Reforma: Cruiser by Crafter Strato (ST50)

    Autor Mensagem
    BruMarcondes
    Veterano
    # abr/15


    Beleza, galera? Há uns dias eu pedi umas dicas e ajuda pra reformar minha Cruiser ST50 no tópico do Bertola e do Seiji, bom... resolvi abrir um tópico tipo Worklog aqui, registrando meio que um passo a passo da reforma da guitarra do começo até o fim. Já fiz algumas coisas nela, mas dei uma pausa esses dias, então, posso dizer que a galera tá pegando bem no comecinho o projeto pra poder acompanhar, opinar, elogiar, criticar, ajudar, e também encontrar algo que possa ajudá-los nos seus projetos também.

    Algumas pessoas vão dizer que não vale a pena reformar essa guitarra, e talvez estejam certas, mas ela tem um valor sentimental bem grande pra mim, por ser um dos poucos presentes que meu pai me deu, por isso, pra mim, vale a pena.

    Vou deixar aqui o link com o album do facebook pra galera ir acompanhando as fotos, onde, em cada uma (na maioria das vezes) vou explicando sobre o que fiz, pra não deixar ninguém perdido, já que é a primeira vez que monto um tópico de worklog num fórum que não dá pra upar fotos (até porque não é muito a finalidade do lugar).

    https://www.facebook.com/bubumarcondes/media_set?set=a.862786753786430 .1073741841.100001653392898&type=3

    Não vou ficar detalhando muito aqui, já que, a galera gosta de ver imagens, e nelas próprias eu vou falando sobre os feitos e resultados, aqui, vou passando um apanhado geral e claro, falando das minhas ideias e pedindo ajuda/opinião de vocês.

    Abração, que comece o tópico!

    BruMarcondes
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: BruMarcondes
    · votar


    Bom, colocando aqui, a ideia inicial é deixar a guitarra na cor de madeira mesmo, e aplicar seladora para proteger e dar brilho. O escudo o que ainda não decidi por completo, por hora, vai ficar encapado com contact tipo madeira escura, pra contrastar com a madeira clara.

    Já as ferragens eu tenho a intenção de deixar na cor cobre, não sei bem ainda como vou fazê-lo mas é a ideia, afinal é diferente, numa vi nenhuma guitarra com ferragens (tarraxas, capa do jack, ponte e etc) na cor cobre.

    Os knobs ainda não defini, mas com certeza não serão o modelo original da guitarra.

    A ponte eu penso em trocar, colocar uma ponte floyd rose, isto é, não é certeza então mantê-la. Essas coisas são mais estéticas (exceto a ponte né)

    Mas também quero fazer benfeitorias para o instrumento, bloqueando a ponte e fazendo uma blindagem minuciosa na captação. Aceito outras sugestões de baixo custo que possam melhorar a guitarra. Já que toda a reforma dela é visando um gasto pequeno (daí um dos motivos de fazer eu mesmo, economizar na mão de obra)

    Agora, vou para minhas dúvidas: Pintar as ferragens com tinta metálica tipo cobre fica legal?

    Alguém já comprou peças de instrumentos musicais no AliExpress? Vi uma ponte Floyd Rose preta, completinha, por 56,00 no site, me pareceu uma boa, mas gostaria que alguém que tenha tido ou visto alguma experiência com esses produtos pudesse opinar. O site tem diversos acessórios por um preço interessante, fiquei bem tentado aos Knobs, e até substituir as tarraxas por umas pretas, caso não dê pra fazer tipo cobre. Escudo também é uma opção.

    E por fim, tenho que trocar todos os parafusos da guitar, e quero comprar todos pretos, será que acho em loja de parafuso?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    BruMarcondes
    O escudo o que ainda não decidi por completo, por hora, vai ficar encapado com contact tipo madeira escura, pra contrastar com a madeira clara.
    Eu não faria isso, pois, além da dificuldade de aplicação (sem que surjam bolhas), é frágil. Compre um escudo novo no ML, tem vários à bom preço.
    Já as ferragens eu tenho a intenção de deixar na cor cobre
    Também é outra coisa que eu não faria, o custo é alto e o desgaste muito maior...
    Pintar as ferragens com tinta metálica tipo cobre fica legal?
    Não faça isso...
    A ponte eu penso em trocar, colocar uma ponte floyd rose
    Custo-benefício negativo, e, como o corpo de sua guitarra é mais fino que o padrão (44/45mm de espessura), não dará certo. Esqueça... Use a ponte atual, talvez colocando carrinhos novos, de aço, e bloqueie-a.
    fazendo uma blindagem
    Essa é uma boa pedida, incluindo a troca de pelo menos o capt da ponte e o do braço por Sound/Malagoli Traditional Texas e Traditional Vintage respectivamente.
    Use parafusos de aço inox.
    Abç

    BruMarcondes
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Eu não faria isso, pois, além da dificuldade de aplicação (sem que surjam bolhas), é frágil. Compre um escudo novo no ML, tem vários à bom preço.
    Eu já apliquei, dá pra ver nas fotos do link. Não ficou perfeito, mas ficou legal.

    Também é outra coisa que eu não faria, o custo é alto e o desgaste muito maior...
    Não faça isso...
    O cobre desgasta mais que a ferragem natural, além disso sei que é caro, mas passando primer, aplicando a tinta com compressor e usando um verniz, seladora, não fica bom? Seria quase uma pintura automotiva nas ferragens.

    Custo-benefício negativo, e, como o corpo de sua guitarra é mais fino que o padrão (44/45mm de espessura), não dará certo. Esqueça... Use a ponte atual, talvez colocando carrinhos novos, de aço, e bloqueie-a.
    Então não é possível colocar uma ponte floyd rose na minha strato? O custo beneficio referido é pelo valor da minha guitarra e o investimento na ponte por algo que eu 'não deveria gastar dinheiro' ou pela qualidade da ponte?

    Essa é uma boa pedida, incluindo a troca de pelo menos o capt da ponte e o do braço por Sound/Malagoli Traditional Texas e Traditional Vintage respectivamente.
    Use parafusos de aço inox.
    Abç

    Parafusos de Inox pra não enferrujar, ok, vou pintar a cabeça deles de preto então. Achei jogo de tarraxas na cor preta por 30 reais, no aliexpress? Será que compensa trocar as minhas?

    Eu tinha visto uns reviews elogiando a captação da guitarra, por tal, supus que era algo que eu não precisasse mexer... Mas pelo visto o ideal seria trocar 2 dos 3 caps né? Nesse caso, pra minha intenção que é deixar a guitarra um pouco mais hard rock, é melhor usar um captador duplo na ponte?

    Abração e obrigado pela ajuda, mais uma vez.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    BruMarcondes
    O cobre desgasta mais que a ferragem natural, além disso sei que é caro, mas passando primer, aplicando a tinta com compressor e usando um verniz, seladora, não fica bom? Seria quase uma pintura automotiva nas ferragens.

    Não.
    Então não é possível colocar uma ponte floyd rose na minha strato? O custo beneficio referido é pelo valor da minha guitarra e o investimento na ponte por algo que eu 'não deveria gastar dinheiro' ou pela qualidade da ponte?
    Tudo isso junto...
    ok, vou pintar a cabeça deles de preto então
    Não faça isso... Se vc quer parafusos pretos, compre pretos, mas prepare-se para enferrujar....
    Achei jogo de tarraxas na cor preta por 30 reais, no aliexpress? Será que compensa trocar as minhas?
    Não sei, mas, geralmente acho desnecessário isso...
    é melhor usar um captador duplo na ponte?

    Compre esse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-634971441-captador-mini-humbuck er-guitarra-estilo-hot-rails-duplo-_JM
    Ou esse:
    http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1721-captador_hot_blad e
    Abç

    BruMarcondes
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Então uso o Hot Rails na ponte e o Traditional Texas no braço, e deixo o cap original da guitarra no meio?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    BruMarcondes
    Isso.
    Abç

    BruMarcondes
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: BruMarcondes
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Pra te deixar em paz por hoje, consegue me dizer que madeira é a do corpo da minha guita?

    E, como ficaria a guita se eu colocasse três daqueles caps dual rails?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    BruMarcondes
    que madeira é a do corpo da minha guita?
    Provavelmente tília (basswood).
    como ficaria a guita se eu colocasse três daqueles caps dual rails?
    Só experimentando...
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reforma: Cruiser by Crafter Strato (ST50)