Achamos o timbre perfeito? [Post Longo]

Autor Mensagem
pedrocarboni
Membro Novato
# jan/16


Olá. Ontem eu baixei o Amplitube 4(Pra quem não sabe ele é um VST de simulação de amps, pedais e a parada toda) e lá estava eu brincando com os diversos amplificadores, que diga-se de passagem, tem as melhores sims de amps do MUNDO, e eu vi que tinham dois amplificadores lá que não tinham na versão 3 do programa, era o Dr. Z Z Wreck e MAZ 18 Jr. Eu resolvi testá-los plugando minha tagima semissólida Blues 3000 e, juro, o timbre deles (especialmente o MAZ 18) foi o melhor timbre de "valvulados" que eu já escutei. Mesmo sendo digital, tinha aquela pegada cremosa, gorda, mas ao mesmo tempo com aquela definição de agudos que só mesmo a válvula pode proporcionar. Melhor som clean e melhor crunch do que, digamos, 80% dos amps valvulados do mundo. Na minha opinião ele perde pra o som magico dos Dumble(nem tenho o que falar) e os Vox AC30 vintage. SÓ. Ta daí eu percebi o tamanho disso, um VST ter um timbre melhor que muitos valvulados por ai, dai eu pensei "pera, se a simulação desse amp é perfeita, imagina o amp em si?" bom, entrei lá no site da Chicago Music Exchange e vi o preço do monstrinho. O combinho 1x12 ta custando quase 2000 dólares (tipo 8000 reais, e mais os impostos, frete... A coisa inteira deve ficar uns 10.000 reais) e o cabeçote ta o mesmo preço... Bom eu num sei se vale a pena economizar para tentar comprar em uma vida futura né kkkkk mas enfim testem o amp no VST ai e vejam se ele é tão bom assim ou foi só um momento de "inspiração de tocabilidade" ou sei lá o que aconteceu. Não quero nem imaginar o que os puristas vão responder, mas blza kkkkk
Valeu, falou

Buja
Veterano
# jan/16
· votar


Acredito sim que o timbre deve ter sido mágico.
Claro, tudo depende tambem de todo o sistema que vc tava usando. Guitarra, interface, cabos, pc, monitores, fones, ambiente...enfim, tudo isso molda o timbre.
Mas penso tambem, que pra compararmos mesmo, de verdade, o amplitube contra um valvulado qualquer, teriamos que ligar, na mesma hora um ab-box, um lado indo pro amplitube com o mesmissimo amp, as mesmas posições knobs, mics, e monitor todo em flat, e a outra saida do ab-box para o amp igualmente configurado, tudo no mesmo volume.

Ai sim, manda um Mizao no amplitube, ouve. Pisa no pedal, manda um Mizao no amp, ouve. Sem youtube na jogada, porque mascara os resultados. Tem que ser ao vivo mesmo.

So assim que eu acho que daria pra dizer que o amplitube anda batendo os valvulados.


ps: nao estou duvidando do software nao. Na verdade, eu, Buja, particularmente, acho burrice o cara amador juntar 10 mil pra comprar um valvuladao de 50w, quando pode gastar 500 contos num bom simulador, que faz quase igual. (nao me matem por favor, isso é opinião pessoal)

The Man Who Sold The World
Veterano
# jan/16
· votar


timbre perfeito:


Lelo Mig
Membro
# jan/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


pedrocarboni
Buja

Existe uma coisa chata em purista, principalmente nos metidos a conhecer equipos que ninguém têm acesso, que, ainda que verdadeira, em algumas vezes, não serve de regra.

Hoje em dia, nenhum guitarrista "relés mortal", não precisa de EQUIPO REAL algum, além da guitarra e do cabo.

Não há a miníma lógica em gastar 10 mil dólares num ampli para gravar aula, reviews e covers para Youtube. É total insensatez.

Se o músico dispõe destes equipos, para uso profissional, audições, gravações em studio, apresentações e etc, se faz parte do seu set, ok, já que possui usa no que quiser.

Mas gastar fortunas, hoje em dia, para gravações caseiras... é jogar dinheiro fora. Se têm sobrando... vá lá.

Mas, atenção! O som de um simulador via Youtube não vai ser igual o som saindo da boca de um valvulado ao vivo, nem quando o Luke Skywalker descer dos céus para reinar soberano sobre a terra.

The Man Who Sold The World
Veterano
# jan/16
· votar


Lelo Mig
concordo em partes, discordo em outras
ah cara, nada impede do caboclo gastar 50K em equipamento nem se for só pra aprender, acho meio estranho isso de:
o cara só pode comprar um mesa boogie triple rectifier se for pra tocar no maracanã
não disponho de um equipamento "de ponta" mas considero ele beeem acima da media, ja tive banda, mas por conta da faculdade e trabalho, tive que me afastar, então estou errado em ter amplis valvulados, fender e etc e tocar só em casa? não concordo com isso
Mas, atenção! O som de um simulador via Youtube não vai ser igual o som saindo da boca de um valvulado ao vivo, nem quando o Luke Skywalker descer dos céus para reinar soberano sobre a terra.
assim como o som de um valvulado via youtube nunca vai ser melhor que um roland jazz chorus ao vivo, então...
pra mim essa relação SS X valvulado X simulação, nunca vai ter fim, são propostas diferentes pra estilos e realidades de guitarristas diferentes, vai de cada um

Drinho
Veterano
# jan/16
· votar


o cara só pode comprar um mesa boogie triple rectifier se for pra tocar no maracanã

logico que nao.....

o cara pode comprar um mesa rectifier....

tem gente que vai no terraço italia com a namorada a noite, deixa 10 mil para cagar tudo depois....

tem a grana compra o que gosta, o que faz bem, seja para realização pessoal ou para se exibir pros amigos....

tudo é valido.....

Buja
Veterano
# jan/16
· votar


Lelo Mig
É o que eu acho!

Se o cara tem tara por um mesa boogie de 100w de verdade fritando valvulas na sua frente e estourando os timpanos dos vizinhos do bairro ao lado, tudo bem. O cara junta pra isso, compra, e tem noites bem sonhadas regadas a muita endorfina.

Agora, eu acho burrice. Se o cara anda por ai fazendo shows, uma boa HD500, GT100, ja serve. Se gosta das latinhas, 5 delas já é som pra 90% das musicas do planeta.
Se trabalha em studio, um bom simulador já resolve. Se é profissional, esse simulador pode ser até um factral, kempel, sei la.

Agora o cara toca em casa, youtube, FCC, e só?!

Pooooo, Amplitube com uma interface de 2 canais ta bom demais. Que isso, eu comecei com um violãozinho tonante. Comprei um captador da sound, que a gente parafusa na boca do violão e liguei num mini-system gradiente do meu pai, quase matando o velho de raiva.

Eu tava feliz. Hoje a gente tem muita coisa mesmo, e de graça até. Burrice ficar juntando grana igual um aloprado (isso quando nao queima o cartão de credito) pra pegar um bassman 60 e nao sei quantos, pra gravar video com audio da camera...ah parei por aqui, vou falar bobagem.

pedrocarboni
Membro Novato
# jan/16
· votar


Gente, é óbvio que eu não desembolsaria 10.000 pilas em um ampli, assim como qualquer pessoa que se preze :P, meu compra uma guitarra boa, um valvulado simples e uma Zoom G3X e cabou...:) O que eu tava querendo dizer é que as vezes a gente fica com preconceitos das simulações, do digital e pá e as vezes tem timbre melhor do que alguns valvulados..

Drinho
Veterano
# jan/16 · Editado por: Drinho
· votar


pedrocarboni

Sim, levando em consideração que as pessoas comparam ovo com cenoura sim......

simulação se compara com amplificador microfonado....

nesse sentido é imperceptivel...... e mesmo eu que amo amplificador jamais plugaria um amplificador hoje em dia para gravar, a nao ser que alguem faça o trabalho sujo para mim......


agora comparar simulador onde o som vai ser ouvido em monitores com o que soa uma marshall 4x12 na sua orelha é muito inocente pois é evidente que é muito mais divertido ouvir uma marshall 4x12 na sua orelha do que o som de radinho que sai do computador do qual vai exigir um trabalho insano de pro tools e o kct a4 pra ficar decente, venha ele de um amplificador real ou não....

ogner
Veterano
# jan/16
· votar


Drinho
tem gente que vai no terraço italia com a namorada a noite, deixa 10 mil para cagar tudo depois....

Hauheuahue!! Boa!!

henriquelhrf2
Veterano
# jan/16
· votar


Pras minhas gravações estou satisfeitíssimo com o Amplitube 4, não sinto necessidade nem de interface, plugo direto ou passo pelo Bad Monkey, que tem saída de linha.



Soultunes
Membro
# jan/16
· votar


Gosto muito, mas muito mesmo dos timbres da Line6.

Uso ha tanto tempo que já até sei meus parametros e configuracoes prediletas no software deles e em praticamente quase qualquer hardware da marca.

Já tive pod 2.0 feijão, pod xt feijão, pod xt live, pod x3 live e toneport.

Hoje uso toneport com o software gearbox.

Dito isto, infelizmente NUNCA consegui usar ao vivo ou mesmo em ensaios com a banda junto.

Até estou querendo comprar uma pod hd para levar por ai novamente, mas não tomei coragem de gastar a grana.

Respondendo a proposta do tópico: Para mim eles ainda não substituem um equipamento real. Mas para usar em casa, estudar, fazer gravações amadoras, são a solução ideal pro meu uso.

henriquelhrf2
Veterano
# jan/16
· votar


Soultunes
Dito isto, infelizmente NUNCA consegui usar ao vivo ou mesmo em ensaios com a banda junto.

Por quê?

JJJ
Veterano
# jan/16 · Editado por: JJJ
· votar


pedrocarboni
O combinho 1x12 ta custando quase 2000 dólares (tipo 8000 reais, e mais os impostos, frete... A coisa inteira deve ficar uns 10.000 reais)

Cara... você gostou do som, então não vou entrar em polêmica nenhuma, curte aí! Eu ainda estou pra experimentar se esse Amplitube 4 está essa coca cola toda.

Só vou te informar que um objeto de 2000 dólares, se importado legalmente, vai sair por mais de 10000 reais... Vai fácil pra algo entre 13000 e 16000, dependendo do estado que for.

Soultunes
Membro
# jan/16
· votar


henriquelhrf2

Por mais que tentei reparametrizar para adequar uso ao vivo ou no estudio, sempre sofria com o seguinte:

1) com mais volume, o som da simulação passa se portar de maneira diferente, então sempre foi um saco adequar a regulagem para o ambiente em questão, tudo ficava excelente em casa, ou na sala do estudio depois de algum tempo apertando botão, mas no palco, num ambiente diferente, voltava ficar uma merda;

2) o som em si com mais volume é diferente, abrir volume num amplificador com alto-falantes empurrando é uma coisa, corta mais a banda, você se ouve melhor, sente melhor. É como se existisse mais "conexão" entre o que você toca e o que você ouve. No caso das pedaleiras e simulações, com mais volume o som vai ficando mais digital, começa cortar menos na sala, começa misturar mais o som com os demais instrumentos, ou seja, tendencia a embolar e não a cortar melhor na mix;

No meu caso foi basicamente isto, relacionado a dar gas no gear, com a banda vindo junto.

Fora isto, era só alegria, uma fonte unica, dois cabos e um montão de coisas ao meu dispor com a facilidade de uma unica pisada. Por este motivo estou pensando em deixar de lado a questão do som e voltar usar , pela praticidade.

henriquelhrf2
Veterano
# jan/16
· votar


Soultunes

Senti isso quando toquei em casa com um amigo. Ele com um Fender Mustang II; eu com meu valvulado. Diferença brutal. Sou mais o som do meu antigo Frontman 25r do q qualquer Mustang. Já testei o Mustang IV (2x12) e tbm achei bem artificial.

Anos atrás liguei algumas vezes meu PC num aparelho de som antigo q tenho em casa com caixas grandes, o som do Amplitube ficava show de bola. Qualquer hora, vou ligar de novo pra comparar com o som do valvulado. Mas não dá pra igualar. O som "de verdade" é mais vivo. Talvez com interface e umas caixas de primeiríssima qualidade, a distancia diminua ou ate desapareça, nao sei...

MMI
Veterano
# jan/16 · Editado por: MMI
· votar


Putz, mais uma vez a velha discussão de analógico x digital... Mas sempre tem o que falar! kkkkk

Eu acho que o que não tem lógica é afirmar que "não tem lógica investir x mil reais ou dólares em equipamentos". Cada um tem sua realidade, então esse 2 mil dólares de um combo pode ser uma fortuna que significa meses de salário bruto de alguém, enquanto para outros é dinheiro de pinga. O barbudo acaba de falar que nem sabia que tinha um triplex, então cada um vive a sua realidade, acho que a maioria de nós saberia muito bem. Já li reportagem que tem gente que compra Ferrari e deixa na sala de casa para enfeitar, não tem nem como tirar sem quebrar parede. A única lógica que vejo é que cada um faz o que quer, especialmente se for com sua grana suada. Muito ou pouco, depende do referencial.

Concordo que hoje existem simuladores bastante eficientes. Já vi gente tirando sons invejáveis. Não acho que os simuladores podem substituir os verdadeiros em tudo, cada um tem sua vantagem e por melhor que sejam, não são a mesma coisa um em relação ao outro. E isso é muito bom.

Se me perguntassem há uns meses atrás, eu vinha fazendo algumas gravações em que os sons e timbres vinham me agradando bastante, usando simulador (Kemper) e eventualmente amplificadores valvulados em linha com simulação de falantes (desculpa, mas tenho certa implicância com os VST, mas poderia ser). Para mim é uma boa opção para gravar em casa, pois assim tenho mais controle sobre algumas variáveis. Mas descobri que essas opções de gravação caseira forçam os bons estúdios e produtores a darem um passo a mais e fazer a diferença. Dá para fazer uma boa gravação, com bons timbres, no conforto do lar. Mas a obrigação das boas casas do ramo é continuar a provar que um profissional não pode nem sequer ser comparado a isso. E foi exatamente isso que eu fui relembrado (não que eu não soubesse) nas últimas semanas - em casa dá para algo "para o gasto", mas não se compara com o trabalho de um bom estúdio, com um excelente produtor (não estou falando em mixagem e masterização, estou me limitando a captação apenas, comparação "justa").

Uns colegas daqui estão sabendo... Fui participar se umas sessões para gravação de um CD, ajudar um amigo guitarrista (bom, por sinal, vidrado em bons timbres). Não conhecia o estúdio, mas sabia que era um lugar antigo, tradicional, e que o engenheiro de som era muito bom. Devo dizer que agora, depois das sessões, acho que é o melhor que já conheci por aqui. Houve uma sinergia, um diálogo, funcionou muito bem o trabalho entre nós 3. Foi muito especial, gostei muito do som, dos timbres e do que aconteceu. Ao final da sessão (na verdade, antes de começar o último dia, onde tínhamos deixado a parte mais complicada), o engenheiro de som que trabalha ali há mais de 35 anos pediu para sentarmos para uma conversa. Disse ele que havia trabalhado com muitos, enumerou nomes conhecidos, talvez os maiores guitarristas do Brasil, alguns de fora também, mas disse que apesar de todos estes grandes, aquela havia sido a sessão mais especial que já tinha presenciado. Achei que era um elogio, que realmente tinha sido especial, mas que era mais um incentivo para tirar nosso melhor naquela derradeira sessão. E estava funcionando, porque todos se emocionaram e deram aquele 110% a mais, passamos do limite e foi o melhor dia realmente. A última música daquele dia foi o que tinha de melhor, o ápice, inclusive com o melhor equipamento que tínhamos para ligar. Ao terminar, ele nos chamou e nos mostrou o porque dele ter afirmado que era a melhor sessão. Mostrou uma técnica, razões de ter feito coisas ali, que não imaginávamos, resultando num som que nunca nem imaginei ouvir de uma captação de guitarra - era só a captação, da música que tínhamos gravado há 3 minutos. Pessoal, aquilo foi um som que não dá, não sai em casa nem por decreto. Podemos falar sim que o Amplitube, o Kemper, o Fractal ou sei lá o que são bons, podem ser mesmo. Mas aquilo, espetacular, não são e nem serão, pelo menos em muito tempo - podem ser melhores que amadores e curiosos brincando de gravar, mas quando se trata de um profissional brilhante vira covardia.

EduJazz
Veterano
# jan/16
· votar


Esse vídeo, embora seja em uma praia totalmente diferente do som que busque hoje, tem uma reflexão interessante, a partir de 6:09.

Acho que agrega à discussão.

(e esse canal é bem legal)





pedrocarboni
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: pedrocarboni
· votar


Também tem a questão do estilo do amp, tipo uma pessoa que ama jazz vai prefirir infinitamente a simulação sei lá de um twin reverb do que um Orange da vida. Um metaleiro gótico vai prefirir mil vezes uma simulação de metal zone do que um TS9... Não dá pra falar que ABSOLUTAMENTE TUDO analógico é melhor que digital...

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Um depoimento que vai contra o que sempre preguei, mas explica a mudança.

Eu sou guitarrista, com um timbre do caralho na minha POD em linha, e blá blá blá...

Shows onde tenho um PA básico não são sempre reaidade de todos aqui, inclusive a minha.

Chego pra tocar num casa onde tem duas caixas satélite JBL/Selenium Js151a, para PA.

Bem... Se ninguém da banda usar amp, apenas simulações, eu estou completamente na merda. Quem mais precisará do PA são os vocais. Bateria é alta naturalmente, e os instrumentos precisam dos cubos.

Nessas horas me convenci que o modelo americano é o mais viável:

Para guitarra/violão, um cubo valvulado 30~80W, 2x12"/2x10", 2 ou 3 canais e reverb, periféricos afinatador, e um wah talvez. Baixo valvulado 100~150W 4x10"/2x15". Timbre perfeito.

Bateria Bumbo, caixa, tom surdo, chimbal, 2 ataques, condução, pandeiro e woodblock. não microfonada - bumbo e surdo talvez.

No PA, SÓ vozes, e com delay calculado para bater com o som dos cubos ("não sabe fazer?! ESTUDA" - é o que me disseram alguns gringos), e taca pau.

pedrocarboni
A sua teoria é boa. Agora prove-a, antes que escoe pelo ralo rsrs

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/16
· votar


Entrei hoje em site da guitarcenter para ver os preços.
Coisa que la custa 600 obamas aqui deve chegar a 3500 dilmas. Da depre.
Amplificador digital que funciona como interface se popularizou muito e acho que a tendencia é aumentar pois todos os fabricantes consagrados possuem algum modelo. São versáteis, acessíveis, práticos, existem os mais sofisticados para profissionais os mais simples e baratos. Atende todos os gostos e bolsos.
Não sei como é o mercado de instrumentos na Europa e USA mas acho que valvulados vão virar artigos de luxo, pois uma parcela significativa não vai necessitar de um para gravação e apresentação ao vivo.

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Luiz_RibeiroSP

Os que conheço que tocam na noite por lá ainda não abriram mão de seu tube amp, e não é só um que eles tem rsrs

Drinho
Veterano
# jan/16
· votar


Não dá pra falar que ABSOLUTAMENTE TUDO analógico é melhor que digital...

Eu acho que não só é melhor como tem que ser melhor! O digital existe pra imitar o analogico de maneira viavel e nao o contrario....

O que acontece é que o digital ficou muito bom também e para mim imperceptivel...

E como eu disse acho que qualquer coisa vai ser digitalizada no final entao nao vejo sentido na discussao.....

Acredito que os meios usados atualmente não são mais fator determinante para a qualidade final, mas sim a competencia humana de fazer o som existir....

Se você der um estudio na minha mao com tudo do bom, do melhor fisico ou um estudio virtual pra mim nao fará a menor diferença pois em ambos os casos eu tirarei um som de merda....

E tem grandes caras por ai que manjam muito e fazem muito som com qualquer dispositivo, por mais que de 50 vezes mais trabalho, nao sei né, só to supondo.....

Posso estar bem enganado, mas acho que a aparelhagem fisica, com o passar do tempo vai se tornar para os estudios muito mais uma questão de diferencial comercial do que efetivamente sinonimo de resultado, principalmente se o pessoal abrir mao do habito. Aquela coisa de estar muito habituado de conseguir sempre tirar som rapido com aquilo porque tá acostumado.

Não sei, é uma suposição....

Ismah
Veterano
# jan/16 · Editado por: Ismah
· votar


Drinho
Se você der um estudio na minha mao com tudo do bom, do melhor fisico ou um estudio virtual pra mim nao fará a menor diferença pois em ambos os casos eu tirarei um som de merda....

Essa frase vale ouro. E eu fui mais um dos que demorou a entender. Não adianta dar uma Ferrari LaFerrari na mão de quem dirige um VW Fusca 63. É tão difícil essa passagem que a própria Ferrari tem um curso obrigatório para todo aquele que compra um carro da marca.

Por isso muito cara se frustra, comprando pedal, guitarra, amp que o ídolo usa. Até pode ter equipamento compatível, mas não sabe pilotar. Claro, que esperar que o som de fulano saia apenas de UM periférico é plena tolice.

Posso estar bem enganado, mas acho que a aparelhagem fisica, com o passar do tempo vai se tornar para os estudios muito mais uma questão de diferencial comercial do que efetivamente sinonimo de resultado, principalmente se o pessoal abrir mao do habito. Aquela coisa de estar muito habituado de conseguir sempre tirar som rapido com aquilo porque tá acostumado.

Diferente de tecnologia, o que consumimos vem em ondas... Uma analogia...

Ali pot 2009 voltou a tona as roupas pretas, góticas e tal. 2011, as coloridas dos 80's. Agora é modaos hippies naturebas, natureza e blá blá blá...

A preocupação com qualidade está a toda no mercado de áudio (FLAC dominando o digital), tanto que tem uma galera ao redor do mundo fazendo summing analógico, comprando valvulado e gravando em vinil. E isso cresce cada dia.

pedrocarboni
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: pedrocarboni
· votar


Ismah
Por isso muito cara se frustra, comprando pedal, guitarra, amp que o ídolo usa. Até pode ter equipamento compatível, mas não sabe pilotar. Claro, que esperar que o som de fulano saia apenas de UM periférico é plena tolice.

Tem razão, não adianta dar um Boeing pra piloto de teco-teco.. Isso explica por que muitas vezes comprava pedais e me frustrava pq não chegava em um timbre e pegada legal, era minha culpa :|

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


pedrocarboni

Não encare como culpa sua, mas como falta de persistência.

pedrocarboni
Membro Novato
# jan/16
· votar


Ismah
Sério, eu imaginava que pq tinha um fuzz um wah e um octaver eu ia ter o mesmo timbre do Hendrix...

ogner
Veterano
# jan/16
· votar


pedrocarboni
pq tinha um fuzz um wah e um octaver eu ia ter o mesmo timbre do Hendrix...
Faltou um Marshall JTM ou Super Lead com tudo no 10.... Bem importante...

hehehehe

Drinho
Veterano
# jan/16
· votar


Tem razão, não adianta dar um Boeing pra piloto de teco-teco.. Isso explica por que muitas vezes comprava pedais e me frustrava pq não chegava em um timbre e pegada legal, era minha culpa :|

Por um outro lado é muito mais respeitável um piloto de teco teco..... Pelo pouco que conheço de aviação o boeing faz tudo para o sujeito e um teco teco se o cabra der sopa vai pro chao na hora....

Dai o meu imenso respeito por caras como o Faiska....
Primeiro que ele toca pra cachorro, manja muito, é genial e tira um som de guitarra maravilhoso usando um monte de tranqueira kkkkkkkkk

MMI
Veterano
# jan/16
· votar


Drinho

Eu acho que não só é melhor como tem que ser melhor! O digital existe pra imitar o analogico de maneira viavel e nao o contrario....

Não tiro sua razão não. Mas na verdade vejo como coisas diferentes.

Pega um amp mais complicado, como o Dumble e seus clones por exemplo. Ele vai do clean jazzístico até beirar um hi-gain, canais, modos, boosts, controles de pré e power (como vários outros). É amp de gente grande, difícil, complicado, precisa estudar, aprender, fuçar, tem muitas variáveis, inclusive a resposta dos falantes. Ou seja, apesar dele não ser de forma nenhuma simples, "plug & play", é muito bom e te dá infinitas opções de timbres - até timbres que não são característicos e não precisariam de um amp desses. Já nas simulações, basicamente é achar um preset e dar uma lapidada nela, muito mais simples, mas também muito mais limitado, não dá para sair muito daquilo, mas não que seja ruim.

Mas assim... Um Fractal ou um Kemper custam mais ou menos o preço de um cabeçote bom. Eles tem um pouco de todos, enquanto um bom cabeçote vai ter tudo o que a "praia" dele pode oferecer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Achamos o timbre perfeito? [Post Longo]