Drop B - 013 ou encordoamento 011 de 7 cordas descartando a primeira?

Autor Mensagem
    oBruno
    Veterano
    # set/15

Drop B - 013 ou 7 cordas?

Olá galera, primeiramente bom dia à todos!

Estou numa empreitada de ter de usar Drop B para suprir a guitarra de um tributo Evanescence! E para este tributo, quero levar timbres e arranjos o mais fiéis possíveis às versões de estúdio da banda, que em geral são gravadas utilizando Drop B.

Eu utilizo uma Hurricane Les Paul, escala tamanho padrão Gibson 24,75" com encordoamento 011. Deste modo estou satisfeito em relação à timbre e tensão.
    Eu gosto de cordas apertadas, não gostaria de chegar no Drop B com cordas muito frouxas kkk

Qual seria a melhor maneira de eu conseguir chegar no Drop B com tensões não muito diferentes das que eu tenho utilizando o Drop D? No caso, qual o encordoamento que eu teria que utilizar, um 013 seria suficiente para o Drop B ficar tão tensionado quanto o Drop D do 011? (Tanto pela questão do costume quanto para zelar pela integridade guitarra)

Outra opção que eu encontrei para cobrir estas afinações mais baixas sem alterar muito a tensão seria utilizar um encordoamento de 7 cordas 011 descartando a primeira corda, utilizando da 2ª até a 7ª, ficaria de Si à Si no caso. Segundo o site da D'Addario a diferença de tensão entre a 1ª e a 7ª é pequena, aparentemente isso não judiaria da guitarra.

Alguém já utilizou desta maneira? O resultado é satisfatório?

Aproveitando o mesmo tópico: Utilizando afinações mais baixas, há risco de danificar meu amplificador ou PA quando ligado em linha e etc.?

Valeu!

davehetfield
    Membro Novato
    # set/15
    · votar

Eu usaria o encordoamento de 7 cordas descartando a mizinha, acho que fica mais barato e você pode usar ela em uma outra guitar, caso vc tenha.

Acho que até 010 de 7 cordas já daria...

Tenho um amigo q faz isso pra tocar slipknot, soad, korn etc... usa encordoamento 7 cordas 010 numa LTD + EMG.

Buja
    Veterano
    # set/15
    · votar

Use o jogo de 7 cordas, e mande pra um luthier regular.

DoisUm
    Membro Novato
    # set/15 · Editado por: DoisUm
    · votar

0.13 ta de bom tamanho. Até 011 eu ja afinem em B (nao drop B, B padrao) e nao achei ruim, se bem que a guitarra tinha 24 casas e escala mais longa.

Rachmaninoff
    Veterano
    # set/15
    · votar

oBruno
    Eu utilizo uma Hurricane Les Paul, escala tamanho padrão Gibson 24,75"

A título de informação: a escala padrão Gibson é 24,625". Este valor de 24,75" é nominal, e foi escolhido pela Gibson por questões de marketing em meados do século passado. Na verdade houve variações ao longo da história, a Gibson nunca foi famosa pela precisão.

oBruno
    24,75" com encordoamento 011. Deste modo estou satisfeito em relação à timbre e tensão.

Segundo meus cálculos, uma mizinha 011 afinada em E, numa escala 24,625", tem tensão de 8,3 kg. Se você usar uma 013 em B, vai ter uma tensão de 6.5 kg, bem mais frouxa do que você espera. Para manter a tensão afinando em B, ela teria que ser uma 015. Um encordoamento que resolveria seu problema é o D'Addario Chromes ECG24-7, que é para jazz 7 cordas. Você descartaria a mizinha e usaria as outras seis.

Na real, o problema é que uma Les Paul tem a escala curta demais para afinações tão baixas. Uma guitarra barítono, com escala 27", é mais apropriada.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Drop B - 013 ou encordoamento 011 de 7 cordas descartando a primeira?