Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Dúvidas sobre escalas e ciclo de quartas e quintas

Autor Mensagem
      tioslash
      Veterano
      # fev/06

olá , bom sou iniciante em guitarra, e tenho duas dúvidas aqui.
      A primeira é que estou tentando montar a escala maior de Fá, acho que seria isso né? F G A Bb C D E F ? bom, se estiver errado , me corrijam por favor, enfim, gostaria de saber como eu represento o Bb no pentagrama?

E a outra dúvida minha é quanto ao Ciclo de 4ªs e 5ªs. Meu professor me passou um ciclo assim, partindo de C : C F Bb Eb Ab Db Gb B E A D G. Então, só tem esse ciclo? Ou então como eu faço pra montar outros?
      Muito obrigado pela ajuda :)

JoeCruzGuitar
      Veterano
      # fev/06
      · votar

A primeira é que estou tentando montar a escala maior de Fá, acho que seria isso né? F G A Bb C D E F ?

Está correto.

Voce tem meio tons entre a III e IV, e entre a VII e I, os demais intervalos são de um tom mesmo.

F....G......A.....Bb...C....D......E....F
      T....2M...3M....4J...5J...6M....7M...T
      ...T.....T......S.....T....T......T......S

a outra dúvida minha é quanto ao Ciclo de 4ªs e 5ªs. Meu professor me passou um ciclo assim, partindo de C : C F Bb Eb Ab Db Gb B E A D G. Então, só tem esse ciclo? Ou então como eu faço pra montar outros?
      Muito obrigado pela ajuda :)

O ciclo das quintas funciona da seguinte maneira

Pega o acorde de C : Ele tera em sua formacao a Tonica, a Terca e a Quinta, que será C E G

Então o G, que é a quinta de C, será a próxima nota no ciclo das quintas.

Agora Pega o acorde de G : Ele é formado por G B D (tonica, terca e quinta respectivamente).

Então o D, que é a quinta de G, será a próxima nota no ciclo das quintas.

Agora Pega o acorde de D : Ele é formado por D F# A (tonica, terca e quinta respectivamente).

Então o A, que é a quinta de D, será a próxima nota no ciclo das quintas.

... e assim voce vai fazendo sucessivamente, em todos os acordes até retornar para o acorde que voce partiu, que foi o C.

Rachmaninoff
      Veterano
      # fev/06
      · votar

tioslash
      Então, só tem esse ciclo? Ou então como eu faço pra montar outros?

Complementando o JoeCruzGuitar, só existe um ciclo de quintas. Ele serve pra que você possa construir todas as escalas partindo do C, acrescentando um sustenido a cada passo. Já o ciclo de quartas faz a mesma coisa, só que com bemóis.

Seguindo o ciclo das quintas, você tem uma escala após a outra progredindo seqüencialmente uma quinta acima:

C - dó maior, nenhum acidente em toda a escala
      G - sol maior, 1 acidente no F, portanto temos o F#
      D - 1 acidente no F e mais 1 no C, temos então F# e C#
      A - acrescenta-se o G#, temos então 3 acidentes, F#, C# e G#
      E - acrescenta-se o D#, temos então 4 acidentes, F#, C#, G# e D#

E assim sucessivamente. Perceba que partindo do tom C, o próximo é G (uma quinta acima), depois o D (uma quinta acima do G), e assim por diante.

De forma análoga, com o ciclo de quartas, você progride acrescentando bemóis. As escalas progridem em intervalos de quarta:

C - dó maior, nenhum acidente em toda a escala
      F - fá maior, 1 acidente no B, portanto temos o Bb
      Bb - 1 acidente no Bb e mais 1 no E, temos então Bb e Eb
      Eb - acrescenta-se o Ab, temos então 3 acidentes, Bb, Eb e Ab

E assim sucessivamente. Note que partindo do tom C, o próximo é F (uma quarta acima), depois o Bb (uma quarta acima do F), e assim por diante.

Dessa forma você escreve em todos os tons na partitura, e de quebra ainda aprende como montar todas as escalas, não importa quão complexas elas sejam. Claro, isso é só o básico, por isso é necessário que fique muito claro e não reste dúvidas.

Bom aprendizado.

Daninh0
      Veterano
      # jan/07
      · votar

ei galera, desculpem reviver esse topico, mas uma duvida q tenho aqui era melhor colocar aqui do q criar um novo...

hj eu estava brincando com esse ciclo ( 5ªs ) e aí me deparei com isso no final:

F# G# A# B C# D# E# F#

a duvida é:

como q pode existir E# ? ou eu fiz algo de errado...c eu fiz por favor me corrijam.... ou realmente existe isso?

ghb
      Veterano
      # jan/07
      · votar

Daninh0

Existe sim E# , bem como Cb. E# é enarmonico de F, porém neste caso, o F# já desempenha papel de 1º grau, potanto ele não pode ser ao mesmo tempo 7+ e Tônica.

Daninh0
      Veterano
      # jan/07
      · votar

ghb

O.O

vlw a intenção aí...mas num entendi nda

eu to começando a estuda teoria, e isso foi a primeira coisa q ví...

ainda não entendo harmonico, enarmonico, etc...

a...e to vendo escalas tb, tentei monta a escala de C ( fiz o desenho do braço da guitarra no papel e fui marcando a escala ) pra começar a decorar escalas...

ghb
      Veterano
      # jan/07
      · votar

Notas enarmonicas são notas com notação diferente em partitura mas o mesmo som. Tipo E# e F são notas diferentes na partitura, mas o som é o mesmo, pois o E# também é o F (enarmonico)

Daninh0
      Veterano
      # jan/07
      · votar

a tah...agora entendi...vlw a ajuda kra!!

_FrEd_
      Veterano
      # jan/07
      · votar

Daninh0

intervalo melodico eh qnd as notas sao tokadas em tempos diferentes, tipo numa escala

intervalo harmonico eh qnd tokados juntos, como num acorde...

leandro rodrigues
      Veterano
      # jan/07
      · votar

Daninh0

Enriquecendo ainda mais esse tópico.

Intervalos Harmônicos é aquele que as notas são tocadas SIMULTANEAMENTE.

Intervalos Melódicos é aqueles que as notas são tocadas SUCESSIVAMENTE.

tuning206
      Veterano
      # mar/07
      · votar

Alguem sabe onde acho essas bases ( ciclo das 5as e das 4as ) pra baixar ? Obrigado

james_the_bronson
      Veterano
      # mar/07
      · votar

tuning206

EScreve no Guitar Pro, aí você mesmo faz as batidas do jeito que quiser...

tuning206
      Veterano
      # mar/07
      · votar

To querendo uma base pronta já kra, eu não tenho cpu em ksa, é um trampo arrumar / elaborar essas coisas .... se souberem de alguma, agradeço !!

tuning206
      Veterano
      # mar/07
      · votar

galera, ninguem tem o arquivinho ae pra dar uma mão ?? TKS

flman
      Veterano
      # nov/08
      · votar

Isso pode ajudar: www.outrosventos.com.br/artigo/11/ciclo-das-quartas-e-quintas

FrodoPeludo
      Membro
      # abr/14
      · votar

me ajudem,tem alguma relação entre escala diatonica e ciclo de quintas,eu achava que o ciclo de quintas servia pra saber as escalas na parada de tom,tom,semi tom...portanto pra escala diatonica
      me ajudem,é isso mesmo?

Filippo14
      Veterano
      # abr/14
      · votar

FrodoPeludo
      Porra mano, precisa perguntar em 4 tópicos diferentes a mesma coisa? Ciclos de quintas serve para isso ai que você falou mesmo.

FrodoPeludo
      Membro
      # abr/14
      · votar

FrodoPeludo
      Porra mano, precisa perguntar em 4 tópicos diferentes a mesma coisa?

Porra mano,foram em 9 na verdade,é que usei outras contas,brigadão ai PARÇA.

Filippo14
      Veterano
      # abr/14 · Editado por: Moderador
      · votar

FrodoPeludo
      Como você é malandro cara, na real, para béns, tomara que eu seja malandro que nem você um dia

FrodoPeludo
      Membro
      Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
      O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

abr/14

como você é honesto mulher,na estoria,snebarap,não quero que você seja honesto que nem eu uma noite,Xixi.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Dúvidas sobre escalas e ciclo de quartas e quintas

306.098 tópicos 7.902.534 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital