burocracia, mas funciona.

CarlosOli878
Membro Novato
# nov/16
· votar


Conversei com ele hoje, perguntei se eu poderia redigir um contrato aqui mandar pra ele assinar e ele enviar assinado escaneado, ele disse que poderia fazer isso sem problema, mas que esse papel valeria menos que o email de contrato, pensei bem e vi que realmente. E ele disse que poderia também fazer isso de cartório, contrato, etc, sem problema nenhum, mas como o amigo disse acima, eu teria que arcar com todas as despesas desse processo. Quanto a contratar advogado, fazer contrato formal, cartório, etc, seria muito complicado e talvez até caro. São 10 anos de trabalho e aparentemente ninguém apareceu pra reclamar sobre ele, acho que ele não deixaria se queimar por 1 trabalho apenas. Vou fazer de boa fé, fazer por e-mail mesmo, tudo certinho especificando pagamento, prazo e logicamente exigir recibo dos depósitos. Irei fazer o primeiro depósio em alguns dias. Ele se mostrou bem atencioso e prestativo comigo, tirou duvidas, respondeu com prontidão, outra coisa que me deixou mais tranquilo foi o Marcos De Ros, que acompanho pelo canal no youtube.

Calime
Veterano
# nov/16
· votar


vintagentleman
Sou mais o Renatocaster: indicação de que o sistema do tal Luthier é sem burocracia, mas funciona.


O boca boca é pra mim, o principal. Nada conta mais que a opinião de um consumidor real satisfeito com a negociação.

CarlosOli878
Membro Novato
# nov/16
· votar


Aos que me acompanharam e deram conselho/experiências, comecei hoje o projeto com ele, fiz o primeiro pagamento por transferência mesmo pra conta no nome dele e todas as combinações por e-mail. Ele foi muto atencioso e bastante paciente, fui bem chatinho pois estava com medo mas ele se mostrou pronto a resolver qualquer tipo de duvida minha. Aos interessados seguem as especificações, prazo e valor.
Especificações:
Modelo: Peruzzo Cerbera
N° de cordas: 6
N° de trastes: 24
Medida da escala: 25,5 polegadas
Tipo de construção: braço parafusado
Madeira do braço: maple
Madeira da escala: maple
Madeira do corpo: cedro
Inlays: dot preto
Nut: Graphtech Black Tusq
Pickups: Seymour Duncan JB/59 (zebra)
Controles: volume e chave seletora 3 posições les paul
Ponte: Gotoh
Tarraxas: Gotoh
Cor das ferragens: Black
Cor: Preto Translucido
Filete no corpo: branco
Acabamento: Verniz Brilho
Valor: 3990,00 (valor do frete e bag opcional não incluídos)
Prazo: 6 meses (186 dias)
Pagamento: 6 parcelas sem juros de 665,00 reais por transferencia/deposito.


Uma guitarra "simples", sem muitas firulas, mas que é exatamente como eu quero, achei o preço que ele cobrou bem em conta pra uma guitarra custom. Agora é esperar os 6 meses. Combinei com ele que caso ele termine antes, eu quito ela e ele envia. Qualquer avanço ou fotos, envio aqui?

Iversonfr
Veterano
# nov/16
· votar


CarlosOli878
Modelo: Peruzzo Cerbera

Tem algum link? Não achei no site esse modelo aí. Na verdade no site tem só siglas nos nomes, a telecaster chama TL, outra chama GCR, etc.

CarlosOli878
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: CarlosOli878
· votar


Ele não tem esse modelo no site, mas tem no facebook dele. As iniciais que ele coloca são do cliente. A cerbera é praticamente uma telecaster mais "moderna" e com o head bem "invocado" kkkk. Me agradou bastante. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1219649168094253&set=p.1219649 168094253&type=3&theater

Seria essa, só que em outra cor, como consta na descrição, um preto meio transparente, aparecendo um pouco da madeira e com acabamento fosco. Editei: outra coisa também diferente dessa da foto é que é apenas 1 controle de volume e a chave é estilo lespaul, bem simples mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Contrato" guitarra de luthier a distancia + prazo