Iniciante é necessário ter pegada?

    Autor Mensagem
    ScofieldzZ
    Membro Novato
    # set/16


    Então galera eu toco violão a uns 2 anos e comecei a tocar guitarra faz 1 semana, vocês acham que no inicio eu preciso me preocupar com a pegada? pq eu acho que tiro um som mt robotizado.

    Devo me preocupar com isso mais pra frente, ou estudo logo no inicio mesmo?

    Mt obrigado pela atenção

    w3s1eyB
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Rapaz, acho que a pegada é uma coisa que deve ser levado em conta desde o primeiro dia que vc pega um violão ou guitarra pra tocar, pois acho que ninguém gosta de ouvir um solo sem pegada, mas deve sim ter em mente que a pegada só vai ser adquirida com o tempo
    experimenta ouvir um solo veloz mas sem pegada e depois um solo lento com pegada, vê o que é melhor de ouvir e tire suas conclusões =D

    Jube
    Veterano
    # set/16
    · votar


    ScofieldzZ
    Então galera eu toco violão a uns 2 anos e comecei a tocar guitarra faz 1 semana, vocês acham que no inicio eu preciso me preocupar com a pegada? pq eu acho que tiro um som mt robotizado.

    Devo me preocupar com isso mais pra frente, ou estudo logo no inicio mesmo?

    Mt obrigado pela atenção


    A pegada vai vir conforme você vá ganhando fluência no instrumento, acredito que venha depois de tocar robotizado, onde você já está mais intimo e se solta mais. É como aprender a dirigir, primeiro você fica todo preocupado em sincronizar a embreagem com o cambio, dar o pisca, lembrar qual pedal freia e acelera e depois que você já dirige a um tempo, já começa a dirigir sem se preocupar com o que tem que fazer e daí você se sente seguro em acelerar um pouco mais, manobrar, dirigir com um braço, etc.
    Também tem um pouco de "vontade", "empolgação" ao tocar.

    vintage_man
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Cara, vai aprendendo guitarra...
    Ao longo do tempo sua pegada vai se formando.

    Del-Rei
    Veterano
    # set/16 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    ScofieldzZ
    eu preciso me preocupar com a pegada? pq eu acho que tiro um som mt robotizado.

    Cara, eu acho que som robotizado não tem a ver com pegada, mas com falta de dinâmica e fluência das mãos. E possivelmente a prática vai melhorando isso.

    A pegada eu diria que tem mais relação com a firmeza (não necessariamente força) com que você toca. No meu ponto de vista, isso é secundário. O principal é você praticar pra ter fluência enquanto toca e depois ir ajustando a pegada.

    Porque se você não tiver fluência (tocar robotizado) e tentar implementar uma pegada mais firme, possivelmente vai resultar num som igualmente robotizado e, ainda por cima, bruto. Porque você só vai implementar mais força num movimento que não é fluente.

    Meus 10centavos.

    Um aceno de longe!!!

    megiddo
    Membro
    # set/16
    · votar


    Sim, as mina pira.

    ScofieldzZ
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    hahha obg galera, me esclareceu bem, acho que a pegada vai vim com o tempo e estudo mesmo

    Cres
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Como já falaram aqui, pegada só vem com o tempo, então acho legal você não se preocupar taaanto com isso. No entanto, pegada é uma coisa importantíssima na hora de tocar, então eu recomendo que você sempre fique de olho pra saber como melhorá-la ou mantê-la em dia.

    Calime
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Não, é necessário estudo. Pegada decorre da prática sistematizada e contínua.

    ScofieldzZ
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Calime
    Mas não seria necessário o estudo das técnicas, como bends, vibratos e etc?

    vintagentleman
    Veterano
    # set/16
    · votar


    ScofieldzZ

    Pegada não. Disciplina.

    Ningen
    Veterano
    # set/16
    · votar


    O que vocês querem dizer com pegada mesmo?
    Personalidade? Colocar sentimento na coisa?

    Calime
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Ningen

    Expressividade, sentimento, feeling...pegada!

    Calime
    Veterano
    # set/16
    · votar


    ScofieldzZ

    "pegada" vem do lance de vc ter prática, intimidade com o instrumento, e isso só se adquire praticando, estudando.

    Luis A.
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    ScofieldzZ

    Mas não seria necessário o estudo das técnicas, como bends, vibratos e etc?

    Se estes elementos como bend,e vibrato forem necessários pra vc expressar oq tem em mente sim...

    Entenda "pegada" como uma identidade sonora.... vc nao precisa ser igual a todo mundo, mas é bom ter uma personalidade forte.....

    ScofieldzZ
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Saquei galera, vou deixar fluir então com o tempo devo deixar de tocar "robotizado", gosto bastante da pegada do Mateus Asato, vocês conhecem?

    vintage_man
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Não conheco esse Mateus que vc citou, mas exemplos de guitarristas com pegadas é o que não falta.... praticamente todos os famosos possuem as suas pegadas características...

    Um que eu gosto bastante é o bonamassa.
    Sugiro ouvir o solo da música "Mountain climbing"

    Lelo Mig
    Membro
    # set/16
    · votar


    Pegada não se aprende.....treinar pegada "não existe".

    Pegada é um "jeito pessoal", como a ginga de um jogador, a pincelada de um pintor, o traço de um cartunista...

    Ela surge, aparece, se desenha e se desenvolve em cima de seu desenvolvimento técnico.

    Como disse Calime é expressividade, sentimento, feeling...

    Não se preocupe com isso... vá tocando, treinando, estudando... o resto brota.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciante é necessário ter pegada?