AndreLCA Membro Novato |
# dez/15
Fala pessoal!
Tenho acompanhado o fórum há algum tempo e lendo mais especificamente sobre os reviews do Mesa Boogie Mini Rectifier, resolvi comprar um quando fui para Los Angeles no meio do ano.
Mesmo com o dólar em alta, comprar equipamentos no exterior ainda vale a pena, então vendi alguns equipamentos antes da viagem e aproveitei para comprar coisas bem legais lá fora.
Decidi então fazer um review do meu recém adquirido Set-Up (Guitarra + Amp) e dividir as impressões com vocês!
Sem mais enrolação, vamos ao que interessa:
1 - Fender American Standard 60th Anniversary
Essa é uma edição da Fender que saiu em 2014, comemorando os 60 anos da Stratocaster (não confundir com a edição de 60 anos que é aniversário da Fender).
- A cor é a Mystic Aztec Gold, que foi lançada justamente para comemorar a edição de 60 anos. Trata-se de um dourado mais escurecido e brilhante. Eu acho que o efeito visual dela é sensacional.
- O corpo dela é feito em Alder e a escala em Maple, braço "C" moderno, com 22 casas, trastes médio jumbo.
- A guitarra tem um braço muito confortável, com uma tocabilidade fácil e as cordas são muito macias. Não é do tipo fast-neck, então os amantes de braços fininhos podem não ser tão fãs desse tipo de pegada. Eu gosto muito desse estilo e acho que me atende perfeitamente, até pq não toco mais metal (ou quase não toco mais). Toco no máximo um Hard Rock 70´s e 80´s e Blues, basicamente.
- Os captadores são:
Ponte: Fender Custom Shop Fat '50s Single-Coil Strat Meio: Fender Custom Shop Fat '50s Single-Coil Strat Braço: Fender Custom Shop Fat '50s Single-Coil Strat
- Achei o som sensacional! Sabe aquele som estalado? Está ali! Sabe aquele som lindo da guitarra do Mark Knopfler em Sultans of Swing? Está ali!
Incrivelmente os sons dela com overdrives e distorções do amp casam muito bem, apesar dos captadores serem singles.
Uma mudança na chave de 5 posições e o mínimo ajuste no tone e "voilà"! Praticamente todos os sons do super limp até aquele som mais Rock n´Roll dá pra levar nessa guitarra.
Um ponto importante a ressaltar é que esses captadores são como os captadores feitos na década de 50, o que significa que não tem o sistema Noiseless (aquele "hum cancelling") que equipa os captadores mais modernos da Fender.
Apesar do hum só ser apresentado quando abro bastante o volume e ganho do amp no canal de drive, esse hum não chega a ser algo insuportável (a não ser com muito volume e muito ganho), e aprendi a conviver bem com ele quando estou tocando sem pedais.
Ela vem com cordas 0.09 Fender, as quais mantive (apesar de sempre tocar com Ernie Ball 0.09).
Link do produto no site oficial: http://intl.fender.com/en-BR/guitars/stratocaster/limited-edition-amer ican-standard-stratocaster-maple-fingerboard-mystic-aztec-gold/
Em resumo, depois de escrever milhares de linhas, eu posso dizer que valeu muito a pena.
Eu tenho outras guitarras legais, mas para não comparar "bananas com tomates" eu tenho também uma Fender American Deluxe Fiesta Red 2008 (SSS) tbm, e não é porque estou apaixonado pela guitarra nova, mas a Fender American Standard 60th Anniversary para mim soa melhor! Que guitarra e que tocabilidade!
2 - Mesa Boogie Mini Rectifier
Eu já estava namorando um desses lendo sobre ele aqui mesmo no fórum e estava decidido a comprar.
Já tive vários outros amplificadores valvulados (Crate, Fender Hot Rod, Marshall DSL 40) e agora o Mini Rectifier.
Como a maioria aqui já sabe, o amp tem dois canais, um equalizador independente para cada um deles, chave de comutação de 25 watts / 10 watts para cada canal e nos dois canais ele tem uma chave para mudar o voicing do amp.
Como já temos outros reviews legais dele, eu decidi falar mais do resultado de todo o set-up do que só do amp em si.
A minha decisão de comprar esse amp foi basicamente pelo seguinte:
Tenho duas bandas aqui no Rio de Janeiro. Ensaio em estúdio com as duas e os estúdios tem amplificadores muito ruins e simplesmente não me atendem e não casam bem com o meu setup.
Decidi então pegar um amp que eu pudesse transportar com total facilidade e que tivesse dois canais e um loop de efeitos.
O Mini Rectifier é muito leve e para casar com ele, como a caixa original da Mesa Boogie é grande, mandei fazer uma caixa na Roxstage 1x12 com o falante Eminence GB128 de 50 watts e 8 Ohms (réplica do TSA 112 da Ibanez).
O resultado foi que o Mini + Caixa RoxStage pesam menos de 20 kg juntos!
A caixa da RoxStage é muito bem construída, de excelente qualidade, não balança em volumes altos, a parte traseira dela é "meio fechada" (half back) e tem um som sensacional. Fiquei impressionado com a qualidade da construção. É coisa boa mesmo, e com preço muito justo!
O volume do Mini + Caixa 1x12 RoxStage com o Eminence é absurdo!
No meu apartamento o volume do amp não passa do 2 e o rolo de macarrão já voa na minha direção! rsrsrsrs
O som dele é lindo ligado apenas guitarra no amp.
Para quem tem dúvidas sobre Fender com Mesa Boogie, pode ir sem medo! Um pedalzinho de reverb no loop e o som fica lindo! Para quem faz um som mais direto, talvez esse setup já seja mais que suficiente!
Como faço um som bem variado (toco em uma banda de covers e outra autoral), tenho usado com ele uma POD HD 500x em 4 Cable Method, ou seja, não uso simulações da pedaleira, uso apenas efeitos, onde noise gate, wah, drives entram no input, e as modulações, reverb e delay eu coloco no loop de efeitos.
Estou pensando em diminuir mais ainda o setup usando 3 ou 4 pedais, mas eu me conheço... Eu sei que daqui um ano vou ter um pedalboard imenso e pesado, por isso, preferi manter a pedaleira...
A pedaleira acaba me dando uma gama gigante de timbres, e para tocar covers acaba sendo muito prático, pois nela tenho diversas opções de delays, reverbs, modulações, tipos de drives, eq, noise gate, whammy, enfim... Acho que perde um pouco para pedais analógicos (aquela velha discussão), mas para a maioria dos mortais não faz diferença, além de, para mim, com uma boa parametrização, dá para soar muito bom e satisfatório unindo o analógico ao digital!
Depois de "obrigar" vocês a ler tudo isso, eu quero como todo bom participante, dividir as minhas gravações, sons e patches que tive bastante cuidado para montar (para fazer a POD rodar legal em 4CM com o amp).
Devo editar o post mais para o fim da semana incluindo alguma coisa legal pra dividir com vocês, além de links para baixar os patches.
Um grande abraço e espero contribuir com vocês!
André
|