é errado usar a guitarra alta?

Autor Mensagem
archersunter18
Membro Novato
# nov/15


ja tentei tocar com a guitarra la no chão ou meia altura mas a posição que eu me sinto mais confortavel tocando em pé é com a guitarra alta e me parece muito estranho ainda mais para um guitarrista de metal. existe alguma forma de eu conseguir tocar bem com a guitarra em outra postura que não seja tão ridicula? e uma outra dúvida eu apoio somente o dedo mindinho da mão direita no corpo da guitarra isso é errado?

kiki
Moderador
# nov/15
· votar


não é errado. o ideal é que ela esteja mais ou menos na altura que fica quando estamos sentados, que é um pouco alto. assim voce tem mais alcance da escala.

acontece que a maioria dos artistas de rock pesado (metal, punk, etc.) gosta de usar mais baixo pq fica mais bonito/agressivo/descolado, e a gente fica tentando imitar.

boblau
Veterano
# nov/15
· votar


archersunter18

Tom Morello, Vernon Reid, Joe Satriani, Steve Vai, Eddie Van Halen, Ritchie Blackmore, B B King, George Benson, Lee Ritenour, Jimmi Hendrix.... e por aí vai.

Meu amigo, ridículo é ficar tentando imitar o que os outros querem que vc seja. Se vc toca melhor, com mais segurança, afinação com a guitarra mais alta, pense que vc está imitando um destes aí de cima, te garanto que vergonha vc não passa... mas principalmente, pense que vc está imitando vc mesmo.

Lelo Mig
Membro
# nov/15
· votar


archersunter18

O ideal é relativo a ergonomia/conforto, o que proporciona melhor tocabilidade (melhor aproveitamento com menor esforço).

Não têm nada a ver, pelo menos não deveria, com estética visual.

krixzy
Veterano
# nov/15
· votar


Tem os caras do Slipknot que não usam tão baixo, acho o ideal é as últimas casas do braço ficar na altura do cotovelo, que é mais ou menos a posição que fica quando sentado, e vc tem melhor acesso as últimas casas.

demian e eduardo
Membro Novato
# nov/15
· votar


archersunter18 d uma olhada nos videos do John Petrucci não que ele toque muito alto rs. mas quando eu vi até me assustei pois como o kiki disse geralmente os metaleiros tocam com a guitarra la em baixo mais ele não

LeandroP
Moderador
# nov/15
· votar


Nem alta e nem baixa. Use de forma que fique confortável pra você tocar.

Eu não alta e nem baixa. Encontrei para mim a altura ideal.

Tocar com a guitarra baixa pode ser descolado, mas pode comprometer a sua técnica. Não é uma regra geral. Pra você pode ser diferente.

Recomendo que experimente tocar de várias formas, dentro do seu quarto. Depois definir qual a melhor maneira de se apresentar com o instrumento.

FELIZ NATAL
Veterano
# nov/15
· votar


use-a como um coldre de cowboy esbajando estilo e provocando o recalque dos guitarrista que lhe observarão

esqueça as bobagens desses caipiras de usar guitarra lá no pescoço que nem um pagodeiro com um cavaquinho

alan.bassplayer
Membro Novato
# nov/15
· votar


archersunter18
Existe apenas uma posição correta de se utilizar o instrumento, e esta posição é:
A que você se sentir mais confortável para tocar.

Não tente imitar ninguém, faça você o seu estilo de músico.

Iversonfr
Veterano
# nov/15 · Editado por: Iversonfr
· votar


boblau

Faltou um belo exemplo:
John Petrucci

Guitarra baixa com ele, só pra tirar fotos.

archersunter18

Coloque onde ache confortável. Feio são aqueles que jogam a guitarra lá no joelho, aí na hora de solar ou fazer algo mais difícil fica apoiando o pé no retorno ou fazendo sei lá mais o que pra erguer a guitarra lá no pescoço.

Rachmaninoff
Veterano
# nov/15
· votar


archersunter18
ja tentei tocar com a guitarra la no chão

Cara, como todos falaram aí em cima, existem guitarristas famosos que tocam com a guitarra em todas as posições. Geralmente, os que tocam com a guitarra mais alta são aqueles que fazem coisas mais complexas, porque deixar a guitarra alta faz com que você dobre menos o pulso, resultando em mais conforto e controle.

Concordo com você, guitarra mais baixa é mais "rock n' roll" e combina mais com rock pesado. Se você quer tentar tocar com a guitarra mais baixa, siga essas dicas: 1) evite praticar sentado, pratique sempre em pé; e 2) use a guitarra numa posição confortável, e vá abaixando um pouquinho a cada dia... se ficar desconfortável, suba. Uma hora você vai encontrar seu limite, mas tudo é questão de costume.


archersunter18
eu apoio somente o dedo mindinho da mão direita no corpo da guitarra isso é errado?

Não é errado. Não existem regras quanto a isso.

Del-Rei
Veterano
# nov/15 · Editado por: Del-Rei
· votar


archersunter18
Eu acho que cada um tem sua posição particular. O que o kiki comentou, sobre ser na altura em que ela fica quando estamos sentados, pra mim não serviria porque tocando sentado, em 5 minutos meu ombro direito começa a doer.

Não existe regra. Sinta-se confortável.

Um aceno de longe!!!

Thyago_Trajano
Veterano
# nov/15
· votar


Amigo, não se preocupe. Errado nessa vida é você somar 2+2 e o resultado dar 5.

Toque da forma que vc achar confortável. Eu antigamente pensava assim também. Principalmente porque quando eu era muleque, queria imitar o Slash, que usa a guitarra quase no joelho, e ainda assim consegue tocar muitíssimo bem.

Mas provavelmente não iria servir pra ele, se o mesmo fizesse uso de algumas técnicas como, arpejos, ou fraseados com abertura maior dos dedos a velocidades maiores.

Tanto que em fraseados mais rápidos, é comum vê-lo suspendendo a guitarra...

Então a dica que fica é; toque do seu jeito. De repente vc fazendo um bom som com a guitarra parecendo uma gravata borboleta, faça alguma diferença. Seja sua identidade...

abs

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


Iversonfr
Feio são aqueles que jogam a guitarra lá no joelho, aí na hora de solar ou fazer algo mais difícil fica apoiando o pé no retorno ou fazendo sei lá mais o que pra erguer a guitarra lá no pescoço.

Relativamente isso é bonito pra performance, donos de locadora que amam.

cafe_com_leite
Veterano
# nov/15
· votar


archersunter18
com a guitarra alta e me parece muito estranho ainda mais para um guitarrista de metal.



Animals as Leaders mandou um abraço:



renatocaster
Moderador
# nov/15
· votar


é errado usar a guitarra alta?

Na verdade o que eu acho errado é fazer esse tipo de pergunta, hehehe.

Mas falando sério...eu sei que o fato de tocar guitarra carrega também um apelo visual considerável...tipo, tocar com a guitarra "lá em baixo" é mais "rock and roll", essas coisas. Se vc consegue tocar dessa forma sem perder a precisão ou a destreza (like a Nuno Bettencourt), perfeito.

Por outro lado, se vc só consegue tocar com precisão com a guitarra um pouco mais alta, sem problemas também. Nesse caso vc pode compensar o lado do "apelo visual" de outras formas...se isso for importante ou relevante para vc, claro.

Ningen
Veterano
# nov/15
· votar


Enquanto isso nos fóruns de Rap alguém deve estar perguntando: "É errado usar calça alta?"

guilhermefross
Veterano
# nov/15
· votar


usa como vc quiser, nao faz diferenca

Tom Morello usa a guitarra bem em cima tbm

archersunter18
Membro Novato
# nov/15
· votar


cafe_com_leite
bem assim que eu toco, so que não toco nem 10% do que eles tocam.

Ramsay
Veterano
# nov/15
· votar


Na verdade o que eu acho errado é fazer esse tipo de pergunta, hehehe.
Concordo plenamente...

FELIZ NATAL
Veterano
# nov/15
· votar


undefined

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15
· votar


Ramsay
renatocaster
Na verdade o que eu acho errado é fazer esse tipo de pergunta, hehehe.
Concordo plenamente...

(3)
Abçs

Delson
Veterano
# nov/15
· votar


É errado, de acordo com a Lei Federal n º654654987498321358, de 32 de Fevereiro de 1929. Pena de 7 horas de DVD da banda Calypso, podendo ser substituída por 15 horas de Luan Santana.

Em caso de reincidência, o infrator será encaminhado ao CTGA - Centro de Tratamento de Guitarristas Aficionados, onde será submetido a atividades tais como: Justificar FUNDAMENTADAMENTE sua preferência por pedais analógicos e/ou amplificadores valvulados, assim como decidir racionalmente qual marca é melhor, entre as opções Gibson e Fender. Será incluída a atividade de saber identificar em tempo hábil se uma guitarra é boa APÓS SUA COMPRA. Além de ser submetido a situações de dualidade, tais como: Guitarra alta ou baixa, Single-coils ou Humbuckers, Slash ou David Gilmour, Steve Vai ou Robert Johnson.

Flipe J.
Membro Novato
# nov/15
· votar


Me lembrei desse video


Del-Rei
Veterano
# nov/15
· votar


cafe_com_leite
Animals as Leaders mandou um abraço:

Cara... Não sei se você gosta dessa banda. Mas vou fazer um comentário que não tem ligação exata com o assunto do tópico... Eu dormiria num show desses caras. Eles não se movem. Nesse vídeo em específico, o batera parece que está com sono. Execução perfeita, mas não passam nenhuma emoção ou animação. Além da música ser um porre, rsrs.

Um aceno de longe!!!

MMI
Veterano
# nov/15
· votar


renatocaster

Na verdade o que eu acho errado é fazer esse tipo de pergunta, hehehe.

Exatamente!

Apesar de ter esse apelo visual, errado é se limitar para parecer "bonitinho". Errado é tocar mal. Errado é ficar com dor por postura ruim.

Del-Rei

Eu dormiria num show desses caras. Eles não se movem. Nesse vídeo em específico, o batera parece que está com sono. Execução perfeita, mas não passam nenhuma emoção ou animação. Além da música ser um porre, rsrs.

(2)
Péssimo.

marcelosz
Membro Novato
# nov/15
· votar


cafe_com_leite
Animals as Leaders mandou um abraço
Bem lembrado! Esses caras são fodásticos. Bom bagarai!!!

Wade
Membro Novato
# nov/15
· votar


Ao vivo uso o mais baixo que minha correia pode proporcionar. No último encaixe. Nunca me prejudicou ao ponto de não conseguir tocar as músicas da minha banda. Mas é aquilo, o som da banda é uma parada meio Stoner/Grunge. Não exige precisão matemática e nem técnicas mirabolantes.

Se eu precisasse fazer guitarrices na velocidade da luz sem comer nota eu tocaria igual um baixista de Reggae. É horrível visualmente, mas é o jeito.

archersunter18
Membro Novato
# nov/15
· votar


agora estou me adaptando a tocar com a guitarra um pouco mais baixa

vetoraci
Veterano
# nov/15
· votar


tenho problema no pulso por praticar artes marciais, então imagina um cara com um les paul zakk wylde com a guitarra no pescoço......kkkkkk era eu, kkkkk horrivel.

a solução foi usar a guitarra mais baixa, com o corpo na altura da cintura e deixar o braço bem inclinado, q é o q satriani e o proprio zakk fazem.......fica confortável, não doi meu pulso e fica um pouco mais "agressivo"

abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a é errado usar a guitarra alta?