Problema MUITO estranho na regulagem da guitarra

    Autor Mensagem
    Lamasjj
    Membro Novato
    # dez/15


    Feliz natal e boa tarde a todos
    Estou com um problema um pouco "peculiar" na minha guitarra e nunca vi algo do tipo.
    É o seguinte , nas primeiras casas (especificamente na primeira e segunda casa )da sexta corda (mizona), a tonalidade do som está variando dependendo da força com que eu pressiono a casa , isso é , quando eu pressiono mais forte a casa, a nota fica mais alta, como se eu executasse um pequeno bend , o mesmo vale quando eu pressiono de forma fraca ; nesse caso a sonoridade fica levemente distorcida para frequências menores....alguém sabe do que isso se trata ?
    Obrigado a todoss

    makumbator
    Moderador
    # dez/15
    · votar


    Lamasjj

    Pode ser que a casa esteja muito próxima do trastejamento, então quando você toca um pouco mais forte a corda pega um pouco no traste à frente, deixando-a alta. Nesse caso precisa regular o instrumento pra corrigir (pode ser uma combinação de regulagem de tensor + altura da ação da corda + regulagem do nut).

    Outra possibilidade é você estar colocando força em demasia, e naturalmente a corda fica semitonada para cima ao se exagerar na pressão (fenômeno totalmente natural e esperado). Nesse caso é preciso corrigir a técnica e não forçar demais, ou mesmo tentar outras regulagens para minimizar esse efeito.

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    A princípio, são apenas cordas velhas, onde esse defeito é recorrente devido a perda de elasticidade do material. Acontece de ficar mais evidente nas primeiras casas por serem maiores, nas demais acontece, mas com menor intensidade. A troca das cordas deve resolver.

    Apenas seja mais claro nesse trecho, que me deixou incerto

    o mesmo vale quando eu pressiono de forma fraca ; nesse caso a sonoridade fica levemente distorcida para frequências menores..

    Lamasjj
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Acho que seja o que o amigo makumbator falou , já fazem vários anos que essa guitarra não é regulada e o problema persiste com cordas novas.
    Vou dar uma levada para algum luthier ver a situação da garota hahahaha
    Muito obrigado à ambos , Feliz natal à todos ;D

    Ramsay
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Lamasjj
    Ajudaria se vc informasse qual a marca e modelo da sua guitarra.

    Drinho
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Lamasjj

    Aparentemente nada de especial
    .. Só existe bend com forte pressão em nota qdo há escalope ou o traste é.muito alto...

    No mais pode se tratar de trastajemanto... Mande regular a guitarra....

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Pode ser o nut também!

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Jabijirous

    Fale mais de como o nut causaria esse problema. Se refere a trastejamento em razão do sulco muito fundo?

    Drinho
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Ismah
    sim...

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Ismah

    Cara, o nut é problemático. Se o slot não estiver corretamente feito, tua guitarra nunca irá ficar regulada.

    O nut alto tb é um problema sério. Recentemente troquei o nut da minha guitarra por um da Graphtech, muito bom, mas tive exatamente o problema do Lamasjj.
    O nut, de fato, estava bem mais alto que o antigo. Com isso, a corda quando pressionada, precisa "esticar" mais, ou seja, ela fica mais alta (em termos de afinação) e um simples acorde de G era uma tristeza!

    Andei dando uma pesquisada e vi que o nut tem que ser o mais baixo possível sem que cause trastejamento. Regulei o nut, a guitarra ficou perfeita. Ah, o nut da graphtech é o bicho, aconselho!

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Jabijirous

    Sim, mas foi apenas por curiosidade, nunca passei por esse problema.

    Jube
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Jabijirous

    Você comprou e colocou sem ter que lixar o nut?? Dei uma olhada no site pra saber o material, diz que é sintético, mas você sabe exatamente o que eles usam?

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Jube

    Coloquei, mas não colei. Depois eu vi que ficou muito alto e que era melhor lixar a parte inferior que o slot, já que eu não tenho ferramento para isso.

    O material o Bruno diz aqui
    http://brunolobaoluthier.blogspot.com.br/2014/08/entendendo-as-series- de-materiais-da.html

    Ismah
    Também nunca tinha passado, quebrei a cuca com isso hehehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema MUITO estranho na regulagem da guitarra