O segredo de Zakk Wylde!

Autor Mensagem
Bleed
Veterano
# abr/15 · Editado por: Bleed


Neste video Zakk wylde demonstra sua tecnica em palhetada alternada.
Ele diz que para palhetar com velocidade ele movimenta mais braço e muito pouco o pulso. Ele até tenta palhetar do jeito "convencional" a pedido do entrevistador, mas encontrou dificuldades e disse que daquele jeito não dava.

O engraçado é que eu toco guitarra a 14 anos e sempre me dediquei mais aos treinos do que a tocar musicas e a poucas semanas decidi mudar minha forma de segurar a palheta e de palhetar. Ganhei muita velocidade de uma hora para outra apenas com isso. Meu som ficou mais limpo e agora tudo parece mais fácil. Minha palhetada está bem parecida com a do zakk, digo a pegada rsrsrs.

Como não entendo quase nada de inglês um amigo tentou traduzir essa entrevista para mim mas ele só conseguiu traduzir pequenas partes. Alguém por favor se habilitaria em traduzir. Acredito que ajudará muita gente aqui.


Hitman
Veterano
# abr/15
· votar


3:40 de conversa eh bastante coisa.

Se ninguem se propor, logo eu tiro um tempo pra fazer isso.

entamoeba
Membro Novato
# abr/15
· votar


Se souber o que significa "you know" dá pra traduzir 1/3 do vídeo!

Bleed
Veterano
# abr/15
· votar


Hitman. Será de grande ajuda cara. Abç

Rachmaninoff
Veterano
# abr/15 · Editado por: Rachmaninoff
· votar


Bleed
Ele diz que para palhetar com velocidade ele movimenta mais braço e muito pouco o pulso.

Exatamente o contrário dos grandes mestres de palhetada: Petrucci, Malmsteen, Morse, etc. O mais correto, tecnicamente, é movimentar o pulso, pois você vai cansar muito menos. Eu curtia o Zakk na época do Ozzy, hoje em dia ele só sabe subir e descer pentatônica, a técnica dele empobreceu muito, não recomendo a ninguém como exemplo a ser seguido.


Bleed
Ganhei muita velocidade de uma hora para outra apenas com isso. Meu som ficou mais limpo e agora tudo parece mais fácil. Minha palhetada está bem parecida com a do zakk, digo a pegada rsrsrs.

Bem, pelo jeito que você fala, você parecer ser muito fã do Zakk. Levando-se em consideração o que eu disse anteriormente, você provavelmente não está tocando melhor, e nem está tocando mais limpo, apenas está feliz por estar com a técnica mais próxima do seu ídolo. Pegada também não tem nada a ver com isso, pegada tem a ver com articulação das notas.

Desculpe estragar seu dia.

Bleed
Veterano
# abr/15 · Editado por: Bleed
· votar


Vc não estragou o meu dia cara, aliás, quem é vc pra conseguir estragar o meu dia?
Quanto a sua opinião, sim me interessa apesar de pensarmos diferente.
Postei o video não pq sou fã do Zakk Wylde, pelo contrario, não sou, mas porque em uma experiencia repentina em que resolvi ao acaso movimentar mais o braço do que o pulso, alcancei um objetivo que ha anos persigo. Foi como uma surpresa.
Não me rotule como garotinho, adolescente de fã clube. Sou pai de família e a música é para mim uma valvula de escape, momento em que eu esqueço um pouco das tantas responsabilidades e consigo relaxar.
Toco guitarra ha 14 anos anos e conheço o modelo tocado dos "grandes mestres da palhetada" e sempre treinei como manda a cartilha, porém não acredito que existe o conceito de certo e de errado nesse caso.

Saca esse outro cara.
Note como o cara toca. Se analisar, o princípio de sua palhetada se parece com a do zakk só que o cara toca com a mão fechada. Agora estou treinando assim, com a mão fechada e movimentando mais o braço. Antes eu colava o dedo mindinho na guitarra e movimentava só o pulso e os dedos.


Bleed
Veterano
# abr/15 · Editado por: Bleed
· votar


Não é só velocidade que ganhei. Agora me sinto mais livre e até meus improvisos saem com mais fluidez. Incrível!
Ah cara, a pegada de um guitarrista está totalmente atrelada a forma que ele palheta sim. É o conjunto das duas mãos que fazem a diferença.
Acrescenta ai blz?
Abç

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Rachmaninoff
a técnica dele empobreceu muito, não recomendo a ninguém como exemplo a ser seguido.

Agora por isso na cabeça do fã...

rcorts
Veterano
# abr/15
· votar


Saca esse outro cara.
Note como o cara toca. Se analisar, o princípio de sua palhetada se parece com a do zakk só que o cara toca com a mão fechada. Agora estou treinando assim, com a mão fechada e movimentando mais o braço.


Na verdade ele movimenta sim o punho, só que não precisa fazer isso o tempo todo como um alienígena pois em vez de ficar sempre alternando utiliza economy picking, que é uma técnica muito utilizada por quem toca jazz. Inclusive esta postura de mão é muito comum entre o pessoal do jazz e fusion.

Note que além disso esse cara do vídeo utiliza também hybrid picking, ou seja, é muito além do que pode parecer num primeiro momento. E na verdade, não, não tem nada a ver com o modo como o Zakky Wylde palheta.

No final das contas cada um precisa buscar a sua própria maneira de tocar. Malmsteen e outros tocam monstruosamente movendo o punho. O Eduardo Ardanuy praticamente não movimenta muito punho e antebraço, executando as palhetadas com um movimento de polegar/indicador como se fosse um acionamento robótico. O Zakky Wylde e outros movem o antebraço deixando punho e dedos imóveis. Se não me engano o Steve Lukater também é dessa linha. Por outro lado, se pensar em violão o Paco de Luccia tocava extremamente rápido com as unhas e eu já vi o George Benson tocando extremamente rápido em um violão de nylon e em semiacústicas utilizando apenas o polegar.

Enfim, cada um tem sua maneira peculiar. Se tivesse receita de bolo pra tocar rápido todos nós estaríamos fritando o braço da guitarra feito uma furadeira.

Bleed
Veterano
# abr/15
· votar


Realmente é a pratica que leva a perfeição. Para mim tocar dessa forma está me trazendo muitos benefícios. Espero que possa servir para mais alguém.

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


rcorts

Pra ganhar do Manitas de Plata (Paco), e N anônimos do violão flamenco/cigano tem que clonar e modificar o Malmsteen.

daimon blackfire
Membro Novato
# abr/15
· votar


O que seria economy picking?

Estudante eterno
Membro Novato
# abr/15 · Editado por: Estudante eterno
· votar


O segredo de Zakk Wylde!

Quando li o título do tópico já pensei: "Puts será que ele é gay"
Mas não era este tipo de segredo.


daimon blackfire

É quando em algumas situações você mantém o sentido da palhetada ao invés de alternar. Por exemplo, quando você dá a ultima palhetada na corda Sí para baixo, e a proxima nota fica na mizinha, então você mantém o sentido ao invés de alternar, economizando movimento, daí o nome. O mesmo funciona de baixo pra cima e em qualquer conjunto de cordas vizinhas.

Abraços

Fernando de almeida
Veterano
# abr/15
· votar


marcando ...

Estudante eterno
Membro Novato
# abr/15 · Editado por: Estudante eterno
· votar


Edit.

krixzy
Veterano
# abr/15
· votar


Acho que isso vai de cada um cara, não existe essa de movimentar só o pulso ou só o braço, em certos momentos todo mundo acaba movimentando os dois, isso vai de cada um, a questão de cansar mais ou menos não é o mais importante aqui, ninguém vai passar 10 minutos seguidos fritando, sem falar que independente da forma que se treine, o cara vai ganhar resistência pra tocar daquela forma.

rcorts
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah
Pra ganhar do Manitas de Plata (Paco), e N anônimos do violão flamenco/cigano tem que clonar e modificar o Malmsteen.

He he, talvez nem assim seja possível. Tocar rápido com palheta e tocar rápido com os dedos não chega nem perto de ser parecido.

Agora esse cara aqui acho que fica no mesmo nível ou bem próximo do Paco, talvez até toque (quer dizer, tenha tocado, pois provavelmente já está morto) mais rápido:



Link: https://www.youtube.com/watch?v=DLUxHEJ4kPM

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Estudante eterno
daimon blackfire

O que foi referido como palhetada econômica, é chamado de sweet pickin

krixzy
ninguém vai passar 10 minutos seguidos fritando

Pessoal do metal melódico discorda kkkk

rcorts
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah
O que foi referido como palhetada econômica, é chamado de sweet pickin

daimon blackfire

Sim, mas tem uma sutil diferença aí:

Sweep Picking propriamente é quando se tocam várias cordas, apenas 1 nota por corda, formando arpejos de acordes ou não (por exemplo, o Frank Gambale ensina tocar pentatôticas em sweep picking, 1 nota por corda).


Já no Economy Picking, o que ocorre é uma alternância de momentos entre palhetada alternada e um rápido sweep picking entre 2 cordas adjacentes. Exemplos:


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D-------------------------------9-10-12----------------
A-----------------8-10-12-sweep------------------------
E--8-10-12-sweep--------------------------------------


No exemplo acima segue se um padrão de palhetada baixo, cima, baixo em cada corda, de forma que a palhetada tanto da última nota da corda superior quanto da primeira nota da corda inferior sejam tocadas para baixo. Desta forma ocorre um sweep na mudança de cordas, ao que segue imediatamente uma palhetada alternada.

No exemplo abaixo ocorre a mesma coisa, porém neste caso o sweep fica sendo para cima:


e--10-8-7-sweep----------------------------------------
B---------------10-8-7-sweep---------------------------
G----------------------------9--------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Neste caso acima a palhetada inicia-se na casa 10 da mizinha para cima, seguida de uma palhetada para baixo na casa 8 e outra para cima na 7. Neste ponto faz-se o sweep picking para a casa 10 da corda Si e segue na palhetada alternada, sendo que na mudança para a corda Sol o sentido da palhetada é mantida e a nota da casa 9 nesta corda será palhetada para cima, bem como a nota 7 da casa Si.

Estudante eterno
Membro Novato
# abr/15
· votar


Ismah

Sweep Picking é diferente de economic picking, como eu expliquei resumidamente e como o amigo rcorts explicou detalhadamente.

Abraços

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Sweep é a técnica, economic é a técnica aplicada...

Junae
Veterano
# abr/15
· votar


My God, ele tinha "então" um segredo? Como reagirá o mundo diante disso????

krixzy
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah
Nem mano, tem pausas kkkkk... E é cansativo até de ouvir

Bleed
Veterano
# abr/15
· votar


Junae. Isso se chama marketing. Funcionou com vc.

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


krixzy

Rá...! Tem quem curte e toque...

Headstock invertido
Veterano
# abr/15
· votar


O cara tá conseguindo facilmente uma evolução que perseguiu por anos, está confortável em tocar como nunca esteve e nego ainda vem pra criticar, apontar o dedo e dizer que está "errado". Incrível. Realmente incrível.

felipelfln
Veterano
# abr/15
· votar


Eu mexo só os dedos pra palhetar rapido e limpo..... E segura a palheta com a ponta do dedo, nao com a parte gorda.
Mas nao é 100% do tempo.. Também palheto bastante com o pulso suspenso, sem tocar em nada, só o braço na guitarra e a palheta na corda.

Junae
Veterano
# abr/15
· votar


É marketing sim, e dos péssimos. Se fosse profissional da área teria perdido seu tempo comigo e a médio prazo, talvez seu emprego.

Headstock invertido
Veterano
# abr/15
· votar


/\

Que?

Estudante eterno
Membro Novato
# abr/15
· votar


É marketing sim, e dos péssimos. Se fosse profissional da área teria perdido seu tempo comigo e a médio prazo, talvez seu emprego.

Me deixe analisar...

Se o Zakk realmente fosse um profissional teria passado mais tempo com você mesmo que perdesse o emprego? Que tipo de relacionamento vocês tinham?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O segredo de Zakk Wylde!