Dúvidas sobre escalas e ciclo de quartas e quintas

    Autor Mensagem
    tioslash
    Veterano
    # fev/06


    olá , bom sou iniciante em guitarra, e tenho duas dúvidas aqui.
    A primeira é que estou tentando montar a escala maior de Fá, acho que seria isso né? F G A Bb C D E F ? bom, se estiver errado , me corrijam por favor, enfim, gostaria de saber como eu represento o Bb no pentagrama?

    E a outra dúvida minha é quanto ao Ciclo de 4ªs e 5ªs. Meu professor me passou um ciclo assim, partindo de C : C F Bb Eb Ab Db Gb B E A D G. Então, só tem esse ciclo? Ou então como eu faço pra montar outros?
    Muito obrigado pela ajuda :)

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    A primeira é que estou tentando montar a escala maior de Fá, acho que seria isso né? F G A Bb C D E F ?

    Está correto.

    Voce tem meio tons entre a III e IV, e entre a VII e I, os demais intervalos são de um tom mesmo.

    F....G......A.....Bb...C....D......E....F
    T....2M...3M....4J...5J...6M....7M...T
    ...T.....T......S.....T....T......T......S

    a outra dúvida minha é quanto ao Ciclo de 4ªs e 5ªs. Meu professor me passou um ciclo assim, partindo de C : C F Bb Eb Ab Db Gb B E A D G. Então, só tem esse ciclo? Ou então como eu faço pra montar outros?
    Muito obrigado pela ajuda :)


    O ciclo das quintas funciona da seguinte maneira

    Pega o acorde de C : Ele tera em sua formacao a Tonica, a Terca e a Quinta, que será C E G

    Então o G, que é a quinta de C, será a próxima nota no ciclo das quintas.

    Agora Pega o acorde de G : Ele é formado por G B D (tonica, terca e quinta respectivamente).

    Então o D, que é a quinta de G, será a próxima nota no ciclo das quintas.

    Agora Pega o acorde de D : Ele é formado por D F# A (tonica, terca e quinta respectivamente).

    Então o A, que é a quinta de D, será a próxima nota no ciclo das quintas.