Como ter um bom timbre rico em graves?

    Autor Mensagem
    theo_young
    Veterano
    # fev/16


    Fala aí pessoal, usei a busca e nao achei nada muito parecido com isso, então lá vai
    Eu tenho um equip de guitarra relativamente bom (uma strato americana e um blackstar ht40 vintage pro), e sou apaixonado por um timbre grave, encorpado e definido, mas não tenho tido muito sucesso em equalizar meu equip no palco, onde muitas vezes o som fica bem embolado e sem definição.
    Queria saber se alguem tem alguma dica pra um melhor timbre, com mais presença, sem precisar recorrer a agudos estridentes.
    ps: um exemplo de timbre que eu to falando
    https://www.youtube.com/watch?v=15eu7ar5EKM

    boblau
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    theo_young

    teus equipos realmente são top e várias coisas podem estar acontecendo. Te dou 4 dicas:

    1- quando vc fala em "embolado e sem definição", vc já experimentou tirar TODOS os pedais entre a guitarra e o ampli? Tocar só no cabo? Pedais tendem a facilitar a vida do guitarrista em busca do timbre, mas eles embolam tudo na hora do palco. O uso de pedais é bastante difícil e controverso. Em timbres graves pior ainda.

    2- definição vem muito da palhetada, se as notas não estão definidas tocando sem amplificação, vão ficar sem definição quando forem amplificadas e quando entrar a distorção, aí embola tudo. A gente acha que é "mais fácil" tocar plugado porque a distorção "ajuda", mas o preço disso é som embolado e não definido. Principalmente se queremos um som grave e encorpado.

    3- dependendo do palco, do baixista e do baterista, um falante de 12, que é o seu caso, pode ser muito pouco para responder as frequências que vc deseja no seu timbre. Faça dois testes - arrume uma 4 x 12 e plugue o seu ampli e veja se melhora e faça a microfonação do seu falante de 12, fazendo o som da guitarra sair no PA e retorno e equalize o ampli num volume menor.

    4- Leia com atenção o tópico http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/325865/
    Tem bastante material de muita gente legal falando deste teu problema aí.

    é isso pra começar....

    krixzy
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    theo_young
    vc fala no limpo ou com drive?

    No limpo não acho difícil, agora com drive, vc pode cortar os agudos acima de 4k, aumentar um pouco o médio agudo, de 2k a 4k mais ou menos, um eq é melhor pra isso.

    theo_young
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    vc fala no limpo ou com drive?
    cara, então, oque rola é que no clean eu acho que o som fica exageradamente grave, embolando tudo, e na dist eu geralmente acho muito agudo, estridente e irritante, então eu fico meio que tentando achar um meio termo entre os dois, e é ai que acabo tendo problemas (nao encontro esse meio termo bom de jeito nenhum)

    theo_young
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    ah, e vale notar que esse problema vem muuuito mais à tona quando eu tento encaixar um fuzz face

    krixzy
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: krixzy
    · votar


    theo_young
    Já tentou equalizar o amp pro timbre limpo, e no pedal de drive, ou canal de drive do amp equalizar pra tirar os agudos?

    No pedal sempre tem equalizador, nem que seja só um botão de tone, ai vc pode cortar os agudos.

    nichendrix
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    theo_young
    Já tentou pot de tonalidade e mão pesada?

    LeandroP
    Moderador
    # fev/16
    · votar


    Grave mais definido?!

    O que me vem a mente é uma caixa 2x12", no mínimo.

    Não sei se estou certo. Os colegas com mais conhecimento pode te ajudar, como fez o boblau.

    theo_young
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Já tentou equalizar o amp pro timbre limpo, e no pedal de drive, ou canal de drive do amp equalizar pra tirar os agudos?

    as dist uso são o mini fuzz face germanium (que não tem tone), e o proprio canal high gain do ampli, que tambem não tem essa opção kkkk o maximo que consigo é mudar pelo proprio knob de tone da guita, mas achei que fazendo isso meio que mata o timbre, seila...

    SkyHawk
    Membro
    # fev/16
    · votar


    theo_young
    Ja tentou timbra limpo e usar só pedal ?

    boblau
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    theo_young
    as dist uso são o mini fuzz face germanium (que não tem tone), e o proprio canal high gain do ampli,

    eu só não encontrei esse tipo de distorção no som que vc apresentou como referência...

    nichendrix
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: nichendrix
    · votar


    theo_young
    Cara, peso em strato é mão, tem que meter a mão sem pena, o ataque da palheta tem que ser duro e preciso. Quando digo meter a mão não é nevcessariamente botar muita força, mas ter um firmeza de palhetada.

    No FuzzFace e em quase todos os fuzzes é de praxe reduzir significativamente e até mesmo zerar os pots de tonalidade, sem isso os agudos vão se sobressair muito no som da maioria dos fuzzes.

    Esse som do Erick Johnson o pot de tone está perto de estar zerado, nas passagens de fuzz e nas limpas um pouco mais pra cima mas nunca no máximo de agudo do pot de tone.

    Oura coisa a se considerar é a ordem do pedal, a dele é aqui tem a sequencia dos pedais dele em várias épocas: http://www.ericjohnson.com/gear/pedals-effects

    Se você não gostou do som com pot fechado e nem de mexer no EQ do amp, então só um equalizador pode fazer algo pra você, e se ele fizer.

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    theo_young
    mas não tenho tido muito sucesso em equalizar meu equip no palco,

    Nos ensaios você consegue, então? O som que fica ruim no palco é o do teu amp ou é o que vem do PA?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como ter um bom timbre rico em graves?