Note Stickers - Adesivos para a prática musical?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# ago/16
· votar


Essa é a parte difícil... A gente fica preso a pasta/partitura...

Stav
Membro Novato
# ago/16
· votar


Tem tantos livros melhores do que adesivos pra se estudar escala, posição das notas, estruturas intervalares e arpejos no braço do instrumento, ao meu ver isso é coisa pra gente imediatista, mas tem quem se dê bem com essas coisas.

rafael_cpu
Veterano
# ago/16
· votar


Eu acompanho a divergência... :))

Creio que tudo que possa agregar é válido. Tudo que acrescente tá valendo.
Pode ser um tijolinho apenas, mas já é algo.

A memória visual é importante, em algumas pessoas sobremaneira.

Se quando eu iniciei os estudos tivesse isso (e eu tivesse condições de adquirir) teria testado sem preconceito algum.

O lance é tocar, estudar e se divertir usando os recursos disponíveis e acessíveis.

T+

Edrocker
Membro Novato
# ago/16
· votar


O estudante que vai utilizar esse tipo de coisa, tem que saber que o objetivo é justamente ele conseguir tocar sem usar esse tipo de coisa

Ou seja, é algo que vai ajudar, mas ele não deve se acostumar. O intuito é unicamente auxiliar na memorização, que vem com o treino e repetição.

Até porque nenhum músico, mesmo amador, deve depender de algo desse tipo

12string
Membro Novato
# ago/16
· votar


Duvido que aqui tenha alguém muito expert no domínio das escalas... o livro vai te informar, mas passar uma escala para o instrumento vai depender da sua memorização! Vejo isso como um recurso que auxilia justamente nessa etapa de memorização! E como tudo, inclusive um livro que vc lê ou estuda, assim que concluí, o esperado é que não precise utiliza-lo!
Tem algum alienígena aqui que não tem ou não teve dificuldade para aprender uma escala, ter consciência exata das localizações dos intervalos, ou conseguiu treinar tapping nessa escala sem dificuldade alguma??.... ah vá!!!

daimon blackfire
Membro Novato
# ago/16
· votar


Nada contra, mas é uma coisa totalmente inútil pra mim.

daimon blackfire
Membro Novato
# ago/16
· votar


E pra o camarada da outra mensagem, pra mim, escala é uma questão mais de sonorização do que de memorização.

André Perucci
Veterano
# ago/16
· votar


Ismah
Felipe Stathopoulos
penso que depois de um tempo se tornariam automaticamente desnecessários.

E que é uma muleta, se não o que te auxilia a andar? rs


tenta ver da perspectiva não da muleta, mas do andador de criança... criança tá aprendendo a andar, usa o andador, aprende e depois não precisa mais

Rua Torta
Membro Novato
# ago/16
· votar


André Perucci
tenta ver da perspectiva não da muleta, mas do andador de criança... criança tá aprendendo a andar, usa o andador, aprende e depois não precisa mais
Concordo man.

Calime
Veterano
# ago/16
· votar


Cuidado com a propaganda...

12string
Membro Novato
# ago/16
· votar


A galera viaja né... "cuidado com a propaganda"... percebe-se que o instinto mais natural e comum é a crítica! Porque você não se preocupa com a difamação que muitos sem sequer conhecer, faz com prazer!?
Uma afirmação de quem está usando: jamais vc conseguirá enxergar uma sequência completa dos shapes, como é proporcionado! E com isso, vc também enxerga vários caminhos, digitação com cordas duplas e arpejos com variações que nunca sequer pensou antes! Será que não conseguem imaginar que isso seja positivo didaticamente? E não.. não fui contratado para fazer propaganda! Apenas gosto de fundamentar minhas opiniões, já que o espaço aqui é para isso! Quanto mimimi einh...

Calime
Veterano
# ago/16 · Editado por: Calime
· votar


A questão não é se tratar de algo válido ou não( de repente até seja em algum aspecto), mas se por acaso vc é apenas usuário, não entendo o pq dessa defesa ferrenha...essa característica não combina com um simples usuário. Posso estar equivocado, mas é essa a impressão que me passa(além do histórico de user). Se for isso msm, e vc é o representante da empresa, não existe problema em chegar aqui se apresentando como tal para apresentar o produto e elucidar eventuais dúvidas.

renatocaster
Moderador
# ago/16
· votar


Eu entendo que essa coisa do adesivo por si só é visualmente didática, eu não preciso colar esse troço na minha guitarra para entender qual é a sua aplicação. Eu só acho que para mim existe métodos mais eficazes. Mas para quem gostou e tá funcionando, ótimo. O importante é atingir o resultado final.

Tem algum alienígena aqui que não tem ou não teve dificuldade para aprender uma escala, ter consciência exata das localizações dos intervalos, ou conseguiu treinar tapping nessa escala sem dificuldade alguma??

Isso se consegue praticando e estudando. Não existe um método definitivo onde podemos chegar afirmando que "esse aqui é o melhor". Pra mim esses stickers tem como principal aplicação decorar "mecanicamente" as notas no braço da guitarra, mas que ao mesmo tempo não estimula à sensibilidade auditiva. Para mim é muito mais importante vc identificar uma nota ou uma escala pela sonoridade do que pela posição dela no braço do instrumento.

De certa forma este método pode até ser útil, mas corre o risco de o cara se prender a isso e ficar limitado. Ou seja, ele consegue identificar uma nota ou uma escala apenas quando olha para o braço do instrumento. "Ahn, corda X na casa Y? Moleza, é a nota Z."

Tá, agora tente identificar uma nota, ou uma escala, ou um acorde, ou um arpejo pela sonoridade, sem olhar para o braço do instrumento. Não consegue? Pois é...

Edrocker
Membro Novato
# ago/16
· votar


renatocaster

Isso que você falou tem um fundo de verdade. Pode fazer o cara meio que viciar. E de fato o mais importante é que ele reconheça as notas por sonoridade.

Mas como venho dizendo, acredito que é um auxílio...muitas pessoas tem facilidade em decorar coisas pelo campo visual..então em um momento de dificuldade, pode ser útil lembrar dos esqueminhas. Em suma, acredito que é uma ferramenta útil, que o usuário não perde nada se usar, mas tem que usar de modo adequado, aliando o aprendizado pelo visual de modo secundário ao aprendizado sonoro.

Aqui é só uma opinião de um iniciante a respeito rsrs

Edrocker
Membro Novato
# ago/16
· votar


Enfim, acho válida a intenção dos adesivos, se usados adequadamente.

O importante mesmo é que saibamos utilizar as ferramentas disponíveis de acordo com a necessidade...o que cada um vai usar, acredito que pode ser individualizado.

Delson
Veterano
# ago/16
· votar


Nossa! Rendeu a bagaça, hein?

12string
Membro Novato
# ago/16
· votar


Calime, até gostaria de ser um representante da empresa.. mas não sou! Entendo o ponto de vista dessa defesa ter feito me parecer um advogado, que de fato sou! Gosto de escrever e achei que minha experiência com o produto, junto com meus argumentos poderiam ser úteis aos demais usuários!

GirlonGuitar
Membro Novato
# ago/16
· votar


é uma ferramente para intensificar o seu estudo... não é para sair simplesmente tocando ao invés de estudar rsrs acho bem legal a ideia!

bruno_novatorj
Membro Novato
# ago/16
· votar


Não sei pq uma simples ferramenta de ajuda se torna uma discussão tão grande.. E dai se o cara quer usar como muleta? e dai se ele gravar o shape visualmente? Cada um tem um proposito quando esta aprendendo um instrumento, alguns querem ser musicos profissionais e outros como eu só um hobby e noções basicas de teoria. Daqui a pouco vão dizer que é coisa de coxinha ou petista, kkkkk já que hoje em dia tudo descamba pra politica mesmo...

12string
Membro Novato
# ago/16
· votar


Gostaria que o camarada me respondesse como ele toca uma escala melódica em Bb apenas a partir de sua memória sonora .kkkk outra, para vc se acostumar com o som vc precisa digitar a escala corretamente... tchan tchan tchan tchan! e outra, ao digitar as escAlas com os adesivos vc também estará treinando seus ouvidos! Ao final invés de sw preocupar se eu sou alguém ou não,deveria trabalhar melhor argumentos que não fazem sentido!

renatocaster
Moderador
# ago/16
· votar


E dai se o cara quer usar como muleta? e dai se ele gravar o shape visualmente?

E daí que ninguém tem nada com isso, o que não quer dizer que o assunto não possa ser discutido e que as pessoas não possam manifestar suas opiniões sobre.

GirlonGuitar
Membro Novato
# ago/16
· votar


Acho que a galera não entendeu o propósito dos stickers.. ele não substitui os livros e métodos de ensino, e sim os completa!!! É auxiliar!! Quem achar que é fácil mandar ver nas escalas blz, mas pra todos que acham difícil não tem como negar que isso ajuda pacass

carlcarl
Veterano
# ago/16
· votar


quando iniciei os estudos de violão semi-autodidata( o meu pai me ajudou no inicio depois eu me virei como foi possivel) eu não tinha uma guitarra como a maioria atualmente que ja começa estudando em uma guitarra.
eu queria estudar dia e noite e claro os meus pais davam bronca e com razão pois no dia seguinte eu tinha que acordar cêdo pra ir para a escola,comecei a esperar todos os familiares irem dormir, coloquei uma flanela entre o tamo do violão e as cordas para não sair som e estudava a noite toda até a noite que a minha mãe vendo a luz acesa atravez das partes de baixo e de cima da porta me deu outra bronca,tive que encontrar outra gambiarra para continuar a estudar,o que encontrei foi estudar no escuro o que me fez saber onde estavam as notas sem ter que olhar para o braço do violão,posso tocar com os olhos fechados sem nenhuma dificuldade .voltando ao sujeito do topico, para algumas pessoas deve ser util mas para mim na época que comecei não me adiantaria de nada na escuridão.
abraços a todos

renatocaster
Moderador
# ago/16 · Editado por: renatocaster
· votar


12string

Gostaria que o camarada me respondesse como ele toca uma escala melódica em Bb apenas a partir de sua memória sonora .

Treinando o ouvido para se acostumar com a sonoridade, solfejando as notas, etc...É perfeitamente possível, basta vc não querer limitar-se a apenas decorar uns desenhos no braço do instrumento.

renatocaster
Moderador
# ago/16
· votar


GirlonGuitar

Acho que a galera não entendeu o propósito dos stickers.. ele não substitui os livros e métodos de ensino, e sim os completa!!! É auxiliar!! Quem achar que é fácil mandar ver nas escalas blz, mas pra todos que acham difícil não tem como negar que isso ajuda pacass

Eu entendi o propósito e de certa forma até acho que didaticamente ele funciona. O que eu quero dizer é que existem OUTRAS FORMAS de se aprender isso, então nesse caso os adesivos seriam um artefato desnecessário.

A questão é que outros métodos dão mais trabalho, e exigem mais horas de dedicação. Conseguir adestrar a sua percepção auditiva é muito mais difícil do que decorar as notas visualmente no braço.

renatocaster
Moderador
# ago/16
· votar


Para finalizar, não quero criar polêmicas e nem atrapalhar o suposto jabá de ninguém...

Mas essa neura de querer decorar as notas no braço é mais coisa de guitarrista. Músicos que tocam outros tipos de instrumento não pensam tanto dessa forma. Até pq alguns nem tem isso, um braço dividido em casas que permite decorar as posições das notas. Então vc tem que identificar a nota no ouvido, na marra.

Ismah
Veterano
# ago/16
· votar


Olha, eu decorei as notas visualmente e sem stickers...
Acho tão estranho galera dizer que toca na casa X... Oi...?

GirlonGuitar
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: GirlonGuitar
· votar


Renatocaster
A questão é que outros métodos dão mais trabalho, e exigem mais horas de dedicação. Conseguir adestrar a sua percepção auditiva é muito mais difícil do que decorar as notas visualmente no braço.

Discordo renato, justamente por ser difícil e trabalhoso é que talvez inventaram isso... e outra, atraves disso vc também irá treinar seu ouvido! isso suplementa os métodos, não é um método em si...

Ismash
Olha, eu decorei as notas visualmente e sem stickers..

quem disse que é o único jeito de se decorar? e acho que isso tem muito mais principios didaticos do que a posição das notas... dá uma olhada talvez no site pq estamos a falar de escalas... thts itt

12string
Membro Novato
# ago/16
· votar


renatocaster
Treinando o ouvido para se acostumar com a sonoridade, solfejando as notas, etc...É perfeitamente possível, basta vc não querer limitar-se a apenas decorar uns desenhos no braço do instrumento.

Também acho que não deve se limitar a isso, mas acho que primeiro é meio lógico que se comece com os desenhos... e esse lance de se restringir somente ao ouvido deve ser um método próprio seu... nunca vi aula ou método que não se inclinasse para a memorização dos shapes como pontapé inicial!

bruno_novatorj
Membro Novato
# ago/16
· votar


Como eu tenho cada vez menos tempo para estudar sempre busco algo que possa facilitar o aprendizado, na época que comecei só tinha net discada e olha que nem sou tão velho... só tinha acesso as revista de banca que só tinha acorde. Essa falta de ferramentas me desmotivou muito e por falta dessas ferramentas desisti de aprender ja que nada ficava bom. 15 anos depois resolvi voltar a aprender e graças a ferramentas como o guitar pro por exemplo evolui bem mais do que 15 anos quando comecei a aprender e hoje com a ajuda da internet vc pode sim aprender bem, basta saber procurar, se organizar e ter tempo pra estudar. Talvez se eu tivesse tido todos esse acessos que tem hoje em dia, talvez estivesse bem melhor hoje.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Note Stickers - Adesivos para a prática musical?