>>>Video<<<< Composição - Como tudo o que faço

    Autor Mensagem
    EduJazz
    Veterano
    # out/15 · Editado por: EduJazz


    Turma, bom dia.

    Estava há um tempinho sem poder gravar. Me mudei, encaixotei o home studio, etc...

    Agora, aos poucos, as coisas vão voltando ao normal, e gravei esse tema, de minha autoria, que batizei de "Como tudo o que faço". Nada muito mirabolante, eu mesmo toquei, captei e mixei...

    Ressalto que estou longe de ser violonista, embora seja apaixonado pelo instrumento, então um desconto nesse instrumento é bem vindo!

    Enfim, aguardo opiniões, críticas... sobre o play, sobre a música, sobre a mix...



    marcelosz
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    EduJazz
    Putzzz.... muito bom mesmo!!! Nota 1000! Excelente composição, execução, gravação! Uma das melhores que já vi aqui no FCC sem dúvidas.

    Agora fala aí o que usou pra microfonar/gravar/etc....

    Arimoxinga
    Veterano
    # out/15
    · votar


    excelente composição de muito bom gosto! o simples sempre funciona muito bem, curti muito parabéns!

    Obs: a única coisa que gostaria de ouvir ai nesse teu som seria um contra-baixo daqueles, de jazz, juntamente com umas percussões exóticas, cairia muito bem!

    batataguitar
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    EduJazz

    Linda composição, gostoso de ouvir, e a timbreira dessa guita então fico massa demais, parabéns...

    jaylucas
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Belíssima composição

    Hammer
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Gostei da musica, to aqui tentando achar defeito mas ta meio dificil
    O problema ta na inveja da tele sem duvida....
    Talvez a mixagem (não que esteje ruim) mas to achando o violao um pouco junto da guitarra, se vc conseguisse separar um pouco mais, ficaria mais nitido (agora não me pergunte como se faz isso, pq nem sei... chutando... talvez um pouco de pan, encontra o espaço do violao melhor. Seria o caso de fazer alguns testes,
    deixa o MMI chega ai e dar a opiniao dele...

    fala ae sobre a produção daw,pluggis, mic etc..

    Abs.

    igorbm
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    EduJazz

    Parabéns pelo video. Perguntas básicas...

    Gutarra? Captador? Amp?

    EduJazz
    Veterano
    # out/15 · Editado por: EduJazz
    · votar


    marcelosz

    Muito obrigado pelas palavras, de coração! Me senti honrado pelos elogios, que sei virem de grande músico!

    Arimoxinga

    Muito obrigado, fiquei muito feliz que tenha gostado! Baixo de pau? Confesso que não tinha pensado, mas pode ficar legal. Até pensei num arranjo mais complexo, mas com baixo elétrico. Tenho um, mas não faria bem o serviço, então optei por manter o simples! Quanto à percussão, te confesso que cheguei a pensar em colocar um udu!

    batataguitar

    Muito obrigado!

    Hammer

    Valeu amigo! A tele realmente rouba a cena! haiuhaiuhiuhauiha.

    Sobre a mix, confesso que penso como você. Tentei de todas as formas fazer uma mic melhor do violão, mas não consegui. Nessa seara ainda estou caminhando, e tenho muito a aprender!

    Set

    O set usado foi o seguinte:

    Violão Taylor 512 CE em dois canais: um microfonado com um MXL 551, e o outro direto num Fishman Aura DI. Tentei misturar os dois sons de forma harmônica.

    Guitarra Nash T52 (captadores Lollar), plugada num Hughes & Kettner Tubemeister 18, atenuado pra 1w, canal clean com master e ganho no 10. O gabinete é um RoxStage com dois Celestion V30, porém só um dos falantes foi microfonado em duas vias: um SM57 genérico e um MXL550.

    Tem uma outra guitarra em algumas partes, uma Fender American Special Stratocaster, no Amplitube, simulando um Dr. Z com um volume swell.

    Tudo isso foi plugado numa interface Tascam US2x2. Como DAW usei o Reaper, com alguns plugins mínimos (Boot Eq, Glaceverb, Modern Compressor).

    marcelosz
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    EduJazz
    Me senti honrado pelos elogios, que sei virem de grande músico!
    Aff Maria... corta essa kkkk :-)

    O set usado foi o seguinte
    Caramba, só equipamento top!!!
    Gosto muito desses mics da MXL, tenho um V67G.
    E vc, gosta do Fishman Aura? Claro, podemos falar sobre isso em outro tópico (vou ver se já tem algum).

    rafael_cpu
    Veterano
    # out/15
    · votar


    EduJazz

    Gostei, Edu! Bela composição
    Pena que foi curta :))

    Parabéns

    T+

    EduJazz
    Veterano
    # out/15
    · votar


    marcelosz

    Cara, gosto bastante do Aura... ele é uma mão na roda inquestionável pra gravar violões. Se seu violão for meia boca então? Faz milagres, e tem diversas opções. Em suma, é bem versátil.

    Por praticidade, utilizaria apenas ele, pois a qualidade é muito grande. Mas ando querendo aprender a microfonar bem, então preferi mixar.

    rafael_cpu

    Muito obrigado amigo! Realmente ela é curtinha!

    MMI
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Hammer

    Já tinha trocado umas palavras com o EduJazz sobre este vídeo. Honestamente eu não vi esse problema, achei que ficou condizente com o vídeo, o violão pequeno ali atrás e a guitarra grande, na frente. Separar mais com pan, eq, reverb etc. é uma opção, mas é gosto também. Tem um limite entre o gosto e errado, não vejo erro aí. :)


    EduJazz

    Lembraram bem... Se tem uma crítica justa, é que está pequena. Podia ter uns 4-5 min tranquilamente! Está bacana de ouvir, pode se alongar.

    O violão você gravou exatamente como eu gravaria em casa, um condensador pequeno e o Fishman Aura. Este fds fiz umas gravações assim... Minha sugestão é aumentar, algo como 75% no blend para o som processado e 25% para o som do violão - se é que estamos falando do Spectrum DI. Acha um som equilibrado, sem tanto agudo que deixe com cara de piezo. O mic eu trago um pouco mais para a abertura mais ou menos na junção do corpo e braço. O mic vai ter um som mais grave, um pouco do som da mão esquerda nas cordas. Ou seja, 2 captações tem que ter um motivo, sons diferentes adicionando um ao outro, então em casa e para mim o Fishman fica na frente, mais equilibrado, o mic mais grave e com som de palhetada e de cordas da mão esquerda. E tenho usado sempre que ligo um microfone o sE Reflexion Filter em casa. Como foi sua proposta com essas captações?

    Já o amplificador, em casa eu evito microfones e ainda mais 2 microfones. Porém se for usar 2 mics, uso ribbon + SM57 para a mesma proposta acima, um som mais agudo e outro mais grave. Mas é procurar sarna para se coçar, em linha funciona também (para mim).

    Abs

    ogner
    Veterano
    # out/15
    · votar


    EduJazz
    EduJazz
    Velho, ficou bom demais!!! De onde vc tirou essa hamonia do violão?!?

    Ta estudando oq?? hehehehe

    Ter microfonado tudo tb é fod@!!!! Muito legal!

    EduJazz
    Veterano
    # out/15
    · votar


    MMI

    Já agradeci no Facebook, e agradeço novamente aqui: muito obrigado pelas palavras e pela generosidade.

    Quanto aos violões, a ideia foi muito próxima disso que você descreveu. O timbre que programei no Aura ficou mais direcional, com mais médios. O do microfone puxava mais pro grave, mas pegando um ataque que achei interessante. O Aura é um Spectrum DI, e já tinha visto essa dica do blend em algum vídeo. Ao vivo uso bastante esse truque, porque só com a simulação ele acaba ficando meio "boomy".

    Já nas guitarras, essa consciência que eu tive no violão (no sentido de saber o que estava buscando), confesso que não tive, pois ainda não tenho estofo. A ideia anda sendo aprender na tentativa e erro (e nas aulas com mestres como vc) as funções de cada microfone. Ambos os sons (dinamico e condensador) me satisfizeram sozinhos, mas senti que faltava alguma coisa. Juntei os dois e a mágica aconteceu. O que percebi é que o som do condensador ressalta mais frequências, é mais fiel aos defeitos e qualidades do set usado. Já o dinâmico é mais fácil de controlar.

    Eu penso que teria conseguido um timbre ainda melhor no Amplitube, que é um plugin que já sou bem habituado a usar, e honestamente, tiro um ótimo som. Só que aí não ia sair do lugar nunca, no que se refere a microfonação, aí resolvi pegar essa sarna pra coçar!

    ogner

    Muito obrigado pelas palavras Og. Muito mesmo. Você é um grande músico, e já cansou de mostrar isso aqui no FCC, razão pela qual seu elogio vale muito.

    Sobre a harmonia, ela é muito simples cara. A grande diferença é que a boa parte dos acordes estão invertidos, até em decorrência da afinação que estou usando (Drop D). Ando ouvindo muito country, e os caras usam e abusam disso aí. Faz esse teste e você vai ver que umas inversões muito bonitas vão surgir! Pega o que o Brad Paisley e o Keith Urban fazem, que você vai ter um norte legal.

    Sobre estudo, ando tendo muito pouco tempo pra tocar, mas quando eu pego algo, normalmente é slide, afinação aberta... isso acaba abrindo a cabeça!

    EduJazz
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Up.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a >>>Video<<<< Composição - Como tudo o que faço