Gastar com estudo ou equipamento?

Autor Mensagem
Adler3x3
Veterano
# mai/16
· votar


Gastar com estudo e equipamento?

A resposta é buscar um equilíbrio, este é o ponto chave.
Tanto tem que estudar como ter um bom equipamento.
A questão do poder financeiro esta presente nos dois lados e é limitadora.
E o nível é individual, cada caso é um caso em particular.

Blues Man Estúdio
Membro Novato
# mai/16
· votar


Trabalho em um estúdio para ensaios aqui em SC, e digo que com meu pouco conhecimento, que a maioria dos músicos quando estão chegando no aprendizado médio (por assim dizer) param de estudar e se acomodam, assim como em vários outros fatores da vida.

E também digo com meu pouco conhecimento que já vieram vários músicos aqui com guitarras caríssimas, e não tocavam muito ... uns mal e mal acertavam o tempo da música.

Mas penso até hoje nas duas situações, se eles estão certos ou errados.

stjimmy703
Membro Novato
# mai/16
· votar


Blues Man Estúdio
Valeu por compartilhar sua opinião mano.
Acho que esse caso do cara que se acomoda é pior ainda, pois espera-se o contrário, era para o cara amadurecer, mas infelizmente não é isso que a gente ve por ai...

Blues Man Estúdio
Membro Novato
# mai/16
· votar


Na verdade digo que aconteceu até comigo no contra baixo, quando aprendi a acompanhar um show tranquilo, parei de olhar coisas novas, estilos, teoria.

Sub_Zero
Veterano
# mai/16
· votar


Acredito que o importante é estudar, seja curso grátis ou pago, e ir investindo em equipamentos a medida em que surja a necessidade e/ou vontade.
Porém, há diversas situações a se pensar, tipo: Vc vive de música? Toca em banda? Toca por hobbie?
Eu sempre toquei por hobbie, comecei tarde com guitarra, na época que comecei a faculdade, e nunca tive tanto tempo e dinheiro pra investir em equips bons e estudo. Com o tempo me formei, consegui um emprego legal, e hoje tenho condições de ter um equip legal, foi o que fiz.
É algo meio pessoal, eu continuo não tendo tanto tempo pra estudar, mas eu amo guitarra, mesmo que não tenha muita habilidade, adoro o timbre de stratos e teles num valvulado, e pra mim, comprar um equip bom é uma forma de investir no meu lazer, que pra mim é muito importante. Com certeza tem vários moleques com a metade da minha idade e um equip muito inferior que vão tocar (tirar um som) sempre melhor do que eu, só que, porque eu, que trabalho muito, me estresso (rsrsrs) e luto tanto não vou gastar dinheiro numa coisa que me faz bem e me deixa feliz? Pra mim guitarra é quase uma terapia, uma "droga" que me anima e me faz bem.
Agora estou de férias, poderia tocar o dia todo, mas tenho que estudar pra uma prova de certificação na área financeira, onde trabalho, daqui a pouco vou parar um momento e tocar uma horinha pra relaxar....rsrsrs
Acho que falei demais...rsrs ta bom .

bruno_novatorj
Membro Novato
# mai/16
· votar


Assunto legal, hoje em dia estamos com tanta facilidade de acesso que acabamos buscando sempre a melhor guitarra, amp, pedais e etc, mas eu acho que isso esta muito relacionado a condição financeira também. Um cara que tem dinheiro pra comprar um gibson sem se preocupar com finanças não vai pegar um golden, e um cara com grana curta vai buscar o melhor dentro do seu orçamento. Estudo é sempre investimento, independente do que vc estude, mas na minha opnião um equipamento de qualidade ajuda e motiva quem esta tocando, tudo depende do objetivo do instrumentista. eu por exemplo sou hobbista, mas cada hora quero uma guitarra, um amp e quero ter 10 guitarras, nunca to satisfeito....rs

Rafael Tune
Veterano
# mai/16
· votar


o camarada Adler3x3 foi bem preciso.

em minha honesta opinião:
compre um equipamento bom. não precisa ser a melhor guitarra ou o melhor amplificador, nem coisas de marca como fender ou marshall.
têm muita coisa boa no mercado que não é inflacionado pelo valor da marca.

e estude. material não falta. aqui mesmo tem vários músicos profissionais que fazem excelentes videos no youtube.
junte uma grana e faça aulas particulares, pelo menos para ter alguma referencia para fazer as coisas da maneira 'correta'.

...Z...
Membro Novato
# mai/16
· votar


stjimmy703

Sabe quem é o De Ros? o primeiro a responder sua pergunta. Com certeza da pra considerar a opinião dele a respeito.

Mas a minha opinião agora, cara, procure um professor competente, vai valer muito mais a pena... palavra de quem aprendeu sozinho e está com os punhos meio ferrados hoje em dia hehe... fora o fato do conhecimento teórico que sim, É importante. Tendo que escolher eu não pensaria 2 vezes.

boa sorte.

Calime
Veterano
# mai/16
· votar


stjimmy703

Ocorre mesmo, eu bem sei disso, por isso mesmo frisei que não deveriam ser empecilho uma da outra, pois ão situações distintas.

Interessante o ponto de vista do JoeCruzGuitar, e concordo com ele. Existem N possibilidades nesse universo. E se o kra for endinheirado e ao invés de colecionar moedas, ele curte colecionar gear, ele tá errado?: Não.
Mais uma vez digo que são coisas distintas: aprender a tocar e ter bom/ótimos equipamentos. São coisas independentes.

Tiago_Rox
Membro Novato
# mai/16
· votar


O assunto do tópico é bastante subjetivo. Não creio que tenha uma resposta certa ou errada. Creio que esse assunto deva ser visto pela ótica do "necessário", "estimulante" e "oportunidade".

Creio que conhecimento seja o primordial, pois te permite desenvolver várias áreas da música, desenvolver técnicas, enfim fornecerá meios e chances maiores de te tornar um "músico". Então, ele PODERÁ te tornar um bom músico (pois fazendo uma analogia a professores, podemos ver que existem professores com grande conhecimento teórico que simplesmente não sabe "transmitir" esse conhecimento, seja verbalmente, seja na prática).

Mas, também acho que equipamento é um fator que influencia "NOS ESTUDOS". Logo INFLUENCIARÁ (diferente de determinar) se uma pessoa irá se desenvolver na música ou não. Um equipamento tem grande poder de influenciar numa coisa chamada "MOTIVO", pois sabemos que para manter longos períodos de estudos (como a música exige) a motivação é determinante, logo um instrumento melhor, mais bonito, soe melhor, etc. te motiva muito mais a estudar que um instrumento mal acabado, tenha sons que não te agrade, que todo mundo coloque defeitos, etc.

Já em relação à oportunidade, enxergo da seguinte maneira:
- uma pessoa que tem condições de pagar R$ 2000,00 numa guitarra + R$ 1500,00 em pedais, amplificador, etc, com certeza terá condições de pagar uma mensalidade de R$ 100,00 para ter aula. Uma pessoa que não pode pagar R$ 500,00 numa guitarra + um amplificador, não vai ter condições de pagar mensalidade de R$ 100,00 para estudar.

Resumindo:
- Estudo é necessário!
- Equipamentos bons são estimulantes e pode influenciar nos estudos.
- Oportunidade vai ser a balança entre o que você quer/pode/necessita no que tange a Estudos / Equipamentos.

Essa é minha opinião.

Delson
Veterano
# mai/16
· votar


Perguntem ao Renato

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


bruno_novatorj
eu por exemplo sou hobbista, mas cada hora quero uma guitarra, um amp e quero ter 10 guitarras, nunca to satisfeito....rs

Line 6 Variax!

Tiago_Rox

Nem sempre o equipamento estimula... Eu tenho um bom equipamento hoje, mas Maio foram 19 eventos... Nem tempo em casa eu tive pra olhar pra eles. E agora que deu tempo, to tão saturado de barulho que até a conversa das formigas me incomoda, e quero distância de guitarra... Peguei antes da janta um pouco porque to na pressão pra tirar uma música.

Tiago_Rox
Membro Novato
# jun/16
· votar


Ismah

Nem sempre o equipamento estimula... Eu tenho um bom equipamento hoje, mas Maio foram 19 eventos... Nem tempo em casa eu tive pra olhar pra eles. E agora que deu tempo, to tão saturado de barulho que até a conversa das formigas me incomoda, e quero distância de guitarra... Peguei antes da janta um pouco porque to na pressão pra tirar uma música.

Faz quanto tempo que você toca Guitarra ou Violão?
Creio que depois de um tempo, ter bons equipamentos não faça diferença mesmo. Estava vendo um documentário sobre o Yngwie Malmsteen e ele foi mostrar a "coleção" de guitarras dele, fiquei olhando aquilo e imaginando "putz o cara não dá valor algum ao instrumento", pois tinha pelo menos umas 100 guitarras de marca top literalmente jogadas uma por cima das outra...

Cada um está colocando opiniões próprias, friso que estudo é PRIMORDIAL!. Mas por experiência própria, pois estudo para concurso faz alguns anos, digo que estudar é muito chato! Quem estuda para concurso sabe que se você não tiver alguma coisa que estimule você a manter o foco nos estudos por um longo período de tempo, você abandona os estudos "rapidão".

Logo, como você não estuda música do dia para noite (pelo menos acho que não, pois estou no início da jornada e me pareceu que é teoria para vida toda, há sempre algo novo a aprender), então acho que você precisa de estímulos pra manter o foco, é ai que penso que bons equipamentos servem de motivação. Por exemplo, façamos uma analogia com vídeo-games. Entre um Atari e um Playstation 4, qual você acha que te estimularia mais a jogar? Gastar mais horas jogando? (haha)

É por fator como esse que penso que bons esquipamentos são bons estimulantes. Agora, caso me pergunte:
"você acha que eles são essenciais?".
Óbvio que vou dizer NÃO, mas acho que deixei explícito na minha outra opinião que eles influenciam (pelo menos na MOTIVAÇÃO), mas não determinam se você será um bom músico!

Bem, como iniciante que sou, tenho essa visão. Mas ai vem o fator "oportunidade" também. Bem, são N fatores que influenciam essas questões, isso "dá muito pano pra manga". Mas em partes tenho que concordar contigo, como diz minha vó...
"quem não quer estudar, pode morar na frente da escola, mas não vai estudar"

stjimmy703
Membro Novato
# jun/16
· votar


Antidepressante saber a opinião de vocês galera, não imaginei que o meu tópico você dar tantas respostas rsrs
O assunto é realmente muito complexo e as opiniões são as mais variadas, sempre gosto de trocar ideias dessa forma, com outros músicos então fica melhor ainda!

O Tiago_Rox entendeu perfeitamente o que eu quis dizer, esse não é um tópico para se ter resposta certa ou errada, o subjetivo mesmo, a ideia é interagir e saber o que a galera pensa...

bruno_novatorj
Membro Novato
# jun/16
· votar


Ismah

Line 6 Variax!

No meu caso é a vontade de ter vários modelos de guitarra diferente mesmo...rs Particularmente acho que é bom termos variados instrumentos para sabermos as diferenças, timbre e etc... agora o estudo é fundamental para tudo que se faz na vida, mas alguns precisam de motivação e um equipamento legal motiva, eu pro exemplo tava com uma caixa valvulada crow, queria muito uma, mas quando peguei vi que não me atendia pq ia precisar de efeitos para tocar o que gosto e não podia gastar com isso agora, larguei um pouco de lado. Agora pegue uma caixa yamaha thr que vem vários efeitos e já animou um pouco, a minha ideia agora é investir em uma aulas.

tomarock
Veterano
# jun/16
· votar


1/2 a 1/2. Inicie nos estudos, aprenda a ser também autodidata, e compre algo legal pra brincar e se empolgar!

Nuno Gonçalves
Membro Novato
# jun/16
· votar


Pode ser uma comparação ridícula, mas você compraria um carro sem saber dirigir? Um bisturi ser médico? Sem dúvida alguma, investir em estudo é o melhor a se fazer. Inclusive, é ele que tornará um bom músico a ponto de bem sucedido na carreira e poder comprar equipamentos!

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jun/16
· votar


Nuno Gonçalves

"mas você compraria um carro sem saber dirigir"

Hehe, pior que tem muita gente que faz isso... Compra o carro e só depois vai aprender a dirigir e tirar a habilitação... rsrs

Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# jun/16
· votar


Nuno Gonçalves

acho que essa comparação não faz muito sentido, na boa. o que acontece em relação a instrumentos é que vc começa a aprender com algum, e naquele começo ele te satisfaz, mas com o passar do tempo vc vai adquirindo mais conhecimento e as vezes até o gosto musical e ai começa a buscar o que acha que é melhor. Eu por exemplo quando entro em loja de instrumento pareço criança!! rs. No caso de um carro por exemplo vc não pode sair com ele de casa se não tiver cnh e ponto! Se faz esta infringido a lei...

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jun/16
· votar


bruno_novatorj

"Eu por exemplo quando entro em loja de instrumento pareço criança!"

Cara, quando eu vou por exemplo na Teodoro Sampaio em SP acho que tenho a mesma sensação que uma criança sente ao ir pra Disneylândia, rsrsrs... Dá vontade de morar lá.

Abçs

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Tiago_Rox
Faz quanto tempo que você toca Guitarra ou Violão?

Violão eu TENHO desde sempre, teclado idem, o que dá 21 anos. Teclado/piano desde 6 anos. Violão me dediquei a aprender a 6/7 anos e guitarra a 4/5. Minha rotina como roadie, quase técnico de cordas, e quase técnico de som, me colocam em contato direto com instrumentos e equipamentos...

digo que estudar é muito chato!

Talvez eu seja exceção, mas sou inconformado com isso. Estou sempre estudando alguma coisa, geralmente na área de áudio.

Entre um Atari e um Playstation 4, qual você acha que te estimularia mais a jogar? Gastar mais horas jogando? (haha)

O Atari, devido a limitação de recursos, o jogo era menos imersivo, mas mais interativo, e bem mais difícil.

bruno_novatorj
Felipe Stathopoulos

Não fico atrás, mas estendo a ExpoMusic, e AES (que não fui de novo), e todo tipo de evento com banda rs

Tiago_Rox
Membro Novato
# jun/16
· votar


Ismah

Éééé... existe exceção pra tudo, você um bom exemplo de exceção. Mas isso é bom, mostra os vários ângulos que abarcam esse assunto.

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Não sei se exceção é a palavra certa, mas existem pessoas que são diferentes. Creio que aquilo que tu ache foda pra caralho de verdade, tu não se canse de conhecer mais, de ir mais afundo, de fazer de novo... Aquilo te dá prazer, e tu não enjoa...

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar




HortaRates
Membro
# jun/16 · Editado por: HortaRates
· votar


Ismah
Achei correto a parte que o cara fala "estude, quebra a cara" e tal, porque é só assim mesmo que se aprende.
Tirando isso, parece algum velho criticando a tecnologia, preso no famoso "na minha época era melhor", porque parece que não entende o conceito direito.

As ferramentas digitais existentes hoje permitem que uma pessoa aprenda de forma muito mais fácil e barata a mexer com som, e a tirar um som bacana. Com um software gratuito a pessoa pode ter o contato com tudo que é tipo de efeito, aprender a configurar, mexer com equalizadores, diferentes tipos de delays, várias outras modulações, ter contato com vários tipos de amplificadores, etc. "Clicar com o mouse" e "alterar um parâmetro" é muito mais um mérito que um demérito do jeito que o cara fez parecer quando falou no vídeo. Torna o conhecimento muito mais acessível. Desde quando ter que gastar 600 reais pra aprender como funciona um efeito é vantagem?

Os presets que já vem inclusos no GuitarRig ou em pedaleiras podem fazer com que uma pessoa que seja acomodada e preguiçosa continue acomodada e preguiçosa. Mas pode fazer com que uma pessoa curiosa e esforçada aprenda muito mais fácil, investigando quais equipamentos foram utilizados pra chegar naquele som.

Música não combina com ser preguiçoso e acomodado, na minha opinião. Esse tipo de pessoa vai tirar som ruim hoje, do mesmo jeito que tirava na era dos analógicos.

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Só que não acontece assim de Com um software gratuito a pessoa pode ter o contato com tudo que é tipo de efeito, aprender a configurar (...).

O que mais se escuta é da falta de preset's, a HD500 tem 16x4 bancos (64 opções), e cada patch pode ter 64x4 variações (256 combinações). Sério mesmo que faltam combinações? rs

A outra crítica que fizeram é mais subjetiva. Ninguém que toca em casa com fones, guitar link etc tem condição de levar isso pro bar... Todos que começam querem o set analógico. Na vida real, se precisa de um amp, e um amp foda, porque depender do PA pra quem começa é tiro no pé.

A questão de alterar parâmetros eu entendo que ele se refere que a maioria, desiste porque abre um software e encontra parâmetros avançados, BIAS, frequência da fonte, que pra muitos macacos velhos ainda são míticos...
O valor atribuído é de um pedal bom, não um Behringela da vida que é bem mais ou menos, pra não dizer ruim... Pedais tem 4, no máximo 5 parâmetros, e plugou tá saindo som, é isso e tu por ter gasto uma grana, tende a tentar encaixar ele no set de alguma forma...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gastar com estudo ou equipamento?