Projeto CIgar Box

Autor Mensagem
SkyHawk
Membro
# nov/15
· votar


LuthierAprendiz
Eu gosto mais do slide de vidro da Dunlop, tenho um de metal tmb mas acho ele muito estridente.

O problema dos de vidro é que não pode deixar cair que quebra mesmo, já quebrei 2.....rssssssssss

LuthierAprendiz
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: LuthierAprendiz
· votar


Caros amigos desculpe a demora, problemas de saúde na família, agora tudo bem.

Segue ad fotos da criança.

A primeira, ja estou indo pro segundo projeto

Zoom da Caixa

Zoom do headstock

Em breve vou postar um vídeo da criança em ação.

Um abraço,

SkyHawk
Membro
# nov/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


LuthierAprendiz
Parabéns !!! Lindíssima.

Não resisti e vou te dar uma outra dica...rsssss. Enrola a corda do meio invertido na tarraxa, vai conseguir um alinhamento muito melhor evitando esse ângulo forte que ficou. Quase todas as CBGs que já vi são assim, as cordas entram nas tarraxas pelo lado que gere o menor string break possivel, o mesmo vale para a 1 corda.

LuthierAprendiz
Membro Novato
# dez/15
· votar


LuthierAprendizParabéns !!! Lindíssima.Não resisti e vou te dar uma outra dica...rsssss. Enrola a corda do meio invertido na tarraxa, vai conseguir um alinhamento muito melhor evitando esse ângulo forte que ficou. Quase todas as CBGs que já vi são assim, as cordas entram nas tarraxas pelo lado que gere o menor string break possivel, o mesmo vale para a 1 corda.

Valeu a dica tô meio sem tempo pra entrar no fórum por tsso demorei a responde-lo, também vou trocar a ponte de madeira por uma de metal para 3 cordas que vi na internet. e colocar um acabamento nos cantos

Um abraço,

Luis A.
Membro Novato
# dez/15
· votar


LuthierAprendiz

Muito bacana cara!!! Tenho algumas peças em casa, algumas tarrachas, ponte velha, uns caps.... estou começando a me interessar em fazer um brinquedo desses...

Parabéns!!!

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


Luis A.

Meu guitarra ganho uma bichinha destas de um luthier da serra gaúcha, que se focou nessa. Ainda sai review meu assim que tiver ela.

Adler3x3
Veterano
# dez/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Parabéns.
Ficou linda.

Será que dá para fazer uma espécie de cavaquinho? claro com 4 cordas.
Estas caixas de charuto tem um charme especial.
Acho que dá para inventar, tanto pode ser elétrico como acústico.
Ou até um tipo de bandolim?

LuthierAprendiz
Membro Novato
# jan/16
· votar


LuthierAprendizMuito bacana cara!!! Tenho algumas peças em casa, algumas tarrachas, ponte velha, uns caps.... estou começando a me interessar em fazer um brinquedo desses...Parabéns!!!

Luis A.

Cara vai nessa, só tome cuidado se você não tiver experiência com o uso de ferramentas elétricas e cortantes.

Boa sorte !!

LuthierAprendiz
Membro Novato
# jan/16
· votar


Adler3x3
Parabéns.Ficou linda.Será que dá para fazer uma espécie de cavaquinho? claro com 4 cordas.Estas caixas de charuto tem um charme especial.Acho que dá para inventar, tanto pode ser elétrico como acústico.Ou até um tipo de bandolim?

Tem como fazer um cavaquinho sim, já vi Ukulele, e deve ficar legal com captação piezo.

Obrigado pelo comentário.

SkyHawk
Membro
# jan/16
· votar


Luis A.
Minha recomendação é fazer experiências só com ferramentas de mão. Evite ao máximo equipamento de corte elétrico, eu mesmo não tenho nem serra tico-tico em casa. Sempre que preciso de corte mando para um profissional fazer para mim.

Luis A.
Membro Novato
# jan/16
· votar


LuthierAprendiz
SkyHawk

Eu vou evitar qualquer tipo de ferramenta rsrsrs, ja me passou pela cabeça ate fazer uma guitar box das mais simples, sem trastes, apenas pra usar com slide, de 3 cordas em afinação aberta...

Isso ja seria o suficiente para eu aprender muita coisa...

Este natal eu ate busquei umas peças velhas q estavam na casa dos meus pais para iniciar o projeto.... Porem, eu estou achando minhas peças demasiado caras pra este projeto (caps Gibson, tarrachas Gibson, ponte Gotoh...), principalmente levando em conta q eu tenho uma Strinberg thinline cujos componentes são um lixo...

Desta forma vou tentar vender ou trocar meus captadores Gibson por um bom par de single para a tele... Depois eu pego o q sobrar da strinberg e deixo para a gritar box, vai ser mais sensato....

SkyHawk
Membro
# jan/16
· votar


Luis A.
Concordo.

Uma CBG sem trastes é bem legal. E ao invés de captador, cola um piezo de centavos de dólar por dentro que já fica muito bacana.

A minha tem trastes mas não tem captação, só um piezo, não tem potenciômetro de volume, nem tone, e já faz um puta som plugada em qualquer ampzinho. É o piezo ligado direto no jack de saída.

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


SkyHawk

Pra quem precisa versatilidade pode não ser uma boa ideia.

Luis A.

Man, tenho um par de caps do braço da tele. Se tiver interesse me procura no inbox, tá aqui paradoe eu não gosto disso rs

Casper
Veterano
# jan/16
· votar


Achei esse vídeo bem bacana:



Luis A.
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Luis A.
· votar


SkyHawk

Cara, eu ate tenho alguns piezo aqui, mas queria por um cap magnético msm... ate para eu começar a entender melhor sobre a elétrica da guitarra...

Ismah

Um par do braço, ou um par com braço e ponte??? rsrsrsrs




Eu to com a minha tele (thinline) funcionando, porem ela é rafeira.... minha ideia era vender esses Gibson, q atualmente não tem utilidade para mim, e ver qualé duns malagoli pra tele... ou troca-los num par de fender usados ....

Mas podemos conversar...

Casper

Muito bom o video, mas vc viu o preço das caixas de charuto??? Aqui pedem uma fortuna kkkkkk

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Luis A.

É um par de caps de braço. A ideia é colocar um desses na minha cigar, ficando o outro sobressalente.

Luis A.
Membro Novato
# jan/16
· votar


Ismah

Po cara, agradeço, mas oq eu estou precisando é um set pra tele msm... assim eu ja posso dar uma turbinada na minha strinberg.... e devo deixar o lip-stick dela para a cigar box ...

LuthierAprendiz
Membro Novato
# jan/16
· votar


Já tinha visto no youtube, veja este que mostra como uma Cigar Box Guitar pode ser show.



SkyHawk
Membro
# jan/16
· votar


LuthierAprendiz
Um som desse só com CBG com captação magnética mesmo, muito mais limpo e com sustain bem maior que com piezo.

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Bem, fui forçado a dar mais um passo... Aprendi a construir um NUT rsrs

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/19
· votar


Ressuscitando o tópico.

Um tempo atrás comecei a brincar de CBG com um kit baratinho que comprei na internet. A caixa é de um papelão bem grosso, não é uma caixa de charuto de verdade, mas segue um tamanho relativamente comum, pra quem quiser trocar depois por uma caixa mais true (preciso voltar a fumar charutos).

As ferragens são as mais rudimentares possíveis: tanto a ponte como o nut são parafusos deitados que firmam no corpo só com a pressão das cordas. E a captação que vinha nela era um piezo bem sem vergonha.

Então: a captação era o que mais me emputecia. Como eu tenho um monte de captador sobrando em casa, peguei um humbucker de Epiphone que tava dando mole, liguei o Dremel e fiz o buracos necessários.

Tive que erguer as cordas pra caber o captador embaixo (sem grandes problemas, porque o braço é sem traste mesmo e a ação já era alta). O som ficou melhor do que eu esperava. Segue vídeo:


tito lemos
Veterano
# dez/19
· votar


BrotherCrow
Onde comprasse esse kit brother? Bateu uma GAS agora.

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/19
· votar


tito lemos
https://www.amazon.com/Hinkler-String-Electric-Guitar-EBB/dp/B01JRH68P 2/ref=sr_1_1?keywords=cigar+box+guitar&qid=1575389482&sr=8-1
Comprei na Amazon, cara. Mas eu moro nos EUA, então é mais fácil... não sei se tem como achar no Brasil.
Agora, se você tiver o mínimo de habilidade com marcenaria você faz uma dessas fácil. E pode usar uma caixa melhor.

lamas92
Membro Novato
# dez/19
· votar


https://www.amazon.com/Hinkler-String-Electric-Guitar-EBB/dp/B01JRH68P 2/ref=sr_1_1?keywords=cigar+box+guitar&qid=1575389482&sr=8-1
Comprei na Amazon, cara. ...


Tá barato. Tinha visto por 49 ano passado na Sam Ash.

BrotherCrow
Membro Novato
# mar/20
· votar


Dia 19 da quarentena: cigar box reinando.



lamas92
Membro Novato
# mar/20
· votar


BrotherCrow

Bateu a vontade de ter uma...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/20
· votar


BrotherCrow
Que baixo RK é esse aí atrás?
Abç

BrotherCrow
Membro Novato
# mar/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Que baixo RK é esse aí atrás?
Não sei exatamente. Comprei usado em Curitiba por uma mixaria. O cara da loja disse que era um dos Gianninis antigos que tinha sido transformado por luthier em fretless, mas não sei se é verdade. O luthier fez um trabalho até razoável, com o braço "neck thru", com frisos bonitinhos e tudo mais, mas quando peguei, estava destruído. Troquei o escudo, refiz a elétrica, fiz uma tampa pro tensor e coloquei esses covers estilo p-bass pra ponte e pro captador (por questões estéticas, porque a ponte era feia demais e não combinava com o resto das ferragens). Virou um instrumento perfeitamente utilizável. Só de farra fiz um groovezinho agora com ele aqui (não sou baixista, ok?):



Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/20
· votar


BrotherCrow
Saquei! Ficou legal!
Abç

JJJ
Veterano
# mar/20
· votar


BrotherCrow

Muito legal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto CIgar Box