Ciclo de Quartas e Quintas, quando usar, e por que isso é importante?

    Autor Mensagem
    iMatt
    Membro Novato
    # set/15


    Olá pessoal, minha duvida não é de como formar os ciclos (5s e 4s) isso eu consegui entender, então agora que eu sei como monta-los quero saber onde eles deverão ser empregados, para que servem, e qual sua importância, já pesquisei varios topicos aqui no forum, mas em nenhum consegui esclarecer essa duvida, espero que entendam minha duvida e possam me ajudar, desde já agradeço.

    Jeferson.Gomes
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    iMatt
    Velho, eu uso ciclos apenas para estudar.
    Dai eu fico fluente em determinada escala, sem ficar pensando muito e consigo aplicar ela no meu modo de tocar sem ficar pensando muito.

    Exemplo de ciclos de quartas por região:
    - Pega uma região da guitarra casa 1 até a casa 5.
    - Escolhe uma escala (Escala Maior Natural de Dó)
    - Toque em ciclos de quarta: toque em cada compasso toda a escala naquela região, depois no outro compasso fazer a escala da quarta.
    C - F - Bb - Eb - Ab - Db - Gb - B - E - A - D - G.
    Assim tu fica "fluente" em determinada escala em todos os 12tons.

    ...................................................................... .........................................................
    Falando ainda em quartas, temos a Harmonia quartal, que nada mais é que o empilhamentos de quartas, ao invés de terças. Mas aí é outro assunto, se tiver interesse, estamos aí.

    abraço.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Ciclo de Quartas e Quintas, quando usar, e por que isso é importante?