Projeto CIgar Box

Autor Mensagem
LuthierAprendiz
Membro Novato
# out/15


Amigos,

Vou iniciar a construção de uma Cigar Box Guitar 3 strings, e vou compartilhar com vocês as fotos dos passos até sua conclusão.

Vou utilizar uma caixa de charuto Romeo y julieta,
O braço será feito com a madeira (Paraju) de uma aduela antiga deve ter mais de 15 anos .
Escala de 25"
O resto vou adquirir no decorrer da montagem.

Segue fotos dos primeiros passos no corte da madeira.

Corte da madeira no tamanho do braço



Plainando a madeira

Braço cortado

Até as próxima postagem

SkyHawk
Membro
# out/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


LuthierAprendiz
Sou tarado por CBG, tenho uma que comprei de um velhinho macumbeiro que tinha pacto com o coisa ruim em uma encruzilhada esquisita em uma cidade quase deserta no interior do Mississipi - EUA.

Qualquer semelhança com Robert Johnson é mera coincidência..... Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

A danada tem um timbre e um volume da porra, nunca estourou uma corda (ainda está com as originais até hoje), as cordas não oxidam, a ação é perfeita e a afinação idem..... Agora entendeu porque digo que o caboclo tinha pacto, né ???? Corda que não envelhece !!!! CBG que afina e tem intonação perfeita..... Mistério........

A madeira do braço, segundo o velhinho, é só encerada com uma mistura de cera de abelha e uns óleos secretos do sujeito (óleo de laranjeira), super confortável (apesar de ser quadrado tem um sutil arredondado com lixa nas bordas).


Bom, brincadeiras a parte... Vc já fez o mais difícil, o braço ficou muito bom. O resto é mole...se não quiser colocar trastes é só tocar de slide e seja feliz !!!! Parabéns.

LuthierAprendiz
Membro Novato
# out/15
· votar


SkyHawk, Valeu

Vou Postar mais algumas fotos do braço, pois ele será shepeado para ficar redondo como numa guitarra padrão.

Lá vai,

Nivelando o Headstock

Conferindo o nivelamento do braço

Iniciando Shape do braço

Braço shepeado falta acabamento na lixa

Braço com acabamento e headstock perfurado para instalação das tarrachas

amanhã vou começar a fazer a escala,

Um abraço, até a próxima postagem

SkyHawk
Membro
# out/15
· votar


Muito bacana !!!

Como disse o minha tem o braço quadrado com um abaulamento nos cantos, como ele é fininho é bem confortável.

Continua mostrando a construção, tá ficando muito bom !!!

JJJ
Veterano
# out/15
· votar


marcando

LuthierAprendiz
Membro Novato
# out/15
· votar


Como disse o minha tem o braço quadrado com um abaulamento nos cantos, como ele é fininho é bem confortável.

SkyHawk

Posta a foto de sua CBG para que eu possa me inspirar e quem sabe pegar um pouco da macumba que reside nela pra minha pegar afinação perfeita.

LuthierAprendiz
Membro Novato
# out/15
· votar


JJJ

O que você quis dizer com "Marcando"

Um abraço

JJJ
Veterano
# out/15
· votar


LuthierAprendiz

É uma prática comum por aqui... Quando um tópico é interessante pra alguém, essa pessoa "marca" o tópico para ver depois, com mais calma.

Homem Cogumelo
Veterano
# out/15
· votar


Muito legal o projeto!!! Também adoro fazer instrumentos handmade, mas me mudei pra Suécia e deixei um baixo q estava tentando construir pela metade!! Sucesso aí na empreitada!!

SkyHawk
Membro
# out/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


LuthierAprendiz
Aqui uma foto da minha:
http://imageshack.com/a/img911/8590/btKUqb.jpg

Ela tem um captador piezo e não tem knob de volume nem tone. Mesmo assim o volume é muito bom e o timbre também.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


SkyHawk

Gostei da ponte.

SkyHawk
Membro
# out/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Ismah
A ponte foi uma das coisas que me chamou a atenção nela, já vi pontes de tudo quanto é jeito em CBGs e achei essa a mais simples, mais robusta e mais estável de todas. 3 furos na própria longarina do braço para passar as cordas e 1 parafuso.

O parafuso é solto, por isso a intonação fica boa, é só ajustar a posição dele em relação à distância do nut e ao ângulo em relação as 3 cordas.

O nut é um zero fret, ou seja não tem nut !!! O que também ajuda a afinação e intonação.

LuthierAprendiz
Membro Novato
# out/15
· votar


SkyHawk

Gostei da sua CBG a caixa é bem legal.

La vai mas algumas coisas que já fiz no braço.

Usando molde para marcação da escala

Conferinda as medidas

Marcando posição dos trastes

Mitre box improvisado para cortar em 90 graus

Conferindo alinhamento dos cortes

Bom senhores, até a próxima postagem

SkyHawk
Membro
# out/15
· votar


LuthierAprendiz
Essa tá ficando chic demais !!!! Gostei do capricho, vai ter até inlay de marcação na escala !!!

RodGuitars
Veterano
# out/15
· votar


parabéns pela iniciativa, bem legal esta madeira do braço!

LuthierAprendiz
Membro Novato
# out/15
· votar


Caros amigos,

Primeiramente obrigado pelos coments, segue mais algumas etapas desse projeto,

Fazendo os furos para colocação do inlay

Inlay colado

Iniciando entrastamento do braço

Braço entrastado

Nut e tarrachas sendo instalados

Agora é envernizar, e montar a CBG.

Até lá,

sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


Cara, muito legal, confesso que não conhecia esse instrumento ainda.

Qual a afinação dele? Usa cordas de aço né? Qual calibre?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar


LuthierAprendiz
Ficou bem legal!
Vais colocar captador?

SkyHawk
Membro
# out/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


LuthierAprendiz
Belo trabalho !!! Vai ser uma das CBGs mais sofisticadas de já vi !!! Kkkkkkkkk

Tarraxas estilo Groover, inlays, nut, braço redondo.... Coisa fina !!!

O que vai usar de captação ?

sandroguiraldo
As cordas das Cigar Box Guitars normalmente são cordas de violão de aço. Usamos a 3a (Sol), a 4a (Ré) e a 5a (Lá), o único detalhe é que a 3a (Sol) deve ser encapada e não a lisa.

Quanto a afinação existem várias possiveis mas a mais tradicional e Sol, Ré, Sol. Ou seja a 3 e 4 cordas afinadas nas suas notas normais e a 5a (Lá) um tom abaixo em Sol. Assim vc tem um Open G com as cordas soltas e um acorde em cada traste com uma pestana nas 3 cordas.

Essa é a afinação perfeita para tocar com slide que é umas das principais técnicas usadas em CBGs.

A ação das cordas deve ser médio-alta, ou alta, o ideal é que vc possa tocar com os dedos digitando e que quando usar o slide não gere muito ruído, por isso não pode ser baixa.

SkyHawk
Membro
# out/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Aqui vai uma amostra do que essas coisinhas fazem:

http://youtu.be/lOUlgYCX_Uw

Para quem quiser conhecer melhor as CBGs dá uma olhada em um canal do YouTube chamado Red Dog Guitars, tem muita coisa legal inclusive CBGs tocadas com muito, mas muito, drive mesmo.

http://youtu.be/_GJVpTjnPk4

sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


SkyHawk

Muito obrigado, verei com calma depois!

LuthierAprendiz
Membro Novato
# out/15
· votar


Senhores,
Desculpem por ter abandonado o tópico, estava doente, peguei essa tal de Zica. Mas agora estou melhor e posso responde-los.

Mauricio Luiz Bertola
Ficou bem legal!Vais colocar captador?

Sim vou usar a captação tradicional em CBG feita com um disco transdutor com um botão de voluma, um tipo de captação piezo onde o disco é colado dentro da CBG para captar as vibrações na madeira.
Um abraço e obrigado por ter comentado no tópico.

LuthierAprendiz
Membro Novato
# out/15
· votar


SkyHawk
Aqui vai uma amostra do que essas coisinhas fazem:
valeu SkyHawk pela colaboração, no Youtube tem vídeos bem legais, que mostram o os caras são capazes de fazer com essas guitarras.

Um abraço

LuthierAprendiz
Membro Novato
# out/15
· votar


sandroguiraldo
Cara, muito legal, confesso que não conhecia esse instrumento ainda.Qual a afinação dele? Usa cordas de aço né? Qual calibre?

Caro sandro, o amigo SkyHawk já esclareceu sobre as cordas e afinação, nesta CBG vou usar um ecordamento NIG 0,10" para guitarra, a afinação vou usar Open G que é a mais usada.

LuthierAprendiz
Membro Novato
# out/15
· votar


Senhores, já esta quase pronta,

Definindo olocal dos holesounds

A próxima postagem já estará pronta

Um abraço

SkyHawk
Membro
# out/15
· votar


LuthierAprendiz
Vai usar encordoamento de guitarra ?
Mesmo com a corda Sol lisa ?

A minha captação é igual a essa que vai usar, é um piezo em formato de disco, colado no tampo. Já vi colado no fundo da caixa, no meio do tampo e bem em baixo do cavalete, não sei qual é o melhor ou nem se faz muita diferença.

SkyHawk
Membro
# out/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


LuthierAprendiz
A sua CGB está ficando igual ou melhor das que já vi nos EUA, já pensou em fabricar comercialmente ?

Tenho interesse !!!!

A minha próxima vai ter captação magnética.

LuthierAprendiz
Membro Novato
# out/15
· votar


SkyHawk

Vou usar este encordoamento mas vou comprar outro para violão e ver qual soará melhor

Já pensei sim em fabricar e por à venda, mas não sei se teriam outros interessados.

De que cidade vc é ?

SkyHawk
Membro
# out/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


LuthierAprendiz
Brasilia.
Sou fãn incondicional da CBGs e acho que é a história do ovo e da galinha, que vê quer mas como são raras no Brasil pouca gente conhece.

As CBGs são instrumentos incríveis e de custo acessível, a verdadeira essência do blues, é igual gaita de bolso só que com muito mais borogodó !!!!! Rsssssss

Não tem coisa mais descolada do que mandar uma levada de delta blues com slide em uma CBG com overdrive natural de um Pignose no talo com o case aberto uns 2 centimetros. Quem sabe do que estou me referindo há de concordar. Eu toco ao vivo assim com o nanico do Pignose microfonado e, modéstia a parte, fica ducarai !!!!!

LuthierAprendiz
Membro Novato
# nov/15
· votar


SkyHawk

Caro amigo,

A menina ficou pronta, vou postar as fotos mais tarde.

Agora vou ter que aprender a tocar CBG, uma missão quase impossível, uma vez que náo toco guitarra, o que eu toco +/- é contrabaixo, mas já andei brincando com ela no Reaper tentando gravar um audio para postar.

Ah, vou ter que comprar um slide, vc me recomenda de metal ou vidro ?

Um abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto CIgar Box