Restauração / Reforma Giannini Stratossonic anos 80

    Autor Mensagem
    RodGuitars
    Veterano
    # jul/15


    Oi galera blz? aqui estou eu com mais um projeto, mas desta vez se trata de uma reforma e já esta concluído.

    Vamos a história...
    Um tempo atras eu vi um anuncio de uma Giannini strato por 100 reais, o cara morava perto e gostei bastante do headstock então comprei pensando em aproveitar apenas o braço em algum outro projeto.
    Quando peguei a guitarra desmontei ela toda para ver o que dava para aproveitar e vi que tinha sido modificada de uma forma bem mau feita, para instalar captadores humbuckers alguém usou um formão ou chave de fenda para aumentar as cavidades para caber os tais captadores.
    Não sabia nada sobre as gianninis e percebi que se tratava de uma guitarra antiga então vim ao forum para pedir ajuda e graças ao SkyHawk e Mauricio Luiz Bertola descobri que foi fabricada na primeira metade dos anos 80, como também sou desta época achei legal e deixei ela guardada para quem sabe um dia reformar usando a maioria das peças originais...

    A ideia era apenas arrumar um escudo completo e usar umas tarraxas que tinha sobrando aqui e são bem melhores que as originais, e deixar ela com a pintura original, com todas as marcas e arranhados, até porque não tenho capacidade para fazer pinturas. Até que vi os videos do nosso colega JJJ que consegue resultados bem legais aplicando tinta esmalte com rolinho, Na tele ele usou a famosa "Surf Green" (uma especie de verde em tom pastel). Sempre curti e quis uma guitarra desta cor então resolvi tentar nesta Giannini até porque por ser uma guitarra antiga eu não queria um acabamento "perfeito" como de fabrica.

    Mãos a obra!
    Para começar dei uma acertada na cavidade dos captadores com a tupia, e lixei o corpo tirando todo o verniz e uma boa parta da tinta.
    Foto

    Apliquei duas demãos de fundo branco e depois foram 5 demãos de de tinta esmalte, tudo a base de água seguindo o conselho do JJJ.
    A tinta é da Sherwin Williams e a cor SW6737 Kiwi

    Acho que para alguém com habilidade em pintura é possível conseguir uma superfície mais lisa e uniforme. A minha ficou meio texturizada (Foto) Mas isso não foi problema pois tinta é a base de água e usando lixas (600, 1200 e 1500) levemente umedecidas eu consegui até com certa facilidade um acabamento final bem liso e uniforme.

    Agora as peças...
    Para esta guitarra as únicas coisas "novas" foi tinta e as cordas. Usei tarraxas blindadas comuns, na ponte apenas troquei os carrinhos pois estavam enferrujados impossibilitando o ajuste de altura das cordas.
    O escudo e parte elétrica, saiu de uma Shelter mas estava muito "branquinho" então lixei e deixei uns dois dias numa mistura de cafe e chá mate haha (Foto)
    Os captadores são de alnico (Foto) de uma tagima, comprei o trio por 80 reais no ML.

    Postei um vídeo com um resumo do trabalho, e como sei que vocês iam pedir no final tem um teste de som apenas para dar uma ideia do timbre (perdoem a falta de habilidade).


    Giannini Stratossonic 80s
    Corpo Cedro
    Braço Marfim
    Escala Pau Ferro
    21 Trastes Jumbo
    Captação Alnico Tagima
    Hard Tail com 5 molas

    E fotos com boa resolução do resultado final.
    FOTO 01
    FOTO 02
    FOTO 03
    FOTO 04

    Bom é isso, mais uma vez obrigado pela ajuda dos amigos do forum e se ficou alguma duvida podem perguntar que tento responder.

    JJJ
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: JJJ
    · votar


    Cara, tá muito legal. Fico feliz em ter dado a inspiração da pintura, porque ficou bem bacana! Parabéns pelo trabalho!

    Só uma observação: ela ficou fosca, né? Você lixou a pintura. Uma coisa que ajuda a evitar essas "rugas" é passar o rolo de forma constante sem encher de tinta demais e sempre na mesma direção, sem voltar antes de secar cada mão. Mas enfim... ficou bacana, é o que importa!

    SkyHawk
    Membro
    # jul/15
    · votar


    RodGuitars
    Parabéns !!!!! Vi um sonho de moleque voltar a vida na minha frente !!! Belo trabalho, ótimo vídeo, excelente resultado final.

    Tenho certeza que ficou uma guitarra bem legal !!!!

    Quer vender ???? Rssssssss

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    RodGuitars
    Ficou muito bacana cara, parabéns!
    Abç

    Ramsay
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    RodGuitars
    Como é que eu vou dizer??
    Comprei uma Gianinni Stratosonic igual a essa, nova, no inicio da década de 80 e chegando em casa testei e achei o som dela bem ruim.
    No dia seguinte voltei a loja e a troquei por outra Gianinni, no caso, uma SG que tinha o som melhor, mas que com o passar dos anos torceu o braço e ficou intocável e por aí se vê a baixa qualidade das guitarras da Gianinni na época.

    De qualquer forma eu te parabenizo por todo o trabalho que teve, mas, infelizmente, o som da guitarra pelo que assisti no vídeo se assemelha no máximo ao de uma Memphis ou Strinberg e nada que chegue perto de uma SX-57 ou SX-62 e essa é a realidade.

    GuilhBuchanan
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Quer vender ????²

    RodGuitars
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    JJJ
    Valeu cara! ela ficou meio fosco sim, coisa que eu particularmente gosto mas esta bem lisa. fiz um teste com um pouco de cera na parte que fica embaixo do escudo e da um brilho. então vou esperar a tinta curar totalmente para dar uma polida de leve!
    Sobre a técnica foi a primeira vez que tentei e como foram 5 demãos eu fui melhorando, a primeira inventei de aplicar com ela pendurada e escorreu tudo hahaha se tiver uma proxima acho que consigo sem ter que lixar tanto.

    SkyHawk
    Obrigado! e não agora que não quero vender, mas se você quer uma da uma olhada na OLX quem sabe não encontra uma igual por 100 conto tbm?

    Mauricio Luiz Bertola
    ObrigadoQ


    Ramsay
    Opa valeu pela visita, uma pena mesmo sua experiencia com Giannini ser negativa.
    No caso desta estruturalmente esta muito boa, o corpo tem apenas uma emenda bem no canto, e o braço esta perfeito e com tensor atuante.

    Eu não sou musico, guitarras para mim são peças de coleção. então não sou super exigente com timbre, O que importa é o modelo ou cor, até porque não sei tocar. Mas ja mexi com muitas dessas guitarras que citou e posso dizer que na minha opinião esta Giannini é melhor...
    Corpo tem 44mm, o bloco do tremolo tem muito mais massa, trastes jumbo e o headstock não é bico de papagaio, alem de que pra mim só pelo fato dos captadores serem de alnico tem um som melhor do que os cerâmicos que vem nas SX e etc...
    E por ultimo o custo, essa guitarra me custou 240R$ e algumas horas do meu tempo, por esse preço acho que só da pra achar Austin ou Waldman usadas e com corpo de compensado haha

    Drinho
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    RodGuitars

    ficou bem estilo fender 60.... acho lindo essetipo de guitarra, parabens!

    JJJ
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    RodGuitars

    Eu fiz umas 4 pinturas com rolo. Ainda não estou 100%, mas a gente vai se aprimorando a cada experiência... (como tudo na vida, né? rs).

    Se puder, teste uma mãozinha de óleo (tipo o tru-oil) pra ver se te agrada (eu fiz isso numa strato que também lixei como você e ficou bom). Mas o grande lance é a coisa estar bem seca. O problema é a ansiedade! hehehe

    SkyHawk
    Membro
    # ago/15 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    Ramsay
    Deixa de ser chato... Vc não entendeu nada, essa guitarra é um icone !!!! Tenho certeza que o timbre está muito bom, e mesmo que não tivesse não dá para comparar uma jóia dessas com uma SX SST Chinesa nova.

    Eu ia te dar de presente minha Porshe Spider James Dean mas como vc não gosta dessas coisas icônicas, mudei de idéia.......rssssssss

    GuitarHome
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    RodGuitars
    Ótimo trabalho, a guitarra ficou linda, e as fotos também, ficou tudo muito profissa!!! Parabéns velho!

    Acompanhei o video e curti bastante!

    Parabéns

    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    SkyHawk
    Cara, nada à ver...
    O RodGuitars fez um bom trabalho, mas as guitarras Giannini não se comparam, no geral, às atuais SX, elas nada tem de "ícone"; são apenas velhas guitarras, de uma época passada difícil e tôsca, que EU VIVÍ muito bem.
    Não me leve à mal, mas, se vc quiser me dar seu Porsche, eu agradeço imensamente, pois tenho um monte de dívidas pra pagar...
    Kkkkkkkkkkkkkkk..............
    Abç

    Juninho Stanner
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    A Guitarra ficou muito bonita!
    Parabéns pelo trabalho !

    SkyHawk
    Membro
    # ago/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Kkkkkkkkkkkkk !!!!!

    Sou fãn de velharia e adoro restaurações.... Geladeira velha (tenho duas inclusive com pinguim !!!! Rsssss), vitrola, moto velha (Norton, Harley, Triumph), carro velho, relógio velho (uso um Ômega 1940 diáriamente), etc.

    Por isso considero essa guita um icone, somos ambos dessa época, essa foi minha primeira guitarra sei das limitações. Não é um icone do Rock como uma vintage Fender, é um icone da minha história e da minha vida em relação a música, vc não imagina como me senti aos 13 anos quando meu pai chegou em casa com essa guitarra (era branca), não vou esquecer jamais. Ligava ela no som de casa que era um CCE !!!! Que lixo ......kkkkkkkkkk mas eu adorava !!!!!

    Grande mestre, se fosse guardar eu te dava o Porshe, mas vender para quitar umas continhas nem pensar !!! Kkkkkkkkkkk

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    SkyHawk
    "...Ok. Voltando à prancheta de trabalho..."
    Quem não tem Porsche, anda de Fusca mesmo!
    Kkkkkkkkkkkkkk................
    Abç

    SkyHawk
    Membro
    # ago/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Opa Fusca é legal !!!!
    Um grande abraço.... Vc é meu guru !!!

    raphael.rui
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    RodGuitars
    Muito legal cara, parabens mesmo. eu tambem tenho uma vermelha, porem a minha é mais recente, do começo dos anos 90 (chuto ser 91 ou 92). a minha ta cheia de marcas, como eu curto essas coisas deixei assim mesmo hehehe. a sua ficou muito linda, parabens.

    Ramsay
    Po cara, eu tenho uma SST57 e uma Stratosonic, e posso dizer que a SX nao faz nem cocegas.... Ja usei o mesmo hardware em ambas, inclusive ponte, e a giannini fala melhor em TODAS as situações. tem muito mais sustain, mais grave, mais medios, timbre com mais corpo. nao sei se uma questao de epoca tambem, a minha é do começo dos anos 90.

    RodGuitars
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    GuilhBuchanan
    Opa não quero vender não, pelo trabalho que me deu e gostei do resultado.

    Drinho
    Valeu cara, não conheço muito bem a linha da fender para dizer se é estilo 60 mas o que eu realmente gosto nesta é o headstock e a cor :D

    JJJ
    Agora que vi que é possível talvez faça em outras sim, e sobre o óleo não tinha pensado nisso mas posso considerar usar sim para testar. sou muito ansioso ainda mais quando chegaram os captadores ai não teve jeito haha
    Mas agora que ela ja esta montada da para deixar repousando pois a pintura esta seca ao toque mas ainda marca com facilidade.

    SkyHawk
    Normal cara, ele teve uma ma experiencia com a marca, pra mim esta guita esta entre a sua opinião e a do Mauricio Luiz Bertola Uma guitarra interessante pois tenho simpatia pela Giannini e é praticamente do ano que nasci mas não acho que seja nada de outro mundo, minha Squier Standard por exemplo tem uma tocabilidade melhor mas gosto muito das duas.

    GuitarHome
    Valeu cara!
    as fotos também, ficou tudo muito profissa!!!
    Bom sou fotografo profissional né então não posso postar fotos tão ruins pois acabaria com a reputação haha

    Juninho Stanner
    Valeu pela visita no tópico cara! e não foi trabalho, foi pura diversão.
    Me divirto mais construindo e reformando guitarras do que realmente tocando pois nunca tive paciência de realmente aprender musica. haha

    raphael.rui
    Legal cara! a sua então é quase da época em que a Giannini fabricou as Fender southern cross, então deve ser boa. Tem gente que não curte marcas nacionais e acha que tudo feito aqui é lixo, Eu não trocaria a minha por uma chinesa moderna. algumas podem até ter uma tocabilidade melhor devido ao maquinário moderno mas não tem historia e pra mim guitarras são peças colecionáveis. até mais!

    lf_arruda
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    RodGuitars
    Olá amigo parabéns pela guitarra ficou linda, gostaria de te fazer uma pergunta, tenho uma Stratossonic do começo dos anos 90 e ela esta com o braço empenado será que conseguiria desempena-lo? não gostaria de trocar o braço pois ele é muito confortável. Desde já muito obrigado!

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: The Man Who Sold The World
    · votar


    lf_arruda
    depende do caso amigo
    o importante é levar num profissional que saberá o que fazer, como fazer e fará
    se é uma guitarra que tem valor sentimental, evite experiencias, leva num bom luthier e pronto

    krixzy
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    lf_arruda
    Um ajuste de tensor não resolveria?

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    krixzy
    provavelmente

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    krixzy
    SE o tensor funcionar...
    Sim, porque boa parte dos instrumentos Giannini nessa época tinham tensores inoperantes...
    Abç

    lf_arruda
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    krixzy Nunca desmontei a guitarra e ela não tem tensor no headstock por isso nunca tentei a regulagem, Valeu.

    The Man Who Sold The World Vou levar ela em um luthier para uma melhor avaliação pq tem sim um valor sentimental foi minha primeira guitarra e esta comigo desde 95, Valeu Abraços.


    Mauricio Luiz Bertola Vou tentar para manter mante-la o mais original possível, Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Restauração / Reforma Giannini Stratossonic anos 80