Chave de Les Paul: há risco de quebrar dentro do bag?

    Autor Mensagem
    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/15


    Caros,

    Tenho uma chave de Les Paul na minha PRS (esquema elétrico McCarty), e essa chave de 3 posições fica bem "para fora" do corpo verticalmente, bem exposta. Estou com a impressão de que esta chave sofre grande pressão quando a guitarra está dentro de um bag, por causa do aperto lá dentro. Isso me fez pensar que esta chave pode ser danificada com o tempo, já que possivelmente está sendo forçada o tempo todo... eu deveria me preocupar com isso? É exagero desrosquear e tirar a ponteira plástica sempre que for transportar no bag?

    Foto da chave de 3 posições

    MMI
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Rachmaninoff

    Isso quebra sim. Não acho que tirar o plástico vai resolver muita coisa...

    Abç

    Ramsay
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Rachmaninoff

    Pode ficar tranquilo porque esse tipo de chave não quebra, pode crer.
    Ela é muito robusta (ainda mais a de uma PRS) e vc pode colocar uma geladeira em cima do bag que mesmo assim não vai danificar a chave.

    As chaves que se danificam com facilidade são aquelas deslizantes que equipam guitarras de baixo custo do tipo Stratocaster, como as SX, Tagima e outras inferiores, como a do link abaixo:
    http://mlb-s1-p.mlstatic.com/chave-seletora-5-posicoes-strato-santo-an gelo-19835-MLB20179557217_102014-O.jpg

    MMI
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ramsay

    Quebra sim... Já tive Gibson quebrada, PRS já vi quebrar também. Nem precisa de geladeira não. Eu devo ter jogado fora, senão colocava uma foto para você. :)

    alexandrecoppo
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Rachmaninoff
    Essa chave tem uma boa resistência, pode ficar tranquilo quanto a guardar ela no bag.

    BrunoRodrigues
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Rachmaninoff

    Se for de boa marca, concordo que tem boa resistência. Mas dependendo dos cuidados com o transporte pode acontecer com o tempo.

    E cuidado nunca é d+

    Abç ! ! !

    krixzy
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: krixzy
    · votar


    Rachmaninoff
    Seu bag deve ser bem apertado pelo que vc fala, o que vc pode fazer pra ficar tranquilo, é deixar a chave na posição do meio, e colocar um isopor em volta dela pra proteger, tipo, faz um cubo de isopor, com um furo no meio pra passar a chave, e coloca nela antes de guardar na bag, assim vai ta foçando o isopor e não a chave.

    Tipo nesse vídeo, em 6:44:



    mr bungle
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    se for futreca quebra sim

    vintagentleman
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Rachmaninoff


    Melhor comprar um flight case. Note que essas bags são para um transporte corriqueiro, tipo colocar a guitarra no carro e levar até a casa de um amigo para tocar.

    Sim, a chave é muito resistente, mas está longe de ser indestrutível. Um jeito bacana de quebrá-la é passar com a guitarra nas costas, meio de lado, por lugares apertados, como uma porta estreita, especialmente usando apenas uma das alças. Típica situação de entrar num avião.

    Um impacto direto sobre a protuberância da chave, a quebrará, com certeza.

    Se você está preocupado, é porque tem carregado a guitarra abusando das limitações da bag.

    Compre um case.

    Abraço

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ainda acima disso, o case é importante para outros fatores como preservar o braço, etc.

    Tem nego vendendo case pra 200 pila no ML.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ramsay

    Poxa postou uma das melhores chaves do mercado (ALPHA) como sendo ruim rsrsrs

    JJJ
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    krixzy

    Eu coloco essa proteção em todas as chaves das minhas... Não vivo sem! kkkk

    Ismah

    Ele não se referiu à marca... mas ao tipo de chave.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    vintagentleman
    Se você está preocupado, é porque tem carregado a guitarra abusando das limitações da bag.
    Compre um case.

    Ismah
    Ainda acima disso, o case é importante para outros fatores como preservar o braço, etc.

    Ultimamente tenho tocado em bares de rock bastante apertados. No início eu levava a guitarra no case, só que não tinha espaço nem pra deitar o case pra tirar a guitarra, já aconteceu de eu tirar a guitarra do case lá fora, deixar o case no carro, e entrar no bar com a guitarra debaixo do braço. São ambientes rudes: não só o equipamento tem que ser bom pra aguentar o tranco, mas a logística tem que ser boa. Daí minha preocupação.


    krixzy
    deixar a chave na posição do meio, e colocar um isopor em volta dela pra proteger

    Já vi desses protetores de isopor em guitarras novas, onde eu consigo um desses? O que tenho feito atualmente é desrosquear a ponta de plástico da chave, a ponta de metal que sobra fica praticamente no mesmo nível da ponte, diminuindo substancialmente a pressão sobre a chave.

    Com e sem a ponta.

    Nefelibata
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Rachmaninoff

    Se vc por e tirar a ponta plástica da haste metálica toda vez, uma hora essa rosca plástica vai espanar, pois é plástico no metal. Então, se vc está tão preocupado, compre um case ou recorte um cubo de isopor (qualquer loja de eletrodomésticos vai te arrumar um pedaço bom de isopor), faça o buraco pra encaixar a chave e use assim.

    Por outro lado, se não for te complicar financeiramente, compre um case. Historinha: Eu tenho um violão nylon clássico mediano e várias guitarras. O violão sempre ficou no Bag, uma guitarra no seu case, uma fora e outra no bag.

    Um belo dia fui tocar o violão e percebi que havia um batido forte no violão que amassou a lateral e chegou a descolar o tampo nuns 15cm. Mesmo dentro do bag. (faxineira ogra? algum curioso? nunca vou saber)

    Na hora pensei nos braços finos das guitarras (mais caras...) e em heads se partindo... Fui lá e comprei um case pra cada guitarra.

    Compensa. Tem case a partir de 200 contos... E as vzs um conserto custa isto ou mais, fora desvalorização e afins.

    Abraço

    krixzy
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Rachmaninoff
    onde eu consigo um desses?

    É só arrumar um pedaço de isopor e cortar com uma faca no formato de um cubo ou cilindro alto suficiente pra cobrir a chave, e fazer um furo no meio pra ele encaixar na chave.

    Ramsay
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Poxa postou uma das melhores chaves do mercado (ALPHA) como sendo ruim rsrsrs

    Ismah
    Confesso que quando postei o link, nem tinha reparado que a chave era Alpha.
    A chave Alpha é boa, sendo a melhor entre as chinocas, mas, nada que se compare a chaves Fender, Gibson, Gotoh, entre outras, que são bem mais robustas e duradouras.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Rachmaninoff

    Faça o oposto, entre no bar com o case, ponha a guitarra no lugar e saia com o case debaixo do braço.

    Ramsay

    sendo a melhor entre as chinocas

    Não sei dizer a origem, mas não abro mão para outra marca. Um amigo tem uma de luthier da época do cantil, e tá lá firme e forte. Chave e pots alpha (um dos pots tem uma resistência helicoidal ainda).

    Essas partes avulsas Fender, Gibson, Gotoh (essa é aclamada mas não vi nada excepcional) não boto nenhuma fé... De uma peça de marca, mas low cost, não percebi diferença nenhuma pra uma peça sem a logomarca famosa...

    Há claro certo preconceito para as orientais, em tempos passados (invasão do nosso mercado em 90) isso era realmente nescessário.

    Calime
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Pra mim pot é CTS ou Dimarzio. Alpha é no máx razoável. Sobre chave, curto as Gibson.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Me corrige se estiver errado, mas CTS fabrica os pots para algumas das mais famosas marcas de guitarra... não?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chave de Les Paul: há risco de quebrar dentro do bag?