Gibson Les Paul Standard e nut de Plástico (de lixo)

    Autor Mensagem
    marcel_olivier
    Veterano
    # jul/16


    Olá,

    Na boa, tenho 5 guitas aqui, todas "muito boas" (foto https://drive.google.com/open?id=0B_9O6cGt0TfjUDVhcXNzM3lhZTg):

    PRS Custom 24 - 2008
    Fender AM. Standard - 2012
    Music Man JP6 - 2002
    Ibanez 1077xl - 2002
    Gibson Les Paul Traditional Pro - 2008

    Sendo a Les Paul a mais recente aquisição. Não paguei os US 3.800,00 de uma nova, mais mesmo assim me indigna, independente da marca ou modelo da guitarra, colocarem um NUT de plástico numa guitarra de US 3.800,00.

    A pergunta do Paul Smith em sua apresentação no TED Talks (https://www.youtube.com/watch?v=sNzJjlV1TOA) faz muito bem: "como você passa meses fabricando uma guitarra e coloca um nut do mesmo material que fazem o cano de descarga da sua privada?"

    Indignado como uma guitarra de US 3.800,00 nova, simplesmente não afina corretamente, ainda que suas 8a's regulem-se perfeitamente.

    Opiniões?

    Gabriel Medeiros
    Membro Novato
    # jul/16 · Editado por: Gabriel Medeiros
    · votar


    As gibson atuais ultimamente, não são boas.

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    marcel_olivier
    O material que você fala é o tal que a Gibson chama de Corian?

    A minha Traditional é esse material.
    Comprei em 2011.

    Embora seja mesmo uma espécie de plástico, nunca tive problemas com afinação ou oitavas. Creio que se há esse problema é defeito de fabricação (já que estamos falando de um modelo que é feito em linha de produção).

    Mas como ela afina perfeitamente e as oitavas não...? Essa parte não entendi direito....

    Um aceno de longe!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    marcel_olivier
    O Corian é um material sintético (Polimetacrilato de metila mais alumínio tri-hidratado) de dureza densidade até maior que o osso. Se fosse assim as Fenders não usariam PVC em seus escudos (e esse sim, é material de cano...).
    Abç

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Não sabia desses detalhes.
    Engraçado que olhando parece ser uma espécie de plástico mesmo.

    Lembro quando fui pesquisar material pra fazer a pia da minha cozinha, tinha um produto que chamavam de Corian, que mais parecia uma espécie de mármore/granito, só que mais elaborado.

    E definitivamente o nut da minha guitarra, embora leve o mesmo nome, não é aquele Corian, rsrs.

    Fui pesquisar no site da Gibson, e as tais True Historic Reissue (que tem guitarra custando modestos U$ 10,499.00) têm o nut de um material chamado Nylon....... Esse nome me deixa mais preocupado do que Corian, rs.

    Um aceno de longe!!!

    Luis A.
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Acho q os modelos atuais são da Graphtech... e o corian não se parece em nada com os nuts de plástico comuns das guitarras chinesas...

    marcel_olivier
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    O material que você fala é o tal que a Gibson chama de Corian?

    A minha Traditional é esse material.
    Comprei em 2011.

    Embora seja mesmo uma espécie de plástico, nunca tive problemas com afinação ou oitavas. Creio que se há esse problema é defeito de fabricação (já que estamos falando de um modelo que é feito em linha de produção).

    Mas como ela afina perfeitamente e as oitavas não...? Essa parte não entendi direito....

    Um aceno de longe!!!

    O material que você fala é o tal que a Gibson chama de Corian?

    A minha Traditional é esse material.
    Comprei em 2011.

    Embora seja mesmo uma espécie de plástico, nunca tive problemas com afinação ou oitavas. Creio que se há esse problema é defeito de fabricação (já que estamos falando de um modelo que é feito em linha de produção).

    Mas como ela afina perfeitamente e as oitavas não...? Essa parte não entendi direito....

    Um aceno de longe!!!


    Opa, então, vez que a corda esta afinada, desde q nao seja abusada na força ou não se de bends, a guitarra esta precisamente reguladas as oitavas.

    marcel_olivier
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Salve, então, mesmo que o material não seja plástico vagabundo, não justifica-se o problema da falta de bom acabamento na saída do nut rumo as tarraxas, o que geralmente força a corda a ficar presa dando a instabilidade da afinação; pois imediatamente então: se o material é bom, onde esta o zêlo ao fabricar o instrumento? US 3800,00 (Standard) ou US 3400,00 (Traditional Pro) é muito dinheiro em qualquer lugar do mundo por este tipo de falha, ainda mais, carregando o nome e tradição.

    Minha antiga Epiphone tinha exatamente o mesmo problema e não tive esse problema em modelos Eclipse das ESP/LTD que vem com o nut de Earvana, mesmo em modelos mais simples desta marca.

    No meu caso, acabei optando pelo nut Tusq XL pre cortado e limado para Les Paul, enquanto ele não chega, meu luthier de confiança aqui em Uberlândia-MG fará seus melhores esforços para arrematar o que faltou por parte da Gibson.

    Delson
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    marcel_olivier
    vez que a corda esta afinada, desde q nao seja abusada na força ou não se de bends, a guitarra esta precisamente reguladas as oitavas.

    Isso parece com sintomas de cordas mal instaladas. Não estou afirmando, mas parece.
    Ou ainda, como foi dito acima, o nut deve estar prendendo as cordas, fazendo com que elas não se estabilizem depois de um bend, por exemplo.
    Veja se as cordas não ficam presas em alguma rebarba no nut. Depois lubrifique os canais com grafite.

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Eu também creio no mesmo que o Delson... Eu uso nut feito com osso, e a facão (esmeril na verdade rs) BEM PORCO e não tem esse problema.

    Wade
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    A minha guitarra foi reformada e eu pedi pro luthier fazer um nut de plástico (sim, eu mesmo pedi de plástico). Ela não tem problema algum de afinação.

    Acho que o problema não seja o nut.

    Schenker
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    meio off topic, mas só contextualizando que os preços citados são list price, não são os preços efetivamente pagos nos instrumentos em loja.

    Eu sou fã de Gibson, mas depois que eles começaram a usar coisas como richlite e granadillo pra escalas não me surpreenda tal coisa (apesar de corian mesmo ser um material muito bom e fácil de trabalhar/manusear), se for de corian o problema pode ser de construção/montagem final mesmo.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jul/16 · Editado por: Felipe Stathopoulos
    · votar


    A parada é que quem paga uma baba numa Gibson LP espera que não vá ter problemas como esse. Neste sentido, entendo a indignação do Marcel.

    Na verdade quem paga esse preço numa guita dessas espera mesmo é que ela não desafine (impossível), que ela não desregule (impossível) e que as cordas dela nem possam ser colocadas de forma errada (impossível).

    Eu pelo menos se pagasse isso numa guitarra ia querer até que ela trocasse as cordas sozinha, rsrs...

    Infelizmente nada disso é realidade.

    Posso estar falando uma heresia aqui, mas a cada dia que passa eu me convenço mais e mais que se eu pegar uma boa Epiphone (uma Custom, digamos) ou uma Vintage AFD Paradise, colocar uns Burstbucker ou 490T/R, der um "banho de loja" nela, trocar nut, refizer fiação elétrica e mais meia dúzia de coisinhas de US$ 20, eu teria uma guitarra tão boa quanto uma LP Gibson das boas, por um preço ridiculamente inferior.

    A verdade é que Gibson e Fender, hoje, você paga pela marca. E a cada dia que passa a diferença (se é que existe alguma) entre estas duas e as demais, particularmente suas próprias "linhas B" (Epiphone, Squier, etc.) vai diminuindo.

    Abçs.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Felipe Stathopoulos
    Acho que isso que o amigo marcel_olivier relatou podería ter sido rapidamente resolvido se ele tivesse feito aquilo que sempre se deve fazer quando se compra uma guitarra usada ou nova (até mesmo uma PRS ou uma John Shur!): Levar a um luthier competente para a regulagem geral inicial......
    Abç

    JulianoF.
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Felipe Stathopoulos
    Não é de hoje que uma guitarra "mediana" com upgrades se torna compatível em som e tocabilidade a uma guitarra "top".
    Em relação ao preço, além da marca, está se pagando por uma série de valores agregados ao preço, que vão desde a tradição da marca, local de fabricação, custo de r&d, acessórios, durabilidade, garantia, pós-venda, etc, etc.

    Já vi casos (infelizmente não no Brasil), da Ibanez (usa), trocar pontes de guitarras antigas (rg550 originais) sem custo algum para o cliente. Simplesmente porque, eles querem fidelizar o cliente.
    Imagino que isso também ocorra para a linha Prestige, mas dúvido que o mesmo ocorra para a linha GIO, hehe, aliás, é interessante ler a "missão" da linha Prestige, que vai além da guitarra, engloba toda a "experiência" de ser uma guitarra "top", e segundo eles, vai desde o momento em que se abre o case pela primeira vez, até o atendimento 20 anos depois de tocar a guitarra.

    Não estou justificando o preço dessas guitarras, veja bem.
    Concordo contigo, uma guitarra de menor valor, bem regulada e com upgrades, atende praticamente qualquer músico.

    Mauricio Luiz Bertola
    Infelizmente, as pessoas ainda não sabem a diferença que uma boa regulagem faz com um instrumento.
    Desde coisas bem simples como acertar a altura do captador para mudar o ataque da palheta no timbre, até uma regulagem completa (trastes principalmente) em um bom luthier.

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    JulianoF.

    Não é só ali... Gibson tem a assinatura de quem fez cada parte de guitarra... Ouve um problema com a elétrica da LP Std com que trabalho, e mandei o e-mail para eles serial, etc... Me ligaram no dia seguinte... O pós-vendas americano justifica cada centavo, e não é tão fora de nossa realidade. O que f%¨& é as importadoras e o estada enfiando a faca.

    guilhermefross
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: guilhermefross
    · votar


    Felipe Stathopoulos

    Isso, muda a guitarra inteira e ai vc terá uma Gibson! hahah
    Eu sou suspeito pra falar, sou fã da marca mesmo!

    Luis A.
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Esse pessoal q esta dizendo q comprar uma guitarra "mediana" e troca as peças sai mais em conta, ja fez isso???

    Eu estou customizando uma Strinberg thinline e ja concluí q poderia ter comprado uma fender usada com este valor....

    E no fim das contas eu terei uma strimberg boazinha q jamais será uma fender....

    Se quiserem eu coloco os valores aqui....

    JulianoF.
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Ismah
    Legal saber. Tenho pouca experiência com Gibson (nunca tive uma), mas sei que o pós da venda da Ibanez USA é excelente.
    Imaginei que fosse o mesmo com outras marcas também.
    Mas é sempre bom saber de primeira mão!

    marcel_olivier
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Pessoal,

    Só lembrando que os preços que citei são os MSRP (preço sugerido pelo fabricante), estão lá no site da Gibson para quase qualquer modelo. É fato que modelos mais simples a mais acabados (como tampos melhores, ou elétrica diferente) podem fazer o preço variar.

    No caso de lojas americanas, os saldões feitos bem como tradição de relacionamento entre a loja e a fábrica, fazem certos fornecedores conseguirem ter preço mais competitivo. Pensa, quantas guitarras a Sam Ash ou a Sweatwater encomendam da Gibson por ano...

    Paguei em torno de US1500,00 pela minha Traditional Pro, então no todo estou no lucro.

    Tanto Les Paul quanto Stratocaster acredito terem falha no desenho com ajustes contornáveis.

    Agora, eu nunca abri uma PRS Americana que não estivesse muito bem regulada para o calibre de cordas que viesse original de fábrica, ou se fizermos uma analogia inversa, com o dollar a US 1 / R$ 3,33, me diz o nome do luthier no Brasil que te cobre aí R$ 10k por uma guitarra e te entregue com esse tipo de defeito...

    Até acredito que o suporte da Gibson americana seja muito bom, em relação a PRS e Music Man, já entrei em contato com eles algumas vezes e sempre são muito precisos, atenciosos e dispostos a ajudar. Em paralelo, estou tendo problemas com assistência de transmissores sem fio da AKG, em que simplesmente não conseguem me apontar uma assistência para reparar 2 transmissores que tenho, ambos com o mesmo problema.

    Quanto a comprar uma guita das linhas que não são as principais, reconheço que Epiphone e PRS SE são guitarras fantásticas, até acho as PRS SE proporcionalmente melhores as Epiphone (fã de PRS aqui), porém, mesmo que usada, comprar uma Epi e mexer nela toda, sai o mesmo preço de ficar de olho e comprar uma Gibson Studio que no máximo requer apenas alguns ajustes e pra mim, é melhor, salvo raras excessões que se vê poucas vezes na vida para um mesmo modelo.

    Para mim isso é tão perceptível, que mesmo dentro da Gibson, os modelos Studio, Standard, Custom, Historic, soam diferentes e tocam diferentes, ou quem já pegou uma Custom e uma Studio acha que é a mesma guitarra? Eu acredito que não é só acabamento não...

    Esse negócio é tão engraçado, que tem um video do Chappers (https://www.youtube.com/watch?v=IrZpxgz7Dwk) testando uma Epiphone e uma Gibson Slash... ele mesmo fala que não é pra dar tanta diferença... quando liga a Slash, por falta de um termo melhor: o baguio fica loco, que o próprio cara fica com vergonha... kkkk

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    JulianoF.
    Tenho pouca experiência com Gibson (nunca tive uma)

    Eu também não tenho, mas possuo duas na banda (Les Paul Standart e Melody Maker Joan Jett sign), e cai pra mim resolver pepino kkkkk

    Por hora to na Strinberg e Tagima, pra falar bem a verdade, não pretendo sair tão cedo.

    marcel_olivier

    Cara, tem guitarras que soam bem, e guitarras que soam ruins. Duas guitarras soam parecidas, mas tem vezes que dá um abismo.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Qualé moçada, não falei de mudar a guitarra inteira. Só a captação. O restante é "dar um tapa". Coisas como parte elétrica: potenciômetros, chave seletora, no máximo as tarraxas. O resto é regulagem, que um bom luthier faz.

    Afinal, com 15K (preço de uma Gibson "top") eu compro cinco Epiphones das boas! Dá pra comprar uma Epi Standard com 1,5K, trocar tudo que eu falei, inclusive captação, e ficar com uma "Quase-Gibson" (na sonoridade) por 1/4 disso...

    Nunca fiz porque não tenho grana, e também porque sei que - ao menos no Brasil - jamais recuperaria o custo e a trabalheira tendo um headstock escrito "Epiphone".

    Mas como disse a cada dia que passa acredito que vale muito mais a pena do que comprar uma Gibson original.

    Abç

    PS: não sei se o mesmo se aplica às Fender AM Std, que tendem a ser um pouquinho mais baratas que as Gibson "top".

    rafael_cpu
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    JulianoF.

    É bem por aí mesmo... concordo contigo.

    T+

    Luis A.
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Felipe Stathopoulos

    Dá pra comprar uma Epi Standard com 1,5K

    Aí vc esta falando de usados ne? Da pra comprar uma Gibson ou fender usada por 4K, claro q nao será uma custom shop, mas ja vai vir com componentes de qualidade aceitável.... Se vc comprar uma Epi de 1,5 e quiser colocar caps Gibson, vc ja ira gastar mais 1k, se quiser trocar os demais componentes, pode calcular mais no minimo 1k ( tarrachas, ponte, nut, elétrica, etc), mais a mão de obra do luthier claro....

    Acho q no fim das contas vai sair elas por elas, mas eu prefiro ter uma Gibson Studio de 4k do que uma Epiphone de 3,5k, supostamente com a msm qualidade.

    marcel_olivier
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Vamos fazer umas contas aqui:

    Epi usada: R$ 1500,00
    Ponte Gotoh nova: R$ 440,00
    Captadores Seymour/Dimarzio: R$ 1000,00
    Tarraxas c Trava Gotoh: R$ 350,00
    Regulagem/Montagem: R$ 100,00 (por baixo)

    Total: R$3390,00; por esse valor é possível compra uma Gibson Studio usada com case, só ficar com a grana na mão e esperar a oportunidade, pra mim, as madeiras, acabamento geral é melhor, melhor regulagem, maior durabilidade, melhor valor de revenda.

    Acho que se fosse pegar pra mexer, eu preferiria uma Condor CLP2, usada vale menos que uma Epiphone. Um camarada aqui trocou tudo na guitarra, e ficou muito muito boa, animal mesmo, ponte e tarraxas Gotoh e SD Alnico Pro 2 Slash e case. Na época o dollar não estava tão alto, não gastou 2k na guitarra com todos os upgrades.

    Tem um fator muito importante aqui a ser destacado que inclusive aconteceu comigo no passado.

    Muitas vezes não temos os recursos necessários para investir 3k, 4k numa guitarra de uma única vez, ou, se parcelarmos uma guitarra de 3k se transforma em 5k e isso sempre é muito ruim.

    Eu demorei pelo menos 12 anos até gastar 4k em uma guitarra, a JP6 que comprei por 4.2k em 2011 (barbadaça kkk).

    guilhermefross
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Os amigos ai em cima falaram tudo, e se for uma SG em vez de uma Les Paul vc consegue pegar por menos de 3 mil.

    Eu prefiro, sem dúvida, pegar a GIbson.

    Eu já tive uma Epiphone SG custom e tenho uma Gibson SG das baratas; essa epiphone me deu muito problema (tarracha que nao segura, ponte que estoura corda, parte elétrica com ruido e mal contato) e a gibson é melhor do que ela em TODOS os aspectos exceto no acabamento, mas essa é a minha opinião apenas.

    Isso pq eu peguei a Gibson usada e a epihone novinha ainda, mas eu acho que tem marcas bem melhores e mais baratas do que epiphone para quem nao pode/quer gastar com uma gibson hj em dia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gibson Les Paul Standard e nut de Plástico (de lixo)