Stratocaster Luthier João Cassias

Autor Mensagem
Drinho
Veterano
# nov/15 · Editado por: Drinho


Queridos amigos e mestres da guitarra.
Gostaria de compartilhar com vocês minha ultima felicidade. Como alguns sabem por muitos anos minha guitarra do coração foi uma strato da tagima que infelizmente por falta de cuidado de um "luthier" aqui de Santo André/SP foi destruída em um processo de troca de trastes, no momento da remoção destes sua escala foi destruída, a guitarra era escalopada, então não sobrou nem serragem para contar a historia....
Desde então se iniciou um processo de busca muito trabalhoso para encontrar um instrumento que pudesse substitui-la, embora eu goste de vários estilos de guitarra como qualquer guitarrista é muito comum eu sossegar com apenas um e esquecer do resto por uma questão de comodismo e simpatia da minha parte para com o instrumento.....
Nessa busca passaram instrumentos que não foram aprovados e instrumentos que foram aprovados mas estavam em uma linha de custo extremamente inconcebível além de inacessível para a minha realidade.....

Em uma conversa com um dos nossos grandes GURUS aqui do FCC MMI, expus para ele minha indignação perguntando se realmente seria necessário eu gastar 15 mil reais por um produto que fosse confiável e sonoro sem que fosse necessário grande esforço guitarristico da minha parte.
Eis que ele me disse que não e seria possível encontrar isso em um contexto muito mais dentro da realidade e me indicou o luthier joão cassias e o felipe da dunamiz, acabei optando pelo joão pois me identifiquei mais com seu trabalho, e o acesso até ele é muito mais rápido para mim que moro no abc paulista, já tinha o projeto bem amadurecido e definido na minha cabeça pois me conheço bem.....
Fui extremamente bem atendido, pois além de um perito no assunto é extremamente gentil e atencioso....

A encomenda foi feito no inicio de janeiro e na semana passada recebi o instrumento....

Falando do instrumento é basicamente uma stratocaster com o headstock CBS invertido (por estética) com uma série de alterações que julgo necessárias para mim..

Braço e escala de maple, embora seja um maple tradicional ele veio consideravelmente figurado o que ficou muito bonito com o acabamento em nitrocelulose, tarraxa gotoh 510, 22 trastes Jescar de aço inox, não conheço a referência do traste mas é alguma coisa parecida com o dunlop 6100 em termos de tamanho, bolinhas em ablone, medida de shape tirada da strato custom shop 60's, chamada de early 60's oval c, as medidas para traste 1 e traste 12 estão no site da fender custom shop, raio de 12 por influencia da music man....
Corpo em Freijó (este detalhe barateou consideravelmente o projeto e foi uma uma grande prova de que madeira nacional bem escolhida e bem trabalhada não sacrifica de maneira nenhuma o som do instrumento ao contrario do que muitos gostam de falar), a pintura é sea foam green com o mesmo acabamento do braço, escudo branco perolado com dois humbuckers (sim, não é de single que se trata amigos) desnvolvidos pelo proprio e uma companhia aqui de são caetano do sul chamada LDR, usamos dois humbuckers suhr do próprio joão como referência para desenvolverem o captador, 3 posiços como uma lespaul e um push pot que empresta um conceito de telecaster
a ponte é uma hardtail gotoh... por estar meio obcecado e doente pela questão afinação preferi evitar molas na guitarra.....

acho que é isso, estou bastante feliz com instrumento, não quero falar demais pois sou a pessoa mais suspeita para isto, muito obrigado ao MMI que me ajudou a adquirir um instrumento que vai além de qualquer expectativa principalmente em se tratando de preço, qualquer coisa semelhante vai custar um carro sem o menor medo de falar e procurem pesquisar o trabalho deste grande luthier que possui uma perícia no assunto que eu até então desconhecia no Brasil... um Abraço

E aqui vai uma foto dela =)

https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/v/t1.0-9/121895 86_1669255383355563_633418104726005238_n.jpg?oh=a1aae1be3a6418636c57be bdf1e4f935&oe=56B9AF1B&__gda__=1454508845_81c87858fd68ce20831c71fe7485 b642

strinbergshredder
Veterano
# nov/15
· votar


Drinho
Linda guitarra cara! Meus parabéns!!

Imagino sua felicidade em receber algo exatamente do jeito que vc imagina, no final das contas....

ps: pode me mandar por mp o contato do Cassias?!

Abraços!

EduJazz
Veterano
# nov/15
· votar


Drinho

Ficou muito bonita cara. Esse headstock invertido ficou muito interessante...

Gosto muito da cor também! Meus parabéns! Vocês "modernizaram" a strat, mas, ao menos aos meus olhos, não fugiram das características mais emblemáticas!

Pelas referências que temos do cara, imagino que o som deve ser qualquer coisa de assombroso. Cadê aquela gravação marota?

Iversonfr
Veterano
# nov/15
· votar


Drinho

Muito linda, parabéns! eu curto demais essa cor, teria uma igualzinha a sua facilmente, com exceção da heresia do HH rsrs =p. Muito top, deve estar fazendo uma sonzeira boa! Abs!

Drinho
Veterano
# nov/15 · Editado por: Drinho
· votar


Iversonfr

Meu primo strateiro falou que o hh era uma heresia tambem cara, dai eu apertei o push e saturei o clean do amp.....

Ele passou a amar humbucker em menos de 10 segundos hehehe, não é qualquer split de bobina (o som que sai é insano) eu toco muita coisa diferente, precisava dar um jeito

e uma coisa muito interessante é que o amplificador, nem de longe, é grandes brastemps....

https://scontent-gru1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xft1/v/t1.0-9/12187682_16 69406430007125_5523939644947078772_n.jpg?oh=92c58d85dd2d54bcf4b6aebc94 16cb4a&oe=56BE8B90

valeu abraçoo

Drinho
Veterano
# nov/15
· votar


EduJazz
strinbergshredder

valeu amigos...... vou ver se gravo algo, como falei, seguramente não fará jus ao som que sai do alto falante do amplificador que é realmente insano, mas gravarei em breve....

MP... que que é isso?

ogner
Veterano
# nov/15
· votar


Uia, negão!!! Ficou bonita hein!! Gosto dessa cor tb! Head invertido! Ficou style!! Ponte fixa, sem firulas... \o/
Agora, de Janeiro ate Novembro.... O.o
Caraca!! Eu morria!! hehehehe

Lelo Mig
Membro
# nov/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Drinho

Ficou top! Mezzo Vintage, Mezzo Moderna (pelo HH)...muito legal.

Mas concordo com o Og, 10 meses de espera, é mais que um filho! deve dar uma ansiedade dukaray....kkk

MMI
Veterano
# nov/15
· votar


Drinho

Obrigado pela citação antes de tudo, fico lisonjeado.

Acho que o João Cassias é um dos mais habilidosos luthiers do país. Sem dúvida, e não tenho medo de afirmar isso, o luthier mais bem formado que existe por aqui, ninguém chega nem perto (até onde sei). Ele tem um conceito de luthier custom shop diferente do que a maioria daqui, já que ele esteve com grandes estrelas dos EUA, então é outro padrão. Junte isso ao acesso excepcional que ele tem na questão de madeiras nacionais e importadas, aquela coleção e estoque em ambiente controlado dele quase ninguém tem no mundo. Fica fácil de indicar então, ele junta conhecimento, boa vontade e matéria prima.

Estamos numa época de amadurecimento da luthieria nacional. Violões de nylon há bastante tempo temos boas referências por aqui. Mas guitarras começamos andar só agora há pouco tempo. Os pioneiros como Zaganin, Tagima, Ivan Freitas abriram as portas para um mercado onde só agora uns jovens muito bem formados e com estágios e cursos no exterior, começam a brilhar. E só agora começaram os planos concretos de exportar guitarras e mostrar o que a luthieria nacional é capaz, para fazer frente aos gringos na terra deles. Deixamos, enfim, de termos meras opções baratas de cópias de importados. Isso é bom e a sua guitarra, mesmo tendo ainda um bom preço, com certeza é algo neste padrão.

Parabéns mais uma vez.

ogner

A minha guitarra, que o Drinho já viu em estado mais adiantado que eu, já completou 2 anos de projeto. O João pelo que soube, não está mais podendo aceitar pedidos para o ano que vem. A guitarra do Drinho saiu rápido... kkkkk

Como termo de comparação, num nível próximo, eu conversei com a Linda Manzer no Canada. A fila de espera dela é próxima de 2,5 anos para guitarras ou violões que custam no mínimo uns 15 mil dólares, como preço inicial mais básico. E isso é barato, pode acreditar. O Ervin Somogyi, um dos mais festejados luthiers do mundo, tem uma fila um pouco menor para instrumentos com preço inicial de 35 mil dólares. Os cursos dele são super disputados e seus alunos/estagiários reverenciados pelo mundo (Michi Matsuda, Hiroshi Ogino, Leonardo Buendia, Mario Beauregard...), e o João é o único brasileiro que já chegou a essa posição. Imagine o nível de perfeição para ser um estagiário de um cara renomado desses, que pede para fazer o acabamento de um instrumento de 40, 50 mil dólares...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15
· votar


Belo instrumento!
Só não gosto de mão "invertida"...
Parabéns!

Paul Jackson Neto
Membro
# nov/15
· votar


Caramba,

agora deu mais ansiedade ainda ... rsrs
Show a Guitar ...

Eu, como disse optei por mudar na ultima hora pela Modern Turquoise Burst, autoral do João ... E em seguida pretendo adquirir outra, to mais inclinado para o modelo Eddie dele, que é uma superstrat tipo fusão de Suhr Modern com EVH Wolfgang ... A outra opção é uma stratocaster também ... veremos ...

Com relação ao João, infelizmente não pude ir visitá-lo até o momento, mas todas as vezes que precisei falar com ele, por telefone ou email, fui extremamente bem atendido, mesmo fazendo as perguntas mais " simples " possíveis. Virei Fã também !

Drinho
Veterano
# nov/15
· votar


ogner
Lelo Mig
MMI
Obrigado amigos, fico muito feliz em poder compartilhar com vocês, com relação á espera para mim não foi tão dolorido, eu sou bem tranquilo com essas coisas.....

Quando eu menos percebi ela tava quitada e na minha mão, nesse meio tempo fui usando outra guitarra, que na verdade nem minha era pois vendi uma delas e outra como falei, foi destruida.....

Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado, sim muita gente não gosta desse headstock, para mim sempre foi um sonho....

Paul Jackson Neto
Sim, ele é maluco da cabeça....

Quando eu cheguei lá para retirar o instrumento eu sentei para tocar a guitarra e fiquei tocando um tempo ele ficou parado me vendo tocar levadas , solos e riffs com e sem palheta....

Ai do nada ele falou assim: Evandro estou vendo que você soa muito firme mas não toca com muita força, permita-me levantar os captadores.

Mano....

o negócio já tava maldito, virou um canhão.....

Esse cabra não é daqui não .....

LeandroP
Moderador
# nov/15
· votar


Drinho

Linda! E a cor... Meodeos... Parabéns! Arrebenta!

strinbergshredder
Veterano
# nov/15
· votar


Drinho
Show de bola cara! Fico no aguardo de uns sons!

ps: MP é Mensagem Privada, quando vc vai lá no perfil do meu usuario, ou de qq outro, e manda uma mensagem particular lá pra ele...

ps2: Pedi o contato por MP caso vc não se sinta à vontade de divulgar abertamente aqui no tópico. Caso não esquente, pode falar por aqui mesmo rsrs =)

Abraços!

Drinho
Veterano
# nov/15 · Editado por: Drinho
· votar


strinbergshredder

cara pra eu te mandar mensagem privada eu preciso estar logado, embora eu esteja logado o forum sempre pede meu login denovo e vive dando pau pra entrar....

mas tem o site dele com os telefones....

www.cassiasguitars.com.br

Drinho
Veterano
# nov/15
· votar


LeandroP

Muito obrigado, professor!

strinbergshredder
Veterano
# nov/15
· votar


Drinho
Que maluquice!

Mas de qq forma, obrigado pelo site! Vou mandar um email pra ele ;)

Abraços!

MMI
Veterano
# nov/15
· votar


strinbergshredder

Eventualmente ele pode demorar um pouco, uma boa ideia é telefonar e conversar logo. :)

Eu fico muito contente de perceber o pessoal conhecendo e fechando guitarras com ele. Já sei que o Drinho, boblau, Paul Jackson Neto estão com seus pedidos (ou já recebeu, né) e apostaria que não vão se arrepender. É um nível acima realmente...

Pode ir que não tem erro. \o/

EduJazz
Veterano
# nov/15
· votar


A chance de eu orçar um 335 like (mais nos specs das Colings) com ele no início do próximo ano existe e não é pequena.

Não teria pressa para receber... (a quem eu quero enganar?)

JJJ
Veterano
# nov/15 · Editado por: JJJ
· votar


Drinho

Strato com humbuckers e ponte fixa, né?... Tinha que ser influência do MMI... kkkkkk

Agora, sério: belíssima guitarra, cara! Ficou show esse visual meio setentista. E tenho certeza que o som está à altura do visual. Parabéns.

Só uma dúvida: se você amava tanto sua velha Tagima e ela "só" perdeu o braço, não lhe passou pela cabeça simplesmente trocá-lo?

Drinho
Veterano
# nov/15 · Editado por: Drinho
· votar


JJJ

Strato com humbuckers e ponte fixa, né?... Tinha que ser influência do MMI..

Na verdade não, ele mal opiniou sobre o projeto em si, pelo que eu conheço dele inclusive é um conceito que não tem nada a ver com estilo dele, nem com os gostos dele.... O ponto dele foi o seguinte, eu falei que ia fazer em outro lugar dai ele quase teve um troço e disse: Pelo amor de Deus não faça isso. E graças a Deus eu o escutei antes de fazer M#$%¨@

Agora, sério: belíssima guitarra, cara! Ficou show esse visual meio setentista. E tenho certeza que o som está à altura do visual. Parabéns.

Muito obrigado, é um visual que mentalizo e sonho ha muito tempo.
Sim o som é mais do que surpreendente. Embora possa sugerir, não tem nada a ver com ibanez, ela tá soando como uma fender extremamente violenta, esse era o objetivo e eu to bastante feliz com isto.

Só uma dúvida: se você amava tanto sua velha Tagima e ela "só" perdeu o braço, não lhe passou pela cabeça simplesmente trocá-lo?

Minha tagima era uma guitarra muito confortavel para mim e eu tinha um envolvimento com ela mais do que simplesmente pelo instrumento, ganhei ela do meu pai (que deus o tenha) quando eu tinha 16 anos e ela foi praticamente a guitarra que me ensinou a tocar e que passou mais tempo comigo, aprendi a ter senso critico com ela e melhorei como guitarrista com ela.
Eu tenho o corpo dela aqui, talvez futuramente eu a reforme, para ter como uma recordação do meu pai....

Mas ela não tinha som de nada, o braço por ser escalopado vivia mexendo em qualquer mudança de clima, a afinação era questionável, quer dizer já tava na hora de eu tentar subir o nível e eu sabia disso....

Outra coisa é que um dia tive a infelicidade de ir na teodoro sampaio testar uma gibson collectors choice e uma fender rory gallagher.....

Depois desse dia eu coloquei na cabeça que eu queria uma guitarra de luthieria....

JJJ
Veterano
# nov/15
· votar


Drinho
ganhei ela do meu pai (que deus o tenha) quando eu tinha 16 anos e ela foi praticamente a guitarra que me ensinou a tocar

Eita, cara, agora os olhos marearam aqui... história semelhante à minha: meu saudoso pai me deu a minha primeira, aos 14 anos. Também não era grande coisa, mas o valor sentimental é (ou melhor, seria, porque acabei vendendo muito tempo atrás...). Minha sugestão: fique com ela, não venda. Eu me arrependo.

f14gomes
Membro
# nov/15
· votar


Depois desse dia eu coloquei na cabeça que eu queria uma guitarra de luthieria....

Depois de ver isso eu também coloquei na cabeça que eu quero...rsrs

bezerrabru
Veterano
# nov/15
· votar


Drinho
Cara, que linda guitarra.

A título de curiosidade, sou do ABC e gostaria de saber qual é o Luthier que estragou seu instrumento. Se não quiser falar por aqui, me manda um email? Bezerrasilva.bruno@gmail.com.

Abs.

Drinho
Veterano
# nov/15 · Editado por: Drinho
· votar


bezerrabru

te mando um email com meu facebook ai vc me add, uma vez coloquei o link aqui que deve ta em algum lugar... mas falaram pra eu nao por....

mas independente de quem voce leve....

leve no cassias agora.... ele ta aqui atras da anchieta chegando em sampa... o setup dele nem é caro e ele é foda....

Hammer
Veterano
# nov/15
· votar


Linda guitarra....
tem como dizer o preco medio?

Drinho
Veterano
# nov/15 · Editado por: Drinho
· votar


Hammer

Cara quando eu fechei o preço com ele o dolar tava bem mais baixo e a responsabilidade fiscal não tinha virado escandalo ainda, a unica coisa que não é importada nessa guitarra é o corpo dela, mesmo os captadores são montados no brasil, mas seguramente tudo o que tem neles também é importado....
A conta de luz dele pra deixar aquele monte de maquina ligada tambem deve estar vindo uma paulada

então acho melhor você buscar uma cotação direto porque não me admira ter reajustado por conta destes fatores.....

o que eu posso te garantir com certeza absoluta é que vale muito a pena, essa guitarra foi mais barata que uma american standard em qqr loja....

Hammer
Veterano
# nov/15
· votar


criei este topicoem home estudio quem quiser comentar.
abs

boblau
Veterano
# nov/15
· votar


Drinho

parabéns duas vezes:

1- belíssimo instrumento feito para vc. E feito por quem sabe tirar de vc o melhor, afinal quem aqui conhece um luthier que sabe regular um instrumento pela pegada do músico? Não deve completar os dedos de uma mão...

2- pela inteligência em pensar em um instrumento para vc, pouco se importando em comprar pensando em vender. O costume é abrir mão hoje de algo que nos encanta para encantar os olhos de quem no futuro vai comprar e te dar dinheiro para comprar outra coisa que temos que abrir mão do que nos encanta. Não faz sentido.

Tudo o que já foi falado do Cassias aqui foi traduzido em palavras escritas. Meu conselho daqui para frente é usar os outros sentidos: visão e audição. Eu acho que já estou até na fase olfato....

Drinho
Veterano
# nov/15
· votar


boblau
2- pela inteligência em pensar em um instrumento para vc, pouco se importando em comprar pensando em vender. O costume é abrir mão hoje de algo que nos encanta para encantar os olhos de quem no futuro vai comprar e te dar dinheiro para comprar outra coisa que temos que abrir mão do que nos encanta. Não faz sentido.

obrigado, na verdade cara, a gente sempre se encanta com um instrumento de marca e etc, mas mais por uma questão de saudar uma marca clássica ou um músico que você gosta....

Neste, ponto eu sou muito até que desapegado, as vezes eu vejo em videos tipo o steve morse com aquela guitarra azul dele e ele fala.... essa guitarra aqui me acompanha ha 20 e tantos anos e com ela eu toco todas as minhas composições, eu acho isso legal, o negócio de ter milhões de guitarras fodas no mundo, mas nenhuma é melhor que a sua, porque você toca melhor nela, tira o melhor som com ela e se sente melhor com ela, afinal ela é um projeto que você pensou pra você...

no fim das contas acho que é isso que vale, e valeu as considerações!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Stratocaster Luthier João Cassias