L.A Sound- secret weapons

    Autor Mensagem
    Hammer
    Veterano
    # nov/15


    Recentemente estava pesquisando na internet e me deparei com um video interessante sobre o timbre de guitarra utilizado por guitarristas que trabalhavam na Capitol Studios LA, e me bateu aquele momento nostalgia... que timbre ..era isso... Alem desse video achei outros interessantes e dos quais posto abaixo.
    O video abaixo mostra bem o timbre da guitarra de Michael Landau e Steve Lukater, ambos parte importante do timbre inesquecível que foi produzido no LA por ali nos anos 80 com seus racks de equipamentos.





    Curioso como sou, fui pesquisar um pouco sobre os equipamentos citados ali, e noticias sobre o rack do Michael Landau daquela época e pude constatar coisas interessantes, das quais faço um breve relato, pois julgo a meu ver equipamentos singulares (secret weapons).


    1º Dytronics -TSC -Tri Stereo Chorus
    (texto extraido do site (fotos no site)
    http://www.italodeangelis.com/it/eventide_and_other_stuff/dyno_my_pian o_tri_stereo_chorus.asp livre google tradução)

    “No início dos anos 80 Chuck Monte criou racks acessorios para o lendário piano elétrico Fender Rhodes. Estes racks foram construídos para o ultimo modelo de piano Rhodes Leia sobre a lenda aqui: http://www.fenderrhodes.com/history/dyno.php

    Chuck decidiu criar uma unidade dedicada de chorus para o mercado profissional e estúdios, que considerou ter feito um trabalho danado de bom! A partir de meados dos anos 80 estas maravilhas de chorus ganharam status de esteio nas prateleiras dos grandes cenários dos estúdios de Los Angeles .

    Steve Lukhater, Michael Landau, Dan Huff são, provavelmente, os que fizeram o seu som acontecendo em todo o mundo, em inúmeras gravações.

    Minha preferência pessoal e gosto vai para Michael Landau. Seus acordes em coro-Dyno limpas revelam uma riqueza de detalhes e textura complexa modulação nenhum outro tem explorado com tal gosto e profundidade. Seus "Tales From The Bulge" gravação tone_semitonal é Dynorgasm em todo o lugar. Você deve ouvi-la a entender o que é o chorus.

    O Tri Stereo Chorus tem alguns segredos escondidos dentro das entranhas. A sua modulação particularmente rica e imprevisível 3 vem dos botões de intensidade. Eles realmente controlam a mistura de 3 formas de onda diferentes LFO varrendo as 3 linhas de atraso.
    Cada um dos três chorus (esquerda / centro / direita) pode ser definido em uma intensidade diferente, ou seja, uma onda mágica que "já não é / não é ainda" uma condição sine típico ou triângulo ou onda quadrada, mas uma mistura de dois deles . Algo como uma "metamorfose”.... uma palavra que veio em tendência de 20 anos depois, em tecnologia digital.”

    (continua no site com algumas observações)

    Nas minhas pesquisas pela internet sobre pedais que emulasse o TSC de fato conforme dito acima nenhum chega perto do original.
    Duas fabricantes fizeram copia do rack TSC , a saber a fulltone e a shivaaudio
    (http://www.fulltone.com/products/80s-rack-chorus)
    (http://www.shivaaudio.com/the-wave/)


    2º Lexicon MPX1

    É engraçado como que certas coisas surgem... apesar de a lexicon ter fabricado as famosas e conhecidas unidades de reverb da serie profissional PCM, utilizados pela maioria dos guitarristas da época (vide Jeff Beck, Eric Johnson, Steve Lukather), ela criou em meados da decada de 90 a serie semi-profissional mpx que havia o mpx1 para aplicações gerais e o mpx1G para guitarra. O curioso é que o Michael Landau deu preferência ao mpx1 para compor o seu rack, e pesquisando pela net me deparo com esste vídeo tutorial, e de fato, sem querer desmerecer a serie pcm acho que ele teve lá suas razoes. Tirem suas conclusões...




    3ºL.A echoes chambers

    Esse é mais antigo:

    Hoje, os músicos usando pedais de reverb ligados a amplificadores podem conseguir facilmente o efeito pretendido, mas na década de 1950, aparentemente, não era tão fácil e, portanto, foi o desafio para Les Paul.


    Para criar reverb, Les Paul construiu uma série de oito câmaras de eco trapezoidais cavernoso cavaram 30 pés abaixo do prédio da Capitol Records. As câmaras de concreto escasso, cada um com lá próprias características únicas, tem alto-falantes de um lado e microfones, por outro.Engenheiros de som que trabalham nos estúdios acima de áudio tubo de lata para as câmaras de reverberação e re-gravar o som, acrescentando tanto quanto um atraso de cinco segundos, dando cantores uma qualidade vocal em expansão que faz parecer mais como a faixa foi gravada em uma catedral, não um estúdio de som em LA e a diferença é enorme.


    Fonte e mais informações e fotos:
    (http://www.acontinuouslean.com/2013/12/02/secret-capitol-studios-soun d/)


    Pra constar ainda deixo este video mostrando um pouco do studio



    Quem souber algo e quiser compartilhar e' so postar, criticas, sugestoes, erratas sao bem vindas.
    Espero que juntos possamos contribuir para uma musica melhor!
    Abs.

    MMI???

    MMI
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Hammer

    Esse estúdio para mim é o mais incrível de todos. Não que seja mais importante que Abbey Road, por exemplo, mas digo em estrutura. Essas salas de reverb são algo de espantoso.

    Bem perto dali outro estúdio, Ocean Way, também faz parte da história da música. Para mim a trilogia dos estúdios americanos (e que tive a sorte de visitar) são Sun Studios, Chess Records e Capitol. A música não seria a mesma sem o que foi feito nesses lugares.

    Hammer
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    MMI
    interessante a historia do ocean way.

    Hammer
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Adendo:
    Site oficial da Capitol Records
    Vale conferir a sessão de videos, detalhe para Tori Kelly cujo guitar side man é o Matheus Asato

    Gear do Michael Landau

    Entrevista Steve Lukather falando sobre suas guitarras, interessante a parte em que fala sobre a visão dos outros avaliam seu timbre dos anos 80 como queijo suiço e sua visão.

    Hammer
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Errata: conforme pode ver acima Michael Landau tb utilizou alem do MPX1 racks PCM 70 e PCM42 alem de amp Dumble

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Os anos 90 são o auge dos efeitos em rack. Não tem como, de lá pra cá mudou muito pouco, se vc pegar um timbre composto por um Yamaha FX770 vai ver que é o som de uma POD, talvez até melhorado...

    Lexicon é uma marca que sumiu do mercado, e tá voltando agora, mas com bem menos qualidade (visando acessibilidade).

    MMI
    A música não seria a mesma sem o que foi feito nesses lugares.²

    Hammer
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Ismah
    Sou suspeito pra falar de racks ate' pq nao conheco muito, e com a infinidade de modelos e marcas, pelo menos pra mim e' impossivel ter acesso a isto e acabo tendo que me basear por videos (oq nao ajuda muito de um modo geral).

    mas a impressao que fica e' que o downgrade dos anos 90 era mais generoso que os de hoje em dia. Por exemplo a lexicon hoje tem o top PCM92 -96 que custam caros e os outros que sao mais baratos mas tenho duvidas sobre a qualidade.

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Hammer

    Nem é tão caro assim, geralmente gira em cima do preço de um pedal. Já me ofereceram o Yamaha FX550 por 400 dilmas! Na época tava sem grana e tive de deixar passar. Tinha um Roland RE100 ou RE101 por 500 a última vez que fui na loja. São apenas itens raros de encontrar por aqui, nada muito caro, por ser de gente já falecida muitas vezes, e para os comuns, não passa de "coisa velha" geralmente.

    Dos equipos atuais, minha reclamação só é a falta de qualidade pra manutenção. Não sei se todos, mas os Lexicon que abri é tudo em SMD - mais compacto, e mais leve pra exportar. Os antigos, geralmente eram com componentes comuns, só queima se alguma parte digital programável der pau.

    MMI
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Hammer

    Para ser bem sincero... Alguns equipamentos de rack são legais mesmo. Mas se você se refere apenas a som de guitarra, única e exclusivamente, é difícil conseguir bater o que um G-Major 2 de hoje como multi-efeitos faz, especialmente com equipamentos antigos de um efeito só. Até um pedalzinho Strymon, por exemplo, chega a bater muito equipamento de rack antigo para guitarra.

    Filippo14
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: Filippo14
    · votar


    MMI

    Concordo, mas um TC 2290 ou 1210 são bons demais hahaha Ja ouvi esses ao vivo e é foda

    Filippo14
    Veterano
    # nov/15
    · votar






    Um cheirinho do som desses bichos

    Abraço

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    MMI
    é difícil conseguir bater o que um G-Major 2 de hoje como multi-efeitos faz, especialmente com equipamentos antigos de um efeito só

    Então explique porque os cara grande andam com geladeiras de equipamento, se UM multi efeitos resolveria rsrs

    MMI
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Ismah

    Vamos lá, sabichão... Apesar de eu ter começado falando:
    Alguns equipamentos de rack são legais mesmo
    mostra aí quem usa efeitos em geladeiras de equipamento. Tem ainda? Não estou lembrado. huahuahuahuahua

    Filippo14
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Ismah

    Cara, os que usam mais coisa, tem um noise em rack, um afinador em rack, dois controladores de midi e 4 racks, sendo 2 de cada tipo. Isso estourando demais.

    Filippo14
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Olha o set do Petrucci, ele tem uns pedais de drive, um rack da Dunlop para o Wah Wah e o Axe da Fractal, e ele tem que tirar muitos tipos de sons



    Abracao

    EduJazz
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    De fato, geladeiras de rack com vários TC's, efeitos dedicados, pre amps ADA eu não vejo nas rigs dos grandes há algum tempo, salvo honrosas exceções (e.g. o The Edge e seus delays).

    Hammer
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Sem querer polemizar, até pq como ja disse não conheço muito e minhas respostas são baseadas em achismos e videos da net, mas na minha opinião talvez não usem geladeira, mas usem o g-force e não o g-major 2.
    Não que o g-major 2 seja ruim, mas o g-force creio eu seja melhor

    Outra achei curioso o video da Orianthi
    em que ela tem o g-major2 mas tem o g force (claro ela faz jaba dos dois)...
    E se eu entendi bem o ingles ela diz que quem entende de timbre é o guitar tech dela ...Traduzindo: Tirou o c. da reta total ahahahahahahah

    Acho que o g-major 2 seja excelente, o meu problema é que não achei nenhum video no u2be mostrando isso (os videos normalmente ou estao mal gravados ou com uma dist que elimina qq chance de sacar isso).

    outra: Neste video aos 1:00 mostra emulação do tri-chorus mas na minha opiniao tá é um bom chorus, mas não chega no original.

    MMI
    Com relação a pedais, concordo que alguns como o Strymon q vc citou seja superiores as certos racks antigos, mas são especificos (unico bloco de efeito), preço quase que de rack, e possuem menos opçoes para alterar parametros especificos (aqui eu acho que eles pecam).


    Dando um feedback pra galera : tempos atrás tava cogitando comprar rack, desisti, pensei, refleti, achei que não valia a pena pra mim no meu contexto ja que tenho pedais e meu amp não tem loop pra efeitos.
    Agora que aquele video do mpx1 acima é tentador é...hehehe claro o cara la sabe oq ta fazendo. Outra: o mais engraçado foi pesquisar no ML só de curiosidade, e tinha uma cara vendendo um desses por (APENAS) 3.500, e na descrição colocou o video acima... Morri de ri...Brasileiro é foda...

    Filippo14
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Hammer

    Eu tive a opcao de pegar o G-Force e o G-Major 2 e optei pelo segundo. Os timbres são os mesmos, as diferencas são nas quantidades de parametros e opcoes que o G-Force possui. Eu nao tenho o melhor ouvido do mundo, portanto, aquele pelinho minimo que os parametros do G-Force podem resolver eu nem perceberia, entao para mim fez mais sentido ter o G-Major 2 por ser mais simples de mexer, mas realmente ao pé da letra o G-Force te leva mais longe.

    MMI
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Filippo14

    Exato.

    Ismah
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    MMI
    EduJazz

    Usei a figura de linguagem do sarcasmo ;)
    Quero dizer que não é simplesmente por uma multiefeitos, tem mais coisa envolvida.

    Petrucci
    Hetfield
    EVH

    Filippo14
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Ismah

    Eu vi um video atual do Petrucci, desse ano e ele ta com as mesmas coisas do video que eu postei, acredito que isso tudo ele deixou de usar faz uns belos anos ja, da mesma forma os outros dois. Sao 3 guitarristas que tocam desde o comeco dos racks, como excecao um pouco o petrucci, mas natural a um tempo eles terem tudo isso e atualmente terem enxugado um pouco

    Abracao

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Filippo14

    Na verdade eles geralmente locam o equipamento na região por ser impossível voar com isso pra lá e pra cá. Varia conforme a disponibilidade, e tal...

    Por exemplo, uma banda que fiz recentemente, aceita amps Fender Twinreverb, Deluxe Reverb, Tremolux, Vibroverb etc... Nós quando vamos tocar em SP, geralmente locamos equipamento, como bateria e amps.

    Essas fotos são dos tours europeus de cada um.

    Hammer
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Ismah
    ....tem mais coisa envolvida ooooo se tem.... a Orianthi ahhhh nao precisa mais de nada :))

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Não te entendi rs

    Hammer
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Ismah
    zueira...que alem dos racks da TC serem bons, oq faz a diferenca e` a Orianthi como endorser +- isso a ideia

    Hammer
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Mas mudando de assunto oq vs acham do tri chorus???

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Hammer

    Ah sim :P
    Não sabia que ela era "adoçada" pela Behringela...

    oq vs acham do tri chorus???

    Que ele nunca vai superar o analógico :P



    Zoeira Acho o TriCh um dos melhores chorus que temos no mercado, apesar de não ser viável para nós meros mortales. Para nós, o melhor mesmo, é um Danelectro DC1.

    Hammer
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Ismah
    caceta esse e` sinistro...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a L.A Sound- secret weapons