Ibanez - Pivô da ponte (tremolo) torto

    Autor Mensagem
    TretaRunner
    Membro Novato
    # jun/16


    Olá pessoal,

    Tenho uma Ibanez GRX720 (7 cordas), e a duas semanas percebi que um dos pivôs da ponte está inclinando-se em direção do braço da guitarra, parece que a madeira "enfraqueceu", e é a bucha mesmo que está entortando, pois já tirei o pivô e está perfeitamente reto.

    Seguem fotos:
    Foto 1
    Foto 2
    Foto 3

    Perceba na 2ª foto o angulo em que ela fica em relação ao escudo.

    Apesar disto, a guitarra está 100% para tocar, mas tenho medo de usar a alavanca.

    Minha solução seria comprar buchas mais grossas (11.3 mm foi a mais grossa que achei) e refazer o furo no corpo (tenho uma furadeira de bancada) para ver se dá certo. Mas nunca fiz algo assim.

    Alguém tem outra ideia ou já passou por isto?
    Tenho experiencia com madeira, mas não com guitarras, qualquer ajuda é bem vinda.

    Obrigado,
    Jonathan.

    Ramsay
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    TretaRunner

    As GRX são guitarras de baixo custo. O que causou essa inclinação no pivô foi a baixa qualidade da madeira dessa guitarra.
    Com 7 cordas então, a tensão na madeira é maior ainda.

    Faz isso mesmo, compra buchas mais grossas, mas, toma muito cuidado na hora da furação, porque, 1 ou 1,5 milímetro fora, ferra tudo e eu sei pq já aconteceu comigo.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/16
    · votar


    toma muito cuidado na hora da furação, porque, 1 ou 1,5 milímetro fora, ferra tudo e eu sei pq já aconteceu comigo.

    Sem contar que quando você vai aumentar o diâmetro do furo na madeira, a tendência é o corpo puxar a broca pra dentro do furo. Então uma furadeira manual não é a melhor opção.

    NATAN P.D.S.
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    se essas guitarras tivessem uma placa de metal de baixo da ponte, firmando os pivôs
    nunca teria problemas com os buracos.
    seria como as ponte floyd rose frx

    TretaRunner
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    LeandroP

    Tenho uma furadeira de bancada, perfeita para o trabalho. hehe

    LeandroP
    Moderador
    # jun/16
    · votar


    TretaRunner

    É mais seguro mesmo. De qualquer forma, na hora de furar, prenda bem o corpo e tenha cautela enquanto estiver descendo a broca. A madeira puxa mesmo.

    Engraçado que com o aço é diferente. É bom fazer um furo menor e depois um furo maior, pois alivia a broca. No caso da madeira é diferente.

    thiago_guitar_men
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    TretaRunner

    Brother, em minha humilde opinião, mesmo você tendo as ferramentas, eu sugiro que leve a guitarra a um luthier (mais proximo de você, de sua confiança), para fazer esse trabalho. Esse tipo de trabalho é bem detalhado, e qualquer aplicação do conhecimento de forma errada, altera o instrumento (muitas vezes sem volta) Sei que levar num luthier exige dinheiro e tempo, mais na minha visão, creio que seria o melhor a se fazer. Um grande abraço

    TretaRunner
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Opa!

    Obrigado pelas dicas pessoal, a inclinação parece ter piorado um pouco nos últimos dias, este fim de semana vou dar mais uma olhada, dependendo de quão feio está levarei num luthier. Posto as fotos aqui pra vocês verem no que deu. hehehe

    Valeu!

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    TretaRunner
    esse tipo de serviço é bem serio, como o pessoal disse, e sem margem pra erro, se fosse algo mais simples e sem chance de comprometer o instrumento, eu acho que não dava BO tu fazer
    agora, estamos falando de uma ponte floyd, que já é um objeto mais complexo por natureza, e ainda num ponto principal dele, onde está toda a estrutura da ponte
    se vc se garante, manda ver, não tenha pressa pra fazer o serviço, de preferencia, refaça o furo de forma gradativa, pra tu entender como é a "reação da madeira", lembre-se, fixe bem o instrumento na bancada, em 4 pontos, e todo cuidado é pouco

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ibanez - Pivô da ponte (tremolo) torto