La Maior na Tonalida de La Menor - Duvida?

    Autor Mensagem
    Teimoso
    Veterano
    # jan/05


    Não sei se as afirmações abaixo estão corretas (me corrijam por favor)


    Escala de Am ( ABCDEFGA) (Natural) Relativo de Dó Maior
    Campo Harmônico - Am B° C Dm Em F G

    Escala de Am (Harmônico) (ABCDEFG#A)
    Campo Harmônico - Am B° C5+ Dm E F G°

    Escala de Am ( ABCDEF#G#A) (Melódica)
    Campo Harmônico - Am Bm C5+ D E F#m G#m

    Minha Pergunta. Em alguns livros há uma sequência que usa a tonalidade de Am com os acordes E7 Am A7 Dm . Da onde veio esse A7 que usa uma nota C# no Acorde que não exite em nehuma escala menor?

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Teimoso
    Empréstimo modal, cara. Nesse caso, é um acorde maior sendo usado no modo paralelo menor.

    Teimoso
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    É muito comum ocorrer isto?

    Livin in Sin
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    é acho q todos fazem isso

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    Teimoso

    Boa pergunta!

    Compare os 2 campos harmônicos menores: o menor natural e o menor harmônico.

    Você pode notar que no menor natural o quinto acorde (Vº grau) é um Em, enquanto que no menor harmônico o quinto acorde/grau é um E7.

    Na prática você pode notar que um E7 recebe muito bem o acorde Am. Este acorde é chamado de acorde dominante.

    Os acordes dominantes resolvem num acorde 5ª abaixo ou 4ª acima; e também podem resolver num acorde meio-tom abaixo ou acima.

    Por exemplo o E7 resolve num acorde A (maior ou menor), pois está uma quinta acima ou uma quarta abaixo do acorde A. E também resolve num acorde Eb ou F (maior ou menor) por estar meio-tom acima ou abaixo, respectivamente.

    Ou seja, acordes dominantes são uma "janela" pra vários acordes.

    No caso de aparecer o A7 nesta harmonia que você apresentou, é porque existem os dominantes secundários, ou seja, todo acorde do campo harmônico (seja ele maior ou menor) tem o seu próprio dominante. Veja que o A7 é o quinto acorde/grau do D, seja ele maior ou menor.

    Espero ter esclarecido!

    Teimoso
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Valeu! Esclareceu!

    Agora se em uma musica tiver esta sequência (E7 Am A7 Dm) será que eu posso improvissar com as notas da escala natural e harmônica.

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: BlaCk LaBeL
    · votar


    Corrigindo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a La Maior na Tonalida de La Menor - Duvida?