Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Dúvidas sobre escalas e ciclo de quartas e quintas

Autor Mensagem
      tioslash
      Veterano
      # fev/06

olá , bom sou iniciante em guitarra, e tenho duas dúvidas aqui.
      A primeira é que estou tentando montar a escala maior de Fá, acho que seria isso né? F G A Bb C D E F ? bom, se estiver errado , me corrijam por favor, enfim, gostaria de saber como eu represento o Bb no pentagrama?

E a outra dúvida minha é quanto ao Ciclo de 4ªs e 5ªs. Meu professor me passou um ciclo assim, partindo de C : C F Bb Eb Ab Db Gb B E A D G. Então, só tem esse ciclo? Ou então como eu faço pra montar outros?
      Muito obrigado pela ajuda :)

JoeCruzGuitar
      Veterano
      # fev/06
      · votar

A primeira é que estou tentando montar a escala maior de Fá, acho que seria isso né? F G A Bb C D E F ?

Está correto.

Voce tem meio tons entre a III e IV, e entre a VII e I, os demais intervalos são de um tom mesmo.

F....G......A.....Bb...C....D......E....F
      T....2M...3M....4J...5J...6M....7M...T
      ...T.....T......S.....T....T......T......S

a outra dúvida minha é quanto ao Ciclo de 4ªs e 5ªs. Meu professor me passou um ciclo assim, partindo de C : C F Bb Eb Ab Db Gb B E A D G. Então, só tem esse ciclo? Ou então como eu faço pra montar outros?
      Muito obrigado pela ajuda :)

O ciclo das quintas funciona da seguinte maneira

Pega o acorde de C : Ele tera em sua formacao a Tonica, a Terca e a Quinta, que será C E G

Então o G, que é a quinta de C, será a próxima nota no ciclo das quintas.

Agora Pega o acorde de G : Ele é formado por G B D (tonica, terca e quinta respectivamente).

Então o D, que é a quinta de G, será a próxima nota no ciclo das quintas.

Agora Pega o acorde de D : Ele é formado por D F# A (tonica, terca e quinta respectivamente).

Então o A, que é a quinta de D, será a próxima nota no ciclo das quintas.